Connect with us

Esporte e Ação

Conhece Itaguaré?

Itaguaré é considerada um dos últimos redutos expressivos de vegetação da Baixada Santista. A sua área de vegetação é ligada desde a praia até a Serra do mar, com cerca de 3 km², muito bem preservada é frequentada principalmente por surfistas e amantes de praias desertas, sem quiosques e construções. Nada melhor que curtir uma praia sem movimento de turistas…

Publicado

em

Texto e fotos: Eliana Malizia

Muitas vezes passei próximo, e nunca havia parado para conhecer Itaguaré, no litoral de São Paulo. O que encontrei? Praias charmosas, desertas, surf e paz, muita paz!

 Itaguaré é considerada um dos últimos redutos expressivos de vegetação da Baixada Santista. A sua área de vegetação é ligada desde a praia até a Serra do mar, com cerca de 3 km², muito bem preservada é  frequentada principalmente por surfistas e  amantes de praias desertas, sem quiosques e construções.   Nada melhor que curtir uma praia sem movimento de turistas e comércio!!

Para conhecer esse paraíso , parti da Capital de  São Paulo, muito bem acompanhada, no piloto da BMW C600 Sport, segui pela imigrantes até a entrada para o Município de Bertioga ( Rodovia Rio/Santos).

scooter-bmw

scooter_bmw

Fugindo da Rota

Antes de chegar em Itaguaré , visualizei a Placa indicando Caruara, e claro que, curiosa  desviei caminho e entrei para conhecer. Depois de acelerar uma média de 1km, estava lá.

Caruara é um bairro de Santos, situado na divisa de Bertioga ( pelo rio Iriri/Macuco) e Guarujá ( canal de Bertioga). O lugar é belíssimo e também muito bem reservado. Fui até o porto, pedi um suco no Quiosque do Porto, onde só tinha a atendente , seu filho de colo e um cachorrinho. Um lugar bem deserto, mas simples e aconchegante. A paisagem? Nem se fala, o que levaria alguns minutos para matar a curiosidade do local, se transformou em mais de uma hora. Por ali fiquei relaxando, observando os pescadores em ação.

caruara

caruara

mulher_motociclista

O nome Caruara significa “O vento que traz chuvas e trovoadas”. E de fato conversando com uma moradora, ela contou que muitas vezes a chuva se concentra apenas em Caruara, enquanto os arredores ficam iluminados com céu azul. Diz que depois de uma dessas fortes tempestades, o por do sol é realçado com um céu multicolorido. Me despedi e continuei…

Praia de Maitinga     

Fiz outra parada antes de chegar no destino final. Maitinga, fica próxima ao centro de Bertioga, onde parei para almoçar em um restaurante natural, delicioso e baratíssimo. Logo que estacionei o scooter, pude avistar um bonito condomínio, casas de veraneio e pousadas. A praia fica bastante charmosa com diversos coqueiros espalhados pela praia. Aproveitei a praia para alugar uma prancha e praticar Stand up Padle  ( SUP), para quem não conhece é aquelas pranchas grandes onde você usa o remo para se movimentar em alto mar. Como entrei na agua, decidi me hospedar por ali mesmo, em Maitinga.

sup

mulher-de-moto

maitinga

O destino principal – a  praia de Itaguaré

Pouco depois da entrada da famosa praia de Riviera , um pouco escondido , avistei a entrada para praia de Itaguaré, pilotando o Scooter em partes com areia, a aventura ficou ainda maior. Mas não seria necessário se eu não fosse teimosa, é possível estacionar a moto na rua e caminhar poucos metros até a Praia deserta de Itaguaré. Mas como gosto de um desafio….

itaguaré

A praia de Itaguaré está localizada no município de Bertioga, é um dos redutos selvagens da região, pouco falado e conhecido a praia é um paraíso. Fico imensamente contente quando encontro uma praia sem quiosques, casas e hotéis. Lá você tem que levar sua bebida e seu petisco e claro, levar seu lixo de volta e pelo que vi, os poucos frequentadores desta praia, são muito bem educados. Assim que cheguei, um motociclista estacionou a moto do meu lado. Conversamos por poucos minutos e perguntei à ele sobre a praia. André, é um garçom que mora em São Paulo e que sempre que tem uma folga , ele pega sua “motinho”, e vai meditar, relaxar e recarregar suas baterias e sempre em Itaguaré. A praia não tem luxo de atendimento e mordomias, mas tem rica paisagem, silêncio e o melhor um mar lindo de encher os olhos. Me despedi do amigo garçom, fiz uma foto minha no óculos espelhado dele e segui minha caminhada pela areia da praia.  Praia praticamente deserta, com alguns  pescadores, fiquei horas por ali curtindo a paisagem , o sol, a sombra e agua fresca. Não precisei de nada mais, tinha tudo!

itaguaré

itaguaré

As famosas ostras

Antes de voltar para Maitinga, logo na saída de Itaguaré, na rodovia Rio/Santos, existem vários quiosques instalados que servem porções de ostras frescas e frutos do mar. Eu apaixonada por ostras, me esbaldei e saboreei toda porção sozinha. Fechei o dia muito feliz, com a lembrança do porto em Caruara, do Surf em Maitinga , da paz e descanso  em Itaguaré .

