Por Eliana Malizia
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Nova Tiger 800
A Tiger 800, uma das motos mais premiadas pela crítica internacional. Quando a gente acha que o modelo de moto esta mais que perfeita, a montadora chega nos surpreendendo, deixando o modelo ainda melhor, o que eu achava difícil, já que a Tiger 800 sem dúvidas é um dos modelos Trail, mais confortáveis de pilotar. O motor tricilíndrico agora de última geração, perfil ainda mais off-road e muito mais…
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“Desenvolvemos várias atualizações importantes de tecnologia e desempenho feitas para melhorar a capacidade da nova Tiger 800 tanto na estrada quanto fora dela. Com avanços que complementam o estilo de pilotagem acessível, ágil e fácil da Tiger, bem como o equilíbrio e a presença já existentes no modelo, a nova linha 800 é feita para o máximo de aventuras todos os dias”, explica Waldyr Ferreira, General Manager da Triumph.
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A nova Tiger 800 conta com painel de instrumentos TFT coloridos de cinco polegadas freios dianteiros Brembo de alta especificação, configurações de suspensão otimizadas, punhos acoplados ao guidão incorporando botões com iluminação de fundo, iluminação LED muito mais eficiente, piloto automático atualizado, quadro avançado e carenagem especial.
6 modos de pilotagem: ‘Off-Road’, ‘Off-Road Pro’, ‘Road’, ‘Rain’, ‘Sport’ e ‘Rider’ (programável).
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Seu motor tricilíndrico de última geração, com 800 cc, confere agora mais potência imediata e um pico de potência de 95 cv. Seu escapamento ficou mais leve e teve o seu fluxo aprimorado, ganhando nova e empolgante sonoridade, mais esportiva. A linha ganhou uma nova relação de marchas que oferece uma primeira marcha mais curta para aumentar a tração off-road e a resposta de baixa velocidade em todas as estradas e oferecer uma aceleração mais imediata que dá ao piloto uma sensação verdadeiramente emocionante. A motocicleta também ganhou um novo modo de pilotagem, o “Off-Road Pro”, voltado para motociclistas mais experientes na condução fora-de-estrada, com até seis opções de modos de pilotagem diferentes.
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Agora é possível, por exemplo, desligar os sistemas eletrônicos de auxílio e ficar totalmente no comando da motocicleta. Outras inovações são a incorporação de freios dianteiros Brembo de alta especificação, suspensão Showa ajustável e novos pneus off-road.
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Pilotei a moto em diferentes situações, e de fato ficou muito mais confortável. O recuo do guidão em 10 mm, me deixou em uma posição de pilotagem bastante imponente. Peguei uma garoa fina na estrada, o que me fez perceber a utilidade do novo para-brisa, agora ajustável manualmente em até 5 posições. Me protegeu muito bem da chuva e do vento, não usava capa de chuva e mesmo assim fiquei com corpo 90% seco, Apenas as pernas ficaram mais molhadas.
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Bacana citar também sobre o assento; agora com duas posições de altura (810-830 mm nos modelos XR, 840-860 mm nos modelos XC), ajustáveis em 20 mm para adaptar-se ao estilo de pilotagem e ao terreno. Há também a Tiger 800 XRx low seat, com altura baixa da suspensão que, a 760 mm, é 50 mm mais baixa que as demais Tiger 800 XR.
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Enfim, foram atribuídas muitas melhoras e mantido os padrões essenciais, como freios ABS, controle de tração, acelerador eletrônico, piloto automático e assentos e manoplas aquecidas.
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ACESSÓRIOS: 50 acessórios opcionais, permitindo que o cliente personalize a moto para maximizar a sua experiência de pilotagem, independentemente do modelo escolhido.
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A nova Tiger 800 chegou ao Brasil com as seguintes opções de cores:
Tiger 800 XR (branca e preta – Jet Black e Crystal White)
Tiger 800 XRx (branca, preta e azul – Crystal White, Matt Black e Luceine Blue)
Tiger 800 XRx low seat (branca, preta e azul – Crystal White, Matt Black e Luceine Blue)
Tiger XCx (preta, branca, azul e verde – Jet Black, Crystal White, Luceine Blue e Matt Khaki Green)
Tiger 800 XRt (azul – Cobalt Blue)
Tiger 800 XCa (vermelha e verde – Korosi Red e Marine).
