Connect with us

Sem categoria

Aventura em Duas Rodas – Portugal – Parte final

Provesende sem duvidas ficara na memória, tive a sensação que voltei ao tempo, as pessoas por lá vivem como antigamente, jeito simples, sem veículos, sem frescuras e luxo. Deixei essa Aldeia com aperto no coração e parti para mais um dia na estrada, sentido Porto. Outro dia curtir belas paisagens, dia de margear o Rio Douro rodeado por vinícolas seculares…

Publicado

em

Aventura em Duas Rodas em Portugal

 

Texto e Fotos: Eliana Malizia

 –

Provesende até Porto

Provesende sem duvidas ficara na memória, tive a sensação que voltei ao tempo, as pessoas por lá vivem como antigamente, jeito simples, sem veículos, sem frescuras e luxo. Deixei essa Aldeia com aperto no coração e parti para mais um dia na estrada, sentido Porto.

Outro dia curtir belas paisagens, dia de margear o Rio Douro rodeado por vinícolas seculares, passagem pela Régua onde a parada para visitar o Museu do Vinho do Porto também claro,  foi uma parada obrigatória.

Não tinha como não parar todo o tempo para fotografar a paisagem e imensidão de vinícolas e  sentir com calma o perfume da uva que por toda estrada vinha junto com o vento.

Chegando em Porto claro, fui logo passear. Outro lugar que pretendo voltar com mais calma, muita atração histórica, cultural e restaurantes. Fiquei perdida com tamanho opção de atrativos.

Porto esta situada nas encostas do Rio Douro, é a segunda maior cidade de Portugal. Caminhei pelo centro Histórico, passando pelas  ruelas com suas casinhas  debruçadas umas sobre as outras, e nelas sempre alguma senhora portuguesa observando o movimento.

Primeira parada

Torre dos Clérigos, ela fica no alto de tudo, bem perto dela fica a famosa Livraria Lello, praticamente um monumento, um edifício neogótico, branco por fora e todo forrado em madeira por dentro,  construído em 1906. O interior é deslumbrante, uma obra de arte com um vitral enorme no teto e uma escadaria toda em curvas. Dali desci até a estação de São Bento, erguida no início do século 20 no local de um antigo convento. O átrio tem 20 mil azulejos do pintor Jorge Colaço que resumem a história de Portugal. Depois caminhei na Zona da Ribeira, entre becos e ruelas sinuosas beirando o Rio Douro, uma zona pitoresca ótima para fazer lindo retratos.

Dou outro lado do rio, a cidade vizinha Vila Nova de Gaia, famosa pelo sucesso dos sues vinhos, só atravessar a ponte metálica Luiz I e pronto, se tiver a pé, aproveite para degustar os vinhos ou se preferir embarque num passeio de barco.

Casa da música

Outra parada que achei interessante, a Casa da musica também faz parte do cartão postal da cidade. O  edifício, inaugurado em 2005, tem geometria semelhante a um diamante. Por causa da arquitetura moderna, da assinatura de grife do Holandês Rem Koolhaas e da programação bacana de espetáculos, atrai gente de todo Portugal.

A noite chegou e escolhi um restaurante na beira do rio, de frente a ponte metálica que fica toda iluminada, o lugar fica ainda mais belo com tantas luzes brilhando, um brinde com um vinho do porto e já comecei a me despedir, no dia seguinte comprinhas de artesanatos para levar de lembrança para o Brasil e “pé na estrada”, agora com destino a Óbidos.

Porto até  Óbidos

Antes de chegar em Óbidos, uma parada em Coimbra, onde existe a universidade mais antiga de Portugal, que existe desde 1290. Alcobaça também foi um local para uma parada, onde visitei o Mosteiro classificado  Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este imponente mosteiro é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitetura de Cister em toda a Europa.

Bem vindo

Que maravilhosa sensação senti, assim que cheguei  na Cidade de Óbidos, de imediato nota se que é uma vila antiga, construída dentro das muralhas de um Castelo da Idade Média, e esse Castelo foi onde me hospedei. Esse Castelo é conhecido como uma das sete maravilhas de Portugal, sem dúvidas Óbidos foi um dos pontos fortes da minha viagem.

