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NOVAS TECNOLOGIAS DA HARLEY-DAVIDSON® APRIMORAM MODELOS CVO™ e Touring 2020

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 Fotos Guilherme Veloso/Harley-Davdson do Brasil

A imprensa especializada teve a oportunidade de fazer o Test Ride nos modelos H-D Touring e CVO, e puderam testar todas suas novas tecnologias.  Leia a matéria e saiba tudo sobre as novidades Harley-Davidson 2020.

REFLEX™ DEFENSIVE RIDER SYSTEM (RDRS)
O Reflex™ Defensive Rider System (RDRS – sistema que aumenta a segurança na pilotagem) é um novo conjunto de tecnologias projetadas para combinar o desempenho da motocicleta à tração disponível durante a aceleração, a desaceleração e a frenagem.** É projetado para ajudar o motociclista a controlar o veículo durante a aceleração ou a frenagem em uma linha reta ou curva. Os sistemas podem ser mais úteis aos motociclistas quando estiverem pilotando em estradas com condições adversas e em situações de urgência. Os sistemas são eletrônicos e utilizam o mais recente controle de chassi, controle eletrônico de freio e tecnologia de motor. Os recursos do RDRS são oferecidos em conjunto, exceto quando indicado de outra forma.

Os recursos do RDRS estão presentes em todos os modelos CVO™ e Touring 2020 da Harley-Davidson.

** A tração disponível é determinada pela relação entre pista/pneu. Os sistemas que compõem o RDRS são capazes de se ajustar apenas à pressão durante a frenagem ou o torque do motor com o intuito de impedir que o pneu exceda a aderência disponível. Essas tecnologias não têm a capacidade de aumentar a aderência ou intervir quando o motociclista não tiver acionado o freio ou o acelerador (por exemplo, ao deslizar em uma curva com a embreagem desacoplada). O RDRS não é um sistema para influenciar diretamente na direção do veículo. Essa é uma diferença essencial entre o RDRS da motocicleta e o controle de estabilidade automotiva.

Dentre as características do RDRS estão:

  • Freios eletrônicos combinados e otimizados para curvas (C-ELB)

Este recurso aplica o freio em ambas as rodas quando o motociclista usa o controle de freio da alavanca manual (dianteiro) ou o freio do pedal (traseiro) e pode ajudar muitos motociclistas a conseguirem melhor desempenho de frenagem. O sistema de freios combinados eletrônicos (ELB) oferece maior capacidade de resposta e proporciona mais estabilidade entre os freios dianteiro e traseiro em uma grande variedade de aplicações de frenagem. Esse sistema proporciona uma maior combinação quando o motociclista aciona os freios com mais intensidade e reduz ou elimina a combinação em frenagens leves e a baixas velocidades. Quando combinado, o simples acionamento da alavanca de freio dianteiro fará com que o sistema também direcione de forma dinâmica uma porcentagem da frenagem à parte traseira. O simples acionamento do pedal de freio traseiro fará com que o sistema também direcione de forma dinâmica uma porcentagem da frenagem ao cáliper dianteiro esquerdo. O C-ELB leva em conta o ângulo de inclinação da motocicleta e alterará a proporção da pressão durante a frenagem entre os freios dianteiro e traseiro em uma curva, com o intuito de melhorar a capacidade da motocicleta de manter a rota traçada pelo motociclista.

         O C-ELB é um item de série em todos os modelos CVO™ e Touring 2020.

  • Sistema de freio antitravamento otimizado para curvas (C-ABS)

O sistema de freio antitravamento foi projetado para impedir o travamento das rodas durante a frenagem e ajuda o motociclista a manter o controle ao frear em linha reta em situações de urgência. O sistema opera de forma independente nos freios dianteiro e traseiro para manter as rodas girando e para prevenir o travamento descontrolado delas. O C-ABS é uma variação do ABS que leva em conta o ângulo de inclinação de uma motocicleta de duas. A pressão dos freios necessária para reduzir a derrapagem das rodas durante as curvas costuma ser menor do que a pressão necessária em operações em linha reta.

O C-ABS é um item de série em todos os modelos CVO™ e Touring 2020. O ABS é um item de série presente em todos os outros modelos da H-D (ou quando selecionado no lugar do C-ABS).

  • Sistema de controle de tração otimizado para curvas (C-TCS)

O C-TCS foi criado para evitar que a roda traseira perca a aderência durante a aceleração em retas ou curvas. O C-TCS pode aumentar a confiança do motociclista quando a tração disponível for prejudicada por um tempo chuvoso, uma mudança brusca e inesperada na superfície ou ao pilotar em uma via não asfaltada. O motociclista pode selecionar um dos dois modos de controle de tração: O modo padrão é otimizado para superfícies secas; o modo chuva é otimizado para superfícies molhadas. O sistema também pode ser desativado. A ação do C-TCS também é ideal para curvas com base no ângulo de inclinação.

O C-TCS é um item de série em todos os modelos CVO™ e Touring 2020.

