O Mini
O Mini Countryman proporciona um prazer de dirigir único, além de ser um cobiçado MINI, esse modelo é maior e mais espaçoso que o modelo tradicional da marca.
O interessante que, quando observa-se o carro de longe, ele parece pequeno, mas ao chegar perto ou comparar com outro carro popular ao lado dele, nota-se que é realmente um carro grande.
O modelo é o primeiro Mini com quatro portas e considerado o SUV da marca. Possui porta malas com capacidade de 350 litros, que pode chegar a 1 170 litros com o rebatimento dos bancos.
O que achei diferente e no começo me atrapalhou um pouco, foi a difícil visualização do velocímetro, que fica no centro do painel. Mas logo me adaptei.
Programei no computador de bordo o meu destino e acionei também a opção para registrar a quilômetragem percorrida e autonomia alcançada. A velocidade máxima divulgada pela fábrica é de 208 km/h, com as médias de 9,5 km/l de gasolina na cidade e 13,2 km/l na estrada.
Como conduzi o Mini em estrada com chuva , com trechos de congestionamento e ar condicionado ligado, a média de consumo que foi registrado no computador de bordo foi de 12km/l. Foram percorridos até o meu destino, 172 Km, com a velocidade média de 70Km/h. O tanque do MINI cabem 47 litros de gasolina.
No Brasil, o Mini Countryman é apresentado em duas versões, Pepper e S, com preços que variam de 107.700 reais a 144.700 reais. O motor 1.6 é o mesmo, mas com uma diferença no modelo S que tem o turbocompressor, que eleva a potência de 122 para 184 cv. O modelo também vem com sistema de tração nas quarto rodas, o ALL4. Gostoso demais dirigir um MINI Countryman, melhor ainda sabendo que é um carro utizado na famosa disputa Rali DAKAR e não é para menos, sua potência é excelente.
A transmissão é a tradicional automática sequencial de seis marchas completa com Steptronic e borboletas de mudança de marcha no volante.
Dizer que o carro chama a atenção por onde passa, seria apenas um pequeno detalhe , considero o Mini Countryman S All4 muito mais que estiloso, o carro me surpreendeu na estrada com seu motor rápido, banco de couro extremamente anatômico e confortável. Nas curvas senti a sensação dos pneus grudarem no asfalto e consequentemente me dando muita segurança mesmo nas curvas mais estreitas.
Curti demais o carro desde o momento que dei a primeira acelerada.
O destino
O destino para testar o MINI foi a Cidade São Francisco Xavier em São Paulo. Chegando na cidade, escolhi para me hospedar, a Pousada Portal do Equilibrium, um lugar paradisíaco de paisagem inusitada. Sabe aquele lugar que você visita e tem vontade de ficar para sempre? Pois é, esse é o lugar!!
Onde ficar
Portal o Equilibrium
Telefone: 12 – 3797 6800
Visite o site: www.portaldoequilibrium.com.br
Para curtir a noite em São Xico
Pangea Bar
Rua 15 de Novembro, 97, Centro
Photozofia Arte e Cozinha
Largo São Sebastião, 105, Centro
Como chegar
São Francisco Xavier está localizado no município de São José dos Campos em São Paulo, na Serra da Mantiqueira entre o município de Monteiro Labato/ SP e o Distrito de Monte Verde/MG (Camanducáia).
Há duas opções de estradas para chegar: via Dutra (mais perto, porém muito tráfego de caminhões) e Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto ( opção mais longa em 15km, porém mais tranquila).
Optei chegar pela Rodovia Carvalho Pinto, em direção a Rodovia Tamoios, entrei em São José dos Campos, sentido Centro, atravessei a cidade seguindo placas para Monteiro Lobato. São Francisco fica a poucos quilômetros dessa cidade.
Atenção: os 55 km percorridos antes de chegar em São Xico estão em boas condições , porém curvas bastante acentuadas. Cuidado redobrado!
Agradecimentos: BMW do Brasil e Pousada Porta do Equilibrium
Textos e fotos: Eliana Malizia