Connect with us

Sem categoria

Mercedes-Benz é campeã mundial em aerodinâmica em quase todas as categorias

Há quase três décadas, os especialistas em aerodinâmica da Mercedes-Benz vêm quebrando um recorde após outro. No momento, os modelos da marca ocupam a melhor posição em aerodinâmica em praticamente todos os segmentos de veículos. A edição BlueEFFICIENCY do novo Classe CLA chegou até mesmo a estabelecer um novo recorde mundial com um Cd = 0,22…

Publicado

em

Há quase três décadas, os especialistas em aerodinâmica da Mercedes-Benz vêm quebrando um recorde após outro. No momento, os modelos da marca ocupam a melhor posição em aerodinâmica em praticamente todos os segmentos de veículos. A edição BlueEFFICIENCY do novo Classe CLA chegou até mesmo a estabelecer um novo recorde mundial com um Cd = 0,22 e resistência aerodinâmica (Cd x A) de 0,49. Aperfeiçoamentos altamente sofisticados, tanto no veículo como um todo como em itens específicos contribuem para esta boa performance. Da mesma forma, a nova Classe S estará no topo de seu segmento em eficiência aerodinâmica. Os modelos da Mercedes-Benz também lideram em quase todas as categorias de veículos no tocante à aeroacústica.

O ano de 1984 foi marcado pela estreia da TV a cabo na Alemanha, a pista Oeste do aeroporto de Frankfurt entrou em operação e os Jogos Olímpicos foram realizados em Los Angeles, nos Estados Unidos. No mesmo ano, a Classe E série W124 registrou um triunfo aerodinâmico, com Cd = 0,29. Foi o primeiro sedã produzido em série a alcançar um Cd abaixo de 0,30, estabelecendo um parâmetro a partir do qual todos os carros do segmento são avaliados até hoje – e que de forma nenhuma conseguem igualar.

Desde então, a Mercedes-Benz tem estabelecido um recorde aerodinâmico atrás do outro, em todas as classes e configurações de veículos. O segredo desta liderança contínua está nos seguintes fatores:

·        Boa conceituação dimensional básica e formas externas otimizadas

·        Parte inferior dos veículos otimizada aerodinamicamente, com revestimento abrangente do compartimento do motor e outros componentes inferiores

·        Grande área coberta no eixo traseiro

·        Abafador traseiro aerodinamicamente desenvolvido seguido por um difusor

·        Molduras das rodas com defletores aperfeiçoados e outros componentes, como “pestanas” nas aberturas de ventilação

·        Grande balanço dianteiro, otimizando o fluxo de ar para e sobre as molduras das rodas dianteiras

·        Design aerodinamicamente eficiente das seções dianteira e traseira e da borda traseira do teto

·        Calotas ou rodas de liga leve especialmente desenvolvidas, com baixa resistência ao vento

·        Carenagens dos espelhos externos otimizadas aerodinamicamente

·        Ombros baixos na coluna A, com geometria da coluna adaptada

·        Lábio defletor em todas as lanternas traseiras

·        Melhor vedação da seção do radiador e condução do ar para melhor uso do fluxo na refrigeração

·        Utilização de um sistema de controle do ar de refrigeração do motor (grade ajustável)

·        Vedação do contorno dos faróis

Um dos itens recentes na parte inferior do carro é o defletor patenteado das rodas já mencionado, que foi desenvolvido com a ajuda da análise do fluxo de ar. Este componente, aparentemente sem importância, reduz a turbulência indesejada do ar nas caixas das rodas de três formas: abaixando a turbulência aerodinâmica, desviando o fluxo de ar para longe das rodas e estabilizando as ondas transversais com sua borda serrilhada.  O efeito do defletor da roda ocorre da mesma forma independentemente do nível da suspensão ou das dimensões da roda.

