TESTEI: BMW F700GS

Por eliana   /   Publicado em 22 de jun   /   Na categoria Lançamentos, Sem categoria, Teste Moto   /   Comentários desativados em TESTEI: BMW F700GS

TESTEI: BMW F700GS

Texto: Eliana Malizia

Fotos: Cibele Sayuri

Uma semana foi o suficiente pra rodar  1000km com a BMW F700GS, a Crossover que está atraindo muito o público feminino, pelo conforto claro e principalmente pela  altura do banco (820 mm), detalhe que faz toda diferença na hora de escolher qual moto comprar.  A F700 possui  7,5 cm menos que a  BMW F 800 GS.

f700gs

Bem equipada

Antes de acelerar já notei o quanto a é bem equipada; protetores de manetes, controle de tração, ABS, aquecimento de manoplas, cavalete central, sistema de  monitoramento da pressão dos pneus, ajustes de compressão da mola traseira e de retorno do amortecedor traseiro e tomada 12 V no painel.

E no painel que, por sinal é bem estiloso:  dois instrumentos arredondados e analógicos com o velocímetro e o conta giros, e um mostrador multifuncional digital (LDC) com o marcador de nível de combustível no tanque,  temperatura ambiente e do líquido de arrefecimento do motor, relógio e marcha engata.

O motor é o mesmo da BMW F 800 GS, com dois cilindros e oito válvulas, DOHC, 798 cc, a gasolina, arrefecido a líquido. Apenas com 10 cv e 1 kgf.m a menos da 800, mas o motor é torcudo e oferece  75 cv (a 7.300 rpm) , com torque máximo de 7,85 kgf.m (a 5.300 rpm).

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Hora de acelerar

Pra testar o motor, comecei acelerando nas ruas movimentadas da Capital de São Paulo. O bom torque do motor é algo que percebi de primeira, inclusive é preciso maneirar na aceleração, senão quando tu vê, já esta passando do limite de velocidade, é bem fácil isso acontecer. Mas, nas marchas baixas ( 1 e 2), o torque do motor se mostra com rotação leve, o que facilita muito para pilotar a 700 no transito e corredores. Enfim, ela tem pegada mais lenta quando a gente realmente precisa, isso é ótimo!

O que falar sobre o Chassi? Toda linha motorrad é craque nisso, o mesmo penso sobre suspensões e freios. Pilotei a “F” também em ruas esburacadas, para avaliar bem a suspensão;  senti ótima absorção mesmo com a suspensão com curso menor na dianteira  ( 180 mm ) e  com a roda de 19 polegadas. Por ela ser mais leve, facilita muito na hora de passar por obstáculos,  senti um melhor controle da moto. Ah, e é  legal citar  que a suspensão traseira é  ajustável. Para os  trechos Off-road  aconselho desligar o ABS e o controle de tração e claro, reduzir a pressão dos pneus. Foi o que fiz, e mesmo com pneus On Road, consegui ir muito bem pelas estradinhas de terra.Inclusive peguei trechos com bastante areia e cascalho!

A F700GS esta de nota 10; a moto além de design arrojado e elegante, é confortável, encara um Off-road e muito bem equipada. Uma moto divertida que motiva o piloto a percorrer longos trechos de estrada.

Autonomia? Média de 24km/L.

Cores: Disponível nas cores cinza metálico e laranja, a BMW F 700 GS

Preço ( FIPE) R$42.832,00

 

Ficha Técnica BMW F 700 GS

Motor

2 cilindros em linha, arrefecido a líquido, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, DOHC, dois eixos de comando suspensos

Capacidade cúbica

798 cc

Lubrificação

Cárter seco

Diâmetro X Curso

82 x 75,6 mm

Taxa de compressão

12,0 : 1

Sistema de partida

Elétrica

Alternador

Trifásico 400 W

Bateria

12V – 14 Ah

Sistema de Ignição

Eletrônica

Tipo de combustível

Gasolina

Capacidade do tanque de combustível

16 litros

Alimentação

Injeção Eletrônica

Torque máximo

7,9 kgf.m a 5.500 rpm

Potência máxima

75 cv a 7.000 rpm

Transmissão

6 velocidades

Embreagem

Multidisco em banho de óleo, com acionamento mecânico

Transmissão final

Corrente

Tipo de chassi

Tubos de aço treliçados; motor faz parte da estrutura

Pneu dianteiro

110/80 R19

Pneu traseiro

140/80 R17

Freio dianteiro

Duplo disco de 300 mm com pinça dupla, ABS e acionamento hidráulico

Freio traseiro

Disco simples de 265 mm com pinça simples, ABS e acionamento hidráulico

Suspensão dianteira

Garfo telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro / 170 mm de curso

Suspensão traseira

Balança de alumínio monoamortecida com pré-carga de mola e retorno ajustável / 170 mm de curso

Comprimento total

2.280 mm

Largura

880 mm

Altura total (com retrovisores e para brisa)

1.215 mm

Altura do assento

820 mm

Trail

95,3 mm

Rake

64 º

Peso total admitido

436 kg

Peso em ordem de marcha

212 kg

Distância entre eixos

1.557 mm

Consumo (dados de fábrica / teste Motonline)

23,2 km/litro / 23,4 km/litro

Aceleração 0 – 100 km/h (dados de fábrica)

4,1 s

Velocidade máxima (dados de fábrica)

192 km/h