Connect with us

Sem categoria

Aventura em Duas Rodas – Portugal – Parte final

Provesende sem duvidas ficara na memória, tive a sensação que voltei ao tempo, as pessoas por lá vivem como antigamente, jeito simples, sem veículos, sem frescuras e luxo. Deixei essa Aldeia com aperto no coração e parti para mais um dia na estrada, sentido Porto. Outro dia curtir belas paisagens, dia de margear o Rio Douro rodeado por vinícolas seculares…

Publicado

em

Aventura em Duas Rodas em Portugal

 

Texto e Fotos: Eliana Malizia

 –

Provesende até Porto

Provesende sem duvidas ficara na memória, tive a sensação que voltei ao tempo, as pessoas por lá vivem como antigamente, jeito simples, sem veículos, sem frescuras e luxo. Deixei essa Aldeia com aperto no coração e parti para mais um dia na estrada, sentido Porto.

Outro dia curtir belas paisagens, dia de margear o Rio Douro rodeado por vinícolas seculares, passagem pela Régua onde a parada para visitar o Museu do Vinho do Porto também claro,  foi uma parada obrigatória.

Não tinha como não parar todo o tempo para fotografar a paisagem e imensidão de vinícolas e  sentir com calma o perfume da uva que por toda estrada vinha junto com o vento.

Chegando em Porto claro, fui logo passear. Outro lugar que pretendo voltar com mais calma, muita atração histórica, cultural e restaurantes. Fiquei perdida com tamanho opção de atrativos.

Porto esta situada nas encostas do Rio Douro, é a segunda maior cidade de Portugal. Caminhei pelo centro Histórico, passando pelas  ruelas com suas casinhas  debruçadas umas sobre as outras, e nelas sempre alguma senhora portuguesa observando o movimento.

Primeira parada

Torre dos Clérigos, ela fica no alto de tudo, bem perto dela fica a famosa Livraria Lello, praticamente um monumento, um edifício neogótico, branco por fora e todo forrado em madeira por dentro,  construído em 1906. O interior é deslumbrante, uma obra de arte com um vitral enorme no teto e uma escadaria toda em curvas. Dali desci até a estação de São Bento, erguida no início do século 20 no local de um antigo convento. O átrio tem 20 mil azulejos do pintor Jorge Colaço que resumem a história de Portugal. Depois caminhei na Zona da Ribeira, entre becos e ruelas sinuosas beirando o Rio Douro, uma zona pitoresca ótima para fazer lindo retratos.

Dou outro lado do rio, a cidade vizinha Vila Nova de Gaia, famosa pelo sucesso dos sues vinhos, só atravessar a ponte metálica Luiz I e pronto, se tiver a pé, aproveite para degustar os vinhos ou se preferir embarque num passeio de barco.

Casa da música

Outra parada que achei interessante, a Casa da musica também faz parte do cartão postal da cidade. O  edifício, inaugurado em 2005, tem geometria semelhante a um diamante. Por causa da arquitetura moderna, da assinatura de grife do Holandês Rem Koolhaas e da programação bacana de espetáculos, atrai gente de todo Portugal.

A noite chegou e escolhi um restaurante na beira do rio, de frente a ponte metálica que fica toda iluminada, o lugar fica ainda mais belo com tantas luzes brilhando, um brinde com um vinho do porto e já comecei a me despedir, no dia seguinte comprinhas de artesanatos para levar de lembrança para o Brasil e “pé na estrada”, agora com destino a Óbidos.

Porto até  Óbidos

Antes de chegar em Óbidos, uma parada em Coimbra, onde existe a universidade mais antiga de Portugal, que existe desde 1290. Alcobaça também foi um local para uma parada, onde visitei o Mosteiro classificado  Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este imponente mosteiro é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitetura de Cister em toda a Europa.

Bem vindo

Que maravilhosa sensação senti, assim que cheguei  na Cidade de Óbidos, de imediato nota se que é uma vila antiga, construída dentro das muralhas de um Castelo da Idade Média, e esse Castelo foi onde me hospedei. Esse Castelo é conhecido como uma das sete maravilhas de Portugal, sem dúvidas Óbidos foi um dos pontos fortes da minha viagem.

Óbidos é uma Vila da sub-região do Oeste, região Centro ,com cerca de 3 500 habitantes.

Em 1527 viviam 161 habitantes na vila, e essa vila amuralhada hoje é idêntica ao passado. Isso deixa o local ainda mais pitoresco.

Deixei as bagagens no quarto e a pé percorri os principais locais e monumentos, provei uma ginjinha tradicional da região e continuei a caminhar, impressionada  com essa vila,  rodeei toda a muralha dando volta na vila toda. Um dia basta para conhecer a Vila e fica a dica: esse é um local que não pode deixar de conhecer. Fiquei com gostinho de quero mais.

Óbidos a Lisboa

E já começo a me despedir de Portugal,  amanheceu em Óbidos e parti para o ultimo dia de viagem de moto, antes de chegar em Lisboa, fugi um pouco da rota dos Reis e fui conhecer Nazaré e  atravessando o Rio Tejo, as praias de Setubal, no lado Sul de Lisboa. O parque natural da Serra da Arrábida é uma das estradas mais lindas de Portugal, ali fazem muito comercial de motos.

