Connect with us

Sem categoria

MOTO: Dicas básicas de Pilotagem Defensiva

Mesmo que for só até a padaria, não esqueça de usar todos equipamentos, capacete afivelado, luvas, calça e jaqueta com proteções. Maioria dos acidentes acontecem perto de casa, naquele momento que estamos mais distraídos ou nos sentindo mais seguros.
Comum ver por ai, nas ruas e estradas

Publicado

em

São dicas básicas que, até muitos motociclistas experientes não colocam em prática, então anote ai e  compartilhe com os amigos…

Equipamento

Mesmo que for só até a padaria, não esqueça de usar todos equipamentos, capacete afivelado,  luvas, calça e jaqueta com proteções. Maioria dos acidentes acontecem perto de casa, naquele momento que estamos mais distraídos ou nos sentindo mais seguros.

Postura

Comum  ver por ai, nas ruas e estradas,  o piloto na  postura errada, ou muito a frente do banco, ou muito atrás. Sentar no lugar correto do banco garante mais segurança e mobilidade.

Postura reta, musculatura abdominal levemente contraída para proteger a coluna, ombros relaxados, mãos firmes nas manoplas, braços semiflexionados.

As pontas dos  pés devem ficar nas pedaleiras; só tire as pontas do pés das pedaleiras quando estiver usando o cambio ou o freio traseiro. Pilotar com a ponta dos pés para baixo é perigoso, principalmente quando você esta fazendo uma curva mais deitada ou passando perto de obstáculos, lombadas etc…

Nos corredores entre os carros

Os carros possuem pontos cegos, então diminua a velocidade e triplique sua atenção, lembre-se que você tem que ser visto e  não correr o risco de levar uma fechada. Se   o motociclista de trás quer correr mais que você, deixa ele passar na sua frente, não se sinta pressionado, você não esta numa competição de velocidade!

Parece uma dica boba, mas não esqueça de usar as setas também nos corredores, a maioria dos motociclistas não as usam. Os motoristas não são adivinhas!

 –

Farol e cruzamento

Mesmo sabendo que o farol esta aberto para você, olhe para os lados, infelizmente não são todas  motoristas que respeitam o farol, e mais, hoje em dia, é comum motoristas usarem telefone celular mesmo enquanto dirigem, infelizmente!

E mais, na hora de parar no farol, olhe no retrovisor pra ver se o motorista de trás também viu que o farol esta fechado, muitos atropelamentos acontecem neste momento.

Frenagem

Se eu for falar todos detalhes e técnicas  da frenagem, escreveria um longo texto, ( vale uma matéria para focar apenas na frenagem). Então deixo aqui as dicas básicas;

Nunca freie em cima das faixas e lombadas pintadas,  o risco de escorregar é grande. Se você pode optar por uma moto com freios ABS, não pense duas vezes. O freio ABS  faz a leitura da rotação da roda dianteira e traseira, rapidamente iguala a velocidade das duas e freia de forma segura, sem que a moto derrape.  Fica sempre na dúvida de como se deve usar o freio? Com freio ABS não terá mais esta preocupação, ele pensa por você.

Garupa 

Quando der carona, pilote mais tranquilo, evite frear bruscamente, seja paciente com o garupa de primeira viagem, explique que ele deve acompanhar o seu corpo. Bacana que o garupa também fique com musculatura abdominal mais contraída, deixar pernas mais fechadas e firmes. O pescoço não pode ficar muito relaxado para não ficar batendo os capacetes. Nunca deixar o peso do corpo nas costas do piloto. Segurar nas alças ou na cintura do piloto.

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com