O dia da mentira. Primeiro de abril é conhecido internacionalmente como uma data onde todos devem tomar cuidado com as informações que são espalhadas por mídias sociais. Porém, quando o assunto é segurança, como os pneus, não há espaço para brincadeiras. Vamos, então, aproveitar para tirar alguns mitos espalhados com as suas respectivas verdades.
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É possível usar pneus de marcas diferentes no mesmo eixo sem problemas.
Mito! Esse procedimento não é recomendado. Ao usar pneus diferentes no mesmo eixo, o veículo pode ficar desequilibrado, principalmente em situações de risco como frenagens e pista molhada. O ideal é sempre manter todas as rodas com pneus iguais, garantindo melhor aderência e segurança para todos os ocupantes.
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Usar medidas de pneus diferentes das recomendadas não altera o comportamento do carro. Quanto mais largo o pneu, melhor a resistência do veículo contra aquaplanagens.
Mito! Usar pneus de medidas diferentes altera o comportamento do veículo, que foi projetado e desenvolvido em conjunto com a montadora para funcionar com pneus de determinada estrutura, diâmetro e largura. As condições de segurança do veículo em quesitos como dirigibilidade, aquaplanagem e frenagem, podem ficar seriamente comprometidas com a alteração das dimensões originais dos pneus e rodas.
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Condução do veículo não afeta vida útil dos pneus
Mito! A forma como o veículo é conduzido afeta diretamente a vida útil dos pneus. Acelerações, freadas e mudanças de direção bruscas, desgastam ainda mais os pneus. Dirigir de forma suave garante maior segurança para os ocupantes e menor custo, não só preservando a durabilidade dos pneus como, também, diminuindo o consumo de combustível. A correta manutenção dos pneus também é fator fundamental para prolongar a vida útil dos pneus.
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Os pneus podem ser calibrados de acordo com a preferência do motorista, sem que isso influencie no consumo de combustível ou em outros fatores.
Mito! Os veículos possuem indicação do seu fabricante para a pressão adequada que deve ser usada tanto para quando são utilizados com pouca ou muita carga. O proprietário precisa seguir estas instruções, assim garantir melhor funcionamento do veículo, menor consumo de combustível, melhor segurança em situações de risco como frenagens em superfícies escorregadias e ainda aproveitar o pneu em toda a sua vida útil. Além disso, pneu calibrado da forma correta é mais resistente à cortes e lacerações.
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Pneus remoldados ou recapados são seguros e não alteram características do veículo.
Mito! O ideal é sempre, em caso de necessidade, trocar os pneus desgastados por novos. Para verificar quando chegou a hora, veja o TWI. O indicador, que está na banda de rodagem e é indicado na lateral do pneu em vários locais mostra exatamente quando chega a hora de trocar que é quando sua altura se iguala a da banda de rodagem. Em caso de dúvidas, procure um revendedor Pirelli autorizado.
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Pneus run-flat podem ser utilizados em qualquer veículo.
Mito. É preciso que o carro seja preparado e homologado para rodar com pneus Run Flat. Em primeiro lugar, o veículo deve ser equipado com um sensor de pressão dos pneus, para evitar que o motorista não perceba que está sem ar no pneu. Como os Run Flat são mais rígidos que os modelos convencionais, é preciso que o projeto da suspensão do carro seja preparado para rodar com esse tipo de pneu. Além disso, a roda deve ter o aro preparado para esse tipo de tecnologia. Um pneu Run Flat instalado em rodas comuns, de liga leve ou de aço, pode sofrer detalonamento quando tiver perdido a pressão.
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Pneus run-flat são mais duros e frágeis.
Mito, em partes. Os reforços estruturais nos flancos, ombros e talões do pneu Run Flat fazem com que ele seja um pneu robusto. Porém, esta robustez não interfere na performance do pneu.
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Pneus verdes precisam de uma distância maior para frenagem.
Mito! A tecnologia verde utiliza novos compostos que garantem uma melhor performance, inclusive em requisitos de segurança como aderência e frenagem. Desta forma, os pneus verdes são ainda melhores do que os tradicionais em quesitos como frenagem, consumo de combustível rolamento e ruído.
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Pneus carecas proporcionam melhor dirigibilidade em piso seco.
Mito! Pneus chamados carecas são produtos que já chegaram ao fim de sua vida útil, perdendo a aderência provinda do desenho da banda de rodagem com apoio dos ombros e dos blocos centrais, perdendo a capacidade de escoamento de água pelo desgaste da banda de rodagem, e estão mais propícios à furos pela baixa quantidade de borracha em sua banda de rodagem. A borracha do pneu careca não possui, em absoluto, a mesma aderência de um pneu slick para competições, por exemplo, gerando um enorme risco para as pessoas a bordo do veículo que utiliza os pneus nestas condições.