Connect with us

Sem categoria

Prefeitura decide desativar motofaixas em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo decidiu desativar as duas motofaixas da cidade, uma na área central e a outra na zona oeste da capital. A decisão desagrada a motociclistas, mas é elogiada por especialistas.

A motofaixa localizada à esquerda e junto ao canteiro central nas avenidas Sumaré e Paulo 6º, na zona oeste , a primeira do país, foi desativada nesta segunda-feira (18).

Publicado

em

A Prefeitura de São Paulo decidiu desativar as duas motofaixas da cidade, uma na área central e a outra na zona oeste da capital. A decisão desagrada a motociclistas, mas é elogiada por especialistas.

A motofaixa localizada à esquerda e junto ao canteiro central nas avenidas Sumaré e Paulo 6º, na zona oeste , a primeira do país, foi desativada nesta segunda-feira (18).Com 3 km de extensão, ela foi implantada em setembro de 2006 entre a praça Marrey Junior e a rua Lisboa, em “caráter piloto”, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

A CET explica que a faixa foi extinta porque “não representou aumento da segurança dos motociclistas”. De acordo com a companhia, o número de acidentes com feridos envolvendo motos nas duas vias mais que dobrou entre 2006 e 2007 e aumentou 152% em 2012, em comparação ao ano em que a motofaixa começou a funcionar.

Nenhuma morte de motociclista é registrada nas avenidas Sumaré e Paulo 6º desde 2009, informa a CET.

A companhia realiza agora estudos para desativar a motofaixa Vergueiro/Liberdade. Ela foi criada em junho de 2010, tem 4 km de extensão e liga o centro à região do parque Ibirapuera, na zona sul da capital.

Repercussão

O presidente do Sindimoto-SP (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas do Estado de São Paulo), Gilberto Almeida dos Santos, afirmou ao jornal “O Estado de São Paulo” que foi pego de surpresa pela decisão.

“A prefeitura não tem um pingo de respeito. Justo a da Sumaré. É uma pena. Estamos trabalhando para aumentar essas faixas. Eles não está enxergando as motos da maneira que deviam enxergar”, declarou. Para ele, o fim da faixa vai provocar insegurança entre os motociclistas.

A medida foi aprovada por Horácio Augusto Figueira, especialista em engenharia de transporte e segurança de trânsito. “A motofaixa não funciona porque os motociclistas usam em um trecho, mas depois têm de entrar à direita [a faixa fica à esquerda da via]”, afirma.

“Tentaram implantar [a motofaixa] com o objetivo de diminuir os acidentes, o que não aconteceu. Faixa exclusiva para qualquer tipo de transporte que não seja o coletivo não faz sentido”, opina Horácio Augusto Figueira.

Faixa exclusiva para ônibus

A motofaixa das avenidas Sumaré e Paulo 6º foi desativada no mesmo dia que as vias ganharam faixas exclusivas para ônibus.

Na região, foram implantadas 3,9 km de faixas no eixo formado pelas avenidas Antártica [da rua Barão de Tefé até a praça Marrey Junior], Sumaré, Paulo 6º e Henrique Schaumann [da avenida Paulo 6º até a rua Cardeal Arcoverde], com exclusividade para ônibus de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Com as novas faixas, as rotas de bicicletas vão sofrer mudanças. Segundo a CET, serão implantadas áreas exclusivas de espera para motos e bicicletas junto aos principais cruzamentos das quatro avenidas.

“Com a inauguração da faixa, faremos uma readequação de todo o espaço viário do eixo. O novo projeto irá permitir um compartilhamento mais harmônico desse espaço para aumentar a segurança de todos, principalmente motociclistas e pedestres, os agentes mais vulneráveis no trânsito. Em breve, também será implementada a padronização de velocidade na via”, informa a CET.

Atualmente, a capital paulista possui 264 km de corredores que facilitam a circulação do transporte coletivo.

