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Teste Harley Davidson V-rod Muscle 2014 – Por Eliana Malizia

Tive o prazer de pilotar e testar a V-rod Muscle modelo 2014, uma moto forte, imponente e com bastante personalidade. O Design é bem moderno, inspirado nos “muscle cars” americanos, como Mustang e Camaro, com motor V2 desenvolvido em parceria com a Porsche, esse conjunto faz desse modelo de moto, ser única e atrair olhares curiosos por todo lugar que passa.

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Teste V-rod Muscle 2014

Tive o prazer de pilotar e testar a V-rod Muscle modelo 2014, uma moto forte, imponente e com bastante personalidade. O Design é bem moderno, inspirado nos “muscle cars” americanos, como Mustang e Camaro, conta com o motor V2 desenvolvido em parceria com a Porsche. Esse conjunto faz desse modelo de moto, ser única e atrair olhares curiosos por todo lugar que passa. Uma moto que não passa despercebida.

Lançada em 2001, a Harley-Davidson V-Rod foi o primeiro modelo da história da marca norte-americana a ser equipado com refrigeração líquida. Sucesso é tanto que 2014 chegou e o modelo continua conquistando números e mais números de admiradores e a moto aparece cada vez mais bonita.

O conjunto perfeito

Os fios são embutidos no interior do guidão , os escapes revestidos de cromo acetinado, dão um equilíbrio simétrico, pois são dois, uma em cada lado da moto. Velocímetro, conta-giros e medidor de combustível integrados, o painel de instrumentos é montado no guidão de formato angular e cabeamento interno. Rodas de liga leve de cinco raios, lanternas de alta visibilidade e luzes indicadoras de direção de LED integram o paralama traseiro, os piscas são  integrados nas hastes dos espelhos retrovisores e da ainda mais elegância à moto.  Sem contar a pintura com a qualidade sempre perfeita da Harley-Davidson.

Motor e ciclística

O Motor da Muscle é o fantástico Revolution de 1250 cm³, refrigerado a líquido, gera mais de 120cv de potência. Oferece muita força em baixas e médias rotações, que me reforçou segurança nas retomadas e ultrapassagens. Mas vale apontar que para atingir rotações mais altas, tive que girar o acelerador com vontade e foi na estrada que pude sentir sua maior potência. Pilotei a moto passando por muitas curvas fechadas e o conjunto suspensão/freios respondeu muito bem. A suspensão dianteira Showa com garfo invertido e as rodas de alumínio ajudam a reduzir a massa não suspensa, melhorando a ciclística do conjunto.

Importante; Para você ter o máximo de segurança e conforto ao pilotar, o ímpeto do motor é dosado pela embreagem tipo slipper que reduz a fricção e ajuda a manter a roda traseira no ritmo adequado, e pelos freios Brembo com ABS que atuam de forma precisa e eficiente.

Gostosa de Pilotar

A primeira impressão que se tem é que a moto é muito pesada e difícil de pilotar, mas depois de alguns minutos , estava eu curtindo demais a V-rod, braços esticados, guidão largo, pedaleiras avançadas que deixam as pernas pouco flexionadas ( possuo 1,70m de estatura), banco baixo ( 705mm)e largo, com pequeno encosto para lombar, esse conjunto que estranhei no inicio se transformou em uma posição muito confortável, relaxei e pilotei a moto de forma gostosa, leve. A garupa, fica um pouco a desejar, o banco é bem macio, mas muito estreito, não indicaria para garupas em longas viagens, fora isso, o garupa também vai adorar a experiência.

Fácil raspar as pedaleiras no asfalto durante as curvas, o o pneu de 240mm , deixa a moto ainda mais bonita, mas faz com que ela perca um pouco da agilidade, principalmente nas curvas mais fechadas, porem proporciona uma ótima vantagem,  a aderência necessária para que possa extrair a máxima performance do modelo.

Aos admiradores com estatura mais baixa e/ou aqueles que não simpatizarem com a ergonomia por conta do guidão largo e distante, existe um acessório para resolver essa questão, um guidão mais curto e estreito, assim consegue-se flexionar mais os braços e a posição fica menos esportiva. Esse acessório é original da Harley Davidson.

 Mais sobre o motor – Herança do motor Revolution

A paixão da Harley-Davidson por desempenho está enraizada em décadas de corridas e vitórias. Quando a H-D decidiu produzir um motor de alta potência refrigerado a líquido, começou com o motor VR1000 Superbike. Sua performance foi inspirada no estilo americano, com um torque forte, poderoso e altíssima potência final. O motor Revolution é o coração de uma máquina que atrai uma geração de pilotos, fascinados pela mística da marca Harley-Davidson e pela excelente performance proporcionada.

