Connect with us

Moto & Saúde

Cuidado: Barulho da moto pode afetar audição

Particularmente, adoro motos “barulhentas”, motor com som forte, se tiver uma ponteira esportiva, melhor ainda! O som da moto faz parte do prazer dos apaixonados por duas rodas. Mas é preciso ter cuidado, alguns médicos alertam, todo esse barulho, junto ao barulho do vento e de todo transito no geral pode ser prejudicial.

Publicado

em

Particularmente, adoro motos “barulhentas”, motor com som forte, se tiver uma ponteira esportiva, melhor ainda! O som da moto faz parte do prazer dos apaixonados por duas rodas. Mas é preciso ter cuidado, alguns médicos alertam, todo esse barulho, junto ao barulho do vento e de todo transito no geral pode ser prejudicial. A exposição prolongada à todos esses ruídos pode causar perda auditiva.

Uma moto, produz níveis de ruídos em torno de 95 decibéis (dB). Segundo os médicos especialistas, ruídos acima de 85 dB podem causar alterações na estrutura interna do ouvido e perda permanente de audição.

E um detalhe IMPORTANTE: Quando falamos de motos com barulhos fortes, lembra-se, não é todo mundo que gosta e o barulho além de ser prejudicial pode incomodar as pessoas em volta. Por isso alerto “bom senso”, acelere no lugar certo!

  O que é decibel ?

O decibel (dB) é a unidade usada para medir a intensidade sonora. Qualquer som acima de 85 dB pode causar perda de audição e a perda depende tanto da potência do ruído como do tempo de exposição. Uma boa maneira de saber que se está ouvindo um som de 85 dB, é quando você tem de elevar a voz para outra pessoa conseguir lhe ouvir. Se você se expuser a um ruído de 90 dB, por 8 horas, pode causar danos aos seus ouvidos; mas se a exposição for a um som de 140 dB, um segundo já é o bastante para causar danos e, às vezes, dor.

Cuidados

 

Usar protetores  auriculares, também chamados de plugues de ouvido. São protetores baratos encontrados até mesmo em farmácias.  E ficar atento com a qualidade do capacete, pois alguns podem aumentar bem esses ruídos.

A grande preocupação com PAIR é que é uma doença cumulativa, portanto qualquer dano vai se somando ao longo do tempo. Mesmo que uma pessoa se exponha diariamente por um curto período a um ruído acima de 85 dB, os prejuízos auditivos podem aumentar depois de muitas exposições.

Ainda mais grave que não usar protetores auriculares é utilizar tocadores de MP3 enquanto pilota, hábito de muitos motociclistas. Alguns aparelhos podem atingir até 110 dB, imagina só os danos? E mais, é proibido dirigir com fones de ouvido!

Muitos motociclistas alegam que usar protetores auriculares atrapalha, pois não ouvem nada à volta e  prejudica a atenção durante a pilotagem.

Eu repórter do mundo das duas rodas, nunca usei o protetor, então na minha percepção, penso que pode ser perigoso não escutarmos o barulho do movimento dos carros ao lado, de uma buzina, enfim, de um alerta.  De toda forma, vou fazer um teste, pois confesso que depois de pilotar alguns  modelos de motos esportivas por algumas horas, sinto dores no ouvido.

Não podemos esquecer

 

A parte legal do tema também é  importante abordarmos; os escapes alterados, todos eles devem ser submetidos à autoridade competente para homologação. Esta homologação é feita somente se eles não ultrapassarem os limites estabelecidos pelo CONTRAN. As motocicletas devem, obrigatoriamente, obedecer a estes limites (que são máximos), tanto originais quanto modificadas. As motos originais ficam muito abaixo do limite máximo estabelecido pela Resolução (que é de 99 decibéis).

 

