Connect with us

Sem categoria

Como viver em São Paulo sem carro?

A pesquisa está no livro “Como Viver em São Paulo sem carro”, que também traz 15 personagens, intitulados como Heróis da Mobilidade, por trazerem soluções para que os paulistanos deixem os carros em casa, como os jornalistas Fabíola Cidral e Alberto Villas, o renomado chefe da TV Carlos Bertolazzi, a empresária Cláudia Franco…

Publicado

em

PROTESTOS DE 2013 NÃO MELHORARAM O TRANSPORTE PÚBLICO PARA 63% DOS PAULISTANOS

Um dos fatores que desencadearam a onda de protestos em 2013 foi em relação às benfeitorias à mobilidade urbana e seus meios de locomoção, e não apenas os R$0,20 de aumento nas tarifas de trens e ônibus. Ao que tudo indica as manifestações não adiantaram muita coisa, já que apenas 8% dos moradores de São Paulo consideram que o transporte público melhorou do ano passado para cá.

É o que aponta a pesquisa inédita da terceira edição do guia “Como Viver em São Paulo sem Carro”, editora Santa Clara Ideias, encomendada junto ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), feita em julho de 2014, ao destacar que 63% dos paulistanos não viram melhora e 24% consideram pequenos avanços no transportes coletivos. O objetivo do livro, além de monitorar a mudança do hábito dos moradores de capital em relação aos meios de locomoção urbana, também visa é incentivar as pessoas a deixarem os carros na garagem, ao apresentar cases e soluções encontradas para vencer este desafio.

Segundo Alexandre Lafer Frankel, idealizador do livro e CEO da Vitacon Incorporadora e Construtora, o perfil do consumidor tem mudado nos últimos anos, principalmente por conta de recursos tecnológicos que permitem uma melhora na qualidade de vida da pessoas. “As pessoas tem percebido que ter carro nos dias de hoje, além de gerar um custo alto no orçamento mensal, também podem ser substituídos por outros meios que melhorem a qualidade de vida”.

Desta forma, foram entrevistadas 600 pessoas e descobriu-se que 30% das pessoas que deixaram o carro na garagem para adotarem algum tipo de modal oferecido pela cidade – transporte ônibus, trem, metrô ou bicicleta -, se desfazem do veículo entre o 1º e 24º mês.

Embora o número esteja abaixo da metade, já reflete em uma mudança do comportamento das pessoas, uma vez que isto pode estar associado diretamente ao aumento de ciclovias na cidade e corredores de ônibus. Atualmente, aqueles que abandonaram o carro utilizam mais metrô (42%) do que ônibus (35%), sendo que 8% se beneficiam com os dois tipos transportes.

Outro dado associado diretamente ao excesso de cobrança dos paulistanos nas melhorias da cidade é o fato de 80% dos moradores da capital paulista acreditarem que o trânsito é a principal ou umas das principais causas de estresse na atualidade.  Este número é 5% menor se comparado a mesma pesquisa do ano anterior.

A pesquisa foi divulgada no dia 09 de outubro, no evento Cidades Inteligentes (Smart Cities), promovido pelo Insper.

Livro
A pesquisa está no livro “Como Viver em São Paulo sem carro”, que também traz 15 personagens, intitulados como Heróis da Mobilidade, por trazerem soluções para que os paulistanos deixem os carros em casa, como os jornalistas Fabíola Cidral e Alberto Villas, o renomado chefe da TV Carlos Bertolazzi, a empresária Cláudia Franco, da Ciclofemini, empresa especializada em ensinar mulheres a pedalarem e perder o medo de andar de bicicleta, a atriz Fernanda D´Umbra que se desfez do carro por acreditar não valer mais a pena dirigir em São Paulo, entre outros. Idealizado pelo empresário Alexandre Lafer Frankel, e editado pelo jornalista Leão Serva, o livro busca repetir a as edições anteriores, mas com um viés de auto ajuda para os “viciados em carro” tomarem alguma coragem prol à mobilidade.

como viver em são paulo sem carro

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com