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Testei – a HONDA GL 1800 GOLD WING TOUR

Publicado

em

Texto e fotos Por Eliana Malizia
A moto é pesada para pilotar? Você não tem medo de cair? Ela não é mais difícil de controlar? Aos medrosos de plantão, já logo aviso… “pilotar a Gold Wing é muito mais fácil do que você imagina”…
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Primeira Honda Gold Wing – a GL1000  

 A primeira Gold Wing foi Lançada em 1975, com o motor de 1000 cc. Motor 999cm³, refrigeração líquida e quatro cilindros opostos fixado horizontalmente. E claro, foi um sucesso, ela oferecia velocidade e conforto, uma junção  nunca apresentada antes. O sucesso foi tanto, que em 1976, a Honda lançou uma série especial.

 
Curiosidade: O modelo de 2006, lançada primeiramente nos Estados Unidos, trazia o primeiro air-bag de série do mundo em uma motocicleta.
Testei – a HONDA GL 1800 GOLD WING TOUR
O motor de 6 cilindros, com 1.833 cm³ entregando 126 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 17,3 a 4.500 rpm,

Chegou minha hora de testa-la, e assim que olhei a moto, logo passou pela minha cabeça, será que eu aguento? O tamanho dela assusta. Mas posso adiantar  que o tamanho dela é o tamanho do seu conforto, grande!
Estou falando de  2,58 metros de comprimento e 90,5 cm  de largura de muita sofisticação. Podendo chegar ate 500 kg, contando com bagagem e garupa.

A Gold Wing é a única e a primeira moto disponível com sistema de airbag de fábrica, uma inovação.

Eu pronta e ansiosa para acelerar a nova Gold, e de cara precisei da ajuda da marcha ré elétrica , já que tem este recurso,  para que usar a força das pernas ? PONTO SUPER POSITIVO.

A nova Gold Wing está mais compacta e leve (- 39 kg na versão Gold Wing e -18 kg na versão Tour),  que a versão anterior.

Na primeira acelerada entre os carros no trânsito, ja tive minha primeira impressão , “fácil” , muito fácil e suave de pilotar . Minha maior preocupação era o medo de sentir o peso da moto em baixa velocidade. Sabe quando você pilota uma moto grande, e quando você vai parar no fárol, o guidão da aquela “descontrolada”, então, esquece com a Gold, isso não acontece. Você não sente o peso da moto, mesmo em baixa velocidade e mesmo com garupa.
O câmbio DCT, oferece a inédita modalidade WalKing Mode,  que movimenta a motocicleta em velocidade limitada (1,8 km/h à frente e 1,2 km/h em marcha a ré) para auxiliar o piloto nas manobras de estacionamento.
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Depois de encarar com sucesso o primeiro desafio, o trânsito, entrei na rodovia totalmente tranquila e segura. Me adaptei rapidamente com a moto e a partir dali pude acelerar mais , dentro da velocidade permitida, claro!

O sistema DCT do câmbio de 7 velocidades é inédito na nova GL 1800 Gold Wing Tour. Isso permite que a touring ofereça uma troca de marchas suave e mais rápida. Esse tipo de sistema é excelente para viagens mais longas.
O câmbio DCT de dupla embreagem com 7 marchas pode ser utilizado na opção de pilotagem automática ou por troca manual, com mudanças por borboleta acionada na manopla.
O painel de LED é formado por uma tela de 7 polegadas contendo todas possíveis e imagináveis informações. Qualquer ação ou irregularidade aparece piscando na tela, como a pressão dos pneus ou um bagageiro que não foi devidamente fechado, aquecedor da manopla e bancos, além de muitos outros.
Ela vibra?
Não, a vibração é quase imperceptível. Mesmo nos mais altos giros. O motor ficou mais compacto e mais leve, e quando  pensava em acelerar mais forte, a resposta e torque foram imediatos.

