Connect with us

Sem categoria

Como viver em São Paulo sem carro?

A pesquisa está no livro “Como Viver em São Paulo sem carro”, que também traz 15 personagens, intitulados como Heróis da Mobilidade, por trazerem soluções para que os paulistanos deixem os carros em casa, como os jornalistas Fabíola Cidral e Alberto Villas, o renomado chefe da TV Carlos Bertolazzi, a empresária Cláudia Franco…

Publicado

em

PROTESTOS DE 2013 NÃO MELHORARAM O TRANSPORTE PÚBLICO PARA 63% DOS PAULISTANOS

Um dos fatores que desencadearam a onda de protestos em 2013 foi em relação às benfeitorias à mobilidade urbana e seus meios de locomoção, e não apenas os R$0,20 de aumento nas tarifas de trens e ônibus. Ao que tudo indica as manifestações não adiantaram muita coisa, já que apenas 8% dos moradores de São Paulo consideram que o transporte público melhorou do ano passado para cá.

É o que aponta a pesquisa inédita da terceira edição do guia “Como Viver em São Paulo sem Carro”, editora Santa Clara Ideias, encomendada junto ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), feita em julho de 2014, ao destacar que 63% dos paulistanos não viram melhora e 24% consideram pequenos avanços no transportes coletivos. O objetivo do livro, além de monitorar a mudança do hábito dos moradores de capital em relação aos meios de locomoção urbana, também visa é incentivar as pessoas a deixarem os carros na garagem, ao apresentar cases e soluções encontradas para vencer este desafio.

Segundo Alexandre Lafer Frankel, idealizador do livro e CEO da Vitacon Incorporadora e Construtora, o perfil do consumidor tem mudado nos últimos anos, principalmente por conta de recursos tecnológicos que permitem uma melhora na qualidade de vida da pessoas. “As pessoas tem percebido que ter carro nos dias de hoje, além de gerar um custo alto no orçamento mensal, também podem ser substituídos por outros meios que melhorem a qualidade de vida”.

Desta forma, foram entrevistadas 600 pessoas e descobriu-se que 30% das pessoas que deixaram o carro na garagem para adotarem algum tipo de modal oferecido pela cidade – transporte ônibus, trem, metrô ou bicicleta -, se desfazem do veículo entre o 1º e 24º mês.

Embora o número esteja abaixo da metade, já reflete em uma mudança do comportamento das pessoas, uma vez que isto pode estar associado diretamente ao aumento de ciclovias na cidade e corredores de ônibus. Atualmente, aqueles que abandonaram o carro utilizam mais metrô (42%) do que ônibus (35%), sendo que 8% se beneficiam com os dois tipos transportes.

Outro dado associado diretamente ao excesso de cobrança dos paulistanos nas melhorias da cidade é o fato de 80% dos moradores da capital paulista acreditarem que o trânsito é a principal ou umas das principais causas de estresse na atualidade.  Este número é 5% menor se comparado a mesma pesquisa do ano anterior.

A pesquisa foi divulgada no dia 09 de outubro, no evento Cidades Inteligentes (Smart Cities), promovido pelo Insper.

Livro
A pesquisa está no livro “Como Viver em São Paulo sem carro”, que também traz 15 personagens, intitulados como Heróis da Mobilidade, por trazerem soluções para que os paulistanos deixem os carros em casa, como os jornalistas Fabíola Cidral e Alberto Villas, o renomado chefe da TV Carlos Bertolazzi, a empresária Cláudia Franco, da Ciclofemini, empresa especializada em ensinar mulheres a pedalarem e perder o medo de andar de bicicleta, a atriz Fernanda D´Umbra que se desfez do carro por acreditar não valer mais a pena dirigir em São Paulo, entre outros. Idealizado pelo empresário Alexandre Lafer Frankel, e editado pelo jornalista Leão Serva, o livro busca repetir a as edições anteriores, mas com um viés de auto ajuda para os “viciados em carro” tomarem alguma coragem prol à mobilidade.

