Connect with us

Esporte e Ação

Viajando de Harley, para Capitólio, o mar de Minas Gerais

Domingo de sol, bem cedo, mala pronta. Subi na Harley-Davidson Deluxe e parti para mais uma aventura daquelas. O destino da vez? Conhecer o “mar de Minas”, em Capitólio no Estado de Minas Gerais. Saindo da capital de São Paulo…

Publicado

em

Texto e Fotos – Eliana Malizia

Uma viagem incrível por terras mineiras a bordo da nova Harley-Davidson Deluxe

Domingo de sol, bem cedo, mala pronta. Subi na Harley-Davidson Deluxe e parti para mais uma aventura daquelas. O destino da vez? Conhecer o “mar de Minas”, em Capitólio no Estado de Minas Gerais.

 –

Saindo da capital de São Paulo, segui para a Rodovia dos Bandeirantes, no sentido das cidades de Jundiaí, Jaguariúna, Mococa, Passos e, por fim, Capitólio. As estradas estavam bem tranquilas, durante toda a viagem, e em ótimas condições. Foram 450 km, percorridos em 7 horas – mesmo com algumas paradas para abastecer, para tirar fotos e almoçar.

 

harley deluxe

As melhores paradas

Aliás, a minha melhor parada foi em uma estradinha vicinal que arrisquei explorar. Assim que passei por São Sebastião do Paraíso, um caminho de terra me apareceu! Ah, eu não pensei duas vezes e entrei nele, mesmo sabendo que estaria saindo um pouco da rota! Estradinha deserta e perfeita para descansar um pouco da tensão e da atenção tão exigentes da rodovia, pude curtir o som dos pássaros, os perfumes da natureza. Fiquei ali, parada, por uns 30 minutos.

 –

viagem de moto

Fica a dica: nunca tenha pressa de chegar ao destino final! O caminho e a viagem fazem parte da aventura. É sempre incrível conhecer novos lugares que não estavam no roteiro original

 –

Outro ponto alto da viagem foi o momento em que atravessei a divisa de São Paulo e Minas Gerais. Naquele momento, voou em minha direção uma “chuva” de borboletas amarelas. Para mim, foi uma ótima maneira da Natureza me dizer “bem-vinda à Minas Gerais”; e ficou claro que presenciaria muita vida, e muita cor por todo canto que eu percorresse dali para frente.

 –

Quase chegando em Capitólio, avistei um verde de cor intensa, bem no fim do horizonte.

Fui me aproximando e, quando consegui avistar mais de perto, a grande surpresa: era a cor do “mar de Minas”, a represa artificial maior e mais limpa do mundo! O contraste da estrada com a cor da água forma um desenho lindo, que mais parece a pintura de um quadro, ou até mesmo um grande cenário. Impressionante!

Capitólio

 –

capitólio minas gerais

Hora do almoço

Muita gente me deu a dica e eu não pude deixar de parar, ali na estrada mesmo, a poucos quilômetros de Capitólio, no Restaurante do Rio Turvo, de frente para o “mar”.

O que me assustou um pouco, foi a fila e o movimento. Mas como estava sozinha, logo consegui sentar. Pedi um peixe delicioso, uma tilápia enrolada no bacon, com brócolis, purê de batata e molho de abacaxi com pimenta. Ma-ra-vi-lho-sa! O prato servia duas ou até três pessoas e, por isso, não dei conta dele inteiro. Pedi para embrulhar e dei para um hippie que vendia bijuterias na frente do restaurante.

 

 –

O role clichê no centrinho

Dei um rolê no centro da cidade, bem pequenino e com uma charmosa igreja matriz, chamada Igreja de São Sebastião. Também aproveitei para clicar a arquitetura da região e ainda fiz amizade com alguns cachorrinhos de rua. Aqueles típicos de porta de igreja, sabe?

centro capitólio

fusca

 —

capitólio

cachorro de rua

vira lata

Segui do centro até o início da “estrada do Dique” para chegar na pousada. Esta é uma estrada de cascalho…. É, meu amigo, eu gosto destas aventuras. Foram apenas 13 km, sem problema algum. Talvez por fazer muito isso com moto custom, hoje já tenho certa facilidade. E, sim, é possível pilotar motos custom na terra. O único problema é o risco de pegar chuva! Se isso acontecer, a lama já dificulta muito! Então, eu sempre alerto: dá para ir, sim. Mas na chuva não me atrevo.

estradas de terra

viagem harley deluxe capitólio

de harley na terra

 —

harley off road

Passeios imperdíveis

Escolhi me hospedar no Solar Dona Dora, por ter ótimo custo e por ser a pousada mais bem localizada: de frente para a represa. Foi possível reservar a lancha que me pegou na pousada mesmo. E nem pense em ir a Capitólio e não fazer os passeios de lancha, hein?