  • Sistema de controle de antiderrapagem (DSCS) e sistema de controle de antiderrapagem otimizado para curvas (C-DSCS)

O DSCS é projetado para reduzir a derrapagem excessiva da roda traseira durante a desaceleração, que costuma ocorrer quando o motociclista diminui bruscamente a marcha ou desacelera em estradas com superfícies escorregadias ou molhadas. Ao detectar uma derrapagem excessiva na roda traseira durante a desaceleração, o DSCS ajustará a entrega do torque do motor para ajustar melhor a roda traseira à velocidade na estrada. A ação do DSCS nos modelos equipados com o C-DSCS pode ser ideal para curvas, com base no ângulo de inclinação detectado.

O DSCS é um item de série em todos os modelos CVO™ e Touring 2020. O C-DSCS é um item de série em todos os modelos em todos os modelos CVO™ e Touring 2020.

  • Controle assistente de parada do veículo (VHC)

Quando ativado, o VHC aplica e mantém a força de frenagem e impede que a motocicleta se movimente após o motociclista soltar os controles de freio. A principal função do VHC é impedir que a motocicleta se mova ao ser parada; por exemplo, em uma placa de pare em uma montanha, no semáforo em uma inclinação ou em uma descida íngreme ao sair de um estacionamento. O VHC é projetado para facilitar a pilotagem com confiança, minimizando o número de controles necessários para uma partida tranquila. O sistema aplica pressão ao freio até o motociclista acionar o acelerador e a embreagem para dar partida. O VHC também pode ser acionado quando a motocicleta for parada em uma superfície lisa e o motociclista quiser manter sua posição sem aplicar pressão na alavanca de freio.

O motociclista aciona o VHC aplicando momentaneamente pressão extra na alavanca de freio dianteiro ou no pedal de freio traseiro depois que a motocicleta parar completamente. Se o motociclista tiver dificuldade de parar e mantiver a pressão no freio depois de parar, o VHC também pode ser acionado sem que seja necessário aplicar mais pressão. Uma lâmpada indicadora do VHC se acenderá para confirmar a ativação ao motociclista, e o sistema ABS manterá a pressão sobre o freio depois que o comando da alavanca for solto. O VHC será desativado automaticamente quando o motociclista começar a dar partida depois de uma parada ou caso acione e solte o freio dianteiro ou traseiro.

O VHC não deve ser usado como freio de estacionamento, já que será desativado se o motociclista abaixar o cavalete lateral (em modelos com sensor de cavalete lateral, não disponível em todos os mercados), colocar a motocicleta em ponto morto nos modelos sem sensor de cavalete lateral ou se o motor for desligado. Na maioria das situações, após cinco minutos, a lâmpada indicadora pisca e o VHC será liberado se não houver nenhuma ação do motociclista.

O VHC é um item de série em todos os modelos CVO™ e Touring 2020.

A Harley-Davidson alerta que o VHC não deve ser usado como substituto do freio de estacionamento em nenhuma hipótese.

  • Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS)

O TPMS alerta o motociclista de que a pressão de ar dos pneus está baixa. É importante manter uma pressão de ar adequada nos pneus em prol do desempenho do veículo e da vida útil do pneu. O TPMS indica a pressão atual dos pneus dianteiro e traseiro na tela do Boom!™ Box GTS (ou no odômetro dos modelos Road King®) e exibe um indicador para alertar o motociclista quando a pressão do pneu estiver baixa e precisar ser verificada.

O TPMS é um recurso do RDRS e também está disponível como acessório à parte nas peças e acessórios originais Harley-Davidson para modelos Touring 2020 (exceto no Japão) com equipamentos ou rodas acessórias originais compatíveis com o sensor TPMS.

         O TPMS é um item de série nos modelos CVO™ e Touring 2020.

 

