Texto: Eliana Malizia
Fotos: Eliana Malizia
Eliana Malizia usa para esse teste: Capacete MT, jaqueta Dainese, Calça HLX, botas Mondeo e Luvas X14
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Teste – Ducati Mulstistrada 1200 S Touring
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Pela primeira vez piloto uma motocicleta que não encontro pontos negativos. Sei bem que testar uma moto é uma tarefa bastante particular, mas tenho certeza que muitos concordarão comigo. Conheça uma das motos mais desejadas pelos motociclistas viajantes.
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A motocicleta quatro em um
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A primeira importante observação; a moto não é simplesmente uma moto e sim quatro motos, e vou explicar; a Ducati Multistrada 1200 S conta com um computador de bordo onde você escolhe o modo mais apropriado para ocasião. Modo Enduro, modo Urban, modo Touring e modo Speed, esses são os 4 modos que faz dessa super moto ser mais que uma.
O modo Enduro lembra trilhas, lama e embora a Multistrada não tenha características apropriadas ela pode sim ser usada em obstáculos mais difíceis, mas esqueça o off road hard, a moto é muito alta e pesada para a ocasião. Você escolhendo o modo Enduro a suspensão se ajustará e ficará mais macia, o torque da acelerada diminui também ( 100 cv) e o controle de tração e o ABS são adaptados para situações de pouca aderência, tudo isso facilita a pilotagem em estradas de terra.
Já o modo Urban deixa ela menos arisca, mas também limita o motor a 100 cv, pude tranquilamente pilotar a Multistrada entre os carros nas ruas movimentadas de São Paulo, e por ser uma moto alta ajudou muito ao transitar pelos corredores entre carros; os retrovisores ficam acima dos retrovisores do carro, diminuindo muito a chance de uma colisão.
O modo Speed e o modo Touring ficam para a estrada, ambos com 150cv. Parti da Capital de São Paulo com destino ao litoral norte, onde acionei primeiramente o modo Speed, e posso dizer NOSSA, quanta potência!, por muitas vezes percebi que não era necessário engatar a sexta marcha, a quinta já era suficiente para uma viagem com ótima tocada. O modo Speed deixa a moto muito arisca, algo perfeito para uma pista, nenhuma necessidade de tanto torque em estradas e rodovias.
Optei finalmente em usar o modo Touring, o modo perfeito para mim, qual deixa a moto ainda muito forte, sem diminuir seus cavalos, porém não tão arisca, não me dava mais aquela sensação que a moto teria a sua frente levantada ou seja, que a qualquer momento eu sairia empinando sem querer. Foi a sensação que senti bastante pilotando a Multistrada no modo Speed.
Pilotei a maior parte do tempo no modo Touring e foi um passeio muito divertido e confortável. Indescritível a sensação de pilotar uma Ducati Multistrada, forte e ao mesmo tempo macia, muito rápida na resposta do comando do acelerador, nas curvas a moto parece deitar sozinha e não foi difícil raspar a pedaleira no chão, o conforto do garupa também é garantido, sem reclamações. Uma moto verdadeiramente perfeita e completa!
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Bacana lembrar
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O computador de bordo possibilita ajustar automáticamente conforme o peso que levará na sua moto, tem as opções de estar na moto sozinho, com ou sem bagagem e as opções com garupa e também, com ou sem bagagem. O seu sistema eletrônico de suspensão DSS (Ducati Skyhook Suspension), entra em ação conforme a situação. Ou seja, o sistema DSS é totalmente ajustável, assim, compressão e retorno da mola são controlados eletronicamente. No inicio estranhei o manuseio do computador de bordo, mas rapidamente aprendi a usa-lo. Fácil e Fantástico!
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Muito mais
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As qualidades não param por ai não! A mulstistrada foi lançada em 2009 e obteve algumas mudanças no modelo testado ( Multistrada S/2013), que conta com o mais recente sistema de freios ABS, conta também com controle de tração que possui quatro níveis de entrega de potência. O parabrisa é facilmente ajustável, você pode optar em deixa-lo mais abaixo da direção dos olhos , ou mais acima. Optei em deixa-lo mais alto e a vibração dele foi zero. A chave é um luxo a parte, a moto é ligada pelo sensor encontrado na chave e a mesma fica guardada no bolso da jaqueta. Só usei na hora de abrir o tanque para abastecer.
A multistrada possui a mesma tecnologia que equipa a superesportiva 1199 Panigale, um motor que resulta a melhora da queima de hidrocarbonetos e CO2 e, consequentemente contribui com a diminuição da emissão de gases.
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Freios
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Já os freios dianteiros, da grife Brembo, são fixados de forma radial no trem dianteiro. Possui disco duplo de 320 mm, com acionamento hidráulico de quatro pistões e na traseira, um único disco de 245 mm mordido por pinça de duplo pistão. Todos os modelos da linha Multistrada estão equipados com o sistema ABS Bosch-Brembo como item original de série, que pode ser desligado para pilotagem na pista, durante um off road, ou quando preferir.
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Finalizando
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A Ducati Multistrada me surpreendeu, forte, imponente, leve para tocar até mesmo meio o transito, ciclística de dar inveja em qualquer um, fora seu design que chama atenção por onde passa. Dizer que a moto é um Luxo seria pouco, a moto é versátil e completa. Se eu fosse colocar um defeito, seria um único somente; a Ducati Multistrada não ser minha, isso eu lamento!
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Ficha técnica Ducati Multistrada 1200 S
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Motor: A gasolina, quatro tempos, 1.198 cm³, dois cilindros em L, quatro válvulas por cilindro, acionamento desmodrômico de válvulas. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico,refrigeração líquida.
Câmbio: Manual de seis marchas com transmissão por corrente. Controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 150 cv a 9.250 rpm.
Diâmetro e curso: 106,0 mm X 67,9 mm.
Taxa de compressão: 11,5:1
Suspensão: Dianteira com garfo telescópico com amortecedor Marzocchi ajustável e curso de 170 mm. Traseira com link progressivo e amortecedor Sachs ajustável.
Chassi: Quadro: treliça tubular de aço.
Pneus: 120/70 R17 na frente e 190/55 R17 atrás.
Freios: Disco duplo semi-flutuante de 320 mm na frente e disco simples de 245 mm atrás. Oferece ABS.
Dimensões: 2,20 metros de comprimento total, 0,94 m de largura, 1,46 m de altura, 1,53 m de distância entre-eixos e 0,85 m de altura do assento.
Peso: 189 kg.
Consumo médio na estrada: 17 Km/l.
Tanque do combustível: 20 litros.
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Preço
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MTS 1200 ABS: R$67.900 (ABS, Controle de Tração e 4 níveis de pilotagem)
MTS 1200 S: R$79.900 (+ Suspenção Eletrônica SkyHook e malas laterais)
MTS PP: R$89.900 (Versão esportiva com muita Fibra de Carbono, escape Termignoni e cor diferenciada)
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Vejam um breve vídeo na estrada…
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