Óbidos é uma Vila da sub-região do Oeste, região Centro ,com cerca de 3 500 habitantes.

Em 1527 viviam 161 habitantes na vila, e essa vila amuralhada hoje é idêntica ao passado. Isso deixa o local ainda mais pitoresco.

Deixei as bagagens no quarto e a pé percorri os principais locais e monumentos, provei uma ginjinha tradicional da região e continuei a caminhar, impressionada  com essa vila,  rodeei toda a muralha dando volta na vila toda. Um dia basta para conhecer a Vila e fica a dica: esse é um local que não pode deixar de conhecer. Fiquei com gostinho de quero mais.

Óbidos a Lisboa

E já começo a me despedir de Portugal,  amanheceu em Óbidos e parti para o ultimo dia de viagem de moto, antes de chegar em Lisboa, fugi um pouco da rota dos Reis e fui conhecer Nazaré e  atravessando o Rio Tejo, as praias de Setubal, no lado Sul de Lisboa. O parque natural da Serra da Arrábida é uma das estradas mais lindas de Portugal, ali fazem muito comercial de motos.

Já em Nazaré, uma praia muito conhecida pelas gigantes ondas,  onde um surfista havaiano, o Garrett McNamara , pegou uma onda de 34 metros de altura, essa onda foi um fenômeno  gigantesco motivado por um acidente geomorfológico raro na costa da Nazaré, o maior do gênero em toda a Europa.

Despedindo me

Depois do ultimo dia do passeio, de volta a Lisboa, devolver a moto para a Agência e aproveitar o ultimo dia para desfrutar Lisboa. Fiquei encantada com Portugal, um país recheado de beleza e cultura, não teve nenhuma cidade ou região que não tivesse algum atrativo interessante, senti orgulho do turismo desse País. Cada lugar um diferencial, algo marcante para nunca mais esquecer.

A viagem foi muito bem programada, hotéis deslumbrantes escolhidos a dedo pelos agentes de viagem. Essa viagem decidi a não fazer em grupo e nem com guia, quem me acompanhou foi meu namorado César, que também ficou deslumbrado com tudo que conheceu e durante todo roteiro teve toda paciência do mundo em me seguir, mesmo eu errando alguns caminhos e fazer centenas de paradas para fotografar. Viagem de sucesso, lugar maravilhoso e clima perfeito.

E ficarão lindas lembranças e muitas histórias para contar, é o que trouxe de mais importante na bagagem.

Hotéis de quatro e cinco estrelas que me hospedei nessa viagem:

Hotel Pestana Palace Lisboa – Lisboa

http://www.hotelpestanapalace.com/

Pousada Cidadela de Cascais  – Cascais

http://fortalezadacidadela.com/

Palace Lous㠖 Lousã

http://www.palaciodalousa.com/

Pousada de Belmonte  – Belmonte

http://www.conventodebelmonte.pt/

Morgadio da Calçada – Provesende – Sabrosa

http://www.morgadiodacalcada.com/

Pousada do Freixo Porto  – Porto

Pousada de Óbidos – Óbidos

Hotel Inspira Santa Marta  – Lisboa

http://www.inspirahotels.com/lisboa.html

Contato agência de mototurismo:

AGRADECIMENTO:

Agencia Patrocinadora desta viagem: Motoxplorers  e Carlos Azevedo. Site: www.motoxplorers.com

 

17-DSCN0134 20-DSCN0150 22-DSCN0157 23-DSCN0162 25-DSCN0179  28-DSCN0199 29-DSCN0205 31-DSCN0212 33-DSCN0220 35-DSCN0230 40-DSCN0248 42-DSCN0262 45-DSC_0012 46-DSC_0017 47-DSC_0024 48-DSC_0034 52-DSC_0068 53-DSC_0075 54-DSC_0084 55-DSC_0095 57-DSC_0107 58-DSC_0117 59-DSC_0122 67-DSC_0191 69-DSC_0239

