Connect with us

Teste Moto

Tudo sobre a Nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade 2022

Publicado

em

 

Curiosidade:  a Honda Fireblade foi lançada em 1992 e, prestes a completar 30 anos de idade, a marca lançou a linha 2022 do modelo no mercado brasileiro. Acompanhem cada detalhe no meu instagram @eliana.malizia, estarei na pista com ela, 19 de Novembro.

Um dos objetivos da Honda com a linha 2022 da CBR 1000RR-R Fireblade SP foi torná-la mais próxima da RC 213V-S, a versão de competição da moto superesportiva da montadora. Por conta disso, o visual repaginado traz soluções que aumentaram a geração de pressão aerodinâmica. Entre elas estão as aletas nas laterais da carenagem. O sistema “ram-air”, duto que aumenta o fluxo de ar para o motor em velocidades altas, foi revisado.

Um dos atrativos da Fireblade sempre foi seu motor derivado das pistas. Isso permanece, com o quatro cilindros em linha de 1.000 cm³ entregando 126,2 cv de potência a 14.500 rpm e 11,5 kgfm de torque máximo a 12.500 rpm. O câmbio tem seis velocidades e traz quickshifter bidirecional de série.

A engenharia da Honda tratou também de otimizar a eficiência do propulsor, com comando de válvulas roletado, bielas de titânio e pistões de alumínio forjado. O ângulo de trabalho das válvulas foi reduzido e, junto ao sistema de admissão redesenhado, obteve-se um fluxo otimizado para a queima dentro dos cilindros. Entre outras atualizações, foi utilizado uma ponteira de escapamento da Akrapovic.

Na linha 2022, a Honda Fireblade já conta com acelerador eletrônico. Com isso, surgiram novas possibilidades. Uma delas é a introdução do controle de largada que permite a regulagem da rotação de arrancada. O piloto ainda pode customizar a entrega de potência, a atuação do freio motor e a interferência do controle de empinada.

 

Agora, a moto também tem sensor inercial de seis eixos, permitindo uma atuação mais afiada do ABS e do controle de tração em curvas. Há ainda um painel e instrumentos digital com tela TFT de 5 polegadas. Todas as unidades da nova Honda CBR 1000RR-R saem de fábrica com chave presencial. 

Na ciclística, a moto manteve o chassi de alumínio tipo diamante. Uma das alterações nesse quesito foi a adoção de um pneu maior na traseira, agora de medida 200/55 ZR17 (antes 190/50). Na dianteira, o pneu permanece sendo 120/70 ZR17. A suspensão é fornecida pela Öhlins e tem ajuste eletrônico.

Outra novidade é a introdução de um amortecedor de direção de atuação eletrônica também. Os freios são fornecidos pela Brembo e do modelo Stylema. A distância entre-eixos agora é de 1.455 mm, com inclinação da coluna de direção de 24° e trail de 102 mm (antes, 1.405 mm, 23° e 96 mm) para maior estabilidade. O peso em ordem de marcha é de 201 kg.

Serão duas opções de cores: Tricolor (azul, branco e vermelho) e Preto. O preço sugerido é de R$ 159.900 e têm como base o Distrito Federal, e não inclui despesas com frete ou seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Fireblade rrr 2022No visual, a nova Fireblade apresenta formas que venceram um dos mais importantes prêmios do design internacional: o Red Dot Award, na categoria design de produto. Além disso, o estilo da superesportiva visa eficiência, com a aerodinâmica apresentando pequenos “winglets” situados no interior da carenagem. Na prática, as ‘asas’ são aletas destinadas a elevar a pressão aerodinâmica, assim como há no Mundial de Motovelocidade.

 

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com