Connect with us

Lançamentos

Avaliamos a Kawasaki Ninja ZX-6R – Que Moto!

Publicado

em

 

Por   André Ramos

Fotos   Gustavo Epifanio/Divulgação Kawasaki Brasil

Recentemente, a Kawasaki apresentou à imprensa especializada brasileira a versão 2020 da Ninja ZX-6R que chega ao mercado trazendo modificações que vieram para deixar a moto mais ágil e ao mesmo tempo, mais segura e fácil de ser conduzida.

A primeira e mais evidente mudança realizada está em sua carenagem, que recebeu novos faróis em LED e uma nova entrada para o sistema de RAM Air; já a traseira ganhou novo desenho e uma nova lanterna também em LED. O assento também foi remodelado, ficando  mais curto e estreito em sua porção frontal. Um detalhe que pode parecer bobo mas que é importante destacar é a nova forma de soltá-lo, que agora é pela frente, em vez de pela parte traseira, facilitando o acesso à bateria.

O painel também foi repensado e traz um novo design, além de indicadores importantes como os marcadores de marcha e de combustível, enquanto que os manetes de freio e embreagem passam a ter 5 níveis de regulagem. 

Mas foi no powertrain e em seu gerenciamento que ocorreram as maiores mudanças. O primeiro destaque fica por conta da caixa de ar, que foi expandida para 5 litros para ampliar o volume que o motor pode aspirar, novos ajustes também foram realizados nos mapas de potência de sua ECU, o que fez com que seu motor perdesse 1 cv de potência em relação à versão anterior: agora são 130 cv (136 cv com RAM Air) a 13.500 rpm. Isso foi feito para enquadrar a moto nos níveis de emissões requeridos pela segunda fase do Promot 4. É bem pouco, entretanto, ela ganhou dois quilos a mais quando comparada à versão anterior (194 kg, contra 196 kg), o que prejudicou um pouco sua relação peso x potência: de 1,41 kg/cv para 1,44 kg/cv (valores levando em consideração a potência máxima sob efeito de RAM Air). Já o torque não sofreu perda, permanecendo em 7,2 kgf.m a 11.000 rpm, 500 rpm mais cedo que na versão anterior, algo que certamente é um reflexo da conexão das quatro curvas de escape logo após a saída do cabeçote, adotada nesta versão e da redução do tamanho do pinhão, de 15 para 16 dentes – a coroa permaneceu com 43 dentes.

Jornalista André Ramos – quem avaliou o modelo.

 

 

 

 

De série

A embreagem deslizante agora tem como item de série o sistema de trocas assistidas. Batizado de KQS (Kawasaki Quick Shift) ele elimina a necessidade do uso da embreagem nas subidas de marchas, mas requer o seu uso quando na redução.

A Ninja ZX-6R 2020 continua apresentando três níveis de intervenção do controle de tração, sistema batizado de KTRC (Kawasaki Traction Control) – além da opção de desligá-lo -, e dois modos de entrega de potência: full e low, sendo que neste último, apenas 65% da cavalaria fica à disposição. No total, são 8 possíveis combinações entre estes dois parâmetros, enquanto que a shift light é regulável e pode ser ajustada para acender a partir dos 5.000 rpm.

Mas um ponto que merece destaque é a adoção desde 2015 da suspensão dianteira Showa modelo SFF (Showa Separate Function) na qual um tubo recebe mola e o outro, um pistão de pressurização do óleo, o que reduz peso e otimiza seu funcionamento, segundo o fabricante. Para facilitar seu ajuste, os pontos de regulagem encontram-se todos na parte superior. Na traseira, há o sistema de monoamortecedor que a Kawasaki chama de UNI-Trak. Este modelo 2020 ganhou alguns refinamentos para melhorar sua performance, principalmente em trechos sinuosos.

Para os freios, a Kawasaki manteve o KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Braking System), adotado desde 2015, que segundo a marca, é uma evolução do ABS e melhora as frenagens através de um menor tempo de pulsação do sistema, oferecendo um funcionamento mais uniforme, que resulta em frenagens mais eficientes. As pinças de 4 pistões opostos da Nissin apresentam sistema de fixação radial e trabalham com discos duplos de 310 mm de diâmetro na frente; já atrás a pinça é de pistão único com disco de 220 mm.

