Connect with us

Esporte e Ação

Autódromo de Interlagos presente nas memórias de Ayrton Senna

Para celebrar o aniversário de 56 anos que Ayrton Senna faria hoje, o Instituto que leva seu nome lançou um site com memórias do piloto brasileiro, falecido em 1994, cuja trajetória teve momentos marcantes no Autódromo José Carlos Pace – Autódromo de Interlagos. A página Memórias de um Campeão…

Publicado

em

Para celebrar o aniversário de 56 anos que Ayrton Senna faria hoje, o Instituto que leva seu nome lançou um site com memórias do piloto brasileiro, falecido em 1994, cuja trajetória teve momentos marcantes no Autódromo José Carlos Pace – Autódromo de Interlagos.

A página Memórias de um Campeão (ayrtonsenna.com.br/memorias) conta um pouco da carreira do tricampeão mundial de Fórmula 1 com uma notícia diferente em cada um dos 365 dias do ano – de conquistas nas várias categorias nas quais Senna disputou até fatos e notícias em que ele foi destaque na imprensa.

Além do aniversário do piloto, março é muito representativo para os brasileiros, pois, durante um período, o mês abria a temporada do calendário da F1 com o Grande Prêmio do Brasil. E Ayrton Senna conquistou duas vitórias no Autódromo de Interlagos, nos anos de 1991 e 1993, que ficaram para sempre na história do automobilismo nacional.

senna2.278552_587356_kartodromo_ayrton_senna_090415_foto_josecordeiro_11_web_

  • 24 de março de 1991: uma das vitórias épicas em Interlagos foi protagonizada por Ayrton Senna em 1991. Faltando apenas seis voltas para o final, ele perdeu a terceira marcha. Na sequência, perdeu a quarta e, com mais duas voltas, perdeu a quinta marcha. Mesmo assim, com apenas a sexta marcha, conseguiu levar o carro até o final e venceu a corrida para delírio dos fãs.

  • 28 de março de 1993: largando na terceira posição, Senna teve sua segunda vitória no GP do Brasil em Interlagos, em uma prova histórica com piso molhado e a pista invadida pelo público.

  • 26 de março de 1994: na abertura da temporada da Fórmula 1 daquele ano, Ayrton Senna garantiu a pole position no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos.

 

 

S do Senna

Nos anos 1980, a prova do GP do Brasil foi disputada no Rio de Janeiro, mas as reformas realizadas no Autódromo de Interlagos no final dessa década permitiram que a categoria retornasse à capital paulista em 1990.

Durante a elaboração dos projetos, uma das exigências era que o circuito fosse mais curto, já que a pista tinha 7.873 metros de extensão. E entre as pessoas envolvidas estava justamente o piloto brasileiro Ayrton Senna, que sugeriu uma curva em “S” no final da Reta dos Boxes.

Com isso, a pista ficou com 4.325 metros de extensão e posteriormente a curva ficou conhecida como “S do Senna”, num difícil trecho de forte desaceleração e desnivelamento do terreno.

Homenagem póstuma

Doze curvas, 1.150 metros de extensão e quase meia década de existência. Inaugurado em 1970, este é o Kartódromo de Interlagos, uma das primeiras pistas dedicadas à modalidade. Em 1973, na primeira prova oficial de Senna na pista, ele cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no kart, aos 13 anos.

Considerado berço do automobilismo brasileiro – por onde passaram os principais pilotos tupiniquins – o equipamento foi rebatizado de Kartódromo Ayrton Senna em 1996, como homenagem ao tricampeão de Fórmula 1.

5 motivos pelos quais Interlagos é uma das pistas preferidas dos pilotos:

  • 1 – É um dos autódromos mais tradicionais do campeonato – completou 75 anos em 2015

  • 2 – Possui maior nível de dificuldade pelo grande desnível de 58 metros entre o ponto mais alto (Reta dos Boxes/ da Largada) e o mais baixo (Reta Oposta)

  • 3 – Tem diversos pontos de ultrapassagem

  • 4 – Tem boa cobertura asfáltica e com grande aderência, especialmente após as reformas de 2014

  • 5 – É um dos poucos circuitos no mundo que tem o sentido anti-horário, gerando carga adicional de esforço físico pelos pilotos.