Esse tipo de defletor foi empregado pela primeira vez no Classe B (2011), que atingiu um novo recorde para carros produzidos em série com traseira fechada: Cd = 0,26. A turbulência traseira também é consideravelmente reduzida. Com uma forma básica definida de acordo com aspectos aerodinâmicos, o grande defletor do teto atua como uma barreira ao fluxo de ar, assim como as lanternas traseiras. Um total de 278.000 horas de computação e 1.100 horas no túnel de vento foram usados no aperfeiçoamento aerodinâmico do Classe B.

O defletor da roda patenteado também é usado no Classe CLA (2013), que tem o menor de todos os CDs, tanto entre os modelos da Mercedes-Benz como entre todos os carros de série feitos no mundo – 0,23. O CLA 180 BlueEFFICIENCY Edition, com lançamento programado para junho, irá melhorar ainda mais esta marca, com Cd = 0,22.

Seja em carros compactos como o novo Classe A (2012, Cd = 0,26), cupês como o Classe E Coupé (2010, Cd = 0,24), sedãs como o Classe E (2009, Cd = 0,25), esportivos como o SL (2012, Cd = 0,27) ou SUVs como o Classe M (2011, Cd = 0,32), nunca antes veículos desses segmentos obtiveram valores de Cd tão baixos. O novo Classe S está pronto para continuar esta tendência.

Um panorama dos principais dados aerodinâmicos de toda a linha de automóveis de passageiros da Mercedes-Benz:

 

Modelo Cd Área frontal (A) m² Resistência aerodinâmica (Cd x A) m²
Classe A 0.27
BEE: 0.26
2.20
BEE: 2.20
0.59
BEE: 0.57
Classe B 0.26
BEE: 0.24
2.42
BEE: 2.42
0.63
0.58
Classe CLA 0.23
BEE: 0.22
2.21
BEE: 2.21
0.51
BEE: 0.49
Classe C¹ 0.26/0.26/0.29 2.16/2.11/2.18 0.56/0.56/0.64
Classe GLK 0.34 2.55 0.87
Classe E² 0.25/0.24/0.29/0.28 2.31/2.12/2.30/2.14 0.59/0.51/0.66/0.60
Classe CLS³ 0.26/0.29 2.28/2.30 0.59/0.66
Classe S 0.26 2.40 0.62
Classe SLK 0.30 1.98 0.59
Classe SL 0.27 2.12 0.58
Classe M 0.32 2.87 0.93
Classe GL 0.35 2.96 1.04
Classe R 0.31 2.80 0.87
Classe G 0.54 2.97 1.60
SLS AMG4 0.36/0.36 2.14/2.11 0.77/0.76

BEE = BlueEFFICIENCY Edition, 1 Sedã/Cupê/Station, 2 Sedã/Cupê/Station/Conversível, 3 Cupê/Shooting Brake, 4 Cupê/Roadster

Maior conforto de rodagem graças ao menor ruído do vento: aeroacústica

Os modelos da Mercedes-Benz também lideram em aeroacústica em quase todos os segmentos. O novo CLA terá o menor nível de ruído de vento em sua categoria. Várias medidas contribuem para este posicionamento de topo:

·        Portas sem molduras com vedação de múltiplos estágios

·        Alto efeito isolante das janelas laterais

·        Espelhos externos montados longe da carroceria com formato otimizado, já conhecidos das Classes C, E e S

O ruído externo também é minimizado pela altura reduzida do ombro da coluna A.

Graças à sua capota de tecido acústica de série, quando fechado, o Classe E Cabriolet tem um dos interiores mais silenciosos do segmento de conversíveis premium com quatro lugares e teto de tecido. A qualidade excepcional de isolamento dessa capota de tecido ressalta a notável redução do nível de ruído interno comparado às capotas de pano convencionais. O ruído proveniente de outros veículos, assim como o do vento, é absorvido mais eficientemente.

Contribuição para a segurança ativa: medidas antissujeira

Medidas contra o acúmulo de sujeira são outro ramo da aerodinâmica – outra área onde os especialistas em aerodinâmica da Mercedes-Benz tem liderado por muitos anos. O acúmulo de sujeira pode resultar da chuva, dos veículos transitando à frente e dos respingos provenientes das rodas do próprio carro.  Manter as janelas e as superfícies dos espelhos externos tão limpos quanto possível, garantindo assim a melhor visibilidade em todas as condições, contribui para a segurança ativa do veículo.

