Connect with us

outras viagens

Viajando de moto na Estrada do Coco – Bahia

Deixei a Capital de São Paulo em um dia de garoa e frio. Com uma mala pequena, roupas leves, protetor solar, boné… afinal, meu destino prometia calor, e assim foi! Cheguei em Salvador com a temperatura média de 30 graus. Muito bem montada numa BMW F800GS e, para nada me incomodar…

Publicado

em

Por Eliana Malizia

Matéria publicada também no portal  PLAYBOY

Tchau Frio!!!

eliana maliziaDeixei a Capital de São Paulo em um dia  de garoa e frio. Com uma mala pequena, roupas leves, protetor solar, boné… afinal, meu destino prometia calor, e assim foi! Cheguei em Salvador  com a temperatura média de 30 graus. Muito bem montada numa BMW F800GS e, para nada me incomodar, vesti  equipamentos apropriados para o calor, assim segui feliz para o meu roteiro pa-ra-di-sía-co.

Litoral Norte

Escolhi me hospedar em Lauro de Freitas, ou seja, na cara do gol da Estrada do Coco (BA-099). O que pouca gente sabe, é que toda linha verde, que liga Bahia/Sergipe, é uma estrada perfeita para rodar de moto, asfalto liso, em ótimas condições.   Perfeita para os “motoaventureiros” que gostam de praia e claro, sombra e agua fresca.

A continuação da estrada do coco, é a famosa Linha Verde, o interessante é que muitas praias não são famosas turisticamente , e a grande maioria são mais conhecidas pelos nativos mais seletos. São praias perfeitas para fugir do agito. Na estrada fiz amizade com um motociclista da região, qual me deu ótimas dicas.  Nestas viagens, onde conhecemos pouco o local,  é sempre bom fazer amizades e conversar bastante com nativos, a gente sempre consegue dicas valiosas e fazer amizade é sempre bom!

eliana malizia

As praias que mais gostei

Busca Vida em Camaçari

Uma praia privativa, não é simples entrar, como fiz amizade com pessoal do condomínio, consegui acesso; eu fiquei muito encantada, praia deserta, rodeada de coqueiros, areia fofa.  Com ondas fortes, esta praia é reduto dos surfistas.

busca vida

Guarajuba

Outra praia de encher os olhos; já possui barracas e é de fácil acesso. Muitos trechos com recifes, e piscinas naturais.

guarajuba

Itacemirim

Um antigo vilarejo de pescadores, possui muitos condomínios, a praia é ligada à rios belíssimos, a dica é colar na famosa Barraca do Carlinhos, e almoçar por lá.

itacemirim

Praia do FortePraia do Forte

A única praia que mesmo sendo sim, famosa e mais movimentada, sempre vale uma para nela, não tem como, eu não cita-la no roteiro das melhores;  sua pitoresca Capela Branca e Azul, e o Projeto Tamar, são pontos altos. Além da praia ser um paraíso ,  os restaurantes  e resorts são bem requintados. Mas mesmo com todas as atrações 6 estrelas, o que eu amei mesmo; foi me deliciar com a tal “ Sardinha Sapeca”, que é pescada e assada na hora, ali na areia da praia. Muiiiiiitas vezes o mais simples é o melhor!

Sardinha Sapeca

Diogo

Praia de Diogo é bem deserta, pra chegar nela, deixei a moto estacionada e percorri uma trilha de quase 1km, acompanhada de dois novos amigos; cachorrinhos simpáticos da região. O esforço valeu muiiiiito, a praia é cartão postal, fica entre dunas e centenas de coqueiros.

Praia Diogo

Massarandupió

Uma praia de nudismo, são 2 km para os peladões de plantão. Cheguei lá, me sentindo um  E.T; toda coberta com  roupa de motociclista, já estava vendo a hora de ser expulsarem de lá, então subi na moto e fui embora rapidinho, porém pelo pouco que vi,  com certeza é outra praia lindíssima que vale a pena passar um dia.

