Esporte e Ação

Seletiva GS Trophy 2020: vencedores e vencedoras!

Publicado

em

Por Rosa Freitag

Juntamente com o evento BMW Motorrad Days, em Socorro-SP, aconteceu a etapa final das seletivas para a sétima edição do GS Trophy, evento promovido pela BMW Motorrad para motociclistas amadores apaixonados por offroad com determinação, espírito de equipe, preparo físico e técnica para pilotar uma GS em condições desafiadoras. O prêmio para os 3 vencedores e um representante de Mídia que formam a equipe do Brasil é uma viagem para a Nova Zelândia, em fevereiro de 2020, onde competirão com equipes de mais de 20 países. E as 2 mulheres com melhor classificação irão para a seletiva feminina na Espanha, em outubro, competir com mulheres de todos os países participantes para a formação de equipes femininas internacionais que irão também à Nova Zelândia.

Foram 3 seletivas regionais, em Cabreúva-SP, Pirenópolis-GO e Urubici-SC, reunindo mais de 130 participantes, e que levaram quase 80 pilotos para a grande final. No sábado, foram sorteadas equipes de três para um desafio de estratégia, orientação e algumas atividades sem moto, e à noite, um circuito de habilidades – última oportunidade de usar a moto própria. Somados os resultados do dia, 28 pilotos se qualificaram para a prova do domingo: um circuito muito técnico, com diversos exercícios em sequência, sem chance para relaxar entre cada um, já que cada pé no chão significava um ponto a menos e havia um limite de tempo, que também era critério de desempate. Todos os competidores utilizaram a F850 GS, que será o modelo oficial na Nova Zelândia.

Sob um sol de rachar e com o incentivo de amigos e familiares à beira da pista e na arquibancada, para iniciar a prova era preciso levantar a moto tombada (que pesa 230 kg) e conduzi-la por fora por uns morrinhos. Em seguida, caixa de areia, brita, zerinho, passagem por tronco, subida e descida, slalom, o temido “labirinto”, testes de derrapagem, parada em equilíbrio e frenagem com precisão. Cada competidor fez duas voltas, e no fim da tarde foram anunciados os vencedores. Apesar de ser uma competição, e com um prêmio incrível (viagem para a Nova Zelândia com todas as despesas por conta da BMW, participação no GS Trophy em motos da frota, equipamentos e outros mimos), cada participante ao fim dessa jornada estava com um sorriso estampado no rosto e a sensação de vitória por ter feito o seu melhor, e pelas amizades construídas. O “espírito GS Trophy” contagiou a todos.

Os vencedores são: Pedro Marchioretto, de Itapira-SP, Felipe Hawerroth, de São Bonifácio-SC e Claudinei Costa Silva, de Suzano-SP. Trinity Ronzella venceu pela segunda vez a disputa entre os jornalistas escalados para a competição e será o representante de Mídia a acompanhar o trio, fazendo imagens, relatos e participando de algumas provas. E mais um brasileiro ocupará uma posição muito especial: Aloísio Frazão, instrutor oficial da BMW, foi escolhido para ser Marshal – o guia que conduz equipes de vários países durante o percurso e as provas do GS Trophy; Frazão é o primeiro instrutor brasileiro a ser convocado para essa função. Todos eles irão para a Nova Zelândia em fevereiro de 2020 para a competição entre países.

As vencedoras da categoria feminina, Vanessa Rezende, de Itatiba-SP e Cinthia Morales, de São Paulo-SP, irão para a Espanha no final de outubro, onde se juntarão às mulheres vencedoras de todos os países participantes e disputarão vagas para as equipes femininas internacionais que participarão do GS Trophy 2020.

“O GS Trophy pra mim é uma prova de amizade, alegria e de muito frio na barriga, me mostrou que amigo é quem está na aventura com você, sendo seu cúmplice.
Me mostrou que vencer não é ser o melhor, nem chegar em primeiro lugar, mas sim se esforçar, lutar e principalmente se superar !

Em algum momento você vai pensar…:” o que estou fazendo aqui ???” Mas no final vai ter certeza que foi a melhor e mais deliciosa coisa que fez !

Vai dar frio na barriga, vontade de chorar, de rir e se divertir porque a maior sensação é de ter feito o seu melhor, de ter conquistado algo que poucos conseguem e de ter amigos que vibram junto com você !!!! Conta Cinthia Morales”.

A motivação que levou cada piloto a se inscrever e o seu percurso para chegar à final também rendem histórias muito bacanas. Vanessa pilota desde adolescente, mas não tinha uma GS – estava sem moto há 8 anos, para cuidar dos filhos pequenos. Resolveu comprar uma G650 GS por sugestão do cunhado, que participou da seletiva de Cabreúva, em junho. Uma semana antes da seletiva em Pirenópolis, comprou a moto, com apreensão, pois apesar da G650 ser a GS mais leve e baixa disponível, ainda assim achou a moto alta e pesada, pois estava acostumada a fazer trilha de Yamaha DT! Estreou a moto nas trilhas da prova em equipe, e só revelou isso aos parceiros depois de anunciado o resultado: primeiro lugar! A estratégia e o bom alinhamento da equipe foram essenciais, e para ela o maior desafio foi fazer a pista com a F850 GS, uma moto muito pesada e assustadora, pois não alcança o pé no chão.

Outras histórias de determinação, “loucura” e superação serão incluídas aqui em breve!

Veja GALERIA DE FOTOS

Mais Acessados

Acelerada © 2012 - Todos os direitos reservados.