O pôr do sol da pousada é algo indescritível! Fiquei na piscina com vista para represa, onde o sol se despede. Por tudo isso, não tem como indicar outra pousada. A minha escolha foi um palpite certeiro.

 –

pousada em capitólio

por do sol mias gerais

 

Da pousada também é fácil ir até o Morro do Chapéu. Trata-se de um mirante natural, a 1.293 metros de altitude, e de onde se pode avistar boa parte do Lago de Furnas e também algumas cidades. O morro é formado por uma chapada e tem uma capelinha charmosa com a imagem de Nossa Senhora dos Desamparados. Mas o mais curioso foi encontrar muros de pedras construídos no início do século passado.

mirante do chapéu

 –

capela dos desamparados

morro do chapéu capitólio

Os três dias na pousada se passaram sem que eu nem ligasse a Harley. Deixei a moto estacionada e fiz todos passeios a pé ou de lancha. É bem bacana para descansar e curtir a aventura um pouco livre dos equipamentos de motos (jaqueta, capacete, luvas, mochila etc.), já que fazia muito calor.

 –

O Faber foi o meu barqueiro. Foi ele que me levou em um passeio pelo lago de Furnas, com direito a paradas em Cachoerinha, Lagoa Azul e na Cachoeira do Canyon. Fiquei impressionada com a cor da água e pensei, “por que não vim antes para este lugar? Tão lindo e tão perto de Sampa”. Até a volta do passeio foi mágica: já estava escuro, a lua iluminando a represa, o vento da lancha, a música boa…

lago de furnas

 –

cachoeiras em capitólio

eliana malizia

Um dia de lancha é suficiente para conhecer todas as atrações. Aproveite o restante dos dias para conhecer o Morro do Chapéu e curtir a Pousada, rede, praticar stand-up paddle.

 –

Hora de voltar e conhecer mais atrações

Quarta-feira cedinho, arrumei a minha mala e subi na moto novamente, com destino a a São Paulo. Porém, na volta, fiz mais algumas paradas que são obrigatórias!

Mirante do Canyon de Furnas

Sem dúvida o role mais procurado e o lugar mais exuberante que eu conheci durante o passeio de lancha. Vale também conhecer lá de cima do canyon, que são aqueles enormes paredões, com mais de 20 metros de altura. É uma imensidão de paisagem, daquelas que não cabem no ângulo da lente fotográfica, saca?

mirante lago de furnas

mulher motociclista

Como chegar: pegue a estrada que sai de Capitólio em direção à MG-050. São cerca de 30 km de estrada sentido São Paulo. Na estrada, você encontra umas tendas, barracas e um movimento de carro. Ali existe uma trilhinha de poucos metros e, logo em seguida, você terá uma das vistas mais lindas que já viu no mundo.

 –

Paraíso Perdido

Mais uns 10 km a frente do mirante, você verá a placa apontando o Paraíso Perdido. São 18 piscinas naturais e oito quedas d’água em pedras de quartzito branco. http://www.paraisoperdido.com.br.

 

Outro lugar que vale a pena ir fica ao lado destas últimas paradas que fiz. É a Trilha do Sol. Mas esta, infelizmente, não consegui ir. O tempo ficou curto…

 –

O que falar de Capitólio? Gostei tanto que, dias depois, ainda acordava pensando em todos detalhes da minha viagem. A delícia de pilotar a Harley-Davidson Deluxe, as pessoas que conheci, os lugares por onde passei, a comida que provei, a cor da água que mergulhei, o pôr do sol de frente para a pousada, os gigantes cânions… É muita coisa boa em um lugar só… E você? Está esperando o que para ir para o mar de minas também?