No túnel de vento, os especialistas em aerodinâmica aperfeiçoam componentes do carro com a ajuda de um líquido fluorescente que torna a sujeira claramente visível. O objetivo é direcionar a água para fora, de forma que as janelas laterais e as lentes dos espelhos externos se mantenham limpas. Isto é influenciado pela geometria da coluna A com seus componentes e a geometria dos espelhos externos e molduras das janelas, ou frisos de acabamento, no caso de portas sem molduras.

Usando o espelho lateral como exemplo, modificações geométricas mínimas na carenagem do espelho e refinamentos em detalhes, como o uso de vedação e de uma faixa especial de retenção da água, permitem que o acúmulo de sujeira seja consideravelmente reduzido. A norma na Mercedes-Benz é que, na chamada área central de visibilidade, não devem aparecer spray, pingos ou gotas d’água isoladas na superfície do espelho.

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Quando eu estava grávida, por diversas vezes me disseram “ xiiii, agora a vida acabou, não vai viajar mais, acabaram as aventuras, nunca mais  vai dormir, vai parar de andar de moto ”. Que pena que existem pessoas que param a vida né? A minha bebê Bel com 3 meses já estava fazendo trilha 4x4 e agora com 9 meses fez seu primeiro acampamento e AMOU! Nós ( eu e maridon ) vamos viajar muiiiiito mais do que antes, porque pra nós é necessário ver a Bel se divertir e crescer perto da natureza, com os pés descalços ( na terra). A Trip da vez foi de 500km com o Jeep Renegade Trailhawk 4x4 , fomos de carro sim e nem por isso deixamos de dar um role de moto, afinal...acampamos dentro da pista @spracepark , e na volta partimos para uma trilha de Jeep que foi irada, mas conto depois tá? É isso aí, agora mostrarei como é possível se aventurar em família, mesmo com um bebezimmm... Com vocês a nova coluna do Site Acelerada “ VIVENDO EM LUA DE BEL”. #LuaDeBel #renegade #renegadeclub #renegade4x4 #renegadetrailhawk #jeep #jeeprenegade #jeeprenegadetrailhawk #jeepbr #jeepnation #jeeplife #jeeplifestyle #jeepbrasil #fca #4x4 #offroad #viagememfamilia #familiaradical #maedemenina #paidemenina #beberadical #jeep4x4 #jeepeiros #pedrarachada #jeepéjeep #viagem #aventura #camping #crf250 #crf230
  • Amanhã publicarei uma VÍDEO/TEASER sobre a NOVA HONDA CB650R, digam aí o que vocês querem saber sobre o novo modelo... e colocarei todas  as informações no vídeo! 🤘#novaCb650r #neosportscafe #HondaMotos
  • Quem concorda aí?
Eu não sei o que seria da minha vida se não existisse motocicletas! A moto me fez ganhar tempo e conseguir fazer faculdade, trabalhar e ainda arrumar tempo pra fazer estágio, e olha que ainda sobrava tempo para um descanso ( pouco). A moto me fez chegar em todo compromissos com pontualidade, me fez economizar grana, me fez conhecer lugares que de carro não conheceria , pessoas, aliás, amigos incríveis e que levarei pra vida toda! Se eu não fosse motociclista, certamente não teria conhecido meu marido (o homem da minha vida) , não teria tido uma filha ( coisa que nem imaginaria ter). Eu até vou na garupa as vezes acreditam? Coisa que não fazia antes, maridon me convenceu! É....sim, a moto me levou para todos estes destinos ... e com certeza tem muito mais por vir... e não posso esquecer clarooooo....do meu trabalho como piloto de testes, empreendedora, repórter ... enfim... perdi as contas do número de motos que pilotei, que testei, o número de projetos, ações e matérias que produzi, perdi o número de mensagens de leitores me agradecendo por terem se motivado por algum matéria que leram ou assistiram....perdi as contas