Connect with us

Sem categoria

Dica de viagem: Votorantim e Piedade, de H-D Road Glide Special

Publicado

em

Fotos e Texto por Eliana Malizia

Embora a cidade de Votorantim seja conhecida como a cidade do cimento, por ser a maior produtor de cimento do Brasil, fui em busca de tranquilidade e paisagem, e já adianto que encontrei muito mais que isso. Então, fica ai mais uma super dica de roteiro de viagem, tanto pra curtir em um fim  de semana ou fazer um bate e volta.

E lá fui eu,  parti da capital de São Paulo muito bem acompanhada da H-D Road Glide Special pra encontrar o melhor da região.

 –

Votorantim possui media de  110.000 habitantes, é  a terceira maior cidade da Região Metropolitana de Sorocaba.

Partindo da Capital de Sampa, o total ida e volta deste role foi de 280km

Paradas para meditar

Minha primeira parada foi na cachoeira  da chave, local que deu origem ao nome da cidade, Vuturaty, palavra que em tupi-guarani significa Cascata Branca. Localizada no bairro da Chave. Fiquei sentada por ali por um bom tempo, relaxando , curtindo a paisagem e já animada para próxima visita. 

Próximo destino, a Capela da Penha. Saindo da cachoeira, segui para Serra de São Francisco e poucos kms à esquerda peguei uma estrada de terra chamada Pedro Monar. Acelerei apenas 9 kms de estradinha de chão, mas indico o percurso apenas para quem tem experiência em   pilotar modelos custom na terra. A estrada é maravilhosa, super vale a aventura.

Durante os 9kms  percorridos, fiquei hipnotizada com a Estrada.

Já cheguei relaxada e deslumbrada, o lugar é muito bonito. A Capela da Penha tem paredes feitas de taipa, as portas e janelas são pintadas na cor azul colonial . Após um incêndio em 1992 ela teve parte reformada. Ao lado da Capela, grandes pedras com vista para uma área aberta de vegetação, onde parei para sentar. Quem veio alegremente  me recepcionar foi a cadela Shena , logo depois chegou o Senhor Antonio, que é um vaqueiro que mora em um casa ao lado da capela.

Ele me contou que vive sozinho com os cachorros e me ofereceu carne fresca de porco para levar para casa. Fiquei um tempo conversando com o Senhor Antonio, e senti pelas palavras dele a felicidade dele de morar longe da cidade grande , mas no olhar, senti um pouco da tristeza da solidão. Foi interessante sentar ali frente e capela e jogar conversa fora com ele. Me deu aperto no peito quando fui embora. O senhor Antonio se despediu com olhos cheio d’água. Penso que viver meio a natureza deve ser maravilhoso, mas estar sozinho, deve ser complicado. Adorei fazer parte da alegria do dia do senhor Antonio. Pena que ele não quis ser fotografado.

A Represa de Itupararanga

Retornei a Serra de São Francisco, que é uma Estrada muito sinuosa e muito charmosa, mas com cuidado,  alguns trechos  com buracos. Me diverti muito  com a pilotagem fácil e forte da Road Glide Special ao som do Mano Brown ( música mulher elétrica).

 

 

 

Cheguei felizona ao meu principal destino; a represa de Itupararanga, formada pelos rios Sorocabuçu, Sorocamirim e Una, formadores do rio Sorocaba.  Foi outro lugar que me deixou de boca aberta, a paisagem é extensa, e a queda  bruta de 206 metros é bonita de se ver.

Foi construída pela Light a partir de 1911

Foi outro lugar que aproveitei para sentar e relaxar, fiquei ali no murinho da ponte que passa por cima da represa.

A barragem tem 38 metros de altura . A extensão da represa é de 40 quilômetros e a capacidade total do reservatório é estimada em 355.000.000 de litros de água. Possui aproximadamente 936 Km2 de área, 26 Km de canal principal e 192 Km de margens.

Logo parti sentindo a Piedade, Cidade do lado, para conhecer o restaurante do Vagão. Serviço foi um pouco demorado, mas valeu a pena esperar, a comida é deliciosa e a experiência de almoçar dentro de um vagão de trem foi  no mínimo inusitado.

“O Vagão Pullman da antiga Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa) estacionado na altura do km 121 retrata, além da estação de trem, uma das paixões que o artista plástico gaúcho Paulo de Andrade (1935-2008) transformou em restaurante antes de morrer há quase 20 anos”.

Matei quem estava me matando e fui aproveitar a Pousada Ronco do Bugio, em Piedade mesmo, não poderia ter escolhido lugar melhor. A estadia é um pouco salgada, mas o lugar é espetacular.

Dia seguinte no Jardim Oriental e Pedra do Elefante

Dia de voltar pra casa, mas pra aproveitar a manhã, fui conhecer a Pedra do Elefante e o Jardim Oriental bem pertinho da Pousada. E fechei meu dia com chave de ouro. Moto, paisagem, estrada e vento no rosto. Amo mais que chocolate!!!!