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Que tal um bate e volta de Moto amanhã!? Tem dica lá no site...
E vai um pedacinho da matéria... Visitei a Cidade em meados de Agosto ( sendo publicado agora em Setembro), neste dia os restaurantes estavam abertos, mas por conta da pandemia só podia comer na calçada…é sério!! Na calçada mesmo, sem cadeira, mesa..!! Pedi então minha marmitinha no restaurante Velho Valentin – quem me atendeu foi o Garçon chamado Agamenon ( chame por ele, o melhor). Achei um banquinho de madeira frente a casa ao lado, me arrumei ali mesmo para almoçar, e fiz amizade com um cão que me fez companhia e ganhou uns petiscos ( malandrinho). O bacana disso tudo? Minha preocupação era “caramba, e agora? Como farei pra dar a dica de restaurante, tirar fotos para os leitores da minha coluna no site”? Bom, aqui estou..é só contar a real história, são sempre as melhores, e assim foi. A gente tem que aprender a se adaptar com as surpresas, e foi diferente comer na calçada do vizinho, com gente entrando e saindo da casa o tempo todo, “foi uma experiência super elegante”, rs. Mas resumindo? a comida estava deliciosa e matei quem estava me matando. Espero que vocês não precisem almoçar na calçada, mas se quiserem se prevenirem liguem antes, ou levem um banquinho amarrado na moto ( hehe)! Depois me contem! Leia lá no site onde foi o rolê... pertin pertin de Sampa!
  • Sem dúvidas as minhas matérias sobre viagens são as clicadas lá no site. Afinal? Quem não gosta de uma dica de roteiro pra ir de moto? E ebaaa....amanhã tem matéria no ar sobre Joaquim Egídio e Sousas em Campinas... 
Dias atrás postei nos stories um pouco do roteiro e para minha surpresa vários seguidores, ansiosos já pegaram a dica e me enviaram fotos mostrando que já fizeram o bate e volta. Fico tão feliz quando vocês fazem um roteiro que dei como dica ... vocês não fazem ideia!! Sou Feliz duas vezes, pela viagem e ver vocês satisfeitos com as dicas! Obrigada pelo carinho de sempre!!! Então ... não esqueçam, amanhã no site tem matéria completa sobre esse roteirinho delicia!!! No site www.acelerada.com.br #publicidade #heritage #softail #softailheritage #114 #motor114 #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #lifestyle #motolifestyle #softailgram #axxisceleradas #axxis #aceleradadeharley #acelerada #adventure #joaquimegidio #joaquimegidioadventure #campinas #sousas #sousastour #mototurismo #mototerapia #mulheresmotociclistas aceleradas
  • Foto By @korolkovas - Se eu pudesse usava um filtro pra colocar uns quilinhos a mais nesta imagem aí de cima, sério!! Foto de 6 anos atrás e me lembro até hoje que me achava gordénha ( hoje entendo que gordo era o meu cérebro). 
Agora estou na fase que REALMENTE preciso perder peso. Mas ganhei por um ótimo motivo, tive uma bebê, a Bel, a coisa mais linda que já fiz na vida!!! Mas sabe que é engraçado ? A gente está vivendo uma época bacana onde as pessoas estão começando a SE TOCAR que é preciso assumir o corpo que tem, sem neuras , postar fotos com celulite ( todas nós temos), etc etc enfim... importante é o exames de sangue estar em ordem e estarmos de bem com nós mesmo, não deixar perder nossa identidade! Até confesso que curto mais meu rosto mais cheinho! Mas vou contar uma coisa pra vocês... durante a minha gestação, fui em diversos eventos de trabalho e não contei pra ninguém que estava grávida. Mas fiquei sabendo do zum Zum Zum das pessoas comentando “ nossa olha como a Eliana engordou”. Eu já estava com 5 meses Hehe, mal sabiam eles! 