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  • A gente pilota de tudo, moto, carrinho de controle de remoto, Mobilete, fogão de vez em quando e alguns anos atrás pilotei Avião ... é... quando fiz meu curso para tirar CERTIFICADO DE PILOTO DESPORTIVO. Quem aí sonha em aprender a pilotar avião? Mesmo que um pequenino ? É assim que começa...
Neste post vou deixar aqui dicas úteis para quem quer começar a aprender a pilotar um ultraleve igual a este aí da foto!! Antes de começar o curso de pilotagem  verifique os níveis de cursos e aprenda por etapas. Meu primeiro curso foi o CPD (Certificado de Piloto Desportivo), esse curso deve ser o primeiro; com essa carteira (certificado), você pode voar até  40km a partir da area de decolagem e sempre pousar na pista que decolou. Depois dessa etapa, vem o segundo curso; CPR (Certificado de Piloto de Recreio), com esse certificado você voar por todo Brasil.
Ahhhh meuuu.... Experiência inexplicável....durante as aulas práticas a felicidade foi imensa, e a primeira vez que pude pilotar sozinha, foi maravilhoso, uma das sensações mais inusitadas da minha vida.  E fica a dica, Escolha uma escola homologada pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil). Eu comecei o curso na escola ultra freedom em Tatuí, interior de São Paulo, não terminei, : ( mas quem sabe eu volte ainda este ano? Ah, e tem moto que custa mais cara que este aviãozinho aqui 👆#pilotodesportivo #pilotodeaviao #pilotadeaviao #cpd #cpr #anac #tatui #aeroclube #voandoalto #mulheresqueinspiram #kolbflyer
  • Living a Live!! É.... não tem como fugir, em tempos de quarentena ( setentena) estamos também em tempos de medos, surpresas, mudanças, superações, reflexões...acredito que hoje somos pessoas diferentes, mais humildes, valorizamos mais as coisas pequenas, que não custam muita grana.
O que eu tenho aprendido com todos desafios e barreiras que a vida tem colocado no meu caminho? Priorizar a família, ações saudáveis ( motocar por aí  está incluso rs) e relacionamentos que somam e que tudo isso sim é realmente viver e aproveitar a vida de forma leve.... Nada pode ser muito fácil né? Afinal, se você achar um caminho sem obstáculos, provavelmente ele não te levará a lugar nenhum. E você? Me conta .... Descobriu algo diferente em você nesta quarentena? Foto by @epix.photo @gustavoepifanio
  • Molequices do passado!!! ah....quem não tem histórias “ fora da lei” pra contar vai? Uma hora a gente aprende, hoje tenho juízo 🙌... mas vou contar pra vocês....
Eu e minha amiga Cibele @sayurii_k por diversas vezes partíamos de moto ( ela na garupa levando os skates nos braços) em busca de aventura....procurando uma ladeira para descer de Longboard. Um certo dia...tivemos a ideia de descer o primeiro túnel da imigrantes de long...é...é sério.. conta pra ninguém tá? O plano era sair em um dia que estivesse rolando a operação comboio por causa da neblina , assim teríamos o túnel somente pra nós. E assim foi, seguimos até o túnel, ficamos por ali, “escondidinhas “. E quando parou de passar carro, chegou nosso momento, túnel todo nosso! E lá fomos nós, cabelos ao vento, só quem gosta de skate sabe do que estou falando....fantástico! Não tivemos tempo de fazer fotos, afinal .... estávamos vivendo ali uma aventura pra se fazer uma vez na vida, tínhamos que aproveitar cada segundo, sem tempo para cliques! 
Está foto aí que vocês estão vendo foi um dos nossos momentos de adrenalina, não podíamos ver uma decidinha, mas está aí foi suave.....O videozinho seguinte sou eu curtindo o longboard no parque do Ibirapuera, era a terapia da noite! E você já fez uma maluquice em busca do vento? #MeuPassadoMeCondena #Acelerada #HistoriasProibidas #longboardgirl #Longboard
  • Está foto deve ser de uns 6 anos atrás ( by @ikelevy ) eu com 8kg a menos... o que faz toda a diferença na hora de vestir jaquetas e calças para motociclistas. Tenho 1,70m , quadril largo, muitas vezes as calças de cordura apertam no bumbum ( por isso uso jeans com proteção da @hlxoficial e @use.corse ) e muitas vezes as jaquetas apertam no peito (hoje me servem bem as marcas Tutto, Dainese, Triumph, BMW e Harley). Muitos amigos e leitores que são mais cheinhos , me perguntam onde encontrar tamanhos maiores e reclamam que nada serve e não usam equipamentos por isso, “ falta de tamanho” e pelo que pesquisei, os tamanhos “ extras grandes” faltam  principalmente para mulheres! Isso é de fato, lamentável! Eu sempre fui muito vaidosa, e estar em forma sempre foi uma necessidade primeiramente para me sentir bem em relação ao meu bem estar , sentir força muscular, sentir o corpo resistente, flexível,  e depois sim, a preocupação com a parte estética, não posso negar que acho bacana vestir qualquer roupa e “pra mim” cair super bem! Lembrando que “ ser magra, não quer dizer que é saudável e vice-versa “ . Bom, só sei que esse lance de engordar não pode virar uma neura, e por isso mesmo que hoje em dia existe MODA de todo tipo para gordinhos e gordinhas, o que acho SENSACIONAL. Então fica a dica ai marcas de equipamentos para motociclistas, pensem mais nos gordinhos , falta tamanhos GRANDES!!!! Que tal as marcas pensarem nisso? E as marcas que tem todos os tamanhos, nos avisem aí!!!! Please!!! Ah pegando o gancho do assunto, fica a dica para as gordinhas que me seguem aí, ou que acham que estão acima do peso, fica aqui os perfis de mulheres influencers gordinhas que eu sigo, que são super exemplos e levantam a estima de qualquer uma! 
@alexandrismos @ju_romano @fluvialacerda @modices ( não é gordinha, mas mostra a celulite, a gordurinha localizada, sem filtro). Adorooooo!
  • Eu recebo diariamente mensagens de pessoas com dúvidas de qual moto comprar, de onde comprar, de qual equipamento usar etc etc, são muitas mensagens por e-mail, pelo Facebook e principalmente aqui pelo Instagram. Então vai uma enquete. o que faz vocês decidirem na escolha de uma moto, a opinião de Youtuber? De um amigo que possui a moto que você quer? Opinião de um vendedor? Opinião de nós especializados em duas rodas? Costuma fazer Test Ride? Responda pra mim??? Bjuuu Clique by @epix.photo @gustavoepifanio

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