Monumento natural da cidade de Piedade/SP, uma pedra com o exótico formato de um elefante.

Se você mora na Capital de São Paulo, você pode ir e voltar para Votorantim e Piedade   pela Rodovia Raposo Tavares, mas optei fazer esta trip via Rodovia Castelo Branco.

Outras atividades em Votorantim

Parque Ecológico do Matão em Votorantim – O parque possui 70 mil metros quadrados e  reúne um total de duzentos animais. Rua Ângelo Delapassi s/nº – Parque Bela Vista – Votorantim

Cervejaria Bamberg

Não preciso dizer que motores e bebidas não combinam né? Mas nada te impede de conhecer uma cervejaria bacana e comprar algumas garrafinhas pra levar pra pousada ou pra casa.

Cervejaria Bamberg é uma das cervejarias mais premiadas do Brasil. Aos sábados , você pode conhecer a fábrica.

http://www.cervejariabamberg.com.br

Onde comer

Restaurante do Vagão ( Boca do Monte)

Rod. SP 79 – Km 121 | Alto da Piedade, Piedade,

Onde ficar

Ronco do Bugio

No final do ano de 2018, o Ronco do Bugio se tornou a primeira pousada do mundo a receber o Healthy Building Certificate, um selo que avaliou com rígidos parâmetros uma série de aspectos da   construção e manutenção sustentável e saudável.

www.roncodobugio.com.br

Quer fazer um Test Ride sem custo na  Road Glide Special?

https://testrides.harley-davidson.com/pt_BR

Veja todas as fotos

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Mais um dia de experiência sensacional! Valeu @_aceleradas_ @ducatibrasil @ducatisaopaulo @erika_caveirao @joaosalvatore22 @axxisbymt @tuttomoto @smartfit @dodudagastronomia @stuntburger @drasamarharati #acelerada #aceleradas #mulheresmotociclistas #lifestyle
  • SORTEIO - quer  ganhar um par de ingressos para o show incrível das Bárbaras no Bourboun Street ( 15 de março)? Evento que vai unir muitas MULHERES MOTOCICLISTAS. Pra GANHAR É FÁCIL ➡️ marque dois amigos ➡️ siga @_aceleradas_ e @barbarasbandofficial . ☑️ O sorteio será realizado dia 01 de Março. E quem quiser garantir os ingressos , já pode adquirir pelo telefone 11 5095-6100 ( Bourbon Street). OBS: show em São Paulo - Capital #sorteio #rocknroll #barbabaras #barbarasband #bourbonstreet #aceleradas #ladiesofharley #ladiesoftheroad #thelitas #thelitassaopaulo #mulheresmotociclistas #mulheresdescooter
  • Seja uma mulher que LEVANTA outras MULHERES!! Incentive outras mulheres a realizarem seus projetos. Mostre que acredita no potencial delas. Quando entendemos e vivemos a sororidade, vemos na prática como estimular outras mulheres se converte em benefícios a nós mesmas. Quando você fortalece outra mulher, está se fortalecendo também, é fato. Então! Vambora acelerar!!!! A vida passa rápido! #aceleradas #acelerada #mulheresinspiradoras #mulheresqueinspiram #mulheresincriveis #elaspilotam #mulheresmotociclistas #axxis #xdiavel #ducatibrasil #specialducati
  • Ela é especial 
Tem um sorriso que encanta 
Um astral sensacional... Fala sempre o que verdadeiramente pensa.
Não tem papas na língua...
Mas a sua sinceridade ninguém dispensa.
Ela é fera, é amada , é edição limitada!! Parabéns Erikita.... que sua alegria continue contagiando a todos... beijo da Eli e de todas as aceleradas!!! #aceleradas
  • Corredor não é brincadeira, e praticar é o melhor treinamento. Mas... e você? Tem  ideia dos macetes no uso da “embreagem x freio” pra passar com mais facilidade entre os carros? Me
Conta.....
  • Quem aiiii, ainda não leu a matéria sobre a Harley-Davidson Low Rider S ? Cola lá no site acelerada.com.br Fotos @outraperspectiva / Harley-Davidson do Brasil. #lifestyle #lowriders #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #testride #aceleradas #mulheresdeharley
  • Aqui somos amigas, unidas, somos felizes com a felicidade da outra! Não entra briga, não entra inveja e muito menos fofoca! 
Estamos Juntas e Misturadas, sempre ACELERADAS!! Valeu @ducatibrasil @ducatisaopaulo @ducatimooca @axxisbymt @tuttomoto @drasamarharati @stuntburger @rust_hand.co @erikacaveirao @evilcompanyrls Foto @alenevesfoto #aceleradas #naoimportaacilindrada #mulheresmotociclistas
  • Ontem eu e as @_aceleradas_ na inauguração da nova concessionária @ducatisaopaulo, sigam aí!!!!
  • Viajar é viver, registrar momentos é eterniza-los... OBRIGADA @goprobr @axxisbymt  @axxiscapacetes #GoPro #GoProBr #GoProBrasil #lifestyle #viagemdemoto #acelerada #adventure

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com