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Moto Esportiva e Naked – É possível viajar com conforto?

Claro que se me perguntarem, quais os melhores modelos de motos para viajar, não indicaria moto esportiva e nem moto naked. Eu mesma fiz uma viagem partindo de São Paulo até Punta del Este no Uruguai ( 2012), pilotando um modelo Naked (BMW F800R), porque sou bastante teimosa.

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f800rClaro que se me perguntarem, quais os melhores modelos de motos para viajar, não  indicaria moto esportiva e nem moto naked. Eu mesma fiz uma viagem partindo de São Paulo até Punta del Este no Uruguai ( 2012), pilotando um modelo Naked (BMW F800R), porque sou bastante teimosa. E como existem muitos motociclistas, como eu,  apaixonados por esses modelos e, insistem em realizar viagens curtas e até mesmo longas, deixo  aqui, dicas  para aliviar e até mesmo evitar as dores e desconfortos.

Então digo que SIM, é possível, mas…tomando alguns cuidados.

*Para realizar esta matéria, viajei com a BMW S1000RR

eliana malizia -mulher-demoto

1. Por diversas vezes, quando estiver em reta, alivia o peso do corpo em cima do punho e das manetes, para isso acontecer, você deve flexionar levemente os cotovelos. Faça isso por diversas vezes, evitando deixar o peso do corpo todo tempo em cima dos punhos e mãos.

2. Mantenha o abdômen levemente contraído durante toda a viagem, isso evitará dores na lombar  e que a mesma,  não sinta o impacto ao passar em buracos.

3. Se você esta super acostumado com os macacões e não abre mão dele, tudo bem, mas aconselho para viagem, o de duas peças, assim fica mais prático e confortável para sua paradas para ir ao banheiro, para almoçar, comer um lanche. Como estrada não é lugar de correr, pra mim, não vejo necessidade de macacão, saboneteira etc….eu escolho usar conjuntos de cordura, jeans com proteções, jaquetas aeradas ( ventiladas para verão), ou jaquetas de couro ( parte de cima do conjunto macacão duas peças).

4. Bagagem – Os bauletos não combinam mesmo com estes modelos de motocicletas, mas lembra-se que não é hora de se preocupar com a estética e sim com o conforto e praticidade, afinal seu foco é viajar, se aventurar e ser feliz. Eu, prefiro usar bolsas impermeáveis ( uso Touratech e GIVI) e prender com os famosos extensores e elásticos. Importante certificar se esta realmente muito bem preso, se ele soltar no meio da estrada, o risco de acidente é grande. Tenho usado o da marca LYNX HOOKS que é interconectável e ajustável, é super seguro e  não troco por outro.

5.  Se for levar garupa, explique  que; ela pode sim segurar na sua cintura, mas que nunca, de jeito algum, ela jogue o peso do corpo nas suas costas. Isso vai evitar que ela fique batendo os capacetes e que claro, você não sinta um peso desnecessário. Já o conforto do banco para a garupa, não tem muito o que fazer. Eu indico que use bermudas para ciclistas por debaixo da calça. Essas bermudas vem com uma espuminha na parte do bumbum, da uma sensação que esta sentado numa almofadinha. A dica de contrair levemente o abdômen, também serve para a garupa.

6. Não tenha pressa, faça paradas  para esticar o corpo ; eu costumo alongar, antes, durante e depois da viagem. A prática do alongamento pode fazer “milagre na sua viagem; o alongamento ativa a circulação, evita dores musculares, corrige postura, evita tensão no pescoço e ombros, ajuda muito aliviar as dores nas lombares e evita fadiga e inchaço nas pernas.

Segue a sequência de alongamento;

Fazer cada exercício de alongamento por 20 à 30 segundos cada lado, com movimento suave. O alongamento não pode doer, mas você tem que sentir que esta alongando.

1. Panturrilhas e posteriores de perna

alongamento

IMG_0635

2. Anterior de Perna

alongamento

3. Lombar ,Costas, virilha

IMG_0665

5. Antebraço, punho

6. Pescoço

Sobre a S1000RR – Ficha Técnica:

BMW S1000RR

BMW S1000RR

 –

Motor   4 Tempos, 4 cilindros paralelos
 Refrigeração  líquida
 Cilindrada (diâmetro x curso)  999 cm³ (80 mm x 49.7 mm)
 Comando de válvulas  16 válvulas DOHC
 Alimentação / combustível  ESPFI – Gasolina
 Potência  193 hp a 13000 rpm
 Potência específica  193.19 cv/litro
Torque  11.4 kgfm a 9750 rpm
 Relação peso/potência  0.88 kg/hp
 Câmbio  Mecânico, 6 marchas
 Transmissão secundária  Corrente
 Quadro  Dupla trave em alumínio
 Suspensão dianteira  Telescópica invertida, 120 mm
 Suspensão traseira  Monobraço, 130 mm
 Freio dianteiro  Disco duplo, 320 mm, 4 pistões +ABS
 Freio traseiro  Disco simples, 220 mm, 1 pistão +ABS
 Pneu dianteiro  120/70-ZR17
 Pneu traseiro  200/55-ZR17
 Entre-eixos  1422 mm
 Altura do assento  820 mm
 Comprimento  2056 mm
 Altura  1138 mm
 Largura  826 mm
 Vão livre  N/D
 Peso seco  169 kg
 Consumo médio  17.2 km/l
 Tanque e autonomia  17.5 L (301 km)
 Reservatório de óleo  3.9 L
 Emissão de CO²  132.2 g/km
 Preço de lançamento  R$ 99.251,00

 

 

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