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Teste – Ducati Mulstistrada 1200 S Touring, por Eliana Malizia

A motocicleta quatro em um… a primeira observação importante; a moto não é simplesmente “uma” moto e sim “quatro”motos. Vou explicar porque; a Ducati Multistrada 1200 S conta com um computador de bordo onde você escolhe o modo mais apropriado para ocasião. Modo Enduro, modo Urban, modo Touring e modo Speed.O modo Enduro lembra trilhas…

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Texto: Eliana Malizia

Fotos: Eliana Malizia

Eliana Malizia usa para esse teste: Capacete MT, jaqueta Dainese, Calça HLX, botas Mondeo e Luvas X14

Teste – Ducati Mulstistrada 1200 S Touring

Pela primeira vez piloto uma motocicleta que não encontro pontos negativos. Sei bem que testar uma moto é uma tarefa bastante particular, mas tenho certeza que muitos concordarão comigo. Conheça uma das motos mais desejadas pelos motociclistas viajantes.

A motocicleta quatro em um

A primeira importante observação; a moto não é simplesmente “uma” moto e sim “quatro” motos, e vou explicar; a Ducati Multistrada 1200 S conta com um computador de bordo onde você escolhe o modo mais apropriado para ocasião. Modo Enduro, modo Urban, modo Touring e modo Speed, esses são os 4 modos que faz dessa super moto ser mais que uma.

O modo Enduro lembra trilhas, lama e embora a Multistrada não tenha características apropriadas ela pode sim ser usada em obstáculos mais difíceis, mas esqueça o off road “hard, a moto é muito alta e pesada para a ocasião.    Você escolhendo o modo Enduro a suspensão se ajustará  e ficará mais macia, o torque da acelerada diminui também ( 100 cv) e o controle de tração e o ABS são adaptados para situações de pouca aderência, tudo isso facilita a pilotagem em estradas de terra.

Já o  modo Urban deixa ela menos arisca, mas também limita o motor a 100 cv, pude tranquilamente pilotar a Multistrada entre os carros nas ruas movimentadas de São Paulo, e por ser uma moto alta ajudou muito ao transitar pelos corredores entre carros; os retrovisores ficam acima dos retrovisores do carro, diminuindo muito a chance de uma colisão.

O modo Speed e o modo Touring ficam para a estrada, ambos com 150cv.  Parti da Capital de São Paulo com destino ao litoral norte, onde acionei primeiramente o modo Speed, e posso dizer “NOSSA, quanta potência!”, por muitas vezes percebi que não era necessário engatar a sexta marcha, a quinta já era suficiente para uma viagem com ótima “tocada”. O modo Speed deixa a moto muito arisca, algo perfeito para uma pista, nenhuma necessidade de tanto torque em estradas e rodovias.

Optei finalmente em usar o modo Touring, o modo perfeito para mim, qual deixa a moto ainda muito forte, sem diminuir seus “cavalos”, porém não tão arisca, não me dava mais aquela sensação que a moto teria a sua frente levantada ou seja, que a qualquer momento eu sairia empinando “sem querer”. Foi a sensação que senti bastante pilotando a Multistrada no modo Speed.

Pilotei a maior parte do tempo no modo Touring e foi um passeio muito divertido e confortável. Indescritível a sensação de pilotar uma Ducati Multistrada, forte e ao mesmo tempo macia, muito rápida na resposta do comando do acelerador, nas curvas a moto parece deitar sozinha e não foi difícil  raspar a pedaleira  no chão, o conforto do garupa também é garantido, sem reclamações. Uma moto verdadeiramente perfeita e completa!


Bacana lembrar

O computador de bordo possibilita  ajustar automáticamente conforme o peso que levará na sua moto, tem as opções de estar na moto sozinho, com ou sem bagagem e as opções com garupa e também, com ou sem bagagem.  O seu sistema eletrônico de suspensão DSS (Ducati Skyhook Suspension), entra em ação conforme a situação. Ou seja, o sistema DSS é totalmente ajustável, assim, compressão e retorno da mola são controlados eletronicamente.  No inicio estranhei o manuseio do computador de bordo, mas rapidamente aprendi a usa-lo. Fácil e Fantástico!

Muito mais

As qualidades não param por ai não! A mulstistrada foi lançada em 2009 e obteve  algumas mudanças no modelo testado ( Multistrada S/2013), que conta com o mais recente sistema de freios ABS, conta também com controle de tração que possui quatro níveis de entrega de potência. O parabrisa é facilmente ajustável, você pode optar em deixa-lo mais abaixo da direção dos olhos , ou mais acima. Optei em deixa-lo mais alto e a vibração dele foi zero. A chave é um luxo a parte, a moto é ligada pelo sensor encontrado na chave e a mesma fica guardada no bolso da jaqueta. Só usei na hora de abrir o tanque para abastecer.

A multistrada possui a mesma tecnologia que equipa a superesportiva 1199 Panigale, um motor  que resulta a melhora da queima de hidrocarbonetos e CO2 e, consequentemente contribui com a diminuição da emissão de gases.

Freios

Já os freios dianteiros, da grife Brembo, são fixados de forma radial no trem dianteiro. Possui disco duplo de 320 mm, com acionamento hidráulico de quatro pistões e na traseira, um único disco de 245 mm mordido por pinça de duplo pistão. Todos os modelos da linha Multistrada estão equipados com o sistema ABS Bosch-Brembo como item original de série, que pode ser desligado para pilotagem na pista, durante um  off road, ou quando preferir.

Finalizando

A Ducati Multistrada me surpreendeu, forte, imponente, leve para tocar até mesmo meio o transito, ciclística de dar inveja em qualquer um, fora seu design que chama atenção por onde passa. Dizer que a moto é um Luxo seria pouco, a moto é versátil e completa. Se eu fosse colocar um defeito, seria um único somente; a Ducati Multistrada não ser minha, isso eu lamento!

Ficha técnica Ducati Multistrada 1200 S

Motor: A gasolina, quatro tempos, 1.198 cm³, dois cilindros em L, quatro válvulas por cilindro, acionamento desmodrômico de válvulas. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico,refrigeração líquida.
Câmbio: Manual de seis marchas com transmissão por corrente. Controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 150 cv a 9.250 rpm.

Diâmetro e curso: 106,0 mm X 67,9 mm.

Taxa de compressão: 11,5:1

Suspensão: Dianteira com garfo telescópico com amortecedor Marzocchi ajustável e curso de 170 mm. Traseira com link progressivo e amortecedor Sachs ajustável.

Chassi: Quadro: treliça tubular de aço.

Pneus: 120/70 R17 na frente e 190/55 R17 atrás.

Freios: Disco duplo semi-flutuante de 320 mm na frente e disco simples de 245 mm atrás. Oferece ABS.

Dimensões: 2,20 metros de comprimento total, 0,94 m de largura, 1,46 m de altura, 1,53 m de distância entre-eixos e 0,85 m de altura do assento.

Peso: 189 kg.

Consumo médio na estrada:  17 Km/l.

Tanque do combustível: 20 litros.

Preço

MTS 1200 ABS: R$67.900 (ABS, Controle de Tração e 4 níveis de pilotagem)

MTS 1200 S: R$79.900 (+ Suspenção Eletrônica SkyHook e malas laterais)

MTS PP: R$89.900 (Versão esportiva com muita Fibra de Carbono, escape Termignoni e cor diferenciada)

 

Vejam um breve vídeo na estrada…

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