Por André Ramos
Fotos Gustavo Epifanio/Divulgação Kawasaki Brasil
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Recentemente, a Kawasaki apresentou à imprensa especializada brasileira a versão 2020 da Ninja ZX-6R que chega ao mercado trazendo modificações que vieram para deixar a moto mais ágil e ao mesmo tempo, mais segura e fácil de ser conduzida.

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A primeira e mais evidente mudança realizada está em sua carenagem, que recebeu novos faróis em LED e uma nova entrada para o sistema de RAM Air; já a traseira ganhou novo desenho e uma nova lanterna também em LED. O assento também foi remodelado, ficando mais curto e estreito em sua porção frontal. Um detalhe que pode parecer bobo mas que é importante destacar é a nova forma de soltá-lo, que agora é pela frente, em vez de pela parte traseira, facilitando o acesso à bateria.
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O painel também foi repensado e traz um novo design, além de indicadores importantes como os marcadores de marcha e de combustível, enquanto que os manetes de freio e embreagem passam a ter 5 níveis de regulagem.
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Mas foi no powertrain e em seu gerenciamento que ocorreram as maiores mudanças. O primeiro destaque fica por conta da caixa de ar, que foi expandida para 5 litros para ampliar o volume que o motor pode aspirar, novos ajustes também foram realizados nos mapas de potência de sua ECU, o que fez com que seu motor perdesse 1 cv de potência em relação à versão anterior: agora são 130 cv (136 cv com RAM Air) a 13.500 rpm. Isso foi feito para enquadrar a moto nos níveis de emissões requeridos pela segunda fase do Promot 4. É bem pouco, entretanto, ela ganhou dois quilos a mais quando comparada à versão anterior (194 kg, contra 196 kg), o que prejudicou um pouco sua relação peso x potência: de 1,41 kg/cv para 1,44 kg/cv (valores levando em consideração a potência máxima sob efeito de RAM Air). Já o torque não sofreu perda, permanecendo em 7,2 kgf.m a 11.000 rpm, 500 rpm mais cedo que na versão anterior, algo que certamente é um reflexo da conexão das quatro curvas de escape logo após a saída do cabeçote, adotada nesta versão e da redução do tamanho do pinhão, de 15 para 16 dentes – a coroa permaneceu com 43 dentes.
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Jornalista André Ramos – quem avaliou o modelo.
–De série
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A embreagem deslizante agora tem como item de série o sistema de trocas assistidas. Batizado de KQS (Kawasaki Quick Shift) ele elimina a necessidade do uso da embreagem nas subidas de marchas, mas requer o seu uso quando na redução.
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A Ninja ZX-6R 2020 continua apresentando três níveis de intervenção do controle de tração, sistema batizado de KTRC (Kawasaki Traction Control) – além da opção de desligá-lo -, e dois modos de entrega de potência: full e low, sendo que neste último, apenas 65% da cavalaria fica à disposição. No total, são 8 possíveis combinações entre estes dois parâmetros, enquanto que a shift light é regulável e pode ser ajustada para acender a partir dos 5.000 rpm.
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Mas um ponto que merece destaque é a adoção desde 2015 da suspensão dianteira Showa modelo SFF (Showa Separate Function) na qual um tubo recebe mola e o outro, um pistão de pressurização do óleo, o que reduz peso e otimiza seu funcionamento, segundo o fabricante. Para facilitar seu ajuste, os pontos de regulagem encontram-se todos na parte superior. Na traseira, há o sistema de monoamortecedor que a Kawasaki chama de UNI-Trak. Este modelo 2020 ganhou alguns refinamentos para melhorar sua performance, principalmente em trechos sinuosos.
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Para os freios, a Kawasaki manteve o KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Braking System), adotado desde 2015, que segundo a marca, é uma evolução do ABS e melhora as frenagens através de um menor tempo de pulsação do sistema, oferecendo um funcionamento mais uniforme, que resulta em frenagens mais eficientes. As pinças de 4 pistões opostos da Nissin apresentam sistema de fixação radial e trabalham com discos duplos de 310 mm de diâmetro na frente; já atrás a pinça é de pistão único com disco de 220 mm.