como viver em são paulo sem carro

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Quando eu estava grávida, por diversas vezes me disseram “ xiiii, agora a vida acabou, não vai viajar mais, acabaram as aventuras, nunca mais  vai dormir, vai parar de andar de moto ”. Que pena que existem pessoas que param a vida né? A minha bebê Bel com 3 meses já estava fazendo trilha 4x4 e agora com 9 meses fez seu primeiro acampamento e AMOU! Nós ( eu e maridon ) vamos viajar muiiiiito mais do que antes, porque pra nós é necessário ver a Bel se divertir e crescer perto da natureza, com os pés descalços ( na terra). A Trip da vez foi de 500km com o Jeep Renegade Trailhawk 4x4 , fomos de carro sim e nem por isso deixamos de dar um role de moto, afinal...acampamos dentro da pista @spracepark , e na volta partimos para uma trilha de Jeep que foi irada, mas conto depois tá? É isso aí, agora mostrarei como é possível se aventurar em família, mesmo com um bebezimmm... Com vocês a nova coluna do Site Acelerada “ VIVENDO EM LUA DE BEL”. #LuaDeBel #renegade #renegadeclub #renegade4x4 #renegadetrailhawk #jeep #jeeprenegade #jeeprenegadetrailhawk #jeepbr #jeepnation #jeeplife #jeeplifestyle #jeepbrasil #fca #4x4 #offroad #viagememfamilia #familiaradical #maedemenina #paidemenina #beberadical #jeep4x4 #jeepeiros #pedrarachada #jeepéjeep #viagem #aventura #camping #crf250 #crf230
  • Amanhã publicarei uma VÍDEO/TEASER sobre a NOVA HONDA CB650R, digam aí o que vocês querem saber sobre o novo modelo... e colocarei todas  as informações no vídeo! 🤘#novaCb650r #neosportscafe #HondaMotos
  • Quem concorda aí?
Eu não sei o que seria da minha vida se não existisse motocicletas! A moto me fez ganhar tempo e conseguir fazer faculdade, trabalhar e ainda arrumar tempo pra fazer estágio, e olha que ainda sobrava tempo para um descanso ( pouco). A moto me fez chegar em todo compromissos com pontualidade, me fez economizar grana, me fez conhecer lugares que de carro não conheceria , pessoas, aliás, amigos incríveis e que levarei pra vida toda! Se eu não fosse motociclista, certamente não teria conhecido meu marido (o homem da minha vida) , não teria tido uma filha ( coisa que nem imaginaria ter). Eu até vou na garupa as vezes acreditam? Coisa que não fazia antes, maridon me convenceu! É....sim, a moto me levou para todos estes destinos ... e com certeza tem muito mais por vir... e não posso esquecer clarooooo....do meu trabalho como piloto de testes, empreendedora, repórter ... enfim... perdi as contas do número de motos que pilotei, que testei, o número de projetos, ações e matérias que produzi, perdi o número de mensagens de leitores me agradecendo por terem se motivado por algum matéria que leram ou assistiram....perdi as contas de passeios, eventos e viagens ( sem se de trabalho) que fiz....enfim....eu agradeço por todas pessoas maravilhosas que tenho conhecido, por todas aceleradas e experiências inesquecíveis, por todo carinho e respeito e atenção das montadoras e amigos da imprensa com meu trabalho... e que venham muito mais aventuras, amizades, vento....e projetos! Afinal... moto é vida! E sem moto... a vida não tem muito sentido! Feliz dia do MOTOCICLISTA! Obrigada CLIENTES E PARCEIROS!!! @ingridmotorcycle @erika_caveirao @camis.delgado @ritasalvatore22 @nanda_ferds @ikelevy @ks1951 @kakafbariquello @pitacosdovovo @marcomascari @daymiiguel @daya_chalegre @axxisbymt @tuttomoto @coutinho181 @miloliv @priscilaeaglerider @sandrabeccaro @paulabchede @maristelaramos @_primariane @prichequetti @pripiva @priscilaemilia @mah_ferreroliveira @andreramoslira @luanamichelucci @luciano.peixoto_64 @patpedroso @vidadocemia @pedropierotti @lanerazevedo @victorfrancois_ @aledini @kvraco @usebandana @use.corse @hlxoficial @gicagirardi
  • Os trabalhos aos poucos voltando ao normal, no meu caso, testar motos, pegar estrada, conhecer destinos bacanas. A última viagem e teste foi com a Harley-Davidson Low Rider S 114 em Paraibuna. Que lugar gostoso pra passar o dia, foi triste ver o município vazio em pleno mês de aniversário, mês que fazem grandes festas e movimentam o turismo da região ( mês de junho). Então fica o aviso - Assim que tudo passar, e que começarmos viajar em grupo, não esqueçam de conhecer esses lugares “menos visitados”. Vamos passear, rodar e ajudar ... que tal? Tem link na minha bio da matéria completa e com muitas Fotos, conheçam Paraibuna, lugar delícia! E quem aí tem dica de Cidades que não são tão visitadas ? Vale em qualquer Estado.... bjs bjs #publicidade #lowrider #lowriders #harleydavidsonbrasil #harleydavidsondobrasil #harleydavidsonbr #testride #harleybrasil #harleylifestyle #harleydavidsonsaopaulo #viagemdemoto #aceleradadeharley #acelerada #mototerapia #onroad #naestrada #mototurismo #turistando #paraibuna #lifestyle #aventura #adventure #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #mulheresinspiradoras #mulheresquelevantamoutrasmulheres