de passeios, eventos e viagens ( sem se de trabalho) que fiz....enfim....eu agradeço por todas pessoas maravilhosas que tenho conhecido, por todas aceleradas e experiências inesquecíveis, por todo carinho e respeito e atenção das montadoras e amigos da imprensa com meu trabalho... e que venham muito mais aventuras, amizades, vento....e projetos! Afinal... moto é vida! E sem moto... a vida não tem muito sentido! Feliz dia do MOTOCICLISTA! Obrigada CLIENTES E PARCEIROS!!! @ingridmotorcycle @erika_caveirao @camis.delgado @ritasalvatore22 @nanda_ferds @ikelevy @ks1951 @kakafbariquello @pitacosdovovo @marcomascari @daymiiguel @daya_chalegre @axxisbymt @tuttomoto @coutinho181 @miloliv @priscilaeaglerider @sandrabeccaro @paulabchede @maristelaramos @_primariane @prichequetti @pripiva @priscilaemilia @mah_ferreroliveira @andreramoslira @luanamichelucci @luciano.peixoto_64 @patpedroso @vidadocemia @pedropierotti @lanerazevedo @victorfrancois_ @aledini @kvraco @usebandana @use.corse @hlxoficial @gicagirardi
  • Os trabalhos aos poucos voltando ao normal, no meu caso, testar motos, pegar estrada, conhecer destinos bacanas. A última viagem e teste foi com a Harley-Davidson Low Rider S 114 em Paraibuna. Que lugar gostoso pra passar o dia, foi triste ver o município vazio em pleno mês de aniversário, mês que fazem grandes festas e movimentam o turismo da região ( mês de junho). Então fica o aviso - Assim que tudo passar, e que começarmos viajar em grupo, não esqueçam de conhecer esses lugares “menos visitados”. Vamos passear, rodar e ajudar ... que tal? Tem link na minha bio da matéria completa e com muitas Fotos, conheçam Paraibuna, lugar delícia! E quem aí tem dica de Cidades que não são tão visitadas ? Vale em qualquer Estado.... bjs bjs #publicidade #lowrider #lowriders #harleydavidsonbrasil #harleydavidsondobrasil #harleydavidsonbr #testride #harleybrasil #harleylifestyle #harleydavidsonsaopaulo #viagemdemoto #aceleradadeharley #acelerada #mototerapia #onroad #naestrada #mototurismo #turistando #paraibuna #lifestyle #aventura #adventure #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #mulheresinspiradoras #mulheresquelevantamoutrasmulheres
  • Você sabe quais são as vantagens da iluminação por LED? No meu caso aí na foto com a Harley-Davidson Low RIDER S, voltando da Represa de Paraibuna, depois de apreciar o espetáculo do por do sol, peguei uma estradinha de terra e já estava escurecendo. Então a iluminação mais clara e vibrante do Led ajudou muiiiiito e me deu muito mais segurança e confiança, voltei curtindo, tranquila e até parei para este clique!! ( OBS: matéria com dica desta viagem no site acelerada). 
E quais mais vantagens tem? 
- Economia de eletricidade; chega a 20% e ajuda até a poupar outros componentes da moto. Tem motos por exemplo que o consumo passou de 3,5 para 0,4 Ampères, com os mesmos 42 Watts de potência. Desta forma o gerador sofre menos após dar a partida e consequentemente a  bateria reabastece sua carga mais rápido. 
- O LED proporciona acendimento instantâneo ( maior segurança em uma frenagem )  e intensidade luminosa cinco vezes maior que o do sistema halógeno. 
- A vida útil varia entre 50.000 e 100.000 horas, contra cerca de 10.000 a 20.000 horas de uma lâmpada comum. 
- O Led resiste muito mais ao movimento da moto ( passar bruscamente em buracos, ruas de paralelepípedos). As pastilhas de LED apresentam solidez e resistência muito maiores, já as comuns são inferiores. 
