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Dicas e Curiosidades sobre Pneus de Moto

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Por Eliana Malizia

Muita gente me pergunta… Eliana, afinal, quando identificar a hora certa da troca do pneu?
Claro que pelo visual dele muitas vezes já da pra saber se está na hora da troca. Mas muitas vezes o desgaste não acontece por igual em toda a banda de rodagem.
Pela legislação brasileira, a profundidade mínima dos sulcos de um pneu de motocicleta é de 0,8 mm – abaixo disso o motociclista pode levar uma multa, e pior, pode levar chão!!! Então fiquem atentos  – se o sulco atingir essa profundidade em qualquer ponto da banda de rodagem, o pneu deve ser trocado!!! Ok?
Existe uma forma de checar o gasto do pneu, que muita gente ainda não sabe, e é uma maneira eficaz e fácil… trata-se do TWI (Tread Wear Indicator). A sigla vem do inglês Tread Wear Indicator (indicador de desgaste da banda de rodagem). Sim, todo pneu conta com o TWI, um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando esse filete ficar aparente, no mesmo nível da banda de rodagem, está na hora de trocar o pneu.
Esses indicadores de desgaste podem ser facilmente localizados na lateral dos pneus… você verá a sigla T.W.I. e na mesma direção você encontrará o filete de borracha indicando a altura mínima de uso do pneu. Fácil né? Então não vacilem, segurança é TUDOOOO! Boa estrada pra vocês, galera!!!!!


Você sabia que o pneu não é feito somente de borracha?
Ele é composto de borracha natural, borracha sintética, aço, e diversos outros componentes.
– Outra curiosidade que muitos não sabem, a cor natural da borracha é branca e não preta. Os fabricantes de pneus adicionam “negro de carbono” à borracha para obter qualidades que aumentam a vida útil do pneu. O negro de carbono, também chamado de negro de fumo, aumenta as abrasões do pneu na estrada em até 100 vezes e melhora a resistência à tração em até 1.000%.

Você diminui a calibragem dos pneus no off-road?
Primeiramente é importante lembrar que o piloto deve experimentar as variações de volume de libras e diferença entre pneus e terrenos para ver qual combina mais com seu estilo de pilotagem.
É muito mais seguro e confortável você diminuir a calibragem do pneu na estrada de chão e claro, não esquecer de calibrar novamente quando voltar para o asfalto.

A verdade é que não existe uma fórmula secreta. Não existe como dizer para você qual é a melhor calibragem para se pilotar, pois além dela variar com o pneu, câmara e terreno, também varia de acordo com o peso do piloto.
Dou como exemplo o motocross que possui terrenos diferentes;

Existem variantes para achar a calibragem certa, e uma delas é o terreno. É preciso levar em consideração o lugar em que você vai correr…lama…pedra, liso, com bastante tração? Cada terreno pede um volume de libras diferente.

Por exemplo, usando uma calibragem média de “x” libras nos pneus podemos dizer: em uma pista molhada, um trecho mais úmido ou tracionado, você pode usar um pouco menos pressão, de acordo com seu pneu e câmara. Já em um terreno arenoso, aumentar um pouco as libras são suficientes para fazer com que a moto flua e não fique pesada na hora de andar.

Aqueles traços bonitos que você vê nos pneus tem um grande objetivo . São os sulcos, que  são desenhados na banda de rodagem e têm a função de realizar o escoamento de água em dias de chuva, impedindo a aquaplanagem e melhorando a estabilidade e capacidade de frenagem. Além disso, eles possibilitam a passagem de ar pelos pneus, proporcionando um melhor desempenho e mais segurança na pilotagem.
Então fica o aviso aos “sabidinho(a)s”  que acreditam em tudo que escutam por aí , NÃO inventem de reduzir a calibragem em dias de chuvas. Já ouvi muita gente falar que é mais seguro. MITO. Quando você esvazia o pneu esses sulcos se fecham e claro a finalidade diminui, ou seja, o escoamento da água é menor. Então se você esvaziar o pneu ou pilotar com pneus murchos você tem grandes chances de levar um escorregão em dias de chuva. E Para pilotagem off Road pode murchar o pneu? Assunto para um próximo post!

Você sabe a importância de calibrar os pneus da sua moto? Você calibra quantas vezes ao mês?  Galera, SUPER IMPORTANTE saber a hora certa de calibrar o pneu da sua moto, para sua segurança e também do garupa.
De acordo com o manual dos fabricantes, é indicado que você calibre o pneu pelo menos de 15 em 15 dias, para evitar o desgaste das rodas e das demais peças da motocicleta. Rodar com o pneu murcho, além de ser muito perigoso para a sua segurança, prejudica severamente e encurta a vida útil do pneu e até mesmo, faz com que o motor consuma mais combustível.
O peso da moto  somado a falta de ar no interior dos pneus faz com que as laterais se expandam, danificando a estrutura de borracha. Até mesmo para fazer uma curva, o pneu murcho pode atrapalhar. E mais, calibre SEMPRE antes de viajar e a calibragem deve ser feito com os pneus frios!! Estas dicas são básicas, porém muiiiiita gente não tem a informação ou tem aquela preguicinha de parar no posto né?? Não vacile galeraaaaa!!!

Quantas vezes você já  ouvi falar: “cuidado, agora que acabou de comprar sua moto, vai sair da concessionária com os pneus cheio de cera e blá blá blá. Mas afinal, é cera mesmo?
Galera, NÃO. Pneus novos não possuem cera. A verdade é que possui uma camada de produto desmoldante e este produto é utilizado no processo de fabricação. Ele ajuda a desenformar o pneu do molde. A grosso modo, é como se fosse a famosa manteiga e farinha que se unta na assadeira na hora de fazer um bolo.
Então é claro, sempre que comprar a moto zero ou trocar os pneus da moto, você terá que tomar um certo cuidado nos primeiros quilômetros, deixando que essa fina superfície seja desgastada e que a melhor aderência do produto entre em ação. Então, evite altas aceleradas, frenagens bruscas e curvas com muita inclinação. Vai sentindo o pneu aos poucos! Agora cera? Não, não! Não é uma cera!

 

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