Connect with us

Sem categoria

Aventura em Duas Rodas – Portugal – Parte final

Provesende sem duvidas ficara na memória, tive a sensação que voltei ao tempo, as pessoas por lá vivem como antigamente, jeito simples, sem veículos, sem frescuras e luxo. Deixei essa Aldeia com aperto no coração e parti para mais um dia na estrada, sentido Porto. Outro dia curtir belas paisagens, dia de margear o Rio Douro rodeado por vinícolas seculares…

Published

on

Aventura em Duas Rodas em Portugal

 

Texto e Fotos: Eliana Malizia

 –

Provesende até Porto

Provesende sem duvidas ficara na memória, tive a sensação que voltei ao tempo, as pessoas por lá vivem como antigamente, jeito simples, sem veículos, sem frescuras e luxo. Deixei essa Aldeia com aperto no coração e parti para mais um dia na estrada, sentido Porto.

Outro dia curtir belas paisagens, dia de margear o Rio Douro rodeado por vinícolas seculares, passagem pela Régua onde a parada para visitar o Museu do Vinho do Porto também claro,  foi uma parada obrigatória.

Não tinha como não parar todo o tempo para fotografar a paisagem e imensidão de vinícolas e  sentir com calma o perfume da uva que por toda estrada vinha junto com o vento.

Chegando em Porto claro, fui logo passear. Outro lugar que pretendo voltar com mais calma, muita atração histórica, cultural e restaurantes. Fiquei perdida com tamanho opção de atrativos.

Porto esta situada nas encostas do Rio Douro, é a segunda maior cidade de Portugal. Caminhei pelo centro Histórico, passando pelas  ruelas com suas casinhas  debruçadas umas sobre as outras, e nelas sempre alguma senhora portuguesa observando o movimento.

Primeira parada

Torre dos Clérigos, ela fica no alto de tudo, bem perto dela fica a famosa Livraria Lello, praticamente um monumento, um edifício neogótico, branco por fora e todo forrado em madeira por dentro,  construído em 1906. O interior é deslumbrante, uma obra de arte com um vitral enorme no teto e uma escadaria toda em curvas. Dali desci até a estação de São Bento, erguida no início do século 20 no local de um antigo convento. O átrio tem 20 mil azulejos do pintor Jorge Colaço que resumem a história de Portugal. Depois caminhei na Zona da Ribeira, entre becos e ruelas sinuosas beirando o Rio Douro, uma zona pitoresca ótima para fazer lindo retratos.

Dou outro lado do rio, a cidade vizinha Vila Nova de Gaia, famosa pelo sucesso dos sues vinhos, só atravessar a ponte metálica Luiz I e pronto, se tiver a pé, aproveite para degustar os vinhos ou se preferir embarque num passeio de barco.

Casa da música

Outra parada que achei interessante, a Casa da musica também faz parte do cartão postal da cidade. O  edifício, inaugurado em 2005, tem geometria semelhante a um diamante. Por causa da arquitetura moderna, da assinatura de grife do Holandês Rem Koolhaas e da programação bacana de espetáculos, atrai gente de todo Portugal.

A noite chegou e escolhi um restaurante na beira do rio, de frente a ponte metálica que fica toda iluminada, o lugar fica ainda mais belo com tantas luzes brilhando, um brinde com um vinho do porto e já comecei a me despedir, no dia seguinte comprinhas de artesanatos para levar de lembrança para o Brasil e “pé na estrada”, agora com destino a Óbidos.

Porto até  Óbidos

Antes de chegar em Óbidos, uma parada em Coimbra, onde existe a universidade mais antiga de Portugal, que existe desde 1290. Alcobaça também foi um local para uma parada, onde visitei o Mosteiro classificado  Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este imponente mosteiro é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitetura de Cister em toda a Europa.

Bem vindo

Que maravilhosa sensação senti, assim que cheguei  na Cidade de Óbidos, de imediato nota se que é uma vila antiga, construída dentro das muralhas de um Castelo da Idade Média, e esse Castelo foi onde me hospedei. Esse Castelo é conhecido como uma das sete maravilhas de Portugal, sem dúvidas Óbidos foi um dos pontos fortes da minha viagem.

