Connect with us

Notícias Corporativas

Gasto com comida fora do lar é de R$ 164,4 bilhões e evento aborda tendências

Publicado

em

O comportamento do consumidor, assim como seus hábitos alimentares, tem passado por transformações. E, com isso, surgem tendências com o intuito de suprir suas necessidades, como a falta de tempo para preparar sua própria comida, por exemplo. Prova disso, foi feita uma pesquisa pelo IFB, o Instituto Good Service Brasil/CREST, a qual revelou que o gasto com comida fora do lar foi mais de R$ 164,4 bilhões no ano passado. Só a média de gasto por refeição em 2021 foi de R$ 16,21, o que representa uma alta de 12% em comparação ao ano anterior. Já os pedidos feitos aos finais de semana chegaram a atingir quase 16% a mais em relação ao ano de 2020. 

Diante deste cenário, o instituto prevê para o decorrer deste ano um aumento no funcionamento de restaurantes em torno de 10% a mais em comparação a 2021. E para a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o Food Service deve apontar um crescimento de aproximadamente 28%. 

Outro dado levantado pela consultoria Galunion, da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e do IFB, apontou que cerca de 63% dos bares e restaurantes não retomaram as vendas durante a pandemia e 48% acreditam que podem levar em média 2 anos para pagar dívidas acumuladas durante o período de restrição até voltar ao ritmo normal. E, para que o setor de alimentação fora do lar se reerga financeiramente, esses institutos de pesquisas destacam o surgimento de algumas tendências. Uma delas é o chamado “Grab and Go”, cuja tradução literal significa “pegue e vá”. Ou seja, é um modelo de atendimento que consiste na oferta de alimentos e bebidas já prontos para consumo, sem ter a necessidade de obter informações ou realizar o pedido com algum atendente, já que geralmente, pela própria embalagem o cliente já tem a noção completa sobre o produto a ser consumido.

Segundo o Sebrae, outra tendência do momento é o “Take Away”, que é quando o cliente vai até o restaurante, paga e leva a comida para comer em outro local, seja em casa ou no trabalho. O uso de cardápios com QR Code, a utilização de apps para a gestão completa dos pedidos, o funcionamento em espaços amplos e arejados, além de estabelecimentos pet friendly, com toda uma estrutura e preparo para permitir a entrada de pets dentro de bares, lanchonetes e restaurantes. Para o Sebrae Inteligência Setorial, tem o Comfort Food, que alia o sabor da comida com a nostalgia do lugar, lembranças familiares e tudo o que compõe a ideia do aconchego do lar e a comida regional, desde o modo de preparo, decoração do espaço, uso de temperos específicos e tudo o que proporciona a típica tendência do Comfort Food.

Visto que há tantas tendências que o empresário brasileiro pode adotar, seja ele dono de um fast food, lanchonete ou restaurante, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes decidiram promover o seu primeiro evento gastronômico híbrido pós-pandemia do dia 07 a 10 de junho de 2022, no Expo Center Norte, em São Paulo, para abordar os temas que estão em alta no momento. 

O evento terá o Point dos Chefes, que é o ponto de encontro de chefes de cozinha do Brasil, que influenciam na evolução da gastronomia mundial o qual será organizado pela Delegação Brasileira da Federação Italiana de Chefes Brasil. ​​

E como o evento contará com a presença de profissionais renomados, a WRA Embalagens, empresa especializada na produção de embalagens para Food Service também estará presente na feira e contará com a participação de chefs de cozinha consagrados e, que inclusive, alguns deles foram participantes do MasterChef Brasil. 

“A WRA Embalagens sabe que existem várias tendências voltadas para o ramo alimentício. É por isso que resolvemos participar de um evento que vai abranger temas atuais, que além de nos manter com os olhos atentos a todo tipo de inovação no ramo de comida fora do lar, também contaremos com a participação especial de chefs renomados que farão receitas ao vivo com o uso de embalagens sustentáveis que atendem perfeitamente as principais tendências do momento”, conclui o diretor comercial da WRA da Embalagens, Wellington Luiz. 

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com