Você encontra a disposição quatro diferentes modos de pilotagem: TOUR, SPORT, ECON e RAIN tudo controlado facilmente.
Traz também, acelerador eletrônico, controle de tração, assistente de partida em piso inclinado e sistema Start&Stop.

Confortável mesmo?
Opa, desde a sua primeira né?.. lá  em 1975, o grande sucesso foi exatamente por isso, perfeita para quem precisava de uma moto para longas viagens e com potência para chegar nos destinos mais rapidamente.
Agora a posição em que o piloto fica ( mais para frente da moto), esta ainda mais confortável , e pilotar a Gold esta ainda mais fácil.

O conjunto de suspensão também traz novidades e ajuda muito em todo esse conforto. Na dianteira, o sistema de direção passou a trabalhar separado do sistema amortecimento, dando ao conjunto maior agilidade no manuseio do guidão. Na suspensão traseira, encontramos um conjunto de balança do tipo monobraço conectado ao sistema pro-link, oferecendo maior estabilidade e segurança, principalmente em maior velocidade e curvas mais inclinadas.
Tanto a suspensão traseira como a dianteira tem a regulagem eletrônica automática através do modo de pilotagem selecionado, porém a regulagem da pré-carga da mola do amortecedor pode ser acionado de maneira independente, utilizando o comando eletrônico.
ABS de última geração e o sistema D-CBS (Dual Combined Braking System). Na dianteira, a Gold Wing conta com dois discos de 320 mm e, na traseira, um disco de 316 mm.
O sistema de som é potente e, graças à acústica que é criada pelo para-brisa de regulagem automática, entrega um som limpo e de muita qualidade. A Gold Wing é a primeira motocicleta a oferecer a conexão com o Apple CarPlay, que permite conectar  seu iPhone e operar aplicativos com mais praticidade e segurança.
CONSUMO MÉDIO? Pilotando maioria do tempo em rodovias, com garupa, a média foi de (19km/l ) podendo chegar até 21 (km/l).
E ai, curtiu? Então…se você tem um pouco mais de 160 mil, você leva isso tudo, sofisticação, segurança, tecnologia, conforto, uma moto com design futuristica e o melhor de tudo, sem dúvidas o que eu mais gostei, o  ronco do motor de 6 cilindros.
E pode se preparar para as babações e em cima da moto, para as perguntas e olhares curiosos. Ela é unica! 
Eliana Malizia

Ficha Técnica HONDA GL 1800 GOLD WING TOUR
  • Bateria: 12V – 20 Ah (10H)
  • Tipo: Diamond Twin Tube Type
  • Sistema Idiling Stop
  • Painel inovador de LED
  • Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 105 mm
  • Suspensão Dianteira/Curso: Duplo Braço Oscilante / 110 mm
  • Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 316 mm
  • Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 320 mm
  • Pneu Dianteiro: 130/70 – 18
  • Pneu Traseiro: 200/55 – 16
  • Farol: LED
  • Motor Tipo: OHC, seis cilindros 4 tempos, arrefecimento líquido
  • Cilindrada: 1.833 cc
  • Altura do assento: 745 mm
  • Bateria: 12V – 20 Ah (10H)
  • Combustível: Gasolina
  • Comprimento x Largura x Altura: 2.575 x 905 x 1.430 mm
  • Diâmetro x Curso: 73,0 x 73,0 mm
  • Distância entre eixos: 1.695 mm
  • Distância mínima do solo: 130 mm
  • Farol: LED
  • Ignição: Eletrônica
  • Óleo do Motor: 5,6 litros
  • Peso Seco: 369 kg
  • Potência Máxima: 126 cv a 5.500 rpm
  • Relação de Compressão: 10,5:1
  • Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM FI
  • Sistema de Partida: Elétrica
  • Tanque de Combustível: 21 litros
  • Torque Máximo: 17,3kgf.m a 4.500 rpm
  • Transmissão: 7 velocidades (câmbio DCT)

Preço público sugerido ( SP). Frete não incluso.

GL 1800 Gold Wing

A partir de R$ 142.012

 

Test Ride Honda Gold Wing Tour

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