A Ford apresenta no Salão de Chicago, que abre para o público de 9 a 18 de fevereiro, o novo Fiesta ST, esportivo com lançamento marcado para o segundo semestre nos Estados Unidos. Único carro legítimo de performance da categoria, ele combina desempenho forte e dinâmica apurada com um visual atraente e o refinamento necessário para uso diário, sem esquecer a economia de combustível.
Resultado da parceria dos times de veículos especiais da Ford na Europa (RS) e Estados Unidos (SVT), o Fiesta ST será oferecido na América do Norte apenas na versão hatch de cinco portas, com transmissão manual de seis velocidades.
Ele terá uma versão especial do motor EcoBoost 1.6 de quatro cilindros, com potência de 200 cv, torque de 29,5 kgfm e consumo na faixa de 14,5 km/l. Embora seja feito para as ruas, seu visual com grade e spoilers exclusivos, prolongadores, saída dupla de escape, aerofólio na traseira e rodas de 17 polegadas, mais parece o de um carro de corrida.
Não por acaso, o veículo tem uma forte conexão com os New Fiestas que competem nos X Games, Global Rallycross e Campeonato Mundial de Rali. O seu motor tem sistemas de admissão e exaustão redesenhados e uma calibração diferente. Como o Focus ST, ele conta com um sistema “over-boost” que mantém a válvula de liberação dos gases do turbo fechada por mais 20 segundos, ampliando o pico de torque, e também um “sound symposer” que filtra os ruídos e amplifica o ronco do motor para produzir um som poderoso. Suspensão tunada e controle vetorial de torque são outros diferenciais do carro.
Focus ST
A Ford exibe também o Focus ST, veículo que introduziu a marca ST (Sport Technologies) na América do Norte, combinando potência e esportividade com funcionalidade para o uso diário. O Focus ST tem suspensão e freios tunados e motor 2.0 EcoBoost de alta performance, com potência de 255 cv e torque de 37 kgfm. Ele acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos e atinge velocidade máxima de 248 km/h, com um consumo de 9,8 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada.
Desde o seu lançamento na Europa, em 2005, o Fiesta ST já vendeu 30.000 unidades, número expressivo para um carro de nicho. Já o Focus ST é vendido desde 2002 e soma 51.000 unidades na Europa.
Global Rallycross
Outra novidade da Ford para a imprensa no Salão de Chicago foi o Fiesta ST Race Car, modelo preparado para competir no Global Rallycross em parceria com a sueca Olsberg MSE. Os pilotos Tanner Foust e Brian Deegan, que vão estrear o carro na temporada 2013, junto com Ken Block, participaram do evento.
Desde que a competição foi criada, há duas temporadas, a Ford venceu tanto o campeonato de fabricantes como o de pilotos.
“Nós acreditamos no conceito do campeonato Global Rallycross, com carros de performance menores e excelente dirigibilidade, como o Fiesta ST. Por isso, estamos ampliando o nosso envolvimento na competição nesta temporada, com parceria da OIsberg MSE e a estreia dos primeiros Fiesta ST de competição”, diz Jamie Allison, diretor da Ford Racing.
X Games no Brasil
A Ford é a única marca automotiva a patrocinar os X Games de Verão 2013, que terão uma etapa no Brasil, em Foz do Iguaçu, de 18 a 21 de abril. As outras serão em Barcelona, na Espanha (16 a 19 de maio), Munique, Alemanha (27 a 30 de junho) e Los Angeles, nos EUA (1 a 4 de agosto).
Os jogos incluem skate, moto, bikes e carros de rali, onde os pilotos da Ford, Ken Block, Tanner Foust e Brian Deegan, são os favoritos dos fãs. Em 2012, cerca de 232 milhões de pessoas acompanharam a competição ao vivo, em 191 países, números que tendem a crescer este ano.