Estava mais que na hora de acelerar a Honda TransAlp. Conforme pedidos, aqui estão minhas “pequenas e importantes” observações depois de ter acelerado a Honda TransAlp, no transito da cidade de São Paulo, na estrada e em alguns trechos de terra. Confiram:
No transito da Cidade
O tamanho da moto não condiz com a leveza para pilotar, uma moto imponente e leve, perfeita para acelerar no meio do transito, essa foi a primeira sensação que tive com a Transalp, quando acelerei nos corredores da Avenida 23 de Maio. Apenas o guidão poderia ser um pouco mais estreito, ajudaria um pouco mais para pilotar entre os carros, quanto ao torque para ultrapassagens, ótimo, responde rapidamente.
Outro ponto positivo; com suspensão de 200 mm de curso na dianteira e 173 mm na traseira, do tipo pró-link, senti bastante conforto quando passei por buracos e lombadas.
O sistema de freios ABS é com acionamento combinado e é opcional. Pilotei a versão com ABS e ganhei uma segurança a mais durante o teste. A embreagem e cambio são macios demais, muito gostosa de pilotar.
Na estrada
A TransAlp com seus 205 quilos de peso seco, consumiu média de 18km/l, lembrando que a moto que utilizei tinham apenas 500 quilometros rodados. Na estrada que senti de verdade a potência da moto, com 60 cv de potência a 7.750 rpm e torque de 6,12 kgf.m, e motor de dois cilindros em V, ela é bastante ágil também em ultrapassagens em alta velocidade.
O conforto também me chamou muito atenção; o banco dela é muito macio, a bolha protege bastante do vento e tudo isso deixou a viagem muito agradável e tranqüila. Sem contar que por ser uma moto bicilíndrica, a vibração foi baixa, perfeita!
Na Terra
Percorri um pequeno trecho de terra com a TransAlp, a moto tem mais características de uma on road que off road, suas rodas raiadas possuem pneus de uso misto, mesmo assim, a moto mandou muito bem na estrada de terra, achei ela forte e rápida em subidas com alguns obstáculos naturais. Senti muita segurança na terra, mas com sua característica do pneu (mista), não indico a moto para o uso em estradas de terra com grandes obstáculos e dificuldades.
Ponto negativo: O Preço, poderia ter um valor um pouco mais em conta, acredito que o preço coloca sua venda a perder, comparando com as concorrentes que possuem design mais moderno.
De toda forma; uma ótima motocicleta, aceleramos e gostamos, perfeita para uso em diferentes situações.
Ficha Técnica
Motor OHC, bicilíndrico em “V”, 4 tempos, arrefecido a líquido
Potência máxima 60cv a 7.750rpm
Torque máximo 6,12kgf.m a 6.000rpm
Tipo de chassi Semiberço duplo Cilindrada 680,2cm³
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica PGM-FI
Transmissão 5 velocidades
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 200 mm de curso
Suspensão traseira Pro-Link
Freio dianteiro Disco duplo de 256 mm de diâmetro e pinças de duplo pistão (STD) e Disco duplo de 256mm de diâmetro e pinças de três pistões (C-ABS)
Freio traseiro Disco de 240 mm de diâmetro e pinça de pistão único
Pneu dianteiro 100/90 19 M/C 57H
Pneu traseiro 130/80R 17M/C 65H
Peso seco 201kg (STD) 205kg (ABS)
Distância entre-eixos 1512 mm
Altura mínima do solo 182 mm
Altura do assento 837 mm
Cores Laranja metálico e branco
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do tanque 17,5 litros
Preço médio R$ 29.990,00 (STD)* R$ 31.990,00 (ABS)*
Fotos e texto: Eliana Malizia