Connect with us

Notícias Corporativas

Ministério da Saúde divulga novidades sobre Covid-19

Publicado

em

Segundo o Portal gov.br, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, assinou uma portaria, no dia 22 de abril deste ano, que declara terminada a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), ocasionada pela pandemia da Covid-19. Queiroga declarou que o Sistema Único de Saúde (SUS) ficou ainda mais forte durante o período pandêmico. “O SUS, desde o período de 2020, se fortaleceu muito. Hoje, nós temos uma maior condição de monitoramento da saúde pública, no que tange a vigilância e saúde sanitária. Isso é algo sem precedentes”. A decisão valerá após 30 dias de publicação no Diário Oficial da União (DOU), local responsável, dentre outros temas, pela divulgação de publicidade legal.

A pasta considerou a capacidade de resposta do SUS, o cenário epidemiológico no Brasil mais otimizado e a evolução do esquema vacinal, para que a ESPIN terminasse. Ressalta-se, ainda, que o país possui um retrocesso de 80% na média móvel de casos e óbitos na ocasião, pela Covid-19, ante os casos da variante ômicron, no início de 2021. Os dados mostram que o Brasil não se encontra mais em situação de emergência de saúde pública.

Ministério da Saúde inclui Covid-19 em lista de notificação compulsória

Ainda sobre deliberações a respeito do Ministério da Saúde e Covid-19, segundo o portal R7, a pasta publicou portaria na edição do DOU do dia 16 de maio deste ano, que incluía a Covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Tal notificação é uma medida, de caráter obrigatório, para médicos e outros profissionais de saúde ou responsáveis por serviços públicos e privados, que ofereçam assistência ao paciente.

A comunicação pode ser realizada por qualquer pessoa à autoridade de saúde responsável, em situações de suspeita ou confirmação de doença ou agravo ao paciente. Para profissionais de saúde, é obrigatória. “Esta portaria dispõe sobre a inclusão do Sars-CoV-2 no item da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada a coronavírus e, também, sobre a inclusão da Covid-19, da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à Covid-19 e da Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Adultos (SIM-A) associada à Covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional”, dispõe a Portaria n.º 1.102.

A portaria realiza a atualização do anexo com as 52 doenças ou agravos que são notificados, além do prazo, que pode ser em até 24 horas ou semanal. Além disso, também é informada a autoridade a qual o caso deve ser notificado, ou seja, o Ministério da Saúde ou secretaria estadual ou municipal de saúde.

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com