Connect with us

Lançamentos

Avaliamos a Kawasaki Ninja ZX-6R – Que Moto!

Publicado

em

 

Por   André Ramos

Fotos   Gustavo Epifanio/Divulgação Kawasaki Brasil

Recentemente, a Kawasaki apresentou à imprensa especializada brasileira a versão 2020 da Ninja ZX-6R que chega ao mercado trazendo modificações que vieram para deixar a moto mais ágil e ao mesmo tempo, mais segura e fácil de ser conduzida.

A primeira e mais evidente mudança realizada está em sua carenagem, que recebeu novos faróis em LED e uma nova entrada para o sistema de RAM Air; já a traseira ganhou novo desenho e uma nova lanterna também em LED. O assento também foi remodelado, ficando  mais curto e estreito em sua porção frontal. Um detalhe que pode parecer bobo mas que é importante destacar é a nova forma de soltá-lo, que agora é pela frente, em vez de pela parte traseira, facilitando o acesso à bateria.

O painel também foi repensado e traz um novo design, além de indicadores importantes como os marcadores de marcha e de combustível, enquanto que os manetes de freio e embreagem passam a ter 5 níveis de regulagem. 

Mas foi no powertrain e em seu gerenciamento que ocorreram as maiores mudanças. O primeiro destaque fica por conta da caixa de ar, que foi expandida para 5 litros para ampliar o volume que o motor pode aspirar, novos ajustes também foram realizados nos mapas de potência de sua ECU, o que fez com que seu motor perdesse 1 cv de potência em relação à versão anterior: agora são 130 cv (136 cv com RAM Air) a 13.500 rpm. Isso foi feito para enquadrar a moto nos níveis de emissões requeridos pela segunda fase do Promot 4. É bem pouco, entretanto, ela ganhou dois quilos a mais quando comparada à versão anterior (194 kg, contra 196 kg), o que prejudicou um pouco sua relação peso x potência: de 1,41 kg/cv para 1,44 kg/cv (valores levando em consideração a potência máxima sob efeito de RAM Air). Já o torque não sofreu perda, permanecendo em 7,2 kgf.m a 11.000 rpm, 500 rpm mais cedo que na versão anterior, algo que certamente é um reflexo da conexão das quatro curvas de escape logo após a saída do cabeçote, adotada nesta versão e da redução do tamanho do pinhão, de 15 para 16 dentes – a coroa permaneceu com 43 dentes.

Jornalista André Ramos – quem avaliou o modelo.

 

 

 

 

De série

A embreagem deslizante agora tem como item de série o sistema de trocas assistidas. Batizado de KQS (Kawasaki Quick Shift) ele elimina a necessidade do uso da embreagem nas subidas de marchas, mas requer o seu uso quando na redução.

A Ninja ZX-6R 2020 continua apresentando três níveis de intervenção do controle de tração, sistema batizado de KTRC (Kawasaki Traction Control) – além da opção de desligá-lo -, e dois modos de entrega de potência: full e low, sendo que neste último, apenas 65% da cavalaria fica à disposição. No total, são 8 possíveis combinações entre estes dois parâmetros, enquanto que a shift light é regulável e pode ser ajustada para acender a partir dos 5.000 rpm.

Mas um ponto que merece destaque é a adoção desde 2015 da suspensão dianteira Showa modelo SFF (Showa Separate Function) na qual um tubo recebe mola e o outro, um pistão de pressurização do óleo, o que reduz peso e otimiza seu funcionamento, segundo o fabricante. Para facilitar seu ajuste, os pontos de regulagem encontram-se todos na parte superior. Na traseira, há o sistema de monoamortecedor que a Kawasaki chama de UNI-Trak. Este modelo 2020 ganhou alguns refinamentos para melhorar sua performance, principalmente em trechos sinuosos.

Para os freios, a Kawasaki manteve o KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Braking System), adotado desde 2015, que segundo a marca, é uma evolução do ABS e melhora as frenagens através de um menor tempo de pulsação do sistema, oferecendo um funcionamento mais uniforme, que resulta em frenagens mais eficientes. As pinças de 4 pistões opostos da Nissin apresentam sistema de fixação radial e trabalham com discos duplos de 310 mm de diâmetro na frente; já atrás a pinça é de pistão único com disco de 220 mm.