Viagem linda  e relaxante, voltarei mais vezes!

ostras_bertioga

 –

Onde comer:

 Silvino Ostras Restaurante

Ligue: 13 3312-1900

Rodovia Rio-Santos, Km 205

Itaguaré, Bertioga

 –

Índia das Ostras

Ligue: 13 9778-0033

Rodovia Rio-Santos, Km 205

 –

 Restaurante Dona Abobrinha ( comida natural)

Av Anchieta , 722 – Bertioga

Onde ficar:

 

Cia do Mar Praia Hotel

Av. Tomé de Souza, 2267 (Frente ao mar )

Maitinga, Bertioga

http://www.ciadomar.com.br

ciadomar@ciadomar.com.br

Te. (13) 3317-2069

Clique na imagem para ampliar

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Dia lindo de sol.... e Itubaína bem gelada na mão pra curtir o Vans Park Series, principal campeonato do mundo da modalidade park, que será olímpica em Tóquio-2020. Evento sensacional! 
#ItubainaVansParkSeries  #ItubainaLovers #publicidade #VansParkSeries #Lifestyle #Skate
  • É na solidão do meu capacete que eu encontro tempo e inspiração para pensar sobre o que estou fazendo com a minha vida.
Quando acelero minha moto sinto a potência dela... e deixo pra trás minhas dúvidas, medos e preocupações, que acabam se dissipando com o vento.
É o ronco singular da moto que me impulsiona para conquistar a segurança em cada etapa do meu dia.
Foi sobre a motocicleta que percebi que onde concentro o meu foco é pra lá que eu vou. Seja na moto, seja na vida, é assim que funciona.
 Há dias em que planejo tudo; noutros, deixo que o inesperado me surpreenda
Mas nem por isso, abro mão de ser a única responsável pelas minhas escolhas. 
E foi pilotando que percebi como a moto me ensina a viver. 
E você? prefere ser piloto da sua história ou garupa dos acontecimentos?  Por Eliana Malizia @eliana.malizia ( Assista o vídeo no IGTV) ( Por que andamos de moto?). #desmowomen #ducati  #ducatista #ducatisupersports #ducatisupersport #ducatibrasil foto by @gustavoepifanio
  • Quem ainda não assistiu o video “ Por que andamos de moto”?.... corre lá no IGTV ( instagram TV)! 💪 #ducati #desmowomen #ducatista #ducatisupersports #ducatisupersport #ducatibrasil foto by @gustavoepifanio
  • POR QUE ANDAMOS DE MOTO? Assistam vídeo completo no IGTV. ( TV INSTAGRAM). #ducati #ducatista #ducatisupersports #ducatisupersport #ducatibrasil #desmowomen
  • Por aí... nas curvas da estrada com a  SUPERSPORT S, a esportiva urbana da Ducati -  Motor de cilindro duplo de 937 cm3 Testastretta 11°. São 113 cavalos a 9.000 rpm e torque linear com pico de 96,7 Nm a 6.500 rpm. #ducati #ducatista #ducatisupersports #ducatisupersport #ducatibrasil foto by @gustavoepifanio #desmowomen
  • No post anterior, fiz a pergunta... “ por que  andamos de moto?” Logo mais publicarei um vídeo sobre... aguardem!!! #ducati #ducatista #ducatisupersports #desmowomen #ducatisupersport #ducatibrasil foto by @gustavoepifanio
  • Por que andamos de moto? Eu ando de moto pra relaxar, me distrair, pensar só em coisas boas, pra aprender ter disciplina, ter foco, conhecer lugares diferentes, pra fazer parte da natureza... etc etc e você? #ducatisupersport #Ducati #ducatibrasil #ducatista #lifestyle #ducatistagram
  • Tem matéria sobre a Triumph Bobber Black no Site Acelerada.com.br @triumphbr BOBBER BLACK, capacete @axxisbymt , camiseta @kvraco , 📸 by @gustavoepifanio #BobberBlack #Triumph #TriumphBr #bonnevillebobber #bonnevillebobberblack #lifestyle #mulheresmotociclistas #testride #levis #moda #modafeminina #kvraco #kvra
  • Sobre fazer aniversário... ( 5 de Junho)  Fazer aniversário é reconhecer que amigos se importam com a sua existência!  É lembrar que só se nasce uma vez...e que por isso a oportunidade de viver é única...e de ser feliz também! Foto @gustavoepifanio

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com