outras viagens

Viagem: Com a BMW S1000XR em Aiuruoca

Fiz uma pequena mala, peguei a minha câmera fotográfica e o tripé, vesti equipamento de segurança, subi na BMW S1000XR e parti, feliz, para mais uma aventura sobre duas rodas com destino certo: a pequena Aiuruoca, em Minas Gerais.Sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar em Aiuruoca…

Publicado

em

Por Eliana Malizia

Fiz uma pequena mala, peguei a minha câmera fotográfica e o tripé, vesti equipamento de segurança, subi na BMW S1000XR e parti, feliz, para mais uma aventura sobre duas rodas com destino certo: a pequena Aiuruoca, em Minas Gerais

 

Sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar em Aiuruoca antes. E, talvez, este tenha sido o principal motivo de eu ter topado essa viagem; ir para um lugar diferente, pequeno e desconhecido – adoro coisas novas! Partindo de São Paulo, segui pela Nova Dutra até a cidade de Cruzeiro, sempre seguindo as placas sentido Passa Quatro, Caxambu e… Aiuruoca. Peguei trechos bastante sinuosos, mas sem pressa, parando várias vezes para fotografar paisagens pelo caminho. Deslumbrada com o que via, curti intensamente cada acelerada.

 

Pouco antes de chegar à pousada, em uma estradinha de terra, fui presenteada com um multicolorido pôr do sol. Parei a moto ali mesmo e fiquei um tempo, apreciando aquele espetáculo natural, até a noite chegar. Pilotar motos tem dessas. Muitas vezes, paramos a viagem apenas para apreciar a natureza.

 

A tal da Aiuruoca

Localizada no Sul de Minas Gerais, Aiuruoca é considerada uma das melhores cidades de Minas para o ecoturismo. Ela faz parte do Circuito Terras Altas da Mantiqueira e do Parque Estadual da Serra do Papagaio. A cidade foi descoberta pelo padre João de Faria Fialho, em 1692, e fundada em 1706. Hoje, possui pouco mais de 6 mil habitantes.

Casos e “causos”

A Fazenda São Pedro foi onde escolhi me hospedar e, sem dúvida alguma, foi uma boa decisão. O antigo casarão não é um simples hotel tentando ser uma “casa de fazenda”. Pelo contrário! É, sim, uma fazenda de verdade, de 1830, onde há suítes para hóspedes.

Você tem até a opção de interagir com a família que vive lá; tomar café, almoçar e jantar em uma grande mesa na cozinha com todos eles. Se topar, vai ver que é muito legal! Você escuta os interessantes casos e “causos” que a Família Arantes conta.

E falando em cozinha, a Dona Nilza (cozinheira) e a Dona Nelsa (anfitriã e chefe de cozinha) preparam pratos mineiros que, só de lembrar, dão água na boca. O mais curioso foi provar o tal de ora pro nobis (em latim, ore por nós), uma espécie primitiva de cacto que chega a ter 25% de proteínas e, por isso, é conhecido como o “bife de pobre”.

Comidinhas da Fazenda

Se você gosta de sabores diferentes como eu, vai adorar provar as frutas da fazenda e, o melhor, poderá prová-las logo que forem colhidas. Graviola, jacamanga, uva japonesa, vampiro (uma fruta lembra o sabor da lichia, e tem esse nome porque, dizem, atrai morcegos) e outras mais.

É possível passar o dia inteiro na fazenda conhecendo a rotina rural, fazer trilhas para a cachoeira, andar a cavalo e, até mesmo, remar com caiaque na represa. Mas, embora tenha tudo de bom lá mesmo, vale muito a pena conhecer outras cachoeiras e atrações fora dela, no entorno da região.

Represa da Fazenda

Vista da Pousada das Bromélias

Vale lembrar que, com exceção do Centrinho, para chegar nas demais atrações, é necessário seguir por estradas de terra. Para o Vale do Matutu eu fui de moto, e foi bastante tranquilo. Mas para chegar na Cachoeira das Garcias – onde é possível também apreciar de um mirante a gigantesca pedra Pico do Papagaio – a trilha não é totalmente de terra batida e alguns trechos são esburacados. Por isso, decidi ir com o jipe da Fazenda São Pedro.

Fique bem tranquilo: é possível fechar pacotes de passeios com a fazenda, ou mesmo com outros guias da região, caso você não queira colocar a sua moto ou o seu carro na terra. O que não pode é deixar de conhecer as atrações. Eu aproveitei todas!

Aiuruoca é um daqueles lugares que deixa saudades. Fui embora feliz pela experiência e pelos lugares e sabores que conheci e provei! Voltei pra São Paulo com “uns pesinhos a mais” na bagagem: queijos, doces e licores da região. O chato foi pegar 200 km de chuva na volta. Foi preciso acionar o modo “rain” da moto e, assim, voltei com segurança! Cheguei bem em São Paulo, renovada e com as baterias recarregadas para encarar a rotina da cidade grande. Nos vemos na próxima acelerada! Tchau!

Off Road light, com a S1000XR

Cachoeira das Garcias

Igreja Matriz

Vale a pena conhecer

O Centrinho de Aiuruoca (com a Igreja da Matriz e o Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz), a Cachoeira da Lage, a Cachoeira das Garcias, o Vale do Matutu, e o Pico do Papagaio

Curiosidade

Em Aiuruoca, o Carnaval é antecipado. O Monsenhor Nagel proibiu a comemoração na cidade devido aos retiros espirituais e missas religiosas, que são realizados todos os anos nas datas do Carnaval. Por conta disso, os aiuruocanos não tiveram outra alternativa, a não ser antecipar a festa na cidade, e assim é até hoje. E esta festa antecipada se tornou conhecida até internacionalmente!

SERVIÇO

Onde ficar?

Pousada Fazenda São Pedro

Optei em percorrer uma Estrada de terra de 14km para me hospedar na Fazenda, mesmo o pneu da S1000XR sendo apropriado para asfalto, pilotei com bastante conforto. A estrada de terra está em ótimas condições e a BMW mandou muito bem. Site: fazendasaopedro.com.br

Onde comer?

Restaurante Kiko e Kika

O francês Kieran Craik, o Kiko, é o chefe de cozinha, junto com sua esposa, Cristina Huguenin, a Kika. Sugiro a truta defumada com batata rosti, que é o carro chefe do restaurante. Ambiente rústico e elegante.

?Estrada para o Vale do Matutu, Aiuruoca
Telefone: (35) 9927-4853 (ligue antes, pois não abre todos os dias)

Dona Azeitona

Pizzas e caldos.

Praça Monsenhor Nagel 90, Centro, Aiuruoca
Telefone: (35) 3344-1964

Principais distâncias

Coincidentemente, as distâncias entre Aiuruoca e São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, são as mesmas: 370 Km

Matéria também publicada no Portal da Revista Playboy

http://www.playboy.com.br/2016/06/de-moto-rumo-ao-paraiso-do-ecoturismo/

Galeria de fotos ( clique na imagem para ampliar)

 

Mais Acessados

Acelerada © 2012 - Todos os direitos reservados.