As rodas não sofreram alteração em seu design e são calçadas com pneus Bridgestone Battlax da Série S 22, nas medidas 120/70 ZR-17 na frente e 180/55 ZR-17 atrás.

Diante da pouca quantidade de concorrentes no segmento, a Kawasaki tem nadado de braçada nos últimos anos mas mesmo assim, procurou aplicar um preço bastante competitivo na nova ZX-6R NInja 2020: R$ 49.990, mais frete, valor que era o mesmo praticado pela marca em 2013 e por enquanto, a única cor disponível à venda será esta verde, réplica KRT (Kawasaki Racing Team).

Impressões

Falar a respeito de uma motocicleta como a ZX-6R Ninja é um exercício constante de tentar fugir da adjetivação excessiva, pois a moto, de fato, é muito boa e isso, associado ao fato de ter poucas concorrentes no mercado à sua altura, torna a tarefa ainda mais difícil.

A moto já era linda e agora, com a adoção do novo desenho da carenagem e dos faróis e lanterna de LED, deixaram-na ainda mais invocada e moderna. O novo painel trouxe além das novas e importantes informações, o acompanhamento estético que agregou modernidade ao cockpit.

A baixas rotações, a 636 parece que não tem o que entregar, mas faça o ponteiro do conta-giros ultrapassar a barreira dos 8.000 rpm! É a partir daí que o ronco passa a rugir alto e você sente a cavalaria soltando as amarras, empurrando você para frente com vigor. É uma delícia e extremamente convidativo, principalmente quando se está num circuito como o da Fazenda Capuava.

Acompanhando o nível de performance do motor está o chassi, que combina com maestria as doses de rigidez torsional e longitudinal, conferindo estabilidade em retas e obediência em curvas, sendo muito leve nas trocas de direção que a Capuava pede constantemente. Você faz uma bateria de 20 minutos (que foi o que tivemos à disposição para andar) e ao parar, está sentindo os braços leves e preparados para mais uma session.

É… Brembo tem grife, mas te garanto: este set Nissin dá conta do recado e em momento algum apresentou fadiga ou qualquer ponto comprometedor em seu papel e o tal do KIBS é, de fato, eficiente.

Enfim, se você está em busca de uma seiscentas pra track days ou mesmo para rodar na estrada, esta Ninja 636 2020  tem muitas credenciais para ganhar a sua garagem – sem falar que esse verde KRT é top!

Ficha Técnica – Kawasaki ZX-6R Ninja 2020

Motor: 4 cilindros em linha, DOHC, 16V, arrefecimento líquido

Cilindrada: 636 cm3

Diâmetro x Curso: 67 x 45,1 mm

Potência: 130 cv (136 cv com Ram Air) a 13.500 rpm

Torque: 7,2 kgf.m a 11.000 rpm

Taxa de compressão: 12,9:1

Alimentação: injeção eletrônica

Ignição: n/d

Partida: elétrica

Transmissão: tipo cassete, 6 velocidades, com embreagem assistida deslizante

Susp. Dianteira: Showa SFF, 41 mm diâmetro, totalm, regulável, 120 mm curso

Susp. Traseira: Bottom link UNI-Trak, totalm. regulável, 151 mm curso

Freio Diant.: Nissin, pinças monobloco fixação radial de 4 pistões, dois discos 310 mm, com KIBS

