Há quase três décadas, os especialistas em aerodinâmica da Mercedes-Benz vêm quebrando um recorde após outro. No momento, os modelos da marca ocupam a melhor posição em aerodinâmica em praticamente todos os segmentos de veículos. A edição BlueEFFICIENCY do novo Classe CLA chegou até mesmo a estabelecer um novo recorde mundial com um Cd = 0,22 e resistência aerodinâmica (Cd x A) de 0,49. Aperfeiçoamentos altamente sofisticados, tanto no veículo como um todo como em itens específicos contribuem para esta boa performance. Da mesma forma, a nova Classe S estará no topo de seu segmento em eficiência aerodinâmica. Os modelos da Mercedes-Benz também lideram em quase todas as categorias de veículos no tocante à aeroacústica.
O ano de 1984 foi marcado pela estreia da TV a cabo na Alemanha, a pista Oeste do aeroporto de Frankfurt entrou em operação e os Jogos Olímpicos foram realizados em Los Angeles, nos Estados Unidos. No mesmo ano, a Classe E série W124 registrou um triunfo aerodinâmico, com Cd = 0,29. Foi o primeiro sedã produzido em série a alcançar um Cd abaixo de 0,30, estabelecendo um parâmetro a partir do qual todos os carros do segmento são avaliados até hoje – e que de forma nenhuma conseguem igualar.
Desde então, a Mercedes-Benz tem estabelecido um recorde aerodinâmico atrás do outro, em todas as classes e configurações de veículos. O segredo desta liderança contínua está nos seguintes fatores:
· Boa conceituação dimensional básica e formas externas otimizadas
· Parte inferior dos veículos otimizada aerodinamicamente, com revestimento abrangente do compartimento do motor e outros componentes inferiores
· Grande área coberta no eixo traseiro
· Abafador traseiro aerodinamicamente desenvolvido seguido por um difusor
· Molduras das rodas com defletores aperfeiçoados e outros componentes, como “pestanas” nas aberturas de ventilação
· Grande balanço dianteiro, otimizando o fluxo de ar para e sobre as molduras das rodas dianteiras
· Design aerodinamicamente eficiente das seções dianteira e traseira e da borda traseira do teto
· Calotas ou rodas de liga leve especialmente desenvolvidas, com baixa resistência ao vento
· Carenagens dos espelhos externos otimizadas aerodinamicamente
· Ombros baixos na coluna A, com geometria da coluna adaptada
· Lábio defletor em todas as lanternas traseiras
· Melhor vedação da seção do radiador e condução do ar para melhor uso do fluxo na refrigeração
· Utilização de um sistema de controle do ar de refrigeração do motor (grade ajustável)
· Vedação do contorno dos faróis
Um dos itens recentes na parte inferior do carro é o defletor patenteado das rodas já mencionado, que foi desenvolvido com a ajuda da análise do fluxo de ar. Este componente, aparentemente sem importância, reduz a turbulência indesejada do ar nas caixas das rodas de três formas: abaixando a turbulência aerodinâmica, desviando o fluxo de ar para longe das rodas e estabilizando as ondas transversais com sua borda serrilhada. O efeito do defletor da roda ocorre da mesma forma independentemente do nível da suspensão ou das dimensões da roda.
Esse tipo de defletor foi empregado pela primeira vez no Classe B (2011), que atingiu um novo recorde para carros produzidos em série com traseira fechada: Cd = 0,26. A turbulência traseira também é consideravelmente reduzida. Com uma forma básica definida de acordo com aspectos aerodinâmicos, o grande defletor do teto atua como uma barreira ao fluxo de ar, assim como as lanternas traseiras. Um total de 278.000 horas de computação e 1.100 horas no túnel de vento foram usados no aperfeiçoamento aerodinâmico do Classe B.
O defletor da roda patenteado também é usado no Classe CLA (2013), que tem o menor de todos os CDs, tanto entre os modelos da Mercedes-Benz como entre todos os carros de série feitos no mundo 0,23. O CLA 180 BlueEFFICIENCY Edition, com lançamento programado para junho, irá melhorar ainda mais esta marca, com Cd = 0,22.
Seja em carros compactos como o novo Classe A (2012, Cd = 0,26), cupês como o Classe E Coupé (2010, Cd = 0,24), sedãs como o Classe E (2009, Cd = 0,25), esportivos como o SL (2012, Cd = 0,27) ou SUVs como o Classe M (2011, Cd = 0,32), nunca antes veículos desses segmentos obtiveram valores de Cd tão baixos. O novo Classe S está pronto para continuar esta tendência.