Já em Nazaré, uma praia muito conhecida pelas gigantes ondas,  onde um surfista havaiano, o Garrett McNamara , pegou uma onda de 34 metros de altura, essa onda foi um fenômeno  gigantesco motivado por um acidente geomorfológico raro na costa da Nazaré, o maior do gênero em toda a Europa.

Despedindo me

Depois do ultimo dia do passeio, de volta a Lisboa, devolver a moto para a Agência e aproveitar o ultimo dia para desfrutar Lisboa. Fiquei encantada com Portugal, um país recheado de beleza e cultura, não teve nenhuma cidade ou região que não tivesse algum atrativo interessante, senti orgulho do turismo desse País. Cada lugar um diferencial, algo marcante para nunca mais esquecer.

A viagem foi muito bem programada, hotéis deslumbrantes escolhidos a dedo pelos agentes de viagem. Essa viagem decidi a não fazer em grupo e nem com guia, quem me acompanhou foi meu namorado César, que também ficou deslumbrado com tudo que conheceu e durante todo roteiro teve toda paciência do mundo em me seguir, mesmo eu errando alguns caminhos e fazer centenas de paradas para fotografar. Viagem de sucesso, lugar maravilhoso e clima perfeito.

E ficarão lindas lembranças e muitas histórias para contar, é o que trouxe de mais importante na bagagem.

Hotéis de quatro e cinco estrelas que me hospedei nessa viagem:

Hotel Pestana Palace Lisboa – Lisboa

http://www.hotelpestanapalace.com/

Pousada Cidadela de Cascais  – Cascais

http://fortalezadacidadela.com/

Palace Lous㠖 Lousã

http://www.palaciodalousa.com/

Pousada de Belmonte  – Belmonte

http://www.conventodebelmonte.pt/

Morgadio da Calçada – Provesende – Sabrosa

http://www.morgadiodacalcada.com/

Pousada do Freixo Porto  – Porto

Pousada de Óbidos – Óbidos

Hotel Inspira Santa Marta  – Lisboa

http://www.inspirahotels.com/lisboa.html

Contato agência de mototurismo:

AGRADECIMENTO:

Agencia Patrocinadora desta viagem: Motoxplorers  e Carlos Azevedo. Site: www.motoxplorers.com

 

17-DSCN0134 20-DSCN0150 22-DSCN0157 23-DSCN0162 25-DSCN0179  28-DSCN0199 29-DSCN0205 31-DSCN0212 33-DSCN0220 35-DSCN0230 40-DSCN0248 42-DSCN0262 45-DSC_0012 46-DSC_0017 47-DSC_0024 48-DSC_0034 52-DSC_0068 53-DSC_0075 54-DSC_0084 55-DSC_0095 57-DSC_0107 58-DSC_0117 59-DSC_0122 67-DSC_0191 69-DSC_0239

