Connect with us

Sem categoria

Aventura em Duas Rodas – Portugal – Parte 1

Com certeza um roteiro inesquecível, uma das viagens mais fantásticas que já realizei, fiquei maravilhada com Portugal, estradas belíssimas, hotéis e pousadas charmosas, culinária deliciosa e melhor, com preços muito convidativos.

Portugal é rodeado de muita história, por vezes fiquei hipnotizada com seus castelos e aldeias e suas curiosidades.

Publicado

em

Texto e fotos: Eliana Malizia

A Rota dos Reis

Com certeza um roteiro inesquecível, uma das viagens mais fantásticas que já realizei, fiquei maravilhada com Portugal, estradas belíssimas, hotéis e pousadas charmosas, culinária deliciosa e melhor, com preços muito convidativos.

Portugal é rodeado de muita história, por vezes fiquei hipnotizada com seus castelos e aldeias e suas curiosidades, lugares que parecem mais um cenário de tão pitorescos. As pessoas tanto no comércio quanto nas ruas, quando abordei para pedir informação, foram muito prestativas e atenciosas. Beleza e educação, uma combinação perfeita que fez parte da viagem.

 

Parti

Procurei a empresa Motoxplorers, com Carlos Azevedo em Lisboa para alugar a motocicleta, escolhi a BMW F650GS que deixaram devidamente equipada, com GPS com detalhamento de todo roteiro, topcase GIVI e para levar em mãos, um Tourbook com dicas e detalhes sobre os roteiros e hospedagens.

Essa viagem optei por fazer sem guia. A empresa que aluguei a moto fez todo o planejamento da viagem personalizada para mim, escolhi a Rota dos Reis, e ela foi adaptada de acordo com os dias que tinha para rodar, 9 dias. Eles dão o nome de roteiro autônomo ou auto-guiados. Eu poderia ter contratado todo o roteiro com guia, em grupo e carro de apoio, mas essa viagem tinha que ser especial, um momento de muita aventura e desafios, afinal, uma viagem no exterior sem guia indico apenas aos mais experientes.

Partindo de Lisboa, equipada, com roteiro em mãos e no GPS, abastecida e com minha carteira internacional em mãos, parti para essa aventura com média de 2000 kms (dois mil), que ora pois, foi incrível.

 

De Lisboa a Cascais

Primeiro dia de viagem antes de ir para Lousã aproveitei para rodar aos arredores de Lisboa com a nova BMW1200GS, depois da primeira parada na zona ribeirinha de Lisboa, onde provei o melhor pastel de Belém e visitar os monumentos das descobertas, passeei entre palacetes e as praias da costa Estoril, seguindo até Sintra.

18-180 12-15101-105

Sintra possui uma vila bastante aconchegante , em uma serra com vários palácios e entre eles o mais famoso, o Palácio da Pena, um enorme Castelo dos Mouros e o histórico Palácio Nacional onde os reis portugueses decidiram partir à descoberta do Atlântico e acabaram por chegar à costa Brasileira. Uma parada no Cabo da Roca, também na região de Sintra, que é o ponto mais Ocidental de toda Europa Continental. Luís Vaz de Camões descreveu-o como o local “Onde a terra se acaba e o mar começa”. Parei de moto para curtir o visual no Farol, e ali descobri que é um local de encontro de motociclistas. As estradas cheio de curvas ao arredores me deixou um pouco tensa, muitos motociclistas faziam rachinhas.

Voltei para centro de Lisboa para buscar a minha fiel parceira da viagem, montei definitivamente na F650GS e parti de vez com destino a Cascais, pela noite rodei no centrinho da cidade e me deliciei com um caldo verde.

De Cascais a Lousã

Partindo de Cascais com destino a Lousã, antes uma parada em Fátima.

Fátima era um das paradas mais importantes para mim nessa viagem, todos que já visitaram falam da energia do local e finalmente minha hora chegou. Visitei o santuário de Nossa Senhora de Fátima.