Um panorama dos principais dados aerodinâmicos de toda a linha de automóveis de passageiros da Mercedes-Benz:
Modelo |
Cd |
Área frontal (A) m² |
Resistência aerodinâmica (Cd x A) m² |
Classe A |
0.27
BEE: 0.26 |
2.20
BEE: 2.20 |
0.59
BEE: 0.57 |
Classe B |
0.26
BEE: 0.24 |
2.42
BEE: 2.42 |
0.63
0.58 |
Classe CLA |
0.23
BEE: 0.22 |
2.21
BEE: 2.21 |
0.51
BEE: 0.49 |
Classe C¹ |
0.26/0.26/0.29 |
2.16/2.11/2.18 |
0.56/0.56/0.64 |
Classe GLK |
0.34 |
2.55 |
0.87 |
Classe E² |
0.25/0.24/0.29/0.28 |
2.31/2.12/2.30/2.14 |
0.59/0.51/0.66/0.60 |
Classe CLS³ |
0.26/0.29 |
2.28/2.30 |
0.59/0.66 |
Classe S |
0.26 |
2.40 |
0.62 |
Classe SLK |
0.30 |
1.98 |
0.59 |
Classe SL |
0.27 |
2.12 |
0.58 |
Classe M |
0.32 |
2.87 |
0.93 |
Classe GL |
0.35 |
2.96 |
1.04 |
Classe R |
0.31 |
2.80 |
0.87 |
Classe G |
0.54 |
2.97 |
1.60 |
SLS AMG4 |
0.36/0.36 |
2.14/2.11 |
0.77/0.76 |
BEE = BlueEFFICIENCY Edition, 1 Sedã/Cupê/Station, 2 Sedã/Cupê/Station/Conversível, 3 Cupê/Shooting Brake, 4 Cupê/Roadster
Maior conforto de rodagem graças ao menor ruído do vento: aeroacústica
Os modelos da Mercedes-Benz também lideram em aeroacústica em quase todos os segmentos. O novo CLA terá o menor nível de ruído de vento em sua categoria. Várias medidas contribuem para este posicionamento de topo:
· Portas sem molduras com vedação de múltiplos estágios
· Alto efeito isolante das janelas laterais
· Espelhos externos montados longe da carroceria com formato otimizado, já conhecidos das Classes C, E e S
O ruído externo também é minimizado pela altura reduzida do ombro da coluna A.
Graças à sua capota de tecido acústica de série, quando fechado, o Classe E Cabriolet tem um dos interiores mais silenciosos do segmento de conversíveis premium com quatro lugares e teto de tecido. A qualidade excepcional de isolamento dessa capota de tecido ressalta a notável redução do nível de ruído interno comparado às capotas de pano convencionais. O ruído proveniente de outros veículos, assim como o do vento, é absorvido mais eficientemente.
Contribuição para a segurança ativa: medidas antissujeira
Medidas contra o acúmulo de sujeira são outro ramo da aerodinâmica – outra área onde os especialistas em aerodinâmica da Mercedes-Benz tem liderado por muitos anos. O acúmulo de sujeira pode resultar da chuva, dos veículos transitando à frente e dos respingos provenientes das rodas do próprio carro. Manter as janelas e as superfícies dos espelhos externos tão limpos quanto possível, garantindo assim a melhor visibilidade em todas as condições, contribui para a segurança ativa do veículo.
No túnel de vento, os especialistas em aerodinâmica aperfeiçoam componentes do carro com a ajuda de um líquido fluorescente que torna a sujeira claramente visível. O objetivo é direcionar a água para fora, de forma que as janelas laterais e as lentes dos espelhos externos se mantenham limpas. Isto é influenciado pela geometria da coluna A com seus componentes e a geometria dos espelhos externos e molduras das janelas, ou frisos de acabamento, no caso de portas sem molduras.
Usando o espelho lateral como exemplo, modificações geométricas mínimas na carenagem do espelho e refinamentos em detalhes, como o uso de vedação e de uma faixa especial de retenção da água, permitem que o acúmulo de sujeira seja consideravelmente reduzido. A norma na Mercedes-Benz é que, na chamada área central de visibilidade, não devem aparecer spray, pingos ou gotas d’água isoladas na superfície do espelho.