Connect with us

Lançamentos

A motocicleta Versátil – Avaliação da Honda Africa Twin CRF 1000L

Ai esta um modelo de moto que estava ansiosa para pilotar. A Africa Twin CRF 1000L, com 90,2 cavalos a 7.500 RPM, torque máximo de 9,3 kgf.m a 6.000 RPM, motor de dois cilindros em linha. Com duas versões: Africa Twin ABS ( R$ 64.900) e Africa Twin ABS Travel Adventure (R$ 74.900).

Publicado

em

 Texto: Eliana Malizia

Fotos: Honda Divulgação

Ai esta um modelo de moto que estava ansiosa para pilotar. A Africa Twin CRF 1000L, com 90,2 cavalos a 7.500 RPM,   torque máximo de 9,3 kgf.m a 6.000 RPM, motor de dois cilindros em linha.  Com duas versões: Africa Twin ABS ( R$ 64.900) e Africa Twin ABS Travel Adventure (R$ 74.900).

africa twin

 –

Primeiramente , que fique bem CLARO,  Nãoooooo, a Honda Africa Twin NÃO é concorrente das  Big Trails de 1200cc, ela é sim uma big trail, porém com outra proposta, acredito que, até mesmo mais indicada para estrada de chão que asfalto. Uma moto leve de pilotar e de peso ( 212 kg), porte menor, mais estreita, forte o suficiente e perfeita para os que quer fazer longas viagens, e encarar também  off-road de nível  PESADO!

Sim, ela tem um tamanho menor que as demais Big trails de 800cc, e isso é algo que me atraiu de cara, não por ser mulher, mas por achar bem mais confortável e seguro pilotar na terra, uma moto não tão grande,  já que é normal levar uns tombinhos em estrada de chão.

africa twin

 

Honda de acelerar

Com meus 1,70 de altura, precisei dar uma rebaixada no banco ( em 20 mm), que é feito facilmente.

Subi na moto… que me vestiu certinho e dei a logo a partida. De primeira a sensação é que estava acelerando uma moto de 300cc, mas com torque forte, digo isso porque a moto é incrivelmente macia, leve de pilotar, embreagem suave, ela parece ir sozinha, sem contar que com  zero de vibração ( mesmo com aro 21). Ah, e não posso esquecer de dizer:  o motor  bicilíndrico é muito silencioso, que por sinal; tem quem goste, tem quem não.

Guiada pelo Jean Azevedo, o teste começou, partindo de Campos do Jordão, em direção a São Bento do Sapucaí, rodamos em estradinhas bastante sinuosas, o que deu para sentir a facilidade que ela entra na curva…é ela vai que vai, a resposta é rápida.

africa twin

Havia chovido muito na madrugada e talvez teríamos que abortar o trecho de terra, mas dai veio a surpresa, Jean nos levou sim para o off road.  Nos recomendou claro, desligar o ABS ( ABS roda traseira), e selecionar a opção 1 do controle de tração. Obedeci o mestre e parti para acelerada.   Subir e descer trechos  lamacentos  foi bastante fácil. Confesso que em alguns trechos tive medo, mas fui ganhando confiança na moto,  o grande segredo de sempre; não desacelerar.

africa twin

O guidão esterça muiiiiito, o que facilitou e manobras em trechos mais estreitos. Por várias vezes a gente tinha  que manobrar a moto, para passar pelo mesmo lugar, onde o fotografo estava posicionado. Não cansei em momento algum, parecia estar pilotando uma moto bem mais leve.

Fiz questão de passar em buracos, e senti que a suspensão trabalha perfeitamente, senti tanta segurança na moto que comecei a procurar obstáculos mais desafiadores. Sentir o controle de tração funcionar é incrível! Fiz todo trecho sem levar nenhum tombo! Uhuuu!

africa twin

 

Senti segurança também no pneu de uso misto, o Dunlop , com  as medidas: 90/90-21 na dianteira e 150/70-18 na traseira. Se a moto mandou muito bem com pneu misto, imagina só com pneu totalmente off road?

“Estéticamente” falando

 Achei o Design bem moderno, e o que da um “plus”a mais; são as luzes dos piscas dianteiros que ficam acesos, é bonito de ver de longe, a moto chegando,  ela vem elegante!

 O para-brisa pequeno, também deixa a moto mais bonita, mais isso é um gosto particular, porém em trechos com bastante vento, tive que dar aquela abaixada no tronco, para proteger o peito do vento. . Mas lembra-se, existe a opção do para-brisa mais alto.

africa twin

Quanto a autonomia, rodamos menos de 150km, por isso não deu pra fazer um calculo exato, mas a Honda me informou que a média é de 20km/litro ( tanque 18,8 litros), e que a velocidade máxima chega a 202 km/h.

africa twin

São duas opções de cores: vermelha e branca.

O modelo conta com três anos de garantia e Honda assistance 24h, durante o período de garantia.

 –

Ficha Técnica

Motor

Tipo: OHC, 2 cilindros, 4 tempos, arrefecido a líquido

Cilindrada: 999,1 cc

Potência máxima: 90,2 cv a 7.500 rpm

Torque máximo: 9,3 kgf.m a 6.000 rpm

Transmissão: 6 velocidades

Sistema de partida: Elétrico

Diâmetro x Curso: 92,0 x 75,1 mm

Relação de Compressão: 10,0:1

Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI

Combustível: Gasolina

                     africa twinSistema Elétrico

                                 Ignição: Eletrônica

                                 Bateria: 12V – 11,2 Ah

                                 Farol: LED

           Capacidades

                      Tanque de combustível/Reserva: 18,8 litros / 3,6 litros

                      Óleo do motor: 4,9 litros

Dimensões

           Comprimento x Largura x Altura: 2334 x 932 x 1478 mm

           Distância entre eixos: 1574 mm

           Distância mínima do solo: 250 mm

          Altura do assento: 870 / 850 mm (STD / LOW)

           Peso seco: 212 Kg (versão sem acessórios)

Chassi

Tipo: Berço Semiduplo

Suspensão dianteira/Curso: Garfo telescópico / 230 mm

Suspensão traseira/Curso: Pro-link / 220 mm

Freio dianteiro/Diâmetro: A disco / 310 mm (ABS)

Freio traseiro/Diâmetro: A disco / 256 mm (ABS)

Pneu dianteiro: 90/90 – 21M/C

Pneu traseiro: 150/70 – 18M/C

 

Africa Twin

Africa Twin

AAA_0221 AAA_0224 AAA_0298 AAA_0360 AAA_0574 AAA_0627 AAA_0793 AAA_0796 AAA_0801 AAA_0870 AAA_0932 AAA_0936 AAA_0937 AAA_0939 AAA_0940 AAA_1040 RDUR4237 RDUR4239 RDUR4423 RDUR4472 RDUR4479

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

Unable to communicate with Instagram.

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com