As rodas não sofreram alteração em seu design e são calçadas com pneus Bridgestone Battlax da Série S 22, nas medidas 120/70 ZR-17 na frente e 180/55 ZR-17 atrás.

Diante da pouca quantidade de concorrentes no segmento, a Kawasaki tem nadado de braçada nos últimos anos mas mesmo assim, procurou aplicar um preço bastante competitivo na nova ZX-6R NInja 2020: R$ 49.990, mais frete, valor que era o mesmo praticado pela marca em 2013 e por enquanto, a única cor disponível à venda será esta verde, réplica KRT (Kawasaki Racing Team).

Impressões

Falar a respeito de uma motocicleta como a ZX-6R Ninja é um exercício constante de tentar fugir da adjetivação excessiva, pois a moto, de fato, é muito boa e isso, associado ao fato de ter poucas concorrentes no mercado à sua altura, torna a tarefa ainda mais difícil.

A moto já era linda e agora, com a adoção do novo desenho da carenagem e dos faróis e lanterna de LED, deixaram-na ainda mais invocada e moderna. O novo painel trouxe além das novas e importantes informações, o acompanhamento estético que agregou modernidade ao cockpit.

A baixas rotações, a 636 parece que não tem o que entregar, mas faça o ponteiro do conta-giros ultrapassar a barreira dos 8.000 rpm! É a partir daí que o ronco passa a rugir alto e você sente a cavalaria soltando as amarras, empurrando você para frente com vigor. É uma delícia e extremamente convidativo, principalmente quando se está num circuito como o da Fazenda Capuava.

Acompanhando o nível de performance do motor está o chassi, que combina com maestria as doses de rigidez torsional e longitudinal, conferindo estabilidade em retas e obediência em curvas, sendo muito leve nas trocas de direção que a Capuava pede constantemente. Você faz uma bateria de 20 minutos (que foi o que tivemos à disposição para andar) e ao parar, está sentindo os braços leves e preparados para mais uma session.

É… Brembo tem grife, mas te garanto: este set Nissin dá conta do recado e em momento algum apresentou fadiga ou qualquer ponto comprometedor em seu papel e o tal do KIBS é, de fato, eficiente.

Enfim, se você está em busca de uma seiscentas pra track days ou mesmo para rodar na estrada, esta Ninja 636 2020  tem muitas credenciais para ganhar a sua garagem – sem falar que esse verde KRT é top!

Ficha Técnica – Kawasaki ZX-6R Ninja 2020

Motor: 4 cilindros em linha, DOHC, 16V, arrefecimento líquido

Cilindrada: 636 cm3

Diâmetro x Curso: 67 x 45,1 mm

Potência: 130 cv (136 cv com Ram Air) a 13.500 rpm

Torque: 7,2 kgf.m a 11.000 rpm

Taxa de compressão: 12,9:1

Alimentação: injeção eletrônica

Ignição: n/d

Partida: elétrica

Transmissão: tipo cassete, 6 velocidades, com embreagem assistida deslizante

Susp. Dianteira: Showa SFF, 41 mm diâmetro, totalm, regulável, 120 mm curso

Susp. Traseira: Bottom link UNI-Trak, totalm. regulável, 151 mm curso

Freio Diant.: Nissin, pinças monobloco fixação radial de 4 pistões, dois discos 310 mm, com KIBS