É minha gente... por mais que a cabeça da gente mude , e a gente amadureça, seja mais auto confiante, mudar a cabeça do mundo ainda é e será uma luta daquelas!!!! Me incomodou? Não ... mas apenas lembrei disso porque hoje recomeço minha dieta, pra ficar sarada? Não, apenas pra melhorar minha saúde, pois joelho e lombar não andam muito bem! Partiu treinar, bem-estar é vida! E chocolate, pizza e celulite , tudo junto e misturado forever!!! Mas com moderação! E lembra-se - Confiança e autoestima são muito mais atraentes do que um corpo sarado né ?”. Opa, mas eles ( ou elas 🌈) primeiro olham para seu corpo e depois para sua consciência? Bom, nesse caso é você quem decide o que gostaria que mais chamasse a atenção de alguém: um detalhe no seu corpo, ou sua mente, suas ideias e seu comportamento. Oka?
  • PROCURE CVV 188 @cvvoficial - É triste a gente ver tanta notícia falando sobre acidentes de motos...existe um lado lindo por trás destas notícias divulgadas, e que é pouco mostrada. Posso afirmar que motos SALVAM VIDAS , muitas vidas, salvam pessoas de depressão, de pensamentos negativos, salvam pessoas do estresse, MUDA A VIDA das pessoas...
Fazer uma viagem de fim de semana ou apenas um simples bate e volta ...recarrega bateria pra toda semana, inclusive melhora o rendimento no trabalho e o astral e em casa com a família. Precisamos divulgar mais os mil pontos positivos que o motociclismo com responsabilidade proporciona. Aproveitando o SETEMBRO AMARELO ( alerta prevenção ao suicídio) ,  Fiz uma matéria com o depoimento da Márcia , uma motociclista que quase que cometeu suicídio, mas descobriu no motociclismo a verdadeira felicidade. Neste post um vídeo com ela própria é um resumo do seu relato! A matéria completa logo mais no site, com participação da nossa amiga motociclista, psicóloga e neuropsicóloga @psicoontheroad ( Amably Monari). #setembroamarelo #setembroamarelo💛 #setembroamarelo🎗 #apoieosetembroamarelo #euapoioosetembroamarelo #suicidionãoéfrescura #suicidio #suicídionão #depressao #mototerapia #motociclismo #mulheresfortes #superacao #mulheresmotociclistas #aceleradas #depoimento #compartilhe #motoévida #cvv #profissionalqualificado
  • MT-03 ABS 2021 - quem curtiu? Quem tem uma? Quem tá afins? Gostaram das mudanças? Tem video aqui no IGTV! Foto @stephansolon #mt03 #yamahamt03 #yamahabrasil #yamahabr
  • A nova MT-03 veio com boas novidades e chegou com novo conceito. 
Estará disponível na rede de concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de setembro , nas cores cinza fosco  azul metálico , e o preto metálico ,  preço público sugerido - R$ 25.490,00+frete. @yamahabrasil  @yamaharacingbrasil @clube_yamaheiros_ofc @yamahamtbrasil @mt03.brasil @yamahamt03gye @mt03ce @yamahabrasil @pedropierotti @lanerazevedo @_aceleradas_ @elaspilotam @axxisbymt foto @stephansolon
  • Neste fim de semana rolou o primeiro WOMEN FOR THE RIDE by @triumphbr . Mulheres juntas é tudo de bommm, de moto melhor ainda!!!!! Eu fui de Triumph Scrambler 1200XE...na pontinha da unha do dedão do pé... mas fui que fui rs.... O DESTINO, evento de arrancada na base aérea de Santos organizada pela @revistafullpower ! SUCESSO!!!!!!!!#WomenForTheRide @samuel__franco #MulheresDeTriumph #Aceleradas #ElasPilotam #MulheresMotociclistas
  • Ela tira todas as dúvidas, fala sobre os benefícios do Led e nos da muitas informações interessantes. #luzled #led #osramled  #osram #osrambrasil #eletrecidade #engenhariaeletrica #lumins #iluminação  #seguranca #dicas @marieli_miguel @osramdobrasil.
  • Precisaria de um número gigante de espaço aqui, pra caber tanta Fotos com mulheres que admiro... arrastem dedinho pro lado que além das fotos tem um vídeo MUITO IMPORTANTE pra ser compartilhado!!! Na foto principal...eu trabalhando no autódromo de Interlagos ( com 8 meses de gestação Hehe) , mas no pique e colocando minhas amigas @_aceleradas_ pra acelerar na pista, maioria delas pela primeira vez, realizando um sonho!! 
“Ahhhh como é maravilhoso ser mulher. Cada dia é uma nova descoberta e apoiar, somar e motivar quem eu amo, é muito importante pra mim, vocês não imaginam o quanto!!! Apoie também grupo de mulheres! #VoceNaoEstaSozinha

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com