Connect with us

Sem categoria

Dica de viagem: Votorantim e Piedade, de H-D Road Glide Special

Publicado

em

Fotos e Texto por Eliana Malizia

Embora a cidade de Votorantim seja conhecida como a cidade do cimento, por ser a maior produtor de cimento do Brasil, fui em busca de tranquilidade e paisagem, e já adianto que encontrei muito mais que isso. Então, fica ai mais uma super dica de roteiro de viagem, tanto pra curtir em um fim  de semana ou fazer um bate e volta.

E lá fui eu,  parti da capital de São Paulo muito bem acompanhada da H-D Road Glide Special pra encontrar o melhor da região.

 –

Votorantim possui media de  110.000 habitantes, é  a terceira maior cidade da Região Metropolitana de Sorocaba.

Partindo da Capital de Sampa, o total ida e volta deste role foi de 280km

Paradas para meditar

Minha primeira parada foi na cachoeira  da chave, local que deu origem ao nome da cidade, Vuturaty, palavra que em tupi-guarani significa Cascata Branca. Localizada no bairro da Chave. Fiquei sentada por ali por um bom tempo, relaxando , curtindo a paisagem e já animada para próxima visita. 

Próximo destino, a Capela da Penha. Saindo da cachoeira, segui para Serra de São Francisco e poucos kms à esquerda peguei uma estrada de terra chamada Pedro Monar. Acelerei apenas 9 kms de estradinha de chão, mas indico o percurso apenas para quem tem experiência em   pilotar modelos custom na terra. A estrada é maravilhosa, super vale a aventura.

Durante os 9kms  percorridos, fiquei hipnotizada com a Estrada.

Já cheguei relaxada e deslumbrada, o lugar é muito bonito. A Capela da Penha tem paredes feitas de taipa, as portas e janelas são pintadas na cor azul colonial . Após um incêndio em 1992 ela teve parte reformada. Ao lado da Capela, grandes pedras com vista para uma área aberta de vegetação, onde parei para sentar. Quem veio alegremente  me recepcionar foi a cadela Shena , logo depois chegou o Senhor Antonio, que é um vaqueiro que mora em um casa ao lado da capela.

Ele me contou que vive sozinho com os cachorros e me ofereceu carne fresca de porco para levar para casa. Fiquei um tempo conversando com o Senhor Antonio, e senti pelas palavras dele a felicidade dele de morar longe da cidade grande , mas no olhar, senti um pouco da tristeza da solidão. Foi interessante sentar ali frente e capela e jogar conversa fora com ele. Me deu aperto no peito quando fui embora. O senhor Antonio se despediu com olhos cheio d’água. Penso que viver meio a natureza deve ser maravilhoso, mas estar sozinho, deve ser complicado. Adorei fazer parte da alegria do dia do senhor Antonio. Pena que ele não quis ser fotografado.

A Represa de Itupararanga

Retornei a Serra de São Francisco, que é uma Estrada muito sinuosa e muito charmosa, mas com cuidado,  alguns trechos  com buracos. Me diverti muito  com a pilotagem fácil e forte da Road Glide Special ao som do Mano Brown ( música mulher elétrica).

 

 

 

Cheguei felizona ao meu principal destino; a represa de Itupararanga, formada pelos rios Sorocabuçu, Sorocamirim e Una, formadores do rio Sorocaba.  Foi outro lugar que me deixou de boca aberta, a paisagem é extensa, e a queda  bruta de 206 metros é bonita de se ver.

Foi construída pela Light a partir de 1911

Foi outro lugar que aproveitei para sentar e relaxar, fiquei ali no murinho da ponte que passa por cima da represa.

A barragem tem 38 metros de altura . A extensão da represa é de 40 quilômetros e a capacidade total do reservatório é estimada em 355.000.000 de litros de água. Possui aproximadamente 936 Km2 de área, 26 Km de canal principal e 192 Km de margens.

Logo parti sentindo a Piedade, Cidade do lado, para conhecer o restaurante do Vagão. Serviço foi um pouco demorado, mas valeu a pena esperar, a comida é deliciosa e a experiência de almoçar dentro de um vagão de trem foi  no mínimo inusitado.