Freio Tras.: pinça simples, disco único 220 mm, com KIBS

Tanque: 17 l

Altura do assento: 830 mm

Comprimento total: 2.025 mm

Largura Total: 710 mm

Altura mínima do solo: 130 mm

Dist. Entre-Eixos: 1.400 mm

Peso: 196 kg

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Ah, o Salão 2 Rodas só começa amanhã, mas já vou mostrar pra vocês as grandes novidades expostas no Salão 2 Rodas 2019. 
Triumph  Street triple RS e Nova Triumph Rocket 3 R ( agora com Chassi/menos 40kg). E tem novo scooter 250cc na Yamaha, a XMAX. E mais, Yamaha Niken GT ( a moto de 3 rodas) e um protótipo incrível, a Yamaha Motoroid.
Honda motos apresentou a nova ADV150cc, a nova CB650R , também o scooter Forza 300, e as novidades da família 500.
E tem mais, Kawasaki Z900 ( prevista para final de 2020). Tem também novidades da Vespa e Royal Enfield. Venham que tem muiiiita motona por aqui! E logo todos detalhes dos modelos no site www.acelerada.com.br #s2r #salaoduasrodas #salaoduasrodas2019
Foto by @thaysmartins7
  • Curiosidade da Chapada dos Veadeiros: o tamanho da Chapada, equivale a 9.250 campos de futebol oficiais. E lá fui eu, com a “nave” Harley-Davidson Road Glide Ultra. #chapadadosveadeiros #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #roadglideultra #roadglide #chapadasoaveadeiros #goprobr #gopro #axxis #evoke
  • São mais de 10 anos escrevendo sobre roteiros de viagens. E sem dúvidas a melhor recompensa de todos este trabalho, são as mensagens que recebo de motociclistas agradecendo pelas dicas.
Sempre tento fugir dos roteiros clichês, muitas vezes pegando dicas com moradores locais. É tudo feito com muito carinho e cuidado, pensando 100% em vocês. Enfim, continuo na estrada, em busca de qualidade em todos detalhes, em busca de lugares descolados e pitorescos...pra vocês “copiarem” depois ....hehe...ah, e tem matéria nova no site. De Harlão, de sampa até CHAPADA DOS VEADEIROS, vambora dar uma ACELERADA até lá? #chapadadosveadeiros #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #mototerapia #viagemdemoto #publicidade #lifestyle #estilodevida #acelerada #adventure #roadglide #capacetesaxxis #axxis #gopro #goprobr #roadglideultra2019 #roadglideultra
  • Obrigada Deus, por conhecer tanta gente bacana...por participar de tantos eventos incríveis...obrigada por ter um trabalho que amo. 🙌🙌🙌
  • Ontem, domingo dia 20 de outubro. Mais um dia pra ficar pra história! Aconteceu a terceira edição do ACDC no @johnniewash. 100 mulheres motociclistas levaram na garupa pacientes com câncer para rodar pelas ruas de Sampa! Emocionante ? Muito! Rolou palestras, presentes, sorteios, e uma troca de energia sensacional... Fotos by @arthurseraphim - obrigada @johnniewash , @axxisbymt, @harleydavidsondobrasil @bmwmotorradbr @triumphbr @ricardo.t.medrano @sandracavalheiro @deka.rg @debs_legnani @ks1951 @webmotors @marianaromerorp
  • Aceleradinha chegou! Minha filha!!! Fruto do verdadeiro amor! #aceleradinha #mamaeacelerada
  • Sem dúvidas, um dos lugares mais bacana que conheci neste ano! Pirenópolis/Goiás. Cola no site que tem todas as dicas sobre a cidade. Próxima parada? Chapada dos Veadeiros!!!! Claro, de Harlão!!! #RoadGlideUltra #Harleydavidsondobrasil #roadglide #onroad #naestrada #publicidade #lifestyle #aventura #mototerapia #acelerada #goprobr #goprobrasil
  • 20 de OUTUBRO - Mais um evento lindo, levaremos mulheres com câncer para um passeio  em Sampa, e é claro, será na garupa das nossas motos!!!🤘🤘🤘. AC/DC – Lições que aprendemos Antes e Depois do Câncer , onde? 
Johnnie Wash (Rua Gomes de Carvalho, 815 – Vila Olímpia – SP). Para as inscritas - chegar  a partir das 9h
Para galera que não vai levar garupa , motociclistas mulheres ( não inscritas), homens etc, serão bem vindos, chegar a partir das 11hs.  Link para inscrição no site www.acelerada.com.br ( vagas limitadas)
#jwapoia #johnniewash #acdc #outubrorosa #elaspilotam #acelerada #lacorosa #manascat #aceleradas #mascotinharider #classicladyridersbrasil #ladiesridein #mulheresquepilotam #mulheresdemoto
  • Harley-Davidson Riders Camp 2019, um dos eventos que não perco por nada. Resuma-se em Motos ( claroooo), Camping, sol, piscina, céu estrelado, cheiro de mato, cinema ao ar livre, pipoca, show, rock, comida boa, amigos, diversão .... enfim.... só GOOD VIBES!!! #riderscamp2019 #

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com