Connect with us

Moto & Gastronomia

O que comer e beber em Aruba

As ofertas gastronômicas de Aruba são uma autêntica lição de história e revelam as influências culturais da Holanda, da América do Sul e do resto do Caribe. Muitas das especialidades destacadas aqui são apreciadas em ocasiões festivas, enquanto outras são consumidas no dia-a-dia. Quer comer e beber como uma pessoa local? Então peça estas iguarias típicas numa viagem à Ilha Feliz…

Publicado

em

Conheça a gastronomia típica da Ilha Feliz e saiba se deliciar como um verdadeiro local

As ofertas gastronômicas de Aruba são uma autêntica lição de história e revelam as influências culturais da Holanda, da América do Sul e do resto do Caribe. Muitas das especialidades destacadas aqui são apreciadas em ocasiões festivas, enquanto outras são consumidas no dia-a-dia. Quer comer e beber como uma pessoa local? Então peça estas iguarias típicas numa viagem à Ilha Feliz para ter uma experiência verdadeiramente arubiana.

No happy hour: ponche crema, coecoei e Aruba Ariba

Vários coquetéis na ilha são servidos com ingredientes criados pelas pessoas locais. Aruba produz a sua própria versão do ponche crema, combinando gemas, creme de leite, rum e uma variedade de especiarias. Outra invenção genuína é o coecoei, um licor vermelho-escuro que mistura a seiva de folhas de agave, rum e açúcar de cana numa receita secular única.

O coecoei é usado para fazer o coquetel mais popular de todos, o Aruba Ariba, que foi inventado nos anos 60. Para fazer este drinque é preciso misturar suavemente um pouco de coecoei, vodka, rum, creme de banana, um toque de grenadine e suco de frutas. Depois de derramar sobre gelo, joga-se no topo um pouco de Grand Marnier. E, claro, não há nenhum lugar melhor para saborear um refrescante Aruba Ariba do que em uma cabana das praias perfeitas da ilha.

Culinária do mar: peixe crioulo e keri-keri

O peixe crioulo, conhecido localmente como pisca hasa crioyo, é um prato tradicional deliciosamente simples: fatias de filé de peixe fresco são fritas e servidas em um molho básico de cebola, tomate, pimentão e alho. E para esta refeição ficar ainda melhor, pode acompanhar um pouco de pan bati, um alimento que está entre o pão e a panqueca feito de amido de milho e cozido numa caçarola de barro, ou então uma porção de funchi, um mingau de polenta. O funchi também pode ser refrigerado, cortado em fatias e frito até dourar e ficar crocante.

Peixes brancos, como o barracuda ou o tubarão, são ideais para fazer um dos pratos mais populares de Aruba, o keri-keri. O peixe cozido é desfiado e salteado na manteiga com tomate, cebola, aipo, pimentão, manjericão fresco, pimenta preta e urucum para criar uma saborosa refeição.

Pratos fartos: keshi yena, sopi e stoba

O keshi yena – que, em português, significa “recheado de queijo”-, é feito recheando a casca de uma bola de queijo Edam ou Gouda com carne temperada, cebola, tomate, pimentão, azeitonas, alcaparras, uvas passas e piccalilli – uma combinação de vegetais e especiarias. Depois de rechear, cobre-se a bola com a tampa original e em seguida assa-se no forno até ficar bem quente e borbulhante. Alguns chefs optam por servir o queijo em fatias em vez de colocar o recheio dentro da casca.

Apesar do clima quente, as sopas e os guisados são muito populares em Aruba. Os lares e restaurantes competem para ver quem tem a melhor sopi oester, a sopa de ostras. A sopi yambo é uma sopa grossa com vários tipos de carne ou marisco, feito com purê de quiabo. Já a sopi cabrito é uma sopa feita à base de caldo de carne e com carne de cabra, alho, tomate, aipo, pimentão e aletria. No que diz respeito a guisados, a escolha é infinita. O stoba carni (ensopado de carne), o stoba cabrito (ensopado de cabrito) e o calco stoba, que é feito a partir de mariscos de concha, são acompanhados pelo funchi e o bati pan.