“O Vagão Pullman da antiga Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa) estacionado na altura do km 121 retrata, além da estação de trem, uma das paixões que o artista plástico gaúcho Paulo de Andrade (1935-2008) transformou em restaurante antes de morrer há quase 20 anos”.

Matei quem estava me matando e fui aproveitar a Pousada Ronco do Bugio, em Piedade mesmo, não poderia ter escolhido lugar melhor. A estadia é um pouco salgada, mas o lugar é espetacular.

Dia seguinte no Jardim Oriental e Pedra do Elefante

Dia de voltar pra casa, mas pra aproveitar a manhã, fui conhecer a Pedra do Elefante e o Jardim Oriental bem pertinho da Pousada. E fechei meu dia com chave de ouro. Moto, paisagem, estrada e vento no rosto. Amo mais que chocolate!!!!

Monumento natural da cidade de Piedade/SP, uma pedra com o exótico formato de um elefante.

Se você mora na Capital de São Paulo, você pode ir e voltar para Votorantim e Piedade   pela Rodovia Raposo Tavares, mas optei fazer esta trip via Rodovia Castelo Branco.

Outras atividades em Votorantim

Parque Ecológico do Matão em Votorantim – O parque possui 70 mil metros quadrados e  reúne um total de duzentos animais. Rua Ângelo Delapassi s/nº – Parque Bela Vista – Votorantim

Cervejaria Bamberg

Não preciso dizer que motores e bebidas não combinam né? Mas nada te impede de conhecer uma cervejaria bacana e comprar algumas garrafinhas pra levar pra pousada ou pra casa.

Cervejaria Bamberg é uma das cervejarias mais premiadas do Brasil. Aos sábados , você pode conhecer a fábrica.

http://www.cervejariabamberg.com.br

Onde comer

Restaurante do Vagão ( Boca do Monte)

Rod. SP 79 – Km 121 | Alto da Piedade, Piedade,

Onde ficar

Ronco do Bugio

No final do ano de 2018, o Ronco do Bugio se tornou a primeira pousada do mundo a receber o Healthy Building Certificate, um selo que avaliou com rígidos parâmetros uma série de aspectos da   construção e manutenção sustentável e saudável.

www.roncodobugio.com.br

Quer fazer um Test Ride sem custo na  Road Glide Special?

https://testrides.harley-davidson.com/pt_BR

Veja todas as fotos

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Em tempos de Pandemia, não podemos esquecer “também”, dos #MotoEntregadores !!! Deixe vofe também seu bilhetinho de agradecimento para um moto entregador! Eles merecem! Meu bilhetinho de hoje foi.... Olá 
Moto entregador , como vai?
Obrigada por trazer o remédio até a minha casa!
Obrigada por trabalhar dia e noite para nos atender mesmo em tempos de guerra contra coronavírus!
Lhe deixo um simples presente, um par de luvas, para sua segurança, afinal, nós também nos preocupamos com você! 
Tenha um
Bom dia! 
Um abraço de “longe”, Eliana Malizia #motoentregador #motofretista #motoboy #ObgMotoEntregador #corona #coronavirusbrazil #coronavírusbrasil #coronovirusbrazil #pandemia  #covid_19 #covid19
  • Vamos aproveitar a quarentena e estudar algumas técnicas OFF ROAD para curtir seu próximo role de moto com mais segurança e confiança?  Hoje vamos falar sobre a POSTURA CORRETA! 
Então vamos lá, e quem tiver mais dicas, escreva pra nós! - Os braços devem estar sempre semi-arqueados para controlar melhor a moto e absorver melhor o impacto. - Tronco posicionado à frente.
- Ponta dos pés na pedaleira e joelhos pressionando levemente o tanque, para aliviar a força dos braços. - Olhar sempre para frente. - Quando pilotar em pé, mantenha os joelhos semi-flexionados para melhor absorção do impacto. E nesta postura, o ideal é projetar o tronco ainda mais para frente.
Ah e no vídeo, sou eu, numa Trip, de Yamaha Crosser aprendendo muito com os FERAS  @jorge.negretti @wellingtongarcia21 e @ricardomartins274
  • Quantas vezes me perguntaram “Eliana, QUAL FOI SEU MAIOR DESAFIO EM CIMA DE UMