Connect with us

Lançamentos

BAJAJ – Quais modelos chegam no Brasil?

Quais motos Bajaj chegam no Brasil

Publicado

em

Por @eliana.malizia

Fui convidada  para visitar as instalações da BAJAJ na Índia. Realizei testes em alguns modelos e claro, ajudei a opinar sobre as motos que acredito que farão sucesso por aqui no Brasil. Então, ai vai, conheça os modelos Bajaj e conheça um pouco mais sobre ÍNDIA.

Sobe a BAJAJ

Quinta maior marca de motos do mundo em volume de produção em 2021, a Bajaj já está presente em vários mercados da América do Sul – inclusive os segundo e terceiro maiores, Colômbia e Argentina.

O que já posso adiantar é que as primeiras motos da Bajaj serão montadas na fábrica da Dafra em Manaus, e virão ao Brasil no esquema CKD (Complete Knocked Down), serão produzidas na Índia e montadas aqui. 

A instalação de uma fábrica no Brasil não é descartado, dependerá do desempenho em vendas. 

Rakesh Sharma, diretor-executivo da Bajaj, diz que há verba suficiente para uma fábrica, mas  primeiramente vão  sentir o mercado.  Sharma afirma que a Bajaj tem a intenção de se tornar uma das marcas “top of mind” no mercado brasileiro.

No meio de azul marinho, o Rakesh Sharma, diretor-executivo da Bajaj. Eu do lado e toda equipe de jornalistas e concessionários.

As operações da Bajaj no Brasil, devem se iniciar entre o meio de agosto e o início do mês de setembro.

 O que muita gente não sabe é que a Bajaj é responsável pela produção de alguns modelos da KTM, da Triumph, da Husqvarna, e também alguns triciclos e tuk-tuk. Isso prova sua força e qualidade.

Quais modelos chegarão no Brasil?

Esta é a pergunta que mais me fizeram, bom, ainda não divulgaram, mas já aposto na  Dominar 400 e também em algum dos modelos da família Pulsar. Sobre o scooter e o modelo Custom, “senti no ar” uma dúvida deles. Mas eu apostaria em todas, pois fiquei imensamente satisfeita e empolgada com tudo que vi e pilotei lá. E todos modelos tem pontos fortes para ser sucesso no Brasil, começando pelo design, que tem uma pegada bem robusta para a cilindrada.

Os modelos 

Da linha Dominar, em duas versões 250 e a 400. A Dominar 400 conta com motor monocilíndrico de 373 cm³ com refrigeração líquida, entrega 40 cv de potência máxima a 8.800 rpm, torque máximo de 3,6 kgf.m em 6.500 giros. Suspensão dianteira invertida, embreagem deslizante e painel LCD. Também freios ABS de dois canais e iluminação em LED.

A família  Pulsar conta com os modelos que vão dos 125 cm³ até 250 cm³

A Pulsar N250 é movida por um motor monocilíndrico de 249 cm³ SOHC refrigerado a líquido, capaz de entregar potência máxima de 24,5 cv a 8.750 rpm e 2,19 kgf.m de torque máximo em 6.500 giros, usina ligada a uma transmissão mecânica de cinco velocidades e embreagem deslizante assistida.

Os freios são à disco na dianteira e traseira, suspensões utilizam garfo telescópico convencional na dianteira e monochoque na traseira. As rodas são de 17 polegadas, calçadas com pneus sem câmara 100/80 na frente e 130/70 atrás, Capacidade tanque de 14 litros de combustível. Ela ainda traz iluminação em LED com DRL.

Pulsar NS160, foi o modelo que mais gostei  de pilotar.  Conta com freio ABS e motor de 160 cm³ com 17,2 cv a 9.000 rpm e 1,4 kgf.m de torque máximo em 7.250 rotações.

Pilotamos também o scooter elétrico, a Chetak com um visual bem retro. No evento  estavam expostas para nós, os modelos Custom, Avenger 160cc e 220cc.

 

Mais sobre Bajaj e algumas curiosidades – Fundação: 29 de novembro de 1945 – Possui 1700 funcionários na fábrica. A Fábrica trabalha o dia todo, desde cedo até meia noite, são dois turnos.

Na nossa visita na fábrica;  simularam um erro lá para nós, por exemplo, quando alguma peça não é torqueada corretamente, o sensor do torquímetro identifica o erro e  começa tomar uma música parando toda produção.

Todos funcionários da fábrica,  são engenheiros.

100% das motos passam pelo dinamômetro ( 1 km) e testam  o  ABS antes de embalar.

Alguns carros robôs levam motores no meio da linha de produção.

São produzidas 100 scooters elétricos por hora.

O fundador da Bajaj, Late Shri Jamanalalji Bajaj (1938), tinha o filósofo Mahatma Gandhi como amigo e conselheiro.

Família Bajaj são vegetarianos e o refeitório na empresa é vegetariano.

 Em 2021, a empresa exportou 1,8 milhão de motos, de um total de 3,6 milhões de unidades produzidas.

Quase um continente, a Índia tem 3,3 milhões de km² e mais de 1,2 bilhão de habitantes. Em função do número superlativo, o país é um dos maiores mercados consumidores do mundo. Nas grandes cidades como, por exemplo, Bangalore e a capital Nova Deli, a motocicleta é usada como um dos principais meios de transporte. É fácil encontrar nas ruas motos com três ou até quatro ocupantes. Na Índia são produzidas e vendidas mais motos que automóveis e comerciais leves que, somados representam apenas três milhões de unidades.