Para matar a sede e a fome no calor: coquetel Balashi e pastechi

“Balashi cocktail” é o nome dado carinhosamente pela população local para a sua maravilhosa água potável. Basta um gole para entender por quê a bebida ganhou reconhecimento mundial pela qualidade e sabor. O seu nome refere-se à região Balashi de Aruba, onde uma usina filtra e purifica a água do mar do Caribe, até porque a ilha não tem rios ou lagos de água doce. Resultado: a água que sai da torneira é também aquela que é engarrafada pela Tropical Bottling Company e vendida com o nome de AWA, que significa água em papiamento, um dos idiomas oficiais de Aruba.

Nos dias de calor e praia, o melhor mesmo é comer pequenos lanches. O pastechi pode ser a opção ideal nestes momentos. Este pastel em forma de meia-lua cai no gosto dos sul-americanos, já que está entre a empanada argentina e o pastel brasileiro. Pode ser recheada de queijo, presunto, carne, frango ou até peixe. Eles são vendidos em toda a ilha em supermercados, lojas de conveniência e lanchonetes.

Momento de gula: bolos e doces

Muitas palavras em papiamento são parecidas ou até iguais ao português. Uma delas é “bolo”, que os arubianos adoram comer. Os bolos mais tradicionais incluem pudim de pão (pan bolo), bolo de caju (bolo di cashupete), torta de chocolate (bolo chateau), bolo de gemada (bolo ponche crema) e bolo de ameixa (tert di prium).

As sobremesas caseiras são chamados de cos dushi e há várias para satisfazer todos os gostos. Paiseicu e tentalaria são doces feitos de açúcar e nozes; o koeki lerchi é um biscoito de açúcar que está entre os preferidos das pessoas locais, assim como o macaroni, uma infusão de coco com textura similar ao bolo. O quesillo é um versão arubiana do flan de caramelo e as bolas de tamarindo são feitas com polpa de tamarindo enrolada em açúcar granulado, criando uma união perfeita entre o doce e o azedo.

Deixe-se cair na tentação: os bolos e doces podem ser comprados por toda a ilha.

A ilha de Aruba

Com 110 mil habitantes e localizada ao norte da Venezuela, a ilha de Aruba, no Caribe, é conhecida por suas águas claras e areia branca. Oferece infraestrutura completa de lazer, com 28 hotéis e resorts ao longo da costa oeste, spas, cassinos e campos de golfe – sendo um profissional com 18 buracos. Além disso, a Ilha Feliz, como é conhecida a região, apresenta gastronomia internacional variada e diferentes opções de compras. Atividades para toda a família estão disponíveis em terra firme, com passeios e visitas pela ilha, e também na água, com mergulho em seu mar cristalino e esportes aquáticos. Sua localização privilegiada mantém o clima a agradáveis 28 ºC quase todo o ano e fora da rota de furacões. Turistas brasileiros não precisam de visto para entrada no país.