  • Você sabe quais são as vantagens da iluminação por LED? No meu caso aí na foto com a Harley-Davidson Low RIDER S, voltando da Represa de Paraibuna, depois de apreciar o espetáculo do por do sol, peguei uma estradinha de terra e já estava escurecendo. Então a iluminação mais clara e vibrante do Led ajudou muiiiiito e me deu muito mais segurança e confiança, voltei curtindo, tranquila e até parei para este clique!! ( OBS: matéria com dica desta viagem no site acelerada). 
E quais mais vantagens tem? 
- Economia de eletricidade; chega a 20% e ajuda até a poupar outros componentes da moto. Tem motos por exemplo que o consumo passou de 3,5 para 0,4 Ampères, com os mesmos 42 Watts de potência. Desta forma o gerador sofre menos após dar a partida e consequentemente a  bateria reabastece sua carga mais rápido. 
- O LED proporciona acendimento instantâneo ( maior segurança em uma frenagem )  e intensidade luminosa cinco vezes maior que o do sistema halógeno. 
- A vida útil varia entre 50.000 e 100.000 horas, contra cerca de 10.000 a 20.000 horas de uma lâmpada comum. 
- O Led resiste muito mais ao movimento da moto ( passar bruscamente em buracos, ruas de paralelepípedos). As pastilhas de LED apresentam solidez e resistência muito maiores, já as comuns são inferiores. 
- O custo é maior? Sim, mas compensa né? O que vocês acham? #publicidade #lowrider #lowriders #harleydavidsonbrasil #harleydavidsondobrasil #harleydavidsonbr #testride #harleybrasil #harleylifestyle #harleydavidsonsaopaulo #viagemdemoto #aceleradadeharley #acelerada #mototerapia #onroad #naestrada #mototurismo #turistando #paraibuna #lifestyle #aventura #adventure #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #mulheresinspiradoras #mulheresquelevantamoutrasmulheres #led #iluminacaoled
  • Quem aí tem DICA de onde apreciar o melhor por do sol? Diga me aí? Vale em todo lugar do Brasil! Este da foto foi na represa de Paraibuna .... viagem que fiz com a Harley-Davidson Low Rider S. ( matéria com a dica do roteiro em destaque no Site , link na BIO). #publicidade #lowrider #lowriders #harleydavidsonbrasil #harleydavidsondobrasil #harleydavidsonbr #testride #harleybrasil #harleylifestyle #harleydavidsonsaopaulo #viagemdemoto #aceleradadeharley #acelerada #mototerapia #onroad #naestrada #mototurismo #turistando #paraibuna #lifestyle #aventura #adventure #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #mulheresinspiradoras #mulheresquelevantamoutrasmulheres #pordosol #sunshine #fotospordosol
  • Num bate e volta de moto, o que você não deixa de levar no bauleto ou na sua mochilita? Eu nunca esqueço, protetor solar, gopro, carregador de celular, óculos de sol, capa de chuva, reparador de pneu, segunda pele para frio, chinelAAAA havaianas ( haha), canivete multiuso, batonzinhooo pra hidratar os beiços e um monte de elástico pro cabelo, porque eles criam asas e voam e barrinha de cereais, escova e pasta de dente , e agora álcool em gel, que geralmente derrete e vira água em gel. E vocês? Ahhhhh, não esqueçam que tem dica de viagem que eu fiz de Harley-Davidson LOW RIDER S lá no SITE ACELERADA.com.br. #publicidade #lowrider #lowriders #harleydavidsonbrasil #harleydavidsondobrasil #harleydavidsonbr #testride #harleybrasil #harleylifestyle #harleydavidsonsaopaulo #viagemdemoto #aceleradadeharley #acelerada #mototerapia #onroad #naestrada #mototurismo #turistando #paraibuna #lifestyle #aventura #adventure #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #mulheresinspiradoras #mulheresquelevantamoutrasmulheres
  • Quem aí faz cara de paisagem nas fotos de viagem? Hehe Mas rolou messsssmo muita paisagem nesta Trip! Quer dica de um roteiro show para um bate e volta pertinho da Rodovia dos Tamoios? A matéria com a dica está em destaque no site acelerada.com.br Link na bio #publicidade #lowrider #lowriders #harleydavidsonbrasil #harleydavidsondobrasil #harleydavidsonbr #testride #harleybrasil #harleylifestyle #harleydavidsonsaopaulo #viagemdemoto #aceleradadeharley #acelerada #mototerapia #onroad #naestrada #mototurismo #turistando #paraibuna #lifestyle #aventura #adventure #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #mulheresinspiradoras #mulheresquelevantamoutrasmulheres
  • Viajar é preciso!!! Nem que seja até ali, pertinnn!!!! Amanhã no site tem dica de roteiro. Um destino bem pertinho de Sampa, que muiiiita gente não conhece! Galera que passa pela Rodovia dos Tamoios, vê a placa e passa reto... não imagina quanto coisa bacana tem por ali! Ótimo lugar para um bate e volta sozinho (a) ou em casal ( em tempos de pandemia). Adivinha o destino? Quem acompanhou meus stories dias atrás tá ligado onde fui! Amanhã no www.acelerada.com.br hein  #publicidade #lowriders #aceleradadeharley #harleydavidsondobrasil #harley #softail #softaillowriders #mulheresdeharley #harleydavidsonbr #mulheresmotociclistas #goprobr #gopromoto #custom #lowrider #lifestyle #harleylifestyle #harleydavidsonmotorcycles #paraibuna #paraibunasp

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com