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As rodas não sofreram alteração em seu design e são calçadas com pneus Bridgestone Battlax da Série S 22, nas medidas 120/70 ZR-17 na frente e 180/55 ZR-17 atrás.
Diante da pouca quantidade de concorrentes no segmento, a Kawasaki tem nadado de braçada nos últimos anos mas mesmo assim, procurou aplicar um preço bastante competitivo na nova ZX-6R NInja 2020: R$ 49.990, mais frete, valor que era o mesmo praticado pela marca em 2013 e por enquanto, a única cor disponível à venda será esta verde, réplica KRT (Kawasaki Racing Team).
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Impressões
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Falar a respeito de uma motocicleta como a ZX-6R Ninja é um exercício constante de tentar fugir da adjetivação excessiva, pois a moto, de fato, é muito boa e isso, associado ao fato de ter poucas concorrentes no mercado à sua altura, torna a tarefa ainda mais difícil.

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A moto já era linda e agora, com a adoção do novo desenho da carenagem e dos faróis e lanterna de LED, deixaram-na ainda mais invocada e moderna. O novo painel trouxe além das novas e importantes informações, o acompanhamento estético que agregou modernidade ao cockpit.
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A baixas rotações, a 636 parece que não tem o que entregar, mas faça o ponteiro do conta-giros ultrapassar a barreira dos 8.000 rpm! É a partir daí que o ronco passa a rugir alto e você sente a cavalaria soltando as amarras, empurrando você para frente com vigor. É uma delícia e extremamente convidativo, principalmente quando se está num circuito como o da Fazenda Capuava.
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Acompanhando o nível de performance do motor está o chassi, que combina com maestria as doses de rigidez torsional e longitudinal, conferindo estabilidade em retas e obediência em curvas, sendo muito leve nas trocas de direção que a Capuava pede constantemente. Você faz uma bateria de 20 minutos (que foi o que tivemos à disposição para andar) e ao parar, está sentindo os braços leves e preparados para mais uma session.
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É… Brembo tem grife, mas te garanto: este set Nissin dá conta do recado e em momento algum apresentou fadiga ou qualquer ponto comprometedor em seu papel e o tal do KIBS é, de fato, eficiente.
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Enfim, se você está em busca de uma seiscentas pra track days ou mesmo para rodar na estrada, esta Ninja 636 2020 tem muitas credenciais para ganhar a sua garagem – sem falar que esse verde KRT é top!
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Ficha Técnica – Kawasaki ZX-6R Ninja 2020
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Motor: 4 cilindros em linha, DOHC, 16V, arrefecimento líquido
Cilindrada: 636 cm3
Diâmetro x Curso: 67 x 45,1 mm
Potência: 130 cv (136 cv com Ram Air) a 13.500 rpm
Torque: 7,2 kgf.m a 11.000 rpm
Taxa de compressão: 12,9:1
Alimentação: injeção eletrônica
Ignição: n/d
Partida: elétrica
Transmissão: tipo cassete, 6 velocidades, com embreagem assistida deslizante
Susp. Dianteira: Showa SFF, 41 mm diâmetro, totalm, regulável, 120 mm curso
Susp. Traseira: Bottom link UNI-Trak, totalm. regulável, 151 mm curso
Freio Diant.: Nissin, pinças monobloco fixação radial de 4 pistões, dois discos 310 mm, com KIBS
Freio Tras.: pinça simples, disco único 220 mm, com KIBS
Tanque: 17 l
Altura do assento: 830 mm
Comprimento total: 2.025 mm
Largura Total: 710 mm
Altura mínima do solo: 130 mm
Dist. Entre-Eixos: 1.400 mm
Peso: 196 kg