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Olha eu aí, 9 anos atrás, com a minha primeira HARLEY-DAVIDSON...Bom a foto é para dar uma notícia. As motocicletas da família Sportster® continuam disponíveis no mercado brasileiro como ano/modelo 2020/2020, enquanto durarem os estoques, deixando de ser comercializadas em 2021 ( é, tristê!!!!). Uma taxa de câmbio volátil em moeda estrangeira e, mais recentemente, como muitas outras empresas, o início da COVID-19 impactou os negócios no Brasil. Para continuar a atender os clientes atuais e futuros da Harley-Davidson, precisaram implementar um novo modelo de negócios junto à rede de concessionárias. A Harley-Davidson sempre foi uma marca aspiracional entre os clientes que buscam aventura e uma sensação de liberdade sobre duas rodas. Continuaram a oferecer uma gama de motocicletas que irão agradar a uma variedade de preferências e desejos do cliente. ( nota by Harley-Davidson do Brasil). Porém tem ÓTIMA NOTICIA - Durante o mês de julho de 2020 (até 31/07), a Harley-Davidson do Brasil conta com oportunidades imperdíveis para você realizar o sonho de adquirir uma motocicleta zero quilômetro da marca.
As condições especiais são válidas para a compra de modelos das famílias Sportster®️, Softail®️ e Touring em todas as concessionárias da marca no país. Toda linha da Harley-Davidson do Brasil conta com oferta especial de financiamento. E... tá rolando taxa de 0,99%, com 30% de entrada e saldo em até 48 vezes! 
As motocicletas da Harley-Davidson do Brasil estão disponíveis para um exclusivo Test Ride em toda a rede de concessionárias!!!! Ótima oportunidade galera!!!
  • Eu faço parte de diversos grupos de mulheres motociclistas, com muito prazer ....muito amor e paixão! Inclusive tenho um grupo que é aberto para todos os grupos haha, o @_aceleradas_ ... Masss, existe um grupo especial, que é o primeiro que acompanho desde o primeiro ano de vida. Hoje ele faz 10 anos, e aí vai uma pequena homenagem, com Fotos das antigas, todo mundo magrinhaaaa  Parabéns @ladiesoftheroad , que venham mais 10 anos, mais 20, 30,40!! Juntas sempre!!!!! E viva a liberdade e viva o motociclismo! @sandrabeccaro @priscilaemilia @priscilaeaglerider @paulabchede @mulheres_motociclistas @mulheres_moto_lovers @mulheres_de_harley @elaspilotam @comelasdemoto @darkrose.store @hogabachapter @hogbrasil @ladiesmachine @ladiesbandeirantes @mulheresquepilotam
  • A viagem que virou tatuagem...

Uma das viagens mais incríveis que fiz, de São Paulo pilotando uma Yamaha Crosser 150cc, até o Pantanal. Foi um grande desafio, nunca havia feito uma viagem muito longa com uma 150cc, e nunca imaginei conseguir enfrentar a Transpantaneira  com muiiiiita lama e mais de 80 pontes de madeira em péssimas condições ( e com um bocado de jacarés em baixo delas)! Mas o mais emocionante foi encontrar onças em seu habitat, longe da prisão em zoológicos, ou dopadas pra sairem lindas em self com turistas que não entendem nada sobre ser livre! 
Enfim; uma das 8 onças que encontramos nesta Trip, virou tattoo!!!
Tatuagem feita @tattooyoubrasil , Fotos by Johanes Duarte
  • QUE TAL???? Hoje pela manhã foi apresentado para a imprensa especializada a Kawasaki Z900 2021. Agora a mais potente da categoria; são 125cv!!! mais tecnológica, chega com adição de diferenciais como KTRC (Kawasaki Traction Control) e Power Mode (Controle de Entrega de Potência), que podem ser combinados através do Riding Mode, dispondo de 4 opções de escolha: Sport, Road, Rain e Rider (configuração manual). Conta ainda com o exclusivo painel TFT e Bluetooth que permite conectar a Z900 ao smartphone. Além da performance, o visual também foi aprimorado e o chassi recebeu melhorias, todo sistema de iluminação agora utiliza LED e as carenagens modificadas de modo minimalista acentuam o que há de mais especial no design Sugomi. Ah, contarei tudo lá no site acelerada.com.br, Preço? Ação de pré-venda especial do dia ‪8 de julho‬ até ‪31 de julho 2020‬, com quantidade limitada. Compras feitas neste período terão preço especial de R$45.990,00 + frete #z900 #kawasaki #kawasakiz900 #nakedz900 #motonaked #testride #acelerada #mulheresmotociclistas #motos #motocicleta #lifestyle #mototerapia #motociclismo #motociclista #trackday #aceleradas #z300 #z1000
  • Mais um SORTEIOOO UHUUU - isso aí, dia 27 de julho é o dia do motociclista e vamos comemorar com muitos sorteios........................... ..........................💥 SORTEIO FOTO OFICIAL💥
.
.
Prêmio:
✔️ 01 JAQUETA E 01 LUVA TUTTO 

Para concorrer você deve seguir as regras ⬇
1 - Siga os perfis: 
@eliana.malizia ( se você está aqui, acho que já me segue Hehe). E o perfil @tuttomoto 
2 - Curta a imagem OFICIAL. ( ESSA FOTO ) 
3 - Marque um amigo no comentário.
4 - As pessoas que marcarem nos comentários perfis empresariais e/ou de marcas, personalidades ou fake serão desclassificadas.
5 - Deixar o perfil do Instagram aberto na data do sorteio.
6 - O ganhador terá até 24 horas para entrar em contado.