 

 

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Obrigada Deus, por conhecer tanta gente bacana...por participar de tantos eventos incríveis...obrigada por ter um trabalho que amo. 🙌🙌🙌
  • Ontem, domingo dia 20 de outubro. Mais um dia pra ficar pra história! Aconteceu a terceira edição do ACDC no @johnniewash. 100 mulheres motociclistas levaram na garupa pacientes com câncer para rodar pelas ruas de Sampa! Emocionante ? Muito! Rolou palestras, presentes, sorteios, e uma troca de energia sensacional... Fotos by @arthurseraphim - obrigada @johnniewash , @axxisbymt, @harleydavidsondobrasil @bmwmotorradbr @triumphbr @ricardo.t.medrano @sandracavalheiro @deka.rg @debs_legnani @ks1951 @webmotors @marianaromerorp
  • Aceleradinha chegou! Minha filha!!! Fruto do verdadeiro amor! #aceleradinha #mamaeacelerada
  • Sem dúvidas, um dos lugares mais bacana que conheci neste ano! Pirenópolis/Goiás. Cola no site que tem todas as dicas sobre a cidade. Próxima parada? Chapada dos Veadeiros!!!! Claro, de Harlão!!! #RoadGlideUltra #Harleydavidsondobrasil #roadglide #onroad #naestrada #publicidade #lifestyle #aventura #mototerapia #acelerada #goprobr #goprobrasil
  • 20 de OUTUBRO - Mais um evento lindo, levaremos mulheres com câncer para um passeio  em Sampa, e é claro, será na garupa das nossas motos!!!🤘🤘🤘. AC/DC – Lições que aprendemos Antes e Depois do Câncer , onde? 
Johnnie Wash (Rua Gomes de Carvalho, 815 – Vila Olímpia – SP). Para as inscritas - chegar  a partir das 9h
Para galera que não vai levar garupa , motociclistas mulheres ( não inscritas), homens etc, serão bem vindos, chegar a partir das 11hs.  Link para inscrição no site www.acelerada.com.br ( vagas limitadas)
#jwapoia #johnniewash #acdc #outubrorosa #elaspilotam #acelerada #lacorosa #manascat #aceleradas #mascotinharider #classicladyridersbrasil #ladiesridein #mulheresquepilotam #mulheresdemoto
  • Harley-Davidson Riders Camp 2019, um dos eventos que não perco por nada. Resuma-se em Motos ( claroooo), Camping, sol, piscina, céu estrelado, cheiro de mato, cinema ao ar livre, pipoca, show, rock, comida boa, amigos, diversão .... enfim.... só GOOD VIBES!!! #riderscamp2019 #
  • Aqui só tem gente feliz , @_aceleradas_ !!!!!!!!!
  • WE WANT YOU! Dia 20/10 (domingo) vamos organizar mais um tributo à força feminina e prevenção ao #cancerdemama #outubrorosa 
Por isso, você mulher motociclista que quer participar e que consegue levar alguma paciente na garupa junte-se a nós por esta linda causa!!! E você paciente em tratamento ou já curada, esperamos por vocês! Links para inscrições ( vagas limitadas) no site www.acelerada.com.br 
#jwapoia #johnniewash #acdc #outubrorosa #elaspilotam #acelerada #lacorosa #manascat #aceleradas #mascotinharider #classicladyridersbrasil #ladiesridein #mulheresquepilotam #mulheresdemoto #motogirl

Saiba Mais sobre o Evento:
Pelo terceiro ano consecutivo, o Johnnie Wash,  complexo comandado pelo bike buider e apaixonado por motos, Ricardo Medrano, organiza no próximo dia 20 (domingo) ação em prol do Outubro Rosa intitulada “AC/DC – Lições que aprendemos antes e depois do Câncer”. O evento tem como objetivo valorizar a luta de todas aquelas que estão ou que já fizeram o tratamento contra a doença levando assim, autoestima e confiança à todas elas. 
A concentração será no @johnniewash . O Batalhão da Polícia do Exército fará a escolta das mulheres pelas ruas de São Paulo.
  • O que falar das @_aceleradas_ ?  Aqui o espaço é pra todas, você pode ter motinho, você pode ter motão, você pode ser super experiente, você pode ser recém habilitada, pode gostar de custom scooter, esportiva, naked, classica, Big trail, você pode vir e ir quando quiser! “Aceleradas” não é um motoclube e nem motogrupo, é a junção de todos os “motoclubes de mulheres”. A unica regra é fazer novas amizades e ser feliz sem julgamentos, sem preconceito. Um um de mulheres motociclistas e garupas! Resumindo, um encontro para todas as tribos! Fotos by @fernandalimafotografa #aceleradas #estilodevida #lifestyle #elaspilotam #mulheresmotociclistas #ducati #ducatibrasil #xdiavel

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com