Óbidos é uma Vila da sub-região do Oeste, região Centro ,com cerca de 3 500 habitantes.

Em 1527 viviam 161 habitantes na vila, e essa vila amuralhada hoje é idêntica ao passado. Isso deixa o local ainda mais pitoresco.

Deixei as bagagens no quarto e a pé percorri os principais locais e monumentos, provei uma ginjinha tradicional da região e continuei a caminhar, impressionada  com essa vila,  rodeei toda a muralha dando volta na vila toda. Um dia basta para conhecer a Vila e fica a dica: esse é um local que não pode deixar de conhecer. Fiquei com gostinho de quero mais.

Óbidos a Lisboa

E já começo a me despedir de Portugal,  amanheceu em Óbidos e parti para o ultimo dia de viagem de moto, antes de chegar em Lisboa, fugi um pouco da rota dos Reis e fui conhecer Nazaré e  atravessando o Rio Tejo, as praias de Setubal, no lado Sul de Lisboa. O parque natural da Serra da Arrábida é uma das estradas mais lindas de Portugal, ali fazem muito comercial de motos.

Já em Nazaré, uma praia muito conhecida pelas gigantes ondas,  onde um surfista havaiano, o Garrett McNamara , pegou uma onda de 34 metros de altura, essa onda foi um fenômeno  gigantesco motivado por um acidente geomorfológico raro na costa da Nazaré, o maior do gênero em toda a Europa.

Despedindo me

Depois do ultimo dia do passeio, de volta a Lisboa, devolver a moto para a Agência e aproveitar o ultimo dia para desfrutar Lisboa. Fiquei encantada com Portugal, um país recheado de beleza e cultura, não teve nenhuma cidade ou região que não tivesse algum atrativo interessante, senti orgulho do turismo desse País. Cada lugar um diferencial, algo marcante para nunca mais esquecer.

A viagem foi muito bem programada, hotéis deslumbrantes escolhidos a dedo pelos agentes de viagem. Essa viagem decidi a não fazer em grupo e nem com guia, quem me acompanhou foi meu namorado César, que também ficou deslumbrado com tudo que conheceu e durante todo roteiro teve toda paciência do mundo em me seguir, mesmo eu errando alguns caminhos e fazer centenas de paradas para fotografar. Viagem de sucesso, lugar maravilhoso e clima perfeito.

E ficarão lindas lembranças e muitas histórias para contar, é o que trouxe de mais importante na bagagem.

Hotéis de quatro e cinco estrelas que me hospedei nessa viagem:

Hotel Pestana Palace Lisboa – Lisboa

http://www.hotelpestanapalace.com/

Pousada Cidadela de Cascais  – Cascais

http://fortalezadacidadela.com/

Palace Lous㠖 Lousã

http://www.palaciodalousa.com/

Pousada de Belmonte  – Belmonte

http://www.conventodebelmonte.pt/

Morgadio da Calçada – Provesende – Sabrosa

http://www.morgadiodacalcada.com/

Pousada do Freixo Porto  – Porto

Pousada de Óbidos – Óbidos

Hotel Inspira Santa Marta  – Lisboa

http://www.inspirahotels.com/lisboa.html

Contato agência de mototurismo:

AGRADECIMENTO:

Agencia Patrocinadora desta viagem: Motoxplorers  e Carlos Azevedo. Site: www.motoxplorers.com

 

17-DSCN0134 20-DSCN0150 22-DSCN0157 23-DSCN0162 25-DSCN0179  28-DSCN0199 29-DSCN0205 31-DSCN0212 33-DSCN0220 35-DSCN0230 40-DSCN0248 42-DSCN0262 45-DSC_0012 46-DSC_0017 47-DSC_0024 48-DSC_0034 52-DSC_0068 53-DSC_0075 54-DSC_0084 55-DSC_0095 57-DSC_0107 58-DSC_0117 59-DSC_0122 67-DSC_0191 69-DSC_0239