Onde Ficar?

Pousada Solar Dona Dora

https://www.facebook.com/pousadasolardonadoracapitolio/

Onde comer?

Rio do Turvo

http://www.pousadadorioturvo.com.br/

Kanto da Ilha

Super charmoso, é outro lugar que é possível apreciar um lindo pôr do sol, a comida é requintada, e acompanhada de cerveja Scarpas (artesanal feita no local), fica melhor ainda. ( fui de barco, pude provar a cerveja).

https://www.facebook.com/kantoilha/

Contato para Passeio de Lancha: Faber ( barqueiro) 16 – 09924-1493

GALERIA DE IMAGENS:

viagem harley deluxe capitólio GetFileAtta12wechment-15 SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC GetFileAttachment-20 SAMSUNG CSC GetFileAttachment-26 GetFileAttachment-31 GetFileAttachment-35 GetFileAttachment-36 GetFileAttachment-39 GetFileAttachment-45 GetFileAttachment-47 GetFileAttachment-51 GetFileAttachment-52 GetFileAttachment-53 GetFileAttachment-58 SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC

 

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Em tempos de Pandemia, não podemos esquecer “também”, dos #MotoEntregadores !!! Deixe vofe também seu bilhetinho de agradecimento para um moto entregador! Eles merecem! Meu bilhetinho de hoje foi.... Olá 
Moto entregador , como vai?
Obrigada por trazer o remédio até a minha casa!
Obrigada por trabalhar dia e noite para nos atender mesmo em tempos de guerra contra coronavírus!
Lhe deixo um simples presente, um par de luvas, para sua segurança, afinal, nós também nos preocupamos com você! 
Tenha um
Bom dia! 
Um abraço de “longe”, Eliana Malizia #motoentregador #motofretista #motoboy #ObgMotoEntregador #corona #coronavirusbrazil #coronavírusbrasil #coronovirusbrazil #pandemia  #covid_19 #covid19
  • Vamos aproveitar a quarentena e estudar algumas técnicas OFF ROAD para curtir seu próximo role de moto com mais segurança e confiança?  Hoje vamos falar sobre a POSTURA CORRETA! 
Então vamos lá, e quem tiver mais dicas, escreva pra nós! - Os braços devem estar sempre semi-arqueados para controlar melhor a moto e absorver melhor o impacto. - Tronco posicionado à frente.
- Ponta dos pés na pedaleira e joelhos pressionando levemente o tanque, para aliviar a força dos braços. - Olhar sempre para frente. - Quando pilotar em pé, mantenha os joelhos semi-flexionados para melhor absorção do impacto. E nesta postura, o ideal é projetar o tronco ainda mais para frente.
Ah e no vídeo, sou eu, numa Trip, de Yamaha Crosser aprendendo muito com os FERAS  @jorge.negretti @wellingtongarcia21 e @ricardomartins274
  • Quantas vezes me perguntaram “Eliana, QUAL FOI SEU MAIOR DESAFIO EM CIMA DE UMA MOTO”? Sem duvida alguma , meu maior desafio nestes meus 20 anos de experiência,  foi a trilha para chegar no Cânion Espraiado em Urubici. 
Uma trilha de apenas 12km. Difícil , nível Hard!! A trilha me parecia mais um enduro e tão exaustiva que parecia não ter fim, parei , cai, levantei, chorei, pensei em desistir, levantei de novo. Neste meio tempo, aparece @jorge.negretti e @ricardomartins274 do meu lado falando bem alto, “ cara, tá muito escorregadio e com muita pedra pontuda , tá muito difícil de subir”. Bom, se os TOPS PROFISSAS estavam achando difícil , imagina eu? Logo em seguida um colega nosso desistiu da trilha ... poutz! Fiquei mais tensa! Eu, única  mulher ali, e pra mim não fazia diferença alguma , não teria problema algum em desistir , mostrar que fiquei exausta e ir para o carro de apoio. Não tenho este orgulho, mas....tentar até o final é da minha personalidade, não gosto de deixar nada pela metade. Porém, eu tinha um grande SEGREDO ali, guardado só comigo, e não podia contar e nem desabafar com ninguém. Eu estava grávida de uns 40 dias, e não havia contado pra ninguém do grupo. Eu fiquei sabendo um dia antes da viagem, e não podia deixar a yamaha na mão. Parti para a viagem animada, mas confesso que um pouco insegura, eu carregava meu bebezinho. 