Há outras curiosidades: os homens da religião Sikh (que representa apenas 2% da população) são isentos por lei de usar capacetes. Mas você sabe como reconhecer um motociclista Sikh? É só reparar nos turbantes que ostentam nas cabeças.

Outro detalhe,  as mulheres que usam sari (tecido de quase três metros, que enrolado no corpo forma uma espécie de vestido) sentam de lado na moto. Não passam a perna sob o banco. Para isso, os fabricantes instalaram pedaleiras – posicionadas ao lado esquerdo da moto – além de protetores especiais contra queimadura.  

Sobre a Índia

Muitos me perguntaram sobre o transito da Índia e também sobre as curiosidades do País. E claro que fiz uma listinha das principais curiosidades.

  1. A Índia tem um dos trânsitos mais caóticos do mundo. Dar a vez ao pedestre? Nem pensar! As principais características do trânsito indiano e a buzina atrás de buzina com os mais variados sons e a existência de pessoas e animais (principalmente vacas dividindo as ruas com os veículos, carros, Tuk tuks, motos e bicicletas). E não há delimitação de espaços por onde cada um deve andar , e muitas vezes acontece das pessoas dirigirem ou pilotarem na contra mão mesmo. O mais engraçado é que eles se entendem, não brigam entre eles. Mesmo com toda estar desordem, andam em baixa velocidade e raramente acidentes acontecem.

2. A Índia é o segundo país mais populoso, atrás apenas da China. E o sétimo maior em área geográfica do mundo. Tem mais gente que todos os 35 países das Américas juntos. Dois lugares por qual passei;  Nova Deli, capital da Índia e Mumbai,  são as cidades mais populosas da Índia. E no caso da Capital, a cidade mais poluída do mundo.

3. Nascimento para a Índia é muito sagrado e por isso os métodos contraceptivos não são estimulados. As mulheres são submissas aos seus maridos e não pedem que eles usem preservativo e devido a esses fatores a Índia é o segundo país mais populoso do mundo. A previsão é de que, em 2.050, a Índia seja o país mais populoso da Terra.

4. É comum que meninas se casem logo, para que seus pais se livrem mais uma boca para comer em casa, já que após o casamento a esposa é de responsabilidade da família do marido. Na Índia, a idade adulta legal de uma mulher é de 18 anos e de um homem é de 21. No entanto, não é preciso que uma mulher alcance a idade adulta para se casar. Embora o casamento infantil tenha sido proibido em 1929,  alguns casamentos ainda continuam sendo realizados.

5.  Aborto é bem comum ao saber que a criança é uma menina. Essa é uma das Curiosidades sobre a Índia que mais choca o mundo. Devido ao dote que a família da noiva tem que dar a família do noivo, e muitas famílias não tem condições, as indianas preferem abortar as meninas, ou até mesmo matá-las assim que nascem. A população masculina, por outro lado, não para de crescer!  Até 500 mil abortos acontecem por ano na Índia apenas porque o feto era do sexo feminino

6. As demonstração de afeto em público são proibidas. Os casais quase não se beijam em público. Segurar as mãos também é muito raro de se ver. Por outro lado, os homens se abraçam muito, andam de mãos dadas e mantém bastante contato físico entre si. 

7. Descobri que a fila indiana deve ter surgido em qualquer outro lugar do mundo, menos na Índia. Na verdade, este termo teve origem com a população indígena dos Estados Unidos. A hipótese mais aceita é que a expressão simplesmente descreve o modo de os índios andarem enfileirados pelas trilhas no meio da mata. Portanto, “indiana”, no caso, não tem nada a ver com os moradores da Índia.

8. Acredito que seja o único país onde o Big Mac é diferente, pois o principal sanduíche do  fast food McDonald´s, é servido com variação feita com frango. A maioria da população indiana não come carne bovina, a vaca é considerada um animal sagrado no hinduísmo.

9. Quando uma pessoa morre, o corpo é cremado e suas cinzas jogadas no rio Ganges, que é considerado sagrado pelos hindus. 

10.  A maior prova de amor do mundo, o Taj MahalO Taj Mahal é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, classificado como Patrimônio Mundial da Unesco (Patrimônio da Humanidade). É um monumento situado em Agra, pequena cidade da Índia, pelo imperador Shan Jahan, com a força de 20 mil homens e toneladas de mármore branco, em memória de sua esposa favorita. Conta a lenda que o imperador mandou cegar e decepar as mãos dos artesãos que contribuíram na construção para que nunca mais realizassem outro trabalho parecido. 

11. Independente do horário, é o Namastê que eles cumprimentam. Há vários significados se vocês forem pesquisar, porém a que eu acho mais bonito é: “O Deus que está em mim cumprimenta o Deus que está em Você”.

12. O calendário hindu tem seis estações: primavera, verão, monções, outono, inverno, prevernal, ou pré-primavera

13. Respirar o ar da cidade de Mumbai, na Índia, durante um dia é equivalente a fumar 100 cigarros. Argh!

14. As indianas Donas de casa concentram 11% de todo o ouro do mundo. Isso é mais do que as reservas dos Estados Unidos, Suíça, Alemanha juntos . 

15. 74% dos jovens indianos preferem um casamento arranjado pelas famílias , não gostam de escolher. Apenas 1 em cada 100 casamentos indianos termina em divórcio, uma das menores taxas do mundo. Curioso né? Gostaram? Clica no link abaixo, e assistam os stories ( EVENTO BAJAJ) NO instagram.

https://www.instagram.com/s/aGlnaGxpZ2h0OjE4MjA2NzE1ODIwMTk2OTk3?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

 

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com