Connect with us

Lançamentos

NÓS TESTAMOS: Polaris lança novos UTVs RZR PRO XP, repletos de avanços tecnológicos

Publicado

em

Texto: Rosa Freitag Imagens: Sanderson Pereira

A norte-americana Polaris é líder mundial no segmento de quadriciclos e UTVs. no Brasil, conta com mais de 20 concessionárias espalhadas por todas as regiões do país. Desde que passaram a ter sua própria categoria em ralis como Dakar e Sertões, os UTVs despertam curiosidade entre os motociclistas.

Será que dão uma sensação igual à de pilotar uma moto offroad? Fomos conhecer e pilotar o novo modelo, em duas versões, para testar seus recursos em um circuito em uma fazenda no interior de SP.


A sigla UTV significa “Utility Task Vehicle”, ou “veículo multitarefas”. Nos Estados Unidos, boa parte das vendas destina-se ao uso agrícola, onde antes se usaria um trator ou caminhonete para deslocamento em fazendas. Por aqui, essa tendência se repete, por isso as concessionárias no interior do MT, RS e PR são fortes em vendas. Também vêm se destacando nos estados do NE para turismo por dunas e praias.


O RZR PRO XP 2020, para dois ocupantes, tem sistema de tração integral AWD, rodas aro 14 com pneus de 30” e vem equipado com motor bicilíndrico turbo de 925 cm3, com refrigeração líquida, duplo comando de válvulas no cabeçote, injeção eletrônica e 184 cavalos de potência, entregando potência elevada na faixa dos 30 a 80 km/h, para vencer obstáculos sem perder força e brilhar nas saídas de curvas. A transmissão é automática (PVT – Polaris Variable Transmission), com auto fluxo de refrigeração, novo chassi mais robusto construído em peça única, entre-eixos mais longo, para maior espaço interno e posição de pilotagem mais baixa, com assento esportivo com regulagens de altura e distância, inspirado nos carros de competição, e cinto de segurança de seis pontos. O volante é esportivo, com ajuste telescópico, e essa combinação no cockpit confere uma ergonomia perfeita para a pilotagem em alta performance.


O interior é inovador, com nichos para armazenamento e console central, e o conjunto de iluminação é um show à parte, com faróis em LED, sinalizadores internos em LED azul e iluminação interior traseira. O modelo top de linha, RZR PRO XP Ultimate, tem no centro do cockpit uma tela de 7” com sistema de navegação com GPS, conectividade Bluetooth e possibilidade de pareamento com outro veículo, um estrondoso sistema de som Rockford Fosgate de 400W e comandos no volante.


A versão Ultimate tem sistema de amortecimento ativo DYNAMIX 2.0, que atua com os amortecedores FOX 2.5 Live Valve em três modos: Comfort, Sport e Firm, além de um botão “X” (que os americanos apelidam de “oh, shit!”) que enrijece instantaneamente a suspensão para evitar o fim de curso. O curso utilizável é de 50,8 cm na dianteira e 55,9 cm na traseira. A distância do solo é de 36,8 cm.


Ao ajustar o volante e prender o cinto, me senti, de fato, em um cockpit de um veículo de competição. A aceleração de saída não é brutal, mas a velocidade aumenta rapidamente e as irregularidades do terreno são vencidas com maestria, instigando a acelerar para testar o que acontece ao “rampar” uma lombada ou numa frenagem em curva. As suspensões do Ultimate trabalham de maneira fantástica e dão segurança para extrapolar os limites do que se faria em um carro 4×4 ou quadriciclo.

 O modelo premium não conta com tantos recursos na suspensão, mas é mais leve e eu senti essa diferença no volante – pilotagem muito divertida! Não é a mesma sensação de pilotar uma moto – é outro veículo, outro esporte, mas o potencial de diversão e adrenalina é comparável, seja nas trilhas do fim de semana ou para encarar uma competição!


Lançamentos disponíveis a partir de dezembro nas concessionárias da marca.
https://www.polarisdobrasil.com/atv-ranger/rzr/rzr-pro-xp/


Preço sugerido:
RZR Pro XP Premium: R$ 109.990 na cor Indy Red
RZR Pro XP Ultimate: R$ 124.990 na cor White Lightining

 –

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com