- O custo é maior? Sim, mas compensa né? O que vocês acham? #publicidade #lowrider #lowriders #harleydavidsonbrasil #harleydavidsondobrasil #harleydavidsonbr #testride #harleybrasil #harleylifestyle #harleydavidsonsaopaulo #viagemdemoto #aceleradadeharley #acelerada #mototerapia #onroad #naestrada #mototurismo #turistando #paraibuna #lifestyle #aventura #adventure #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #mulheresinspiradoras #mulheresquelevantamoutrasmulheres #led #iluminacaoled
  • Quem aí tem DICA de onde apreciar o melhor por do sol? Diga me aí? Vale em todo lugar do Brasil! Este da foto foi na represa de Paraibuna .... viagem que fiz com a Harley-Davidson Low Rider S. ( matéria com a dica do roteiro em destaque no Site , link na BIO). #publicidade #lowrider #lowriders #harleydavidsonbrasil #harleydavidsondobrasil #harleydavidsonbr #testride #harleybrasil #harleylifestyle #harleydavidsonsaopaulo #viagemdemoto #aceleradadeharley #acelerada #mototerapia #onroad #naestrada #mototurismo #turistando #paraibuna #lifestyle #aventura #adventure #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #mulheresinspiradoras #mulheresquelevantamoutrasmulheres #pordosol #sunshine #fotospordosol
  • Num bate e volta de moto, o que você não deixa de levar no bauleto ou na sua mochilita? Eu nunca esqueço, protetor solar, gopro, carregador de celular, óculos de sol, capa de chuva, reparador de pneu, segunda pele para frio, chinelAAAA havaianas ( haha), canivete multiuso, batonzinhooo pra hidratar os beiços e um monte de elástico pro cabelo, porque eles criam asas e voam e barrinha de cereais, escova e pasta de dente , e agora álcool em gel, que geralmente derrete e vira água em gel. E vocês? Ahhhhh, não esqueçam que tem dica de viagem que eu fiz de Harley-Davidson LOW RIDER S lá no SITE ACELERADA.com.br. #publicidade #lowrider #lowriders #harleydavidsonbrasil #harleydavidsondobrasil #harleydavidsonbr #testride #harleybrasil #harleylifestyle #harleydavidsonsaopaulo #viagemdemoto #aceleradadeharley #acelerada #mototerapia #onroad #naestrada #mototurismo #turistando #paraibuna #lifestyle #aventura #adventure #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #mulheresinspiradoras #mulheresquelevantamoutrasmulheres
  • Quem aí faz cara de paisagem nas fotos de viagem? Hehe Mas rolou messsssmo muita paisagem nesta Trip! Quer dica de um roteiro show para um bate e volta pertinho da Rodovia dos Tamoios? A matéria com a dica está em destaque no site acelerada.com.br Link na bio #publicidade #lowrider #lowriders #harleydavidsonbrasil #harleydavidsondobrasil #harleydavidsonbr #testride #harleybrasil #harleylifestyle #harleydavidsonsaopaulo #viagemdemoto #aceleradadeharley #acelerada #mototerapia #onroad #naestrada #mototurismo #turistando #paraibuna #lifestyle #aventura #adventure #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #mulheresinspiradoras #mulheresquelevantamoutrasmulheres
  • Viajar é preciso!!! Nem que seja até ali, pertinnn!!!! Amanhã no site tem dica de roteiro. Um destino bem pertinho de Sampa, que muiiiita gente não conhece! Galera que passa pela Rodovia dos Tamoios, vê a placa e passa reto... não imagina quanto coisa bacana tem por ali! Ótimo lugar para um bate e volta sozinho (a) ou em casal ( em tempos de pandemia). Adivinha o destino? Quem acompanhou meus stories dias atrás tá ligado onde fui! Amanhã no www.acelerada.com.br hein  #publicidade #lowriders #aceleradadeharley #harleydavidsondobrasil #harley #softail #softaillowriders #mulheresdeharley #harleydavidsonbr #mulheresmotociclistas #goprobr #gopromoto #custom #lowrider #lifestyle #harleylifestyle #harleydavidsonmotorcycles #paraibuna #paraibunasp

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com