Continue Reading

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • A felicidade não está no destino final, e sim na própria estrada. Das estradas de São Paulo, as que mais curto, estrada dos Romeiros, a serrinha de Campos do Jordão, tem também a estrada do vinho em Sao Roque.... enfim, e você? Qual sua estrada preferida? #AceleradaParaSerFeliz AceleradaDeHD #harleydavidson #HarleyDavidsonDoBrasil #onroad #naestrada #softail #publicidade #mototerapia #fatboy #sportglide #fatboy114 #milwaukeeeight #RoleComAAcelerada
  • Tive o prazer de pilotar a HARLEY-DAVIDSON SPORT GLIDE pela primeira  vez em março de 2018, em Daytona - EUA, antes mesmo de chegar aqui no Brasil. Primeiros pontos fortes que notei, a maciez e facilidade para pilotar, a frente dela é bem levinha o que facilita a vida né? Melhor ainda foi a sua dupla personalidade - você a transforma em outra moto em poucos minutos...removendo a carenagem e as malas laterais. Agora que pilotei a Sport Glide por aqui em Sampa, percebi outro ponto  positivo, a suspensão fez muito bem sua função quando passei por alguns buracos ( é, aqui em sampa tem muitos). Super aprovada!  #AceleradaParaSerFeliz AceleradaDeHD #harleydavidson #HarleyDavidsonDoBrasil #onroad #naestrada #softail #publicidade #mototerapia #fatboy #sportglide #fatboy114 #milwaukeeeight #RoleComAAcelerada
  • Uma das coisas mais bacanas que a motocicleta nos trás, são as grandes amizades! Nada como ter afinidade, simpatia e alegria de viver! Moto nos proporciona bem estar e amigos para a vida toda! #AceleradaParaSerFeliz AceleradaDeHD #harleydavidson #HarleyDavidsonDoBrasil #onroad #naestrada #softail #publicidade #mototerapia #fatboy #sportglide #fatboy114 #milwaukeeeight #RoleComAAcelerada #GoProbr #GoPro
  • Role deste fim de semana foi com uma convidada especial! Chamei a  @steph_rosa para um passeio em Sampa! Ela veio de Santa Catarina pra me acompanhar... fomos pra estrada muito bem acompanhadas das... Harley-Davidson Softail Fat Boy 114, e Softail Sport Glide 107. #AceleradaDeHD #harleydavidson #HarleyDavidsonDoBrasil #onroad #naestrada #publicidade #mototerapia #fatboy #sportglide #fatboy114 #milwaukeeeight #RoleComAAcelerada
  • A amiga Alice foi a minha primeira convidada para dar um Rolê de Harley por Sampa! Ela veio de Brasília especialmente pra passar o dia comigo! Agora, quem será a próxima convidada??? Queeeem será? #RoleComAAcelerada #TBT
  • Logo mais tem Matéria hein! A primeira parte da minha viagem de Sampa até Chapada dos Veadeiros! #harleydavidsondobrasil #harleydavidson #roadglide #roadglideultra #lifestyle #turismo #mototurismo #publicidade #turistando #mototerapia #naestrada #onroad #adventure #aventura #mulheresmotociclistas #pordosol #sunset #acelerada #AceleradaParaSerFeliz #chapadadosveadeiros #gopro #goprobr
  • QUASE SEMPRE em DUAS RODAS! Aula de Bike pra começar a semana ACELERADA!! Foto by @simonplestenjak QUASE SEMPRE em DUAS RODAS! Aula de Bike pra começar a semana ACELERADA!! Foto by @simonplestenjak #AceleradaParaSerFeliz #acelerada #lifestyle #treino #bike #spinning #pedalando #smartfit #kvra #somostodosKVRA
  • Neo Sport Café Honda CB1000 - são 4 cilindros, com estilo retro e linhas futurista. O QUE ACHARAM? Curtiram? #cb1000 #HondaCb1000R #NeoSportsCafe
  • Quem ainda não viu , a matéria sobre a nova Honda CB1000R, corre que está em destaque lá no Site Acelerada.com.br Fotona by @caiomatttos #Cb1000R #cb1000 #HondaCb1000R #NeoSportsCafe

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com