Acho complicado escrever sobre uma moto que eu gostei muito de pilotar, pode parecer aquelas famosas matérias pagas, ou até mesmo parecer que não sei fazer criticas negativas sobre uma moto. Bom, falo sobre a Kawasaki Versys 650cc, com ela foi assim, me deixou em uma situação dessas, pois na minha avaliação, falando de custo, qualidade e beneficio, posso afirmar que ela é uma moto completa.
Para testar a Versys 650, rodei pelas ruas movimentadas de São Paulo e por algumas rodovias até o Litoral Norte. Vamos lá?
Eu, com estatura de 1,70m, ao subir na moto, fiquei na pontinha dos pés, mesmo assim não me atrapalhou na hora de manobrar para estacionar, a moto é leve, com seus 209 kg ( com ABS), senti segurança e conforto. Mas lembrando que o ideal e o mais seguro, é conseguir colocar os pés inteiro no chão.
A Versys 650 tem três versões, a normal, a City e a Tourer. A Tourer tem o diferencial; possui um defletor de ar maior e uma armação para suporte dos porta-malas e a versão City, possui um porta-capacete no bagageiro.
O motor
A Versys 650, possui o mesmo motor da ER-6N, são 64 cv provindos de um motor de 649 cm³, que dá a potência específica de praticamente 100 cv/l. Notei que o motor vibra muito pouco, mesmo tendo só dois cilindros paralelos e verticais. O ronco em alto giro tem um som alto e bem gostoso, da ainda mais prazer em pilotar a Versys.
Nas ruas imperfeitas da Cidade
Ótima para pilotar em trechos imperfeitos da Cidade, os freios são muito bons, dois discos perfurados na dianteira e um na traseira.
A suspensão é com garfo invertido e há ajuste na pré carga da mola na bengala esquerda e do retorno do hidráulico na bengala direita.
Pilotei a Versys em estradas com bastante curva, achei incrível como ela deita com facilidade, o guidão responde muito bem os comando de direção.
Na estrada
Muito boa para viajar, sobra motor, muito estável e segura. Boa de curva, boa ciclística, deita e levanta com facilidade. Encarei trechos on e off road ( terra batida) e a moto se comportou muito bem, mesmo seu pneu não sendo apropriado para off road, percorrer em trechos de terra batida e como poucos buracos, não foi um problema. Motor de dois cilindros com bastante torque. A primeira marcha é curta e pede a segunda imediatamente, isso não atrapalha sua boa acelerada, pois a partir dai a moto se mostra forte, macia e confortável, pois os freios e amortecedores ajudam muito. Além disso, o que ajuda muito nas aceleradas mais fortes, é o pequeno parabrisa.
A postura em cima da moto é ótima para o dia a dia e perfeita para longas viagens, não cansa. Talvez se o espaço do banco para o garupa fosse maior, a Versys ganharia mais esse ponto positivo.
Rodei 350km e calculei a autonomia da moto: Média de 19 Km/l
Preços:
Tourer com ABS: R$ 33.490,00
Standard: R$ 27.990,00 e R$ 30.990,00 (com ABS)
City (com ABS): R$ 31.990,00
Eliana Malizia usa:
Capacete MT, jaqueta Dainese, Calça HLX , Luvas Bult, Botas Alpinestar
FICHA TÉCNICA KAWASAKI VERSYS 650
|
|
Motor
|
Dois cilindros verticais paralelos, refrigeração líquida, duplo comando, 4 válvulas por cilindro
|
Diâmetro e curso
|
83 x 60 mm
|
Cilindrada
|
649 cm³
|
Texa de compressão
|
10,6:1
|
Potência
|
64 cv a 8.000 rpm
|
Torque
|
6,2 m·kgf a 6.800 rpm
|
Formação de mistura
|
Injeção no duto Kehin Ø 38 mm
|
Câmbio
|
6 marchas, transmissão final por corrente
|
Relações das marchas
|
1ª 2,438:1; 2ª 1,714:1; 3ª 1,333:1; 4ª 1,111:1; 5ª 0,966:1; 6ª 0,852:1
|
Relação primária/secundária
|
2,095:1/3,067:1
|
Quadro
|
Tipo diamante em aço
|
Suspensão dianteira
|
Garfo telescópico invertido de 41 mm com ajuste no retorno e pré-carga da mola, curso de 150 mm
|
Suspensão traseira
|
Monomola com retorno ajustável do amortecedor em 13 níveis e prato da mola ajustável em 7 níveis, curso de 145 mm
|
Freio dianteiro
|
Dois discos de 300 mm Ø em forma de pétala, pinças com dois pistões
|
Freio traseiro
|
Disco de 220 mm Ø em forma de pétala, pinça com pistão único
|
Pneus
|
Dianteiro 120/70ZR17, traseiro 160/60ZR17
|
Comprimento/largura/altura
|
2.125/840/1.330 mm
|
Altura livre do solo
|
180 mm
|
Altura do banco
|
845 mm
|
Tanque de combustível
|
19 litros
|
Peso
|
206 kg, com ABS 209 kg
|