Fonte: Notícias UOL

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Sabe aquele sonho que você tem de  testar diversos modelos de motos em um autodromo? Finalmente vai acontecer um evento que oferece esta oportunidade e muito mais, experiência, diversão, entretenimento.... dentro do Autodromo de Interlagos em Sampa. O @festivalduasrodas ( 29 agosto/ 01 de Setembro). Será o melhor evento do ano!!! Mas acelere, você precisa comprar os ingressos e garantir os modelos de motos que pretende testar.  #festivalduasrodas2019 #hondamotos #africatwin #bigtrail #offroad #onroad #testride #autodromodeinterlagos #festivalduasrodas #acelerada #revistaduasrodas - foto by @caiomatttos
  • SORTEIOOOOO!!! Quer ganhar um capacete maraaaavilhoso  Axxis modelo Diagon?  Para concorrer, você deve seguir as regras; 
1. Siga os perfis  @eliana.malizia e @axxisbymt .
2. Curta este post e Marque 3 amigos nos comentários ( nesta imagem oficial) . Você pode participar quantas vezes quiser, quanto mais marcações , mais chances de ganhar. 
3. O sorteio será realizado dia 10 setembro. Valendoooo!
  • QUAL A VIAGEM QUE DESEJA REALIZAR AINDA ESTE ANO???? Uma das mais bacanas que fiz nos últimos meses, foi a bordo da Harley Road Glide Ultra ,  de São Paulo até Chapada dos Veadeiros. ida e volta foram 2700km. E você? Qual será a próxima Trip? Conta pra nós! #roadglideultra #publicidade #harleydavidson
  • De São Paulo até Chapada dos Veadeiros. Matéria no site www.acelerada.com.br 
Ida e volta - 2700 quilômetros
  • O Universo 4x4 é MARAVILHOSO, uma mistura de aventura, emoção, poeira, natureza e mesmo com um carrão desses ( $$$$), uma mistura de “simplicidade”, acho que só quem é do mundo “off” entenderá.  Bom.... agora no Site Acelerada também teremos matérias e testes de CARROS! Pra começar em grande estilo...testei o Jeep Wrangler, nova geração! 
NOVO MOTOR 2.0L TURBO , são 270CV e 400NM de TORQUE. Foto by @ederphoto1 #jeepnation #jeepbr #jeepbrasil #wrangler #jeepwrangler #4x4 #offroad #lifestyle #estilodevida #acelerada #testedrive #jeepnation #mopar #moparbrasil
  • E aí? Curtiram a Triumph Scrambler 1200 XE? Será que veio pra brigar com os modelos Big Trails já existentes do mercado? Matéria/ Test Ride lá no site acelerada. Quem avaliou a Moto  desta vez, foi Rosa Freitag.
  • Mais um evento de sucesso - evento para Mulheres Motociclistas - que une Lifestyle, motores, beleza, novas amizades, gastronomia e risadas, muiiiiitas risadas!
  • Bonneville Speed Twin 1200 - 
Ela une dois pontos super positivos - O conforto da Bonneville T120 e o torque do modelo Thruxton R.  Durante os testes, pude comprovar  o conforto na estrada, mesmo levando garupa ( a amiga e fotógrafa @sayurii_k ). Impossível não falar da entrega de potência....é impressionante. Se você pensa em adquirir uma moto clássica que possua conforto e força, a Speed Twin é a moto certa pra você! 
Preço? A partir  De R$47.990,00 - foto by @sayurii_k #speedtwin #triumphSpeedTwin #motosclassicas #triumphBr #TriumphBrasil #testRide #lifestyle #acelerada #adventure #kvra #somostodoskvra
  • TRIUMPH SPEED TWIN - O design é retrô, mas conta com tecnologia bastante moderna - São três modos de pilotagem (Road, Rain e Sport), controle de tração que pode ser desligado. Freios ABS com discos duplos da Brembo na dianteira e disco simples na traseira. Iluminação em LED (lanterna, farol  e piscas) e tomada USB para recarga de celular. Perfeita né? Foto by @sayurii_k #speedtwin1200 #speedtwin #triumphbr #triumphspeedtwin #motosclassicas #motoclassica #triumphbrasil #elaspilotam #acelerada #siteacelerada #lifestyle #motos #motociclista #mototerapia

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com