MOTO HONDA: novas CBR 650F e CB 650F

Por eliana   /   Publicado em 23 de out   /   Na categoria Lançamentos, Teste Moto   /   Comentários desativados em MOTO HONDA: novas CBR 650F e CB 650F

MOTO HONDA: novas CBR 650F e CB 650F

Tive o grande prazer de pilotar as novas CB 650F e CBR 650F na pista do Circuito dos Cristais, em Curvelo – Minas Gerais. E quem acelerou na frente, mostrando o traçado da pista, foi o Piloto Alexandre Barros.

 –               Eu e Piloto Alexandre Barros, o mestre!

Design e mudanças

Os dois modelos receberam novas cores e grafismo. CB 650F com escapamento ( 4 tubos) , dando  um belo destaque na moto  O conjunto óptico dianteiro agora com farol em LED. O guidão esta  um pouco mais baixo e à frente ( 6,9 mm mais baixa e 11,4 mm à frente), assim o piloto fica numa posição mais esportiva.

A CBR 650F com nova carenagem, rabeta com visual mais invocada. E uma novidade, a cor azul – muitos já estão dizendo por ai, que  azul é bem característico da Yamaha. Mas acho pura bobagem, a Honda tem personalidade suficiente para arriscarem em novas cores. E digo mais, acertaram em cheio, o azul com detalhes em verde, ficou lindo!

              O motor –  4 cilindros de 649 cc – arrefecido a líquido

A potência aumento um pouco: dos 87 cv para 88,5 cv a 11.000 rpm, e o torque baixou de 6,4 para 6,22 kgfm a 8.000 rpm.

Mas pra  que mais torque? Estes modelos são perfeito para quem quer ter uma moto que responde bem nas estradas e atende perfeitamente nas pistas. Ou seja, a suavidade na estrada e o torque e agressividade na pista. Duas motos em uma, esta é a proposta da Honda.

Eu Eliana Malizia pilotando no Circuito dos Cristais: 4.400 metros de extensão e 18 curvas

Hora de acelerar

Passei o dia todo na pista, e não preciso dizer nenhuma novidade; a Honda já tem a fama de ter motos macias e fáceis de pilotar. E não foi diferente nesses dois novos modelos; macias, agressivas, e com a delicia do som dos 4 cilindros, o que aumenta muito o prazer de pilotar. Não tive vontade de sair da pista, foram mais de 20 voltas. E confesso que nas ultimas voltas já estava mais abusada, a moto é fácil, ela não pede aceleradas altas o tempo todo, isso que da personalidade nela, se você quiser brincar na pista em baixa velocidade, é possível e mais, deitando a moto tudo que ela pode deitar, uma moto perfeita pra quem esta aprendendo e também perfeita claro, para os mais experientes.

           Nos dois modelos: na traseira trazem um conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola com sete       posições e na dianteira; garfo Showa Dual Bending Valve (SDBV).


Um detalhe que a Honda traz nas duas motos  é a válvula de ar dos pneus em “L” ( pneus esportivos Dunlop Sportmax medidas 120/70-ZR17 e 180/55-ZR17)


Os dois modelos contam com um sistema H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), um item de segurança bem bacana: somente a chave original pode acionar o motor por meio da leitura de um chip eletrônico. 

Compare as diferenças 2018 – 2017

Cores e Preços: A CB 650F e CBR 650F estarão disponíveis nas cores Vermelho e Azul Perolizado.

CB 650F R$ 33.900,00 e CBR 650F  R$ 35.500,00

Ficha Técnica Honda CB 650F e CBR 650F

Motor DOHC, 4 cilindros, 4 tempos, arrefecimento a líquido
Cilindrada 649 cc
Diâmetro x curso 67,0 mm X 46,0 mm
Relação de compressão 11.4:1
Potência máxima 88,5 cv a 11.000 rpm
Lubrificação Forçada por bomba trocoidal
Torque máximo 6,4 kgf.m a 8.000 rpm
Alimentação Injeção eletrônica PGM-FI
Transmissão 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Transmissão final Por corrente selada
Chassi Diamond Frame
Suspensão dianteira Garfo Telescópico / curso de 120 mm (108 mm na roda)
Suspensão traseira Mono-Shock / curso de 43,5 mm (128 mm na roda)
Freio dianteiro Duplo disco c/ 320 mm de diametro e ABS
Freio traseiro Disco simples c/ 240 mm de diâmetro e ABS
Pneu dianteiro 120/70 ZR 17M/C (58W)
Pneu traseiro 180/55 ZR 17M/C (73W)
Comprimento 2.110 mm
Largura 775 mm
Altura 1.120 mm (1.145 mm na CBR 650F)
Peso seco 195 kg (200 kg na CBR 650F)
Altura do assento 810 mm
Distância entre eixos 1.450 mm
Vão livre do solo 150 mm (130 mm na CBR 650F)
Capacidade do tanque 17,3 litros (4,0 litros na reserva)
Capacidade do cárter 3,5 litros (2,6 litros para troca)
Bateria 12 V – 8,6 Ah
Ignição Eletrônica
Preço Sugerido CB 650F R$ 33.900,00
Preço Sugerido CBR 650F R$ 35.500,00
Cores disponíveis Vermelho e Azul perolizado
Garantia / Assistência 3 anos de garantia e Honda Assistance 24 horas ( também na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).