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Quem aí também adora as coisas mais simples de uma viagem? Como...parar em uma beira de estrada, tomar um caldo de cana ( sem ligar para as calorias), sentir o vento, e não pensar em mais nada... ooooohhhh vidãoooo!! Ok que estou de motão, Harley-Davidson Fat Boy, motorzão 114.... mas muita gente aí sabe que dá pra fazer viagens com motos de baixa cilindrada, basta ter o espírito de aventura na veia e claro, a moto revisada e bem cuidada...a viagem não precisa ser longa, a moto não precisa ser grande, e a parada não precisa ser no melhor restaurante.... alias, nem em restaurante precisa ser...te com pouca grana, leva um lanchinho e seja feliz...fica a dica! E você ? O que mais gosta de fazer nas paradas? Cafezinho? Almoçar? Apreciar paisagem? Conhecer um ponto turístico? Bater papo com Namo? Com amigo?
  • Lá vem mais uma super dica de viagem pra vocês...vou contar só um pedacinho do texto que logo logo estará em destaque no site. “Manhã de sábado, peguei a Rodovia Presidente Castelo branco sentido  Boituva/Iperó....
Entrando em Iperó logo segui uma estradinha simpática cheio de paineiras na beira da estrada e barracas de pastel e caldo de cana. Como maioria dos restaurantes estavam fechados, opa, garanti meu almoço ( ou melhor...meio café, meio almoço...ainda era 11h), fui de coxinha e caldo de cana mesmo. Neste sábado fazia muito, mas muito calor....aproveite para curtir a rede que tinha em uma das paineiras e fiquei por ali curtindo o ventinho e admirando a bela estrada e a super Fat....só pensando no meu destino principal... Ipanema...”. uhuuu... conto logo mais....
  • A pergunta agora vai para vocês... me contam aí a diferença do motor 107 para o motor 114? Qual você prefere?  107 é o suficiente pra você?
  • E qual é a moto da Trip? Ela é grande e forte, mas está um pouco escondidinha...em segundo plano na paisagem.Hehe! Amanhã começo a postar mais uma dica de viagem.... sabiam que Sampa tem Ipanema? #publicidade #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #acelerada #aceleradas #harleylifestyle #harleyaddicts #aceleradadeharley #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #harleystyle #mototurismo #mototerapia #dicadeviagem #viagem #turismo #turistando #viajaréviver #motoévida #apaixonadosporharley #apaixonadospormotos #onroad #harleysdesampa #harleysdeminas #harleysdesantos #harleysdosertao #harley #fatboy #softailfatboy #harleydavidsonfatboy
  • Feliz aniversário!! Hoje, dia 12 de outubro, Bel faz seu primeiro ano! ♥️ #felizdiadascriancas #aceleradinha #bel #felizaniversario #1ano #primeiroano #primeiroaniversario #luadebel
  • Instagram Image
  • Avaliei o novo APP JEEP TRILHAS. E....galeraaaaaaa, é o aplicativo que faltava!! São muitas opções de destinos para TODOS carros 4x2 e 4x4 ( não só para clientes Jeep). Ah.... ( e olha que vai servir pra motociclista também hihi). Hoje foi avisado online para a imprensa especializada. Mas tive o privilégio de ser convidada para testar o aplicativo ( na prática e na lamaaaa....clarooooo) antes mesmo de lançarem na midia! Uhuuu!!!! Matéria completa no site! #jeeptrilhas #jeepéjeep #appjeeptrilhas #trilheiros #jeepbrasil #jeepnation #mulherestrilheiras #mulheresaovolante #mulheresjeepeiras #4x4 #mundooffroad #offroad #mulheresoffroad #saianaestrada #jeepcompass #jeepcompasslimited #diesel #4x4diesels #suv #suvlife #naestrada #viagem #turistando #salesopolis #salesopolisadventure #nascentetiete
  • Este roteiro/dica  foi o que mais tive retorno -  muita gente me mandou mensagem agradecendo - e pelo que tenho visto, muita gente tem ido...leitores, seguidores...até mesmo grupos que organizam passeios. A galera da cidade Paraibuna me enviou e-mail agradecendo pelo agito de motociclistas que tem aparecido por lá desde que minha matéria foi publicada! Então merece este video com alguns dos melhores momentos! Mas m....matéria completa com todas as dicas do roteiro e todas atrações ( são várias) tá lá no site acelerada.com.br @_aceleradas_  @mulheres_de_harley  @elaspilotam @alice_e_sua_harley @daymiiguel @axxisbymt @daya_chalegre @culturalowriderbrasil @lowriders_sp @harleysdesampa @harleysdesantos @harleysdeminas @goprobr @paraibuna.sp @bananinhaparaibuna #publicidade #lowrider #lowriders #harleydavidsonbrasil #harleydavidsondobrasil #harleydavidsonbr #testride #harleybrasil #harleylifestyle #harleydavidsonsaopaulo #goprobr #viagemdemoto #aceleradadeharley #acelerada #mototerapia #onroad #naestrada #mototurismo #turistando #paraibuna #lifestyle #aventura #adventure #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #mulheresinspiradoras #mulheresquelevantamoutrasmulheres
  • ACELERADAS PARA A VIDA/ CAMPANHA OUTUBRO ROSA
Curiosidade: O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo. 
E nós mulheres aceleradas, antenadas e motociclistas, estamos aí, todo ano incentivando, e alertando a importância sobre a prevenção - nós não vacilamos e já estamos na frente....estamos sempre fazendo auto-exame e todos exames que normalmente o médico solicita. E você? Se considera uma mulher antenada e acelerada? Poste uma foto usando uma camiseta ou um lenço cor de rosa, marque @_aceleradas_ , para repostarmos sua foto, e claro também o seu grupo de mulheres motociclistas, motoclube etc . VISTA ESTÁ CAUSA E NÃO ESQUEÇA, use as hashtags #AceleradasParaViver #CorridaPelaCura #OutubroRosa bj @eliana.malizia

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com