Vai pedalar no inverno? Veja estas 6 dicas…

Por eliana   /   Publicado em 05 de jul   /   Na categoria Esporte e Ação, Vá de bike, Vá de bike   /   Comentários desativados em Vai pedalar no inverno? Veja estas 6 dicas…

Vai pedalar no inverno? Veja estas 6 dicas…

Baixa temperatura não pode ser desculpa para deixar a bicicleta em casa! Quando o inverno chega, é importante colocar a preguiça de lado: dá para manter o ritmo do resto do ano e continuar pedalando.

A bicicleta traz uma série de benefícios para você. Segundo a Cartilha do Ciclista do Ministério das Cidades, além de exercício físico, ela é economia para o seu bolso, transporte ecológico e forma de lazer. Mas se você decidir pedalar no inverno, veja antes estas dicas e prepare-se para dias mais gelados!

 

1. Vista-se com camadas

A quantidade de camadas do vestuário depende da intensidade do inverno, mas o recomendado é aquecer o tronco com 3 tecidos diferentes:

  1. o primeiro e mais interno deve ser sintético, como roupas dry fit. Elas fazem a umidade do corpo circular e impedem que a transpiração acumule;

  2. a segunda parte pode ser de algodão ou lã — é ela que vai segurar o calor.

  3. a terceira camada (externa) é a chamada “corta-vento” e deve ser, normalmente, uma jaqueta impermeável.

Se for para pecar, que seja pelo excesso: passar frio é pior do que guardar um agasalho a mais na bolsa.

2. Não se esqueça de mãos e pés

Não adianta tirar os casacos do armário e ignorar partes do corpo que também precisam de proteção! Luvas são muito indicadas e devem proteger a mão inteira, sem deixar os dedos ao ar livre. Aquecer essa região é importante para manter as reações rápidas caso você precise frear rápido, por exemplo. Meias longas e grossas são essenciais para os pés.

3. Mantenha a cabeça protegida

A cabeça perde bastante calor em ambientes frios. Nesse caso, nem precisa comprar equipamento especializado: o gorro do seu look casual já pode ser o suficiente. Em caso de vento forte e gelado, proteja o rosto com um tecido, desde um cachecol até um lenço amarrado. Não dispense também o uso de óculos para não comprometer a visão.

4. Tome cuidado com a alimentação

O corpo trabalha para ficar aquecido no inverno e usa mais energia. Se você faz uma refeição antes de pedalar, não exagere ou largue a alimentação saudável, e sim coma o suficiente para aguentar o trajeto. A hidratação também é importante: não dispense uma garrafinha de água na bicicleta.

5. Mantenha o ritmo e a temperatura

Evite longas pausas no caminho durante o passeio: isso faz com que a sua temperatura caia rapidamente. Mas não acelere demais, porque esquentar muito o corpo também é prejudicial. Mantenha uma velocidade constante e, se precisar, tire uma das camadas adicionais de roupa.

6. Tenha uma bicicleta que combina com você

Essa dica é para todas as estações! A Gama Bikes é uma loja diferenciada com uma variedade de modelos que combinam com o seu bolso e estilo, ideais para uso urbano em passeio ou transporte. No catálogo, você encontra modelos retrô para todos os públicos e gostos, com ou sem cestos e de até oito velocidades.

Desde 2009 no mercado, temos reputação internacional e entregamos em todo o Brasil. Com a bike certa e seguindo esses passos, você consegue pedalar no inverno com segurança e ainda mostra a sua personalidade.

Gostou do nosso post? Curta a página da Gama Bikes no Facebook para ficar por dentro de mais dicas!