Por Patricia Milani
Esta expressão simboliza a importância de manter, simultaneamente, a mente e o corpo saudáveis. Significa bem-estar físico e mental. Devemos prestar atenção para a união existente sobre corpo e mente.
A atividade física é uma das formas de turbinar o cérebro. Quem treina regularmente pensa mais rápido, tem mais facilidade de aprendizado e de memória.
A prática de exercícios, feita de maneira disciplinada, ajuda a combater doenças degenerativas do cérebro, como, por exemplo, o Mal de Parkinson e o Mal de Alzheimer, além de contribuir para a diminuição do risco de acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, devido ao efeito das proteínas naturais que atuam na saúde mental, pode existir uma possível relação entre depressão e doenças cardíacas. A atividade física estimula a produção das nossas proteínas e isso ajuda a manter a capacidade das células musculares do coração de se contrair e relaxar corretamente.
O segredo para se obter bons resultados neste sentido está em cuidar, ao mesmo tempo, do corpo e da mente. Aqui, seguem seis exemplos simples que podem ajudar a ter um cérebro mais ativo:
– Enquanto que estiver em uma caminhada, preste atenção apenas na sua respiração
– Procure sempre se concentrar na atividade que estiver fazendo, seja ela qual for
– Pratique atividades físicas regularmente. Não adianta praticá-las apenas nos fins de semana. Mexa-se!
– Desafie os seus limites mentais, ou você permanecerá no mesmo nível físico e psicológico
– Medite! Por meio da meditação, você entra em contato com sensações básicas da vida. Sua prática frequente possibilita a restauração de funções fisiológicas comprometidas pelo estresse, melhora a função respiratória e ajuda a reduzir a frequência cardíaca
– E, finalmente, preste bastante atenção a sua alimentação, evitando quaisquer tipos de exageros
Como se vê, atividade física, concentração, disciplina, meditação e uma boa alimentação nos mantém fortes e saudáveis. E com o cérebro e o coração que você merece!
PATRÍCIA MILANI Formada em Educação Física, tem 48 anos e há 30 trabalha como personal trainer. Gostava de correr, mas um problema no pé acabou limitando uma de suas paixões. Adora ir para a praia, curte bichos e ama a sua filha Giulia!