Conheça Porangaba, a cidade sinfonia

Por eliana   /   Publicado em 08 de set   /   Na categoria Trips, Viagens   /   4 Comments

Conheça Porangaba, a cidade sinfonia

Porangaba é uma cidade do Estado de São Paulo, com media de 8.000 habitantes. Foi essa pequena Cidade que escolhi para viajar com a H-D Fat Boy Especial.  Com a força de 1600cc, segui segura pela pela Rodovia Castelo Branco e em 170km de passeio, lá estava eu. Leia e conheça um pouco sobre esta cidade que é perfeita para um passeio de moto.

Um pouco sobre Porangaba    

O bairro de Santo Antonio do Rio Feio, que deu origem a cidade de Porangaba, pertenceu a Tatuí e se formou a partir de 1850. O bairro formou-se ao lado da trilha tropeira que ligava Sorocaba à Botucatu. Em 1870, aproximadamente, construiu-se a capela em louvor a Santo Antônio, o santo padroeiro. Posteriormente, em 1885, a capela foi elevada a Freguesia, com o nome de Bela Vista de Tatuí.  E a cidade teve seu nome próprio e definitivo em 1927, quando se separou da Cidade de Tatuí, dai então o nome Porangaba.

 

Porangaba, nome de origem tupi-guarani, significa bela vista. Mas  é conhecida como “Cidade Sinfonia”, isso porque tem bastante influência com a cultura musical que foi implantada pelos antigos imigrantes italianos.

Cheguei      

Chegando na cidade, claro que fui dar aquela voltinha básica na região central, passando pela Igreja Matriz para alguns “clicks” e  depois rondar as ruas fora do centro para apreciar as pequenas casas típicas de interior, observar a rotina tranquila de moradores locais e uma parada para um visual panorâmico da cidade, no mirante do Cristo ao lado do cemitério. Lá de cima a vista da pequena cidade rodeada de muito verde e beleza natural.

 –

A Torre de Pedra

torre-de-pedraEssa foi a próxima parada, Torre de Pedra, Município próximo de Porangaba, apenas 22km de distância. Esta visita estava no roteiro,  mas infelizmente quando cheguei próximo a entrada da Estrada que me levaria até lá, uma surpresa; estrada de chão. Não quis arriscar em percorrer 44km de ida e volta com uma moto custom, então peguei carona e mesmo assim fui até lá.

 A comida típica é paçoca de carne com banana, arroz com frango e mingau de milho verde com frango.

O município recebeu o nome de Torre de Pedra, pois está no Bairro dos Almeida o “capricho da natureza”. Sobre uma pontuosa serra, uma torre de pedra com 75 metros de altura. O brasão oficial e bandeira da cidade estampam o desenho de uma torre. Vale a pena uma esticada até lá.

 –

Outro destino

 

Depois de conhecer a  Torre de Pedra e pegar novamente carona até a minha moto, ainda não contente, vi a placa com o nome da Cidade Guareí, sem planejamento algum, arrisquei ir até lá, foram, 20 km em uma linda estrada. Cheguei na cidade, pacata e nada de turismo, mas valeu muito percorrer ida e volta da estrada sinuosa em perfeitas condições. Nesta estrada Aristides C. Barros, várias placas sinalizando animais na pista, por isso curti muito a estrada mas com atenção redobrada.

 –

Onde comer          

Não encontrei restaurantes requintados em Porangaba, mas almocei em um lugar simples e com comida típica caseira muito boa. Se for viajar em grupo ou esta em busca de um prato mais diferenciado, indico ir até Tatuí ou Sorocaba.

– Restaurante Recanto Serafim

R João Rosa de Oliveira, 129Centro,
Porangaba, SP

Se topar ir para outra Cidade próxima para conhece restaurantes mais bacanas;

– Bisteca do Caipirinha        

A comida é simples, bem caseira, com tempero de fazenda. A bisteca e a salada de tomate com cebola é o prato mais pedido. O simples restaurante além de fazer muito sucesso pela deliciosa simplicidade, era frequentado pelo  Ayrton Senna.

Rua do Cruzeiro, 954, Cidade de Tatuí

 –

Onde ficar      

Estância Torre de Pedra

Ótimo lugar pra quem procura dar um escapada do agito da Cidade grande. Super bem localizado, fica bem próximo a Torre de Pedra.

‪Estrada Municipal, S/N, Porangaba, Estado de São Paulo