Salve, Salvador

Percorri toda linha verde, chegando até a divisa BAHIA/SERGIPE, ( média de 300km), e depois desse roteiro de praias do Litoral Norte, claro que aproveitei, e estiquei a volta até Salvador, onde parti para os passeios clichês que já fiz muitas vezes, e sempre merece um repeteco; sorvete de frutas exóticas na Ribeira, Acarajé no Farol, Corridinha na orla da Barra, degustar um caranguejo frente ao mar; fazer o pedido na igreja do Bonfim, apreciar as galerias na ladeira do Pelourinho, fazer lindas fotos na Lagoa de Abaeté em Itapuã, botecar no Rio Vermelho e por ai vai…

eliana malizia

A casa do Jorge Amado

Esta vale um paragrafo só pra ele; o Jorge Amado.  Uma dessas corridinhas que pratiquei, fui com o objetivo de parar para descanso na casa onde viveu Jorge Amado que fica na região do Rio Vermelho; chegando lá, perguntei para várias pessoas onde era casa que morou Jorge Amado, depois de algumas informações confusas, encontrei um senhor sentado no banco frente mar, que gentilmente me guiou caminhando até a direção certa. Detalhe que, este senhor tinha uma deficiência na perna, mesmo assim, com seus passos mancos e lentos, foi muito gentil comigo! Na Bahia tem dessas, fácil encontrar  “seres BEM humanos”.

A casa do Jorge Amado é uma parada obrigatória, é bastante emocionante conhecer mais sobre a vida dele, entrar nos cômodos onde ele compartilhava  com Zélia Gattai. A casa é chamada de “Casa Rio Vermelho Vida e Obra de Jorge Amado e Zélia Gattai”.  São 15 ambientes projetados, com características originais da época. Imperdível!

Até Breve Bahia

E assim foi a viagem de moto na Bahia, a maior parte fugi das praias “famosinhas”, conheci lugares novos, aproveitei também para  fazer as visitas  tradicionais em Salvador…voltei  para terra da garoa com as energias renovadas, com frases dos poemas de Jorge amado na cabeça, e também uma música que fez parte da minha trilha de viagem,   chamada: Baiana, do Emicida.

Onde ficar?

River Ride Hotel

Em Lauro de Freitas ( perto do aeroporto e na cara do gol da linha verde).

Quartos confortáveis, e uma piscina maravilhosa, da janela do quarto , vista para o rio e muito verde. Foi ótima escolha.

www.riversidehote.com.br

Av. Santos Dumont 8.424, KM 7,5 Estrada do Coco | Lauro de Freitas – BA

Tel: +55 71 3289-9700

reservas@riversidehotel.com.br

Casa Petúnia Boutique Pousada

Onde escolhi ficar durante minha estada na Barra. Só de saber que era uma casa que virou pousada, me agradou de cara. Os proprietários Petúnia e Marcos são ótimos anfitriãs.
A sala toda decorada com arte de Bali, para onde os proprietários  viajam com frequência. Livros, quadros e esculturas enfeitam toda a pousada.

Café da manhã fantástico, tapioca, pastel de queijo , pudim de tapioca divinoooo, mesa de frutas, cuscuz de milho, bolinho de estudante, tapioca…. Ali nada é feito meia boca, é tudo orgânico, muito caprichado, a gente se sente em casa.  Não poderia ter escolhido lugar melhor para ficar, poucos metros do Farol da Barra.

www.pousadacasapetunia.com

Rua Engenheiro Milton Oliveira, 217

Barra, Salvador, Bahia

Tel. +55 7132671107

casapetunia@gmail.com

Casa Petúnia

Agradecimento:

Concessionária MINI/BMW Haus Motors Salvador

– Motociclista Gerson Almeida – Motociclista que me deu dicas incríveis, dono do canal do Youtube https://www.youtube.com/user/gersonalmeida91

– Revista Playboy Brasil

Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Instagram

Instagram has returned invalid data.