Já havia pilotado, os modelos Yamaha MT, inclusive já havia publicado tudo sobre os tres modelos. Mas desta vez, tive a oportunidade de pilotar os modelos no mesmo dia, no circuito da fazenda Capuava. A diferença é, que testar os modelos em um mesmo dia, me deu mais sensibilidade e propriedade para comparar uma da outra.
Qual será que mais gostei? Será que existe diferença entre elas além do torque e cilindrada? Os três modelos são adequadas para pista? Estrada? Dia dia? Vou contar tudo pra vocês.
–
Pra quem não sabe, “MT” quer dizer “Master of torque”, ou seja, com esta família não se brinca!
–
O teste com os modelos MT, aconteceu na Fazenda Capuava, em um track Day aberto para o público. Mas tive minha equipe formada, eu e mais como mais 2 jornalistas convidados, o Assessor de Imprensa da Yamaha, Laner Azevedo e Piloto Rafael Paschoalin, que nos comandou.
–
–
Antes de entrarmos na pista, Rafael nos deu várias dicas. Engana- se que quem trabalha como pilotos de testes ( o meu caso), domina todas técnicas de pilotagem. Todos nós temos muito para aprender e também melhorar, principalmente corrigir vícios.
Por esse motivo, conversei bastante com o Piloto Rafael. Perguntei sobre os erros mais comuns que os alunos cometem, quais os principais erros do motociclista que vem da estrada.
–
Se liga na resposta…
Olhar para o chão logo a frente da moto.
Não confiar na potência dos freios.
Pilotar com a postura errada, tornando o rolê mais cansativo.
Pilotar sem os dedos nos comandos freio e embreagem.
Investir em acessórios superficiais ao invés de um bom curso de pilotagem.
–
O piloto me contou também que, convencer um motociclista a fazer uma aula de pilotagem não é nada fácil. “Isso mexe principalmente com os homens que se preocupam em ficar rotulados de ruim de braço. A verdade é que ter a ajuda de um profissional para pilotar de forma mais eficiente e segura irá mudar a forma de como esse motociclista enxerga os passeios. Vão se abrir novos horizontes, técnicas, mais conforto, segurança e prazer”.
–
Primeiro modelo que pilotei, Mt-09
Yamaha MT-09, motor de três cilindros com 115 cv, o modelo mais torcudo e agressivo da família. Posso afirmar que foi a moto mais difícil de pilotar, ela pede altas aceleradas o tempo todo, e isso me exigiu muita técnica principalmente nas curvas. Na reta, o torque sempre ajuda muito, inclusive é a parte fácil na hora de acelerar a MT-09, ela responde rápido. O modelo é incrível, mas já adianto que não foi o modelo que mais curti pilotar no circuito. Mas o que me deixou impressionada foi a segurança que senti com os freios do modelo. Rápida para sair, rápida para parar! Torque e segurança são os pontos altos da MT-09.
–
–
Quer saber o que achei sobre os outros dois modelos MT-07 e MT-03?