Connect with us

Trips

Dica de viagem – Ipanema em São Paulo? Tem sim!!!

Publicado

em

Mais um passeio delicia, dica boa pra quem adora fazer um bate e volta. Parti da Capital de Sampa, super montada, de Harley-Davidson Fat boy 114, e lá fui…. visitar a Ipanema de Sampa.

                          Segui pela Castelo branco sentido  Boituva-Iperó 

O rango simplão

Assim que cheguei na Cidade de Iperó, logo peguei uma estradinha simpática cheio de paineiras na beira da estrada e barracas de pastel e caldo de cana. Como maioria dos restaurantes estavão fechados, opa , garanti meu almoço, fui de coxinha e caldo de cana merrrrrmo!! Neste dia fazia muito , mas muito calor, acho que nem conseguiria almoçar comida, então caiu super bem e aproveitei para ficar um pouco na rede, curtindo a paisagem, a brisa. Só não preciso contar que a hora que fui sentar na rede, fui com bumbum no chão…é…a rede não estava amarrada. Mas como o humor da gente, quando estamos de moto….fica super ..nem liguei, dei risada arrumei a rede pra poder curtir o cenário, a estrada….mesmo com bumbum dolorido. hehe

Centro de Iperó 

Segui até o centrinho da cidade, não tem muita coisa pra fazer. Conta com uma Cachaçaria bem conhecida por lá, onde você pode comprar uma “pinguinha”artesanal pra levar de presente.

Como eu já fui para Iperó anos atrás, lembrei que havia visitado o Museu da Cachaça. Fui em busca do museu….porém recebi a notícia que não existia mais. O proprietário, Senhor Emilio José Guazzelli, faleceu ; (. 

Resgatei algumas fotos antigas que tinha guardada no meu computador, fotos  minha no  Museu, inclusive foto com o  senhor Emilio, que no dia da minha visita, me presentou com duas  garrafas de cachaça da coleção dele. Ambas tenho até hoje! Como é bom lembrar desses momentos. Pessoas que a gente conhece assim, viajando….voltei pensando que ele estaria lá…mas….

Senhor Emilio colecionava garrafas de cachaça por 40 anos. Eram mais de 5 mil garrafas. No acervo ele tinha  preciosidades como a Palmeirinha de 1934 e muitas garrafas de rótulos com nomes engraçados.    Senhor Emilio, carismático, culto e atencioso me recebeu de braços abertos.

Pegue a Estrada municipal de Iperó para chegar em Ipanema

Maravilhosa e  deserta , cheio de curva….e muito verde. Sabe quando você vê o fim da estrada laaaá no alto, laaaá na frente ? Então …. típica estrada dessas. vocês vão curtir!

Você já ouviu falar em Iperó?

Antes de contar sobre Ipanema, vou contar um pouco sobre Iperó. O município de Iperó, a 25 quilômetros de Sorocaba, possui aproximadamente 27 mil habitantes. É em Iperó que fica o Centro Experimental de Aramar da Marinha do Brasil, e onde está sendo realizado o projeto do submarino atômico brasileiro. Em Iperó também está a FLONA – Floresta Nacional de Ipanema e a primeira fábrica de ferro do Brasil.

Sua economia é baseada na  indústria, comércio e agricultura. Iperó é o nome de um dos rios que limitam o território do município e significa, segundo a versão oficial, “águas profundas e revoltas”. Há outras versões: uma diz que a palavra significaria “rio piscoso” e a outra, seria a aglutinação das palavras “Ipê + Peroba”, árvores encontradas no município e nas regiões sudoeste e centro-sul do Estado de São Paulo, onde o município está localizado. Além dessas, há a versão apresentada pelo geólogo e arqueólogo Luiz Caldas Tibiriçá – maiores especialista brasileiro em línguas indígenas, que apresenta o significado de Iperó como “casca amarga” (também em alusão à Peroba). Essa última versão, devido à importância da pesquisa de Tibiriçá, poderia ser levada em consideração com mais segurança, caso houvesse uma revisão do significado oficial (para a cidade) da palavra “Iperó”.

Ipanema

Pra chegar na Floresta Ipanema, peguei uns 6 km de terra. Estrada, super tranquila, terrinha batida e com um visual lindo de encher os olhos.

 Que pena, a Floresta Ipanema estava fechada, então fica a dica, ligue antes para se informar, agora com a Pandemia, os horários e datas de abertura estão diferentes. No fim da matéria deixarei o telefone. : )

Acima, as fotos que consegui fazer mesmo com Ipanema fechada.

 

Porém, como já contei para vocês, eu já visitei a Floresta, e tenho fotos para publicar aqui pra vocês….uhuhuu, segue foténhas, eu morena e mais magra….haha

Na floresta Ipanema você pode conhecer uma das primeiras locomotiva brasileira, a Casa das Armas Brancas, Fabrica de ferro, os Fornos Colméia, o primeiro cemitério Protestantes do Brasil, as simpáticas casas da vila, a ponte de ferro, a cachoeira do Rio Ipanema, represa de Hedberg. Você pode fazer trilhas junto um monitor que te leva até o alto do Morro de Araçoiaba. E além de tudo isso, lá possui uma área de lazer com quiosques que pode ser alugado pra fazer churrasco. Convidativo não?

Na volta pra casa, outra paradinha. Na Castelo existe uma restaurante abandonado que virou bom local para boas fotos. Mas fiquei ali, pensando, que o melhor da minha viagem…não foi só curtir as estradas e o motorzão 114 da Fat boy, mas….foi lembrar do Senhor Emilio, refletir sobre a importância de escrever sobre todos os meus roteiros, guardar objetos e fotos que me faz lembrar das minhas viagens…fiquei ali, agradecendo por tanta gente bacana que conheci pelas estradas da minha vida.

Não deixe de visitar

Floresta Nacional de Ipanema;

Horários normais de visitação:
De quinta a domingo, das 8 às 17 horas, com acesso (entrada) permitido até as 15 horas.
Mas…liguem antes de ir e confirme horários ok?

Tel. 15. 3459-9220

Onde comer:

Se não quiser caldo de cana e nem coxinha, indico o churrasco no

Restaurante Sabores da Carne

Av. Paulo Antunes Moreira, 787

 

 

 

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com