QUANTO MAIS VOCÊ COMENTAR  E MARCAR MAIS OPORTUNIDADE TERÁ DE VENCER 👏🏻 ⚡️O sorteiro será realizado no dia 27 de JULHO de 2020! BOA SORTE ⚡️
* válido para participantes ( BRASIL) #sorteio #tutto #27dejulho #diadomotociclista
  • Eu no corredor de H-D Low Rider S, torcendo pra não levar um fechada! 🙌. Masssss.....o assunto é....Hoje aqui eu que  faço perguntas - não tenha medo de errar....aí vai; Em uma situação de susto ( fechada, alguém atravessando , obstáculo que não dá tempo de desviar) enfim...Qual a forma correta para frear a moto? 70% freio dianteiro e 30% freio traseiro? Freio 100% traseiro? 50% dianteiro e 50% traseiro? Nenhuma das alternativas? Todas as alternativas estão corretas e depende do modelo da moto? Todas alternativas estão erradas? Explique, me conte! Quero saber... eu já fiz cursos com diferentes instrutores , e sabia que já tive ensinamentos diferentes? será pq? #lowriders #frenagem #frear #freio #freios #dicadesegurança @titesimoesoficial @piloto_leandromello @frazao115 @pabloberardi_trx @alexbarrospiloto @titesimoesoficial @cacbarros @suzanecarvalhopiloto @pbvbrasil @denylson_amaral
  • Mês do motociclista - isso aí, dia 27 de julho é o dia do motociclista e vamos comemorar com muitos sorteios! Dado a LARGADA PARA O PRIMEIRO. ..........................💥 SORTEIO FOTO OFICIAL💥
.
.
Prêmio:
✔️ 01 AXXIS DEKERS MATT TIFFANY PINK

Para concorrer você deve seguir as regras ⬇
1 - Siga os perfis: 
@eliana.malizia ( se você está aqui, acho que já me segue Hehe). @axxisbymt 
@daymiiguel 
2 - Curta a imagem OFICIAL. ( ESSA FOTO ) 
3 - Marque um amigo no comentário.
4 - Compartilhe este post nos Stories.
5 - As pessoas que marcarem nos comentários perfis empresariais e/ou de marcas, personalidades ou fake serão desclassificadas.
6 - Deixar o perfil do Instagram aberto na data do sorteio.
7 - O ganhador terá até 24 horas para entrar em contado.

QUANTO MAIS VOCÊ COMENTAR  E MARCAR MAIS OPORTUNIDADE TERÁ DE VENCER 👏🏻 ⚡️O sorteiro será realizado no dia 27 de JULHO de 2020! BOA SORTE ⚡️
* participantes ( BRASIL) #sorteio #capacetesaxxis #axxis #axxisbymt #diadomotociclista
  • Quais as principais mudanças comparando com a 800? Vejam as novidades...e, tem alguma dúvida?? FAÇAM QUALQUER PERGUNTA, e responderei! #tiger900 #novatiger #tiger900gt
  • Olha eu aí avaliando a TIGER 900. Mas fica aqui uma PERGUNTA aos amantes e proprietários de motos BigTrails. O que pesa mais na  balança na hora de escolher entre tantas opinões de Bigtrails? Ser melhor equipada  para o off-road, tecnologia ,desvalorização, baixo peso, potência, autonomia, preço, valor do seguro, manutenção mais acessível, ser fiel a marca, outros? Enfim... explique.... #bigtrail #bigtrailbrasil #mundobigtrail #tiger900 #tiger800 #tiger1200 #triumphbr #triumphbrasil #triumphtiger #triumphmotorcycles #acelerada #mototurismo #testride #testpilot #pilotodeteste #mulheresmotociclistas #aceleradas #solo #axxis #tutto #vaicomelas #goprobr #gopro #goprobikes

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com