Freio Tras.: pinça simples, disco único 220 mm, com KIBS

Tanque: 17 l

Altura do assento: 830 mm

Comprimento total: 2.025 mm

Largura Total: 710 mm

Altura mínima do solo: 130 mm

Dist. Entre-Eixos: 1.400 mm

Peso: 196 kg

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • TRIUMPH SPEED TWIN - O design é retrô, mas conta com tecnologia bastante moderna - São três modos de pilotagem (Road, Rain e Sport), controle de tração que pode ser desligado. Freios ABS com discos duplos da Brembo na dianteira e disco simples na traseira. Iluminação em LED (lanterna, farol  e piscas) e tomada USB para recarga de celular. Perfeita né? Foto by @sayurii_k #speedtwin1200 #speedtwin #triumphbr #triumphspeedtwin #motosclassicas #motoclassica #triumphbrasil #elaspilotam #acelerada #siteacelerada #lifestyle #motos #motociclista #mototerapia
  • Estampado na camiseta ....” After WOD ” . Sabem o que quer dizer WOD ? Workout do dia ( treino do dia), termo usado em treinos CrossFit.  E você ? O que faz depois do treino do dia? Eu, claro, vou andar de moto ( na foto Triumph Speed Twin ). E se você não pratica nenhuma atividade física....que tal mudar isso? Motociclista condicionado vai mais longe....e melhor que isso...fortalece a musculatura e melhora a postura em cima da moto, evitando dores lombares! Foto by @sayurii_k , Moto @triumphbr , camiseta @kvraco , calça @levisbrasil , luvas @tuttomoto , tênis @vansbrasil @vansgirls e capacete @axxisbymt 🤘🤘🤘🤘🤘
  • Assistam o vídeo do nosso último The Queens Experience!!! 👑👑👑👑👑dia 13/07 tem mais! #thequeensexperience #triumph #EdicaoFeitaComAmor
  • Hora de relaxar, de tirar os equipamentos de proteção .... hora de tomar um pouco de Vitamina D. E claro, ficar admirando a parceira da vez.... a recém chegada no Brasil, Triumph Speed Twin. Mais sobre ela? Motor e chassi são da irmã Thruxton 1200 R.  Ou seja...tem o torque da Truxton com o conforto da Bonnivelle. Lindona né? Foto by @sayurii_k - uso blusa @kvraco #triumphbr #triumph #triumphbrasil #triumphspeedtwin #speedtwin #speedtwin1200 #motosclassicas #lifestyle #estilodevida #testride #acelerada #adventure #aceleradadetriumph #mulheresmotociclistas #bikersgram #bikersgirls #bikersgirlsofinstagram
  • CURIOSIDADES MOTOS CLÁSSICAS; 
Tudo começou com a Triumph 5T Speed Twin apresentada em 1938, desenhada  por Edward Turner, o modelo foi sucesso e produzida até 1966. 
Agora aí está, surge a Speed Twin , motor 1200 ( potência imaginável naquela época). Classica e ao mesmo tempo moderna, está  Bonneville está DUCARAMBA! FOTO BY @sayurii_k  #bonnevillespeedtwin #speedtwin #speedtwin1200 #triumphbr #triumphbrasil #triumphbr #triumph #motosclassicas #retro #vintage #potencia #lifestyle #acelerada #aventura #adventure #estilodevida #testride #
  • E neste fim de semana, rolou a 1° etapa do campeonato Paulista de Motocross 2019. 
A etapa rolou no 1º Parque de Competições OFF-Road do Brasil, o @spracepark! Hoje Domingo, o público foi grande, 7 mil pessoas!!! Muito feliz em fazer parte! #sparkrace #motocross #acelerada #lifestyle #moto #offroad #campeonatopaulistamotocross2019
  • Dia lindo de sol.... e Itubaína bem gelada na mão pra curtir o Vans Park Series, principal campeonato do mundo da modalidade park, que será olímpica em Tóquio-2020. Evento sensacional! 
#ItubainaVansParkSeries  #ItubainaLovers #publicidade #VansParkSeries #Lifestyle #Skate
  • É na solidão do meu capacete que eu encontro tempo e inspiração para pensar sobre o que estou fazendo com a minha vida.
Quando acelero minha moto sinto a potência dela... e deixo pra trás minhas dúvidas, medos e preocupações, que acabam se dissipando com o vento.
É o ronco singular da moto que me impulsiona para conquistar a segurança em cada etapa do meu dia.
Foi sobre a motocicleta que percebi que onde concentro o meu foco é pra lá que eu vou. Seja na moto, seja na vida, é assim que funciona.
 Há dias em que planejo tudo; noutros, deixo que o inesperado me surpreenda
Mas nem por isso, abro mão de ser a única responsável pelas minhas escolhas. 
E foi pilotando que percebi como a moto me ensina a viver. 
E você? prefere ser piloto da sua história ou garupa dos acontecimentos?  Por Eliana Malizia @eliana.malizia ( Assista o vídeo no IGTV) ( Por que andamos de moto?). #desmowomen #ducati  #ducatista #ducatisupersports #ducatisupersport #ducatibrasil foto by @gustavoepifanio
  • Quem ainda não assistiu o video “ Por que andamos de moto”?.... corre lá no IGTV ( instagram TV)! 💪 #ducati #desmowomen #ducatista #ducatisupersports #ducatisupersport #ducatibrasil foto by @gustavoepifanio

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com