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Preço:
Tiger 800 XR (R$ 43.190,00)
Tiger 800 XRx (R$ 48.890,00)
Tiger 800 XRx low seat (R$ 48.890,00)
Tiger 800 XCx (R$ 51.390,00)
Tiger 800 XRt (R$ 54.890,00)
Tiger 800 XCa (R$ 55.890,00).
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Ficha técnica de todos modelos:
https://www.triumphmotorcycles.com.br/motocicletas/adventure/tiger-800/specification
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Nova Tiger 1200
Sem dúvidas a minha predileta; assim que dei as primeiras voltinhas, não tive dúvidas que seria ela a preferida para rodar grande parte do Test Ride ( São Paulo/Ilha bELA).
Por conta da roda dianteira ser menor que a 800, consegui colocar todo pé no chão, o que me deu mais segurança ( tenho 1,68). Ela também responde ainda mais rápido os comandos de direção, mais leve de pilotar…mais ágil, bruta….entre outros detalhes que vou contar ….
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O peso reduziu; A nova linha recebeu redução de peso de até 10 kg, por conta de vários desenvolvimentos no motor, quadro e sistema de escapamento. Isso melhorou ainda mais a resposta e a capacidade dinâmica de cada modelo, ao mesmo tempo em que aumentou significativamente a sua agilidade e manobrabilidade – tanto na estrada quanto no off-road.
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Os modelos XRt e XCa incluem um sistema de iluminação inovador, adaptável às curvas; a iluminação vai aumentando conforme você vai deitando a moto na curva. Achei incrível.
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A moto também conta com piloto automático atualizado, tela ajustável com display TFT colorido, nova iluminação de LED , novos interruptores com design ergonômico e iluminação de fundo, manoplas com aquecimento.
Conta com um novo sistema assistente para mudanças de marcha sem a embreagem (tanto para aumentar quanto diminuir a marcha).
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Ignição sem chave “amigável ao piloto” nos modelos XCx e XCa e um novo modo de pilotagem “Off-Road Pro” também nas versões XCx e XCa.
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O motor mais potente da categoria, são 141 cv, agora recebeu uma atualização e passou a oferecer maior potência imediata na faixa mais baixa de rotação e um ronco ainda melhor.
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Tiger 1200 e sua irmã Tiger 800
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A embreagem da motocicleta conta com suporte de torque, sistema que auxilia no controle do piloto em todas as superfícies.
Um novo conjunto de assento, posicionamento do guidão e geometria melhorada do quadro aumentam a ergonomia do piloto para uma posição de pilotagem com mais conforto em longas distâncias.
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Todas as melhorias, inclusive as novas especificações do pneu off-road, foram escolhidas cuidadosamente para aumentar o prazer do piloto.
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Uma nova carenagem, elegantemente esculpida, e novas rodas com muito estilo aumentam a presença e o visual marcante do novo modelo, enquanto novos emblemas metálicos, iluminação inconfundível em LED e visual contemporâneo criam pontos de interesse que chamam a atenção.
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Sistemas de gestão totalmente integrados controlados por uma Unidade de Medição de Momento de Inércia (IMU), sistema de frenagem integrado (desenvolvido com a Continental), freios ABS e controle de tração otimizados para curvas, controle de arranque em subida, acelerador eletrônico e até seis modos de pilotagem para configurar a motocicleta para que ela se adapte facilmente ao terreno ao apertar um botão. E mais: o para-brisa ajustável eletricamente torna todas as viagens ainda mais confortáveis.
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A nova Tiger também mantém os seus altos níveis de eficiência e segurança nas frenagens com freios Brembo de alta especificação, suspensão WP ajustável controlada pela tecnologia Triumph de suspensão semi-ativa, duas posições de altura do assento (835-855 mm), ajustáveis em 20 mm para adaptação ao estilo de pilotagem e ao terreno.
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Disponível nas seguintes cores: Tiger 1200 XR (branca e preta – Crystal White e Jet Black)
Tiger 1200 XCx (branca, preta e verde – Crystal White, Jet Black e Matt Khaki Green)
Tiger 1200 XCa (branca e verde – Crystal White e Marine).
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PREÇO:
Tiger 1200 XR (R$ 60.090,00)
Tiger 1200 XCx (R$ 73.190,00)
Tiger 1200 XCa (R$ 83.490,00)
Ficha técnica de todos modelos:
https://www.triumphmotorcycles.com.br/motocicletas/adventure/tiger-1200/specification