39-081  30-028

A fama de Fátima como local de peregrinação, transformou a cidade mais procurada de Portugal, fica próxima da Cidade de Leiria. Fátima é um dos pontos mais estimados do mundo. O mais bacana é que senti uma paz e uma energia muito intensa no local, fui embora dali me sentindo abençoada e com bastante energia, levando lembrancinhas para família e amigos devotos do Brasil.

De Fátima parti para Lousã, percorri estradas pela montanha até chegar a bela serra de Lousã. Cheguei tarde da noite e foi difícil encontrar restaurante aberto, a fome era tanta que acabei parando em um simples bar e foi onde provei a melhor alheira ( prato típico português) da minha vida. Sem contar a diversão de ficar observando os portugueses da região que ali param para tomar um vinho do porto, alguns mais pra lá que “baguidá”, mal dava para entender o que falavam, apenas conseguia entender a famosa expressão “raios”. Foi divertidíssimo presenciar um pouco do cotidiano dos nativos da região.

Lousã a Belmonte

Saindo de Lousã, parando em Piodão onde parei para almoçar um cabrito assado no forno, curtindo a paisagem. Piodão é a aldeia mais portuguesa de Portugal, as habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, teto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintadas de azul, conhecida como Aldeia do presépio. Satisfeita, desci e subi estradas bastante estreitas e sinuosas com vistas de encher os olhos, atravessando a Serra do Açor, subindo a Serra da Estrela (ponto de maior altitude de Portugal) e descendo o grande vale do Rio Douro, rodeado por grandes vinícolas onde possuem os melhores vinhos do mundo. Essa viagem foi feita no mês de Abril, peguei temperatura média de 12 a 22 graus. A serra da estrela costuma ficar coberta de gelo, nessa época ela estava coberta de flores da cor amarela que também tornou a paisagem belíssima.

49-DSC_0339

  88-DSCN0077

65-DSC_0434    59-DSC_0383

Destino final do dia, Belmonte, me hospedei no Convento de Belmonte e no jantar super elaborado, uma surpresa, o Chefe de cozinha Valdir Dudek, brasileiro nascido em Curitiba, Paraná.

Dia seguinte rodei para conhecer Belmonte, a cidade mais brasileira de Portugal, lá que nasceu o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral. A pequena vila ainda conserva o mesmo aspecto de quando nasceu, há quase mil anos, fiquei impressionada com a altura das portas das casas, tive que abaixar para pode passar por elas. O curioso que os nomes das ruas são todas relacionadas ao Brasil. A pequena aldeia se transformou em um grande museu para celebrar a descoberta do nosso país. O museu do descobrimento do Brasil é uma parada imperdível.

78-DSC_0518              76-DSC_0501

77-DSC_0503

Belmonte a Provesende

Provesende é uma aldeia encantadora, situada em Sabrosa, na região do Douro, onde se produz o famoso vinho do Porto. A aldeia fica em um pequeno plateau com vista para o rio Pinhão. Caminhei pela aldeia logo cedo, entrei na padaria da região onde os moradores se encontram todos os dias pela manhã para buscar o pão quentinho para o café matinal, percorri as típicas e calmas ruas estreitas, encontrei o antigo Pelourinho, a barroca Igreja matriz e fotografei as casas senhoriais e fiquei observando as pessoas dali, uma aldeia com média de 500 habitantes.

Me despedi de Provesende com um aperto no coração, nem sei explicar porque fiquei tão atraída pela aquela Aldeia, talvez a tamanha simplicidade me chamou atenção.

Fique ligado na parte 2 e final dessa viagem….ainda tem muito mais!

97-DSCN0121  98-DSCN012293-DSC_0545                                                       56-DSC_0370

Contato agência de mototurismo:

AGRADECIMENTO:

Agencia Patrocinadora desta viagem: Motoxplorers  e Carlos Azevedo. Site: www.motoxplorers.com

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com