Pra quem não sabe, as primeiras semanas de gestação a gente se sente mais cansada e com muito sono. Na verdade eu não me sentia grávida e muito menos mãe , mas eu sabia ali que eu estava sim grávida! 
Eu não sei da onde tirei tanta força pra aguentar a trilha toda! Havia chovido, tinha muita lama, e sei que muitos motociclistas que tentaram seguir/subir até o Cânion, caíram, desistiram, quebraram a moto... poucos conseguem subir! Mas fui até o fim...com o incentivo dos meninos, com a minha força de vontade , e claro, a  Xtz Crosser facilitou a vida, mesmo com pneus não apropriados para uma trilha HARD, a moto é leve ...e isso ajudou muito! Ah, e no próximo post contarei mais sobre o Cânion Espraiado. Que este post sirva como motivação para todos aqueles que não acreditam em si mesmo! 💪
  • Atravessar um RIO , cheio de pedras “extremamente” 
escorregadias, e de moto? Oi? Pensei que fosse pegadinha, mas quando soube que não era, confesso que ADOREI o desafio e clarooooo fiquei super empolgada!!! Sem duvidas uma das melhores  partes da viagem! A 40 km de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o Parque Estadual do Tainhas abriga o curioso ‘Passo do S’. Um lajeado natural do rio Tainhas, onde o nível da água é mais baixo e por isso é possível atravessar de carro ou moto. E lá fui eu, de Yamaha Crosser!!!!
A experiência é conhecida como ‘Travessia do Passo do S’ , ah e não posso esquecer de contar - em poucos metros , o Rio vira uma queda de 20 metros de altura, é mole? Não! Mas foi lindo lindo lindo! Amanhã conto sobre a parte da viagem que senti muito medo, tremi, chorei e pensei em desistir... 😉🤪#passodoS #cambaradosul
  • Quem aí já fez uma grande aventura com uma moto de baixa cilindrada? Está semana publicarei dicas para quem quer viajar com suas “motinhos”! Está minha Trip foi Punk é Maravilhosa - varias serras sinuosas, atravessamos rio ( Fotos e vídeos na próxima postagem), fizemos uma trilha HARD no Cânion Espraiado ...total de mais de 2000 km, tudo isso aí com segurança e sucesso, pilotando uma YAMAHA CROSSER 150cc! Quem encara? Foto @idario.cafe #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Vamos viajar sentados no sofá de casa? ASSISTAM a WEBSERIE Tour Interativo CROSSER no canal da @yamahabrasil no YOUTUBE! Foi uma das minhas MAIORES AVENTURAS!  #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Uma vez um “indivíduo” comentou em uma das minhas postagens, o seguinte ... “ você mostra que pilota moto grande, mas se derrubar a moto vai precisar pedir ajuda para um homem né? ”. Eu até agora não entendi o pq do questionamento e mais, qual seria o problema de ter que pedir ajuda para um homem? Aliás, quantos homens aí já precisou de uma força depois de derrubar a moto? Isso só me faz lembrar que já precisei de ajuda sim pra levantar uma moto e foi uma mulher  que me ajudou a levantar ! Só pra constar e lembrar!!! #RespeitaAsMinas #Aceleradas
  • Vídeo/Teaser acelerando a Gold Wing, matéria completa no site www.ACELERADA.com.br
  • A moto é pesada para pilotar? Você não tem medo de cair? Ela não é mais difícil de controlar? Aos medrosos de plantão, já logo aviso… “pilotar a Gold Wing Tour é muito mais fácil do que você imagina”…quer saber tudo? Visite o site www.acelerada.com.br #hondamotos #motoremaza #goldwing #hondagoldwingtour #hondagl1800goldwing #hondagl1800 #hondeiros #hondabrasil #honda #testride #mulheresmotociclistas #mulheresdehonda #testride #acelerada #lifestyle #aventura #adventure #mulheresdeatitudes #empoderadas #onroad #naestrada 
_

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com