Connect with us

Moto & Saúde

Cuidado: Barulho da moto pode afetar audição

Particularmente, adoro motos “barulhentas”, motor com som forte, se tiver uma ponteira esportiva, melhor ainda! O som da moto faz parte do prazer dos apaixonados por duas rodas. Mas é preciso ter cuidado, alguns médicos alertam, todo esse barulho, junto ao barulho do vento e de todo transito no geral pode ser prejudicial.

Publicado

em

Particularmente, adoro motos “barulhentas”, motor com som forte, se tiver uma ponteira esportiva, melhor ainda! O som da moto faz parte do prazer dos apaixonados por duas rodas. Mas é preciso ter cuidado, alguns médicos alertam, todo esse barulho, junto ao barulho do vento e de todo transito no geral pode ser prejudicial. A exposição prolongada à todos esses ruídos pode causar perda auditiva.

Uma moto, produz níveis de ruídos em torno de 95 decibéis (dB). Segundo os médicos especialistas, ruídos acima de 85 dB podem causar alterações na estrutura interna do ouvido e perda permanente de audição.

E um detalhe IMPORTANTE: Quando falamos de motos com barulhos fortes, lembra-se, não é todo mundo que gosta e o barulho além de ser prejudicial pode incomodar as pessoas em volta. Por isso alerto “bom senso”, acelere no lugar certo!

  O que é decibel ?

O decibel (dB) é a unidade usada para medir a intensidade sonora. Qualquer som acima de 85 dB pode causar perda de audição e a perda depende tanto da potência do ruído como do tempo de exposição. Uma boa maneira de saber que se está ouvindo um som de 85 dB, é quando você tem de elevar a voz para outra pessoa conseguir lhe ouvir. Se você se expuser a um ruído de 90 dB, por 8 horas, pode causar danos aos seus ouvidos; mas se a exposição for a um som de 140 dB, um segundo já é o bastante para causar danos e, às vezes, dor.

Cuidados

 

Usar protetores  auriculares, também chamados de plugues de ouvido. São protetores baratos encontrados até mesmo em farmácias.  E ficar atento com a qualidade do capacete, pois alguns podem aumentar bem esses ruídos.

A grande preocupação com PAIR é que é uma doença cumulativa, portanto qualquer dano vai se somando ao longo do tempo. Mesmo que uma pessoa se exponha diariamente por um curto período a um ruído acima de 85 dB, os prejuízos auditivos podem aumentar depois de muitas exposições.

Ainda mais grave que não usar protetores auriculares é utilizar tocadores de MP3 enquanto pilota, hábito de muitos motociclistas. Alguns aparelhos podem atingir até 110 dB, imagina só os danos? E mais, é proibido dirigir com fones de ouvido!

Muitos motociclistas alegam que usar protetores auriculares atrapalha, pois não ouvem nada à volta e  prejudica a atenção durante a pilotagem.

Eu repórter do mundo das duas rodas, nunca usei o protetor, então na minha percepção, penso que pode ser perigoso não escutarmos o barulho do movimento dos carros ao lado, de uma buzina, enfim, de um alerta.  De toda forma, vou fazer um teste, pois confesso que depois de pilotar alguns  modelos de motos esportivas por algumas horas, sinto dores no ouvido.

Não podemos esquecer

 

A parte legal do tema também é  importante abordarmos; os escapes alterados, todos eles devem ser submetidos à autoridade competente para homologação. Esta homologação é feita somente se eles não ultrapassarem os limites estabelecidos pelo CONTRAN. As motocicletas devem, obrigatoriamente, obedecer a estes limites (que são máximos), tanto originais quanto modificadas. As motos originais ficam muito abaixo do limite máximo estabelecido pela Resolução (que é de 99 decibéis).

 

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Instagram Image
  • Por aí, na estrada....com as amigas motociclistas!!!! Estaremos no @festivalduasrodas .... QUEM VAI????
  • Sabe aquele sonho que você tem de  testar diversos modelos de motos em um autodromo? Finalmente vai acontecer um evento que oferece esta oportunidade e muito mais, experiência, diversão, entretenimento.... dentro do Autodromo de Interlagos em Sampa. O @festivalduasrodas ( 29 agosto/ 01 de Setembro). Será o melhor evento do ano!!! Mas acelere, você precisa comprar os ingressos e garantir os modelos de motos que pretende testar.  #festivalduasrodas2019 #hondamotos #africatwin #bigtrail #offroad #onroad #testride #autodromodeinterlagos #festivalduasrodas #acelerada #revistaduasrodas - foto by @caiomatttos
  • SORTEIOOOOO!!! Quer ganhar um capacete maraaaavilhoso  Axxis modelo Diagon?  Para concorrer, você deve seguir as regras; 
1. Siga os perfis  @eliana.malizia e @axxisbymt .
2. Curta este post e Marque 3 amigos nos comentários ( nesta imagem oficial) . Você pode participar quantas vezes quiser, quanto mais marcações , mais chances de ganhar. 
3. O sorteio será realizado dia 10 setembro. Valendoooo!
  • QUAL A VIAGEM QUE DESEJA REALIZAR AINDA ESTE ANO???? Uma das mais bacanas que fiz nos últimos meses, foi a bordo da Harley Road Glide Ultra ,  de São Paulo até Chapada dos Veadeiros. ida e volta foram 2700km. E você? Qual será a próxima Trip? Conta pra nós! #roadglideultra #publicidade #harleydavidson
  • De São Paulo até Chapada dos Veadeiros. Matéria no site www.acelerada.com.br 
Ida e volta - 2700 quilômetros
  • O Universo 4x4 é MARAVILHOSO, uma mistura de aventura, emoção, poeira, natureza e mesmo com um carrão desses ( $$$$), uma mistura de “simplicidade”, acho que só quem é do mundo “off” entenderá.  Bom.... agora no Site Acelerada também teremos matérias e testes de CARROS! Pra começar em grande estilo...testei o Jeep Wrangler, nova geração! 
NOVO MOTOR 2.0L TURBO , são 270CV e 400NM de TORQUE. Foto by @ederphoto1 #jeepnation #jeepbr #jeepbrasil #wrangler #jeepwrangler #4x4 #offroad #lifestyle #estilodevida #acelerada #testedrive #jeepnation #mopar #moparbrasil
  • E aí? Curtiram a Triumph Scrambler 1200 XE? Será que veio pra brigar com os modelos Big Trails já existentes do mercado? Matéria/ Test Ride lá no site acelerada. Quem avaliou a Moto  desta vez, foi Rosa Freitag.
  • Mais um evento de sucesso - evento para Mulheres Motociclistas - que une Lifestyle, motores, beleza, novas amizades, gastronomia e risadas, muiiiiitas risadas!

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com