Oba, mais uma viagem de muito sucesso sobre duas rodas para contar! E esta foi bastante florida e perfumada. Confira!
Por Eliana Malizia
–
Muito bem acompanhada com a Harley-Davidson Road King Classic 2017, parti de Sampa em uma linda manhã de um sábado. O meu destino? Desta vez, a bela, colorida e perfumada Holambra. Cantarolando sobre a motoca pela Rodovia dos Bandeirantes, percorri 99 km até a minha primeira parada. A cidade de Sousas, um dos seis distritos de Campinas, foi o local escolhido para passear, descansar e almoçar. Pense em um lugar pitoresco, repleto de casinhas coloridas, restaurantes agradáveis e pracinhas por todo canto. Pensou? Sousas tem muuuuito charme. Basta uma tranquila caminhada a pé pelo centro da cidade e você tem acesso fácil à construções antigas, como a Casa de Cultura, a Igreja Matriz de SantAna, e a Igreja de São Sebastião.
E sempre faço amizade por ai….cachorrinho na Praça de Sousa
–
Almoço com sabor carioca
Depois da tranquila caminhada, fui almoçar no Casa Rio, um restaurante com todos as características dos tradicionais bares do Rio de Janeiro. Ali, degustei um camarão empanado com direito cenário carioca; às ondas da calçada de Copacabana no piso de mosaico português, estandartes das escolas de samba pendurados no teto, e lindos painéis com as figuras humanas que ajudaram a pintar a aquarela de histórias e fatos do município fluminense. Sai de lá muito satisfeita e segui rumo à próxima parada.
Chão do Restaurante Casa Rio em Sousa
–
Chegando à Cidade das Flores
Percorri mais uns 50 km e lá estava eu, em plena Holambra! Localizada em umas das regiões mais ricas e desenvolvidas tecnologicamente do País (a região Metropolitana de Campinas), Holambra possui hoje cerca de 10 mil habitantes, e indicadores sociais e econômicos de primeiro mundo.
O município é conhecido em todo o mundo como a Cidade das Flores, realizando, todos os anos, em setembro, a Expoflora, a maior Festa das Flores da América Latina, que recebe aproximadamente 280 mil visitantes por evento.
Uma parada rápida para registrar minha chegada na Cidade
–
O que conhecer em Holambra?
O maior moinho da América Latina; o tamanco de madeira, confeccionado artesanalmente; a arquitetura típica e, é claro, as flores, que podem ser vistas em estufas aclimatadas e nos campos, através de passeios programados. As construções típicas também estão por toda parte, inclusive nos portais construídos nas principais entradas da cidade.
Moinho de Holambra, parada obrigatória
–
–
Praça dos Amores, lugar perfeito para relaxar ou dar uma corridinha aos arredores…
–
Quer jantar com bastante estilo e sentir-se na Europa? Pois eu jantei em um restaurante Holandês maravilhoso, The Old Dutch, que fica na Estrada do Fundão, 200! Quem me recepcionou lá foi o próprio dono que, além de ser holandês, é muito atencioso e cheio de histórias de família a contar. De verdade me senti em Holanda, o clima todo é característico e sem contar que grande parte da população da cidade de Holambra, são Holandeses e descendentes. Quer uma dica? Prove o Jachtschotel, o prato do caçador, que é filé mignon, purê de batata, arroz e purê de maçã. É o carro-chefe dele!
–
Holambra também tem jacarés e cobras
Amanheceu e, depois de um belo café da manhã do interior, fui conhecer a Fazenda Arurá, onde se criam jacarés. Arurá é um nome tupi que significa jacaré do papo amarelo. Para chegar ao criadouro fiz um caminho por dentro de uma pequena mata. Fica bem próximo à pousada Europa ( onde me hospedei), e a visita precisa ser agendada. Depois do passeio pela fazenda, fiz o meu já tradicional tour pela cidade: visitei o moinho de vento considerado o maior moinho da América Latina e conheci enormes campos de flores. Também visitei feirinhas de artesanatos, comi docinhos holandeses frente a um lago e fiz uma caminhada pelos arredores da praça dos amores!
…não me faltou o que fazer na cidade e lá, tive a sensação de estar em um pedacinho da Europa, em pleno clima tropical
–
Lojinha de artesanato na rua principal da Cidade, fácil encontrar…
–
–
Em uma das lojas, encontrei este quadro com frase perfeita….
–
Essa foi mais uma viagem inesquecível; cultura, turismo e perfume não faltaram. Vá de moto, de carro, do que for: só não deixe de conhecer a tão famosa e perfumada Holambra.
–
–
Fiquei impressionada com os coloridos campos de flores…
–
Curiosidades de Holambra
-
A cidade possui apenas um único semáforo
-
É imperativo: prove o sorvete de rosas
-
Repare: na cidade não existem casas populares e muito menos prédios
-
A explicação mais difundida para o nome Holambra vem da junção das sílabas HOL (de Holanda), AM (de América) e BRA (de Brasil).
–
A Harley-Davidson Road King foi perfeita escolha para esta viagem
–
Onde Comer:
Bar Casa Rio
Av. Antonio Carlos Couto de Barros, 1382 , Sousas
www.barcasario.com.br
–
Bar vila de São Paulo
Perfeito para provar a cerveja artesanal de Holambra ( lembrando que, se beber não pilote).
R Flipsen, 48
–
Martin Holanda
O point dos motociclistas, comida ótima, e perfeito também para um café e doce pela tarde.
Rua Dória Vasconcelos, 144
–
Restaurante Holandes The Old Dutch
Fazenda Ribeirão, s/n Holambra
–
Onde Ficar:
Pousada Europa
Rod. SP 107, Km 42,3 Estr. de Holambra para Artur Nogueira
www.pousadaeuropa.com.br
–
Programe seu passeio:
Theos Turismo Receptivo
Email: contato@theosturismo.com.br
WWW.theosturismo.com.br
–
Veja todas as fotos…