Pneus

Os pneus Michelin Scorcher™ , com design exclusivo da banda de rodagem com sulcos profundos melhora a capacidade de aderência e drenagem de água. A durabilidade são reforçadas pelos compostos da borracha dos pneus, baseados na última geração de polímeros sintéticos da Michelin. Sob a borracha do pneu traseiro, tramas de aramida são utilizadas para estabilizar a pilotagem, de fato, a qualidade do pneu me passou maior segurança.

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Resumindo: Pilotar a V-rod Muscle foi de fato adorável, me proporcionou uma experiência diferente e inusitada, estranhei no inicio , mas logo me apaixonei pela moto. A V-rod Muscle é um modelo para motociclistas exigentes, a moto é perfeita para a estrada, no transito o motor esquenta um pouco, mas nada te impede de usa-la tranquilamente no dia do seu rodízio ou aquele passeio de Domingo. Talvez a/o  garupa reclame um pouco sobre o tamanho do banco, mas acredito que logo irá esquecer e amar desfilar com a V-rod que chama atenção até mesmo dos motoristas de carros.

Eliana Malizia

Ficha técnica

DIMENSÕES

Comprimento2.410 mm

Altura do Assento, Descarregada705 mm

Distância do Solo105 mm

Ângulo da Coluna de Direção (Graus)34

Trail142 mm

Distância entre Eixos1.700 mm

Pneu Dianteiro (Especificação)120/70ZR-19 60W

Pneu Traseiro (Especificação)240/40R-18 79V

Capacidade de Combustível18,9 l

Capacidade de Óleo (com filtro)4,7 l

Peso Seco292 kg

Peso em Ordem de Marcha307 kg

MOTORIZAÇÃO

Motor 1Revolution®, V-Twin 60°, Refrigerado a Líquido

Diâmetro do Pistão105 mm

Curso do Pistão72 mm

Cilindrada1.247cm³

Relação de Compressão11,5:1

Sistema de Alimentação de Combustível Injeção Eletrônica de Combustível por Porta Sequencial (ESPFI)

TRANSMISSÃO

Transmissão Primária Engrenagem, relação 117/64

Relação de Transmissão – 1a marcha 10,969

Relação de Transmissão – 2a marcha 7,371

Relação de Transmissão – 3a marcha 5,9

Relação de Transmissão – 4a marcha 5,095

Relação de Transmissão – 5a marcha 4,563

CHASSIS

Roda Dianteira (Estilo)Polida com detalhes em preto, 5 raios de liga de alumínio

Roda Traseira (Estilo)Polida com detalhes em preto, 5 raios de liga de alumínio

Freios (Tipo de Cáliper)Disco duplo com 4 pistões na dianteira, disco simples com 4 pistões na traseira

Escapamento Sistema de escapamento duplo em cromo acetinado com cano em ambos os lados da motocicletas e cobertura das ponteiras em preto

PERFORMANCE

Torque do Motor – Método de Teste EEC/95/1

Torque do Motor 211,9 Kgf.m

Torque do Motor (rpm)6.5

Ângulo de Inclinação, Dir. (Graus)32

Ângulo de Inclinação, Esq. (Graus)32

ELÉTRICA

Luzes Indicadoras Farol alto, ponto neutro, baixa pressão de óleo, piscas, diagnóstico do motor, sistema de segurança, temperatura do sistema de arrefecimento e alerta de baixo nível de combustível

Painel de Instrumentos Velocímetro eletrônico com hodômetro total, relógio, hodômetro parcial duplo, indicador de nível de combustível, conta-giros, e luzes indicadoras de LED

Preço V-Rod Muscle:

R$ 55.400 (Vivid black)

R$ 55.850 (Opção de cor – 1 tom)

R$ 56.400 (Opção de cor – 2 tons)

OBS:  1. A medida reflete a altura do assento com a motocicleta sem carga.

2 – Os valores apresentados são nominais. A performance pode variar de acordo com País e região.
3 – Itens de série e opcionais podem variar de acordo com País e região.
4 – A disponibilidade das cores pode variar de concessionária para concessionária e está sujeita a mudanças sem aviso prévio. Podem existir variações entre as cores descritas e as do produto final.

Eliana Malizia utilizou para testar a Harley – Jaqueta Apex, calça HLX, bota Tutto, luvas Alpnestars e Capacete MT.

 

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Ela une dois pontos super positivos - O conforto da Bonneville T120 e o torque do modelo Thruxton R.  Durante os testes, pude comprovar  o conforto na estrada, mesmo levando garupa ( a amiga e fotógrafa @sayurii_k ). Impossível não falar da entrega de potência....é impressionante. Se você pensa em adquirir uma moto clássica que possua conforto e força, a Speed Twin é a moto certa pra você! 
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