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Em tempos de Pandemia, não podemos esquecer “também”, dos #MotoEntregadores !!! Deixe vofe também seu bilhetinho de agradecimento para um moto entregador! Eles merecem! Meu bilhetinho de hoje foi.... Olá 
Moto entregador , como vai?
Obrigada por trazer o remédio até a minha casa!
Obrigada por trabalhar dia e noite para nos atender mesmo em tempos de guerra contra coronavírus!
Lhe deixo um simples presente, um par de luvas, para sua segurança, afinal, nós também nos preocupamos com você! 
Tenha um
Bom dia! 
Um abraço de “longe”, Eliana Malizia #motoentregador #motofretista #motoboy #ObgMotoEntregador #corona #coronavirusbrazil #coronavírusbrasil #coronovirusbrazil #pandemia  #covid_19 #covid19
  • Vamos aproveitar a quarentena e estudar algumas técnicas OFF ROAD para curtir seu próximo role de moto com mais segurança e confiança?  Hoje vamos falar sobre a POSTURA CORRETA! 
Então vamos lá, e quem tiver mais dicas, escreva pra nós! - Os braços devem estar sempre semi-arqueados para controlar melhor a moto e absorver melhor o impacto. - Tronco posicionado à frente.
- Ponta dos pés na pedaleira e joelhos pressionando levemente o tanque, para aliviar a força dos braços. - Olhar sempre para frente. - Quando pilotar em pé, mantenha os joelhos semi-flexionados para melhor absorção do impacto. E nesta postura, o ideal é projetar o tronco ainda mais para frente.
Ah e no vídeo, sou eu, numa Trip, de Yamaha Crosser aprendendo muito com os FERAS  @jorge.negretti @wellingtongarcia21 e @ricardomartins274
  • Quantas vezes me perguntaram “Eliana, QUAL FOI SEU MAIOR DESAFIO EM CIMA DE UMA MOTO”? Sem duvida alguma , meu maior desafio nestes meus 20 anos de experiência,  foi a trilha para chegar no Cânion Espraiado em Urubici. 
Uma trilha de apenas 12km. Difícil , nível Hard!! A trilha me parecia mais um enduro e tão exaustiva que parecia não ter fim, parei , cai, levantei, chorei, pensei em desistir, levantei de novo. Neste meio tempo, aparece @jorge.negretti e @ricardomartins274 do meu lado falando bem alto, “ cara, tá muito escorregadio e com muita pedra pontuda , tá muito difícil de subir”. Bom, se os TOPS PROFISSAS estavam achando difícil , imagina eu? Logo em seguida um colega nosso desistiu da trilha ... poutz! Fiquei mais tensa! Eu, única  mulher ali, e pra mim não fazia diferença alguma , não teria problema algum em desistir , mostrar que fiquei exausta e ir para o carro de apoio. Não tenho este orgulho, mas....tentar até o final é da minha personalidade, não gosto de deixar nada pela metade. Porém, eu tinha um grande SEGREDO ali, guardado só comigo, e não podia contar e nem desabafar com ninguém. Eu estava grávida de uns 40 dias, e não havia contado pra ninguém do grupo. Eu fiquei sabendo um dia antes da viagem, e não podia deixar a yamaha na mão. Parti para a viagem animada, mas confesso que um pouco insegura, eu carregava meu bebezinho. 
Pra quem não sabe, as primeiras semanas de gestação a gente se sente mais cansada e com muito sono. Na verdade eu não me sentia grávida e muito menos mãe , mas eu sabia ali que eu estava sim grávida! 
Eu não sei da onde tirei tanta força pra aguentar a trilha toda! Havia chovido, tinha muita lama, e sei que muitos motociclistas que tentaram seguir/subir até o Cânion, caíram, desistiram, quebraram a moto... poucos conseguem subir! Mas fui até o fim...com o incentivo dos meninos, com a minha força de vontade , e claro, a  Xtz Crosser facilitou a vida, mesmo com pneus não apropriados para uma trilha HARD, a moto é leve ...e isso ajudou muito! Ah, e no próximo post contarei mais sobre o Cânion Espraiado. Que este post sirva como motivação para todos aqueles que não acreditam em si mesmo! 💪
  • Atravessar um RIO , cheio de pedras “extremamente” 
escorregadias, e de moto? Oi? Pensei que fosse pegadinha, mas quando soube que não era, confesso que ADOREI o desafio e clarooooo fiquei super empolgada!!! Sem duvidas uma das melhores  partes da viagem! A 40 km de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o Parque Estadual do Tainhas abriga o curioso ‘Passo do S’. Um lajeado natural do rio Tainhas, onde o nível da água é mais baixo e por isso é possível atravessar de carro ou moto. E lá fui eu, de Yamaha Crosser!!!!
A experiência é conhecida como ‘Travessia do Passo do S’ , ah e não posso esquecer de contar - em poucos metros , o Rio vira uma queda de 20 metros de altura, é mole? Não! Mas foi lindo lindo lindo! Amanhã conto sobre a parte da viagem que senti muito medo, tremi, chorei e pensei em desistir... 😉🤪#passodoS #cambaradosul
  • Quem aí já fez uma grande aventura com uma moto de baixa cilindrada? Está semana publicarei dicas para quem quer viajar com suas “motinhos”! Está minha Trip foi Punk é Maravilhosa - varias serras sinuosas, atravessamos rio ( Fotos e vídeos na próxima postagem), fizemos uma trilha HARD no Cânion Espraiado ...total de mais de 2000 km, tudo isso aí com segurança e sucesso, pilotando uma YAMAHA CROSSER 150cc! Quem encara? Foto @idario.cafe #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Vamos viajar sentados no sofá de casa? ASSISTAM a WEBSERIE Tour Interativo CROSSER no canal da @yamahabrasil no YOUTUBE! Foi uma das minhas MAIORES AVENTURAS!  #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Uma vez um “indivíduo” comentou em uma das minhas postagens, o seguinte ... “ você mostra que pilota moto grande, mas se derrubar a moto vai precisar pedir ajuda para um homem né? ”. Eu até agora não entendi o pq do questionamento e mais, qual seria o problema de ter que pedir ajuda para um homem? Aliás, quantos homens aí já precisou de uma força depois de derrubar a moto? Isso só me faz lembrar que já precisei de ajuda sim pra levantar uma moto e foi uma mulher  que me ajudou a levantar ! Só pra constar e lembrar!!! #RespeitaAsMinas #Aceleradas
  • Vídeo/Teaser acelerando a Gold Wing, matéria completa no site www.ACELERADA.com.br
  • A moto é pesada para pilotar? Você não tem medo de cair? Ela não é mais difícil de controlar? Aos medrosos de plantão, já logo aviso… “pilotar a Gold Wing Tour é muito mais fácil do que você imagina”…quer saber tudo? Visite o site www.acelerada.com.br #hondamotos #motoremaza #goldwing #hondagoldwingtour #hondagl1800goldwing #hondagl1800 #hondeiros #hondabrasil #honda #testride #mulheresmotociclistas #mulheresdehonda #testride #acelerada #lifestyle #aventura #adventure #mulheresdeatitudes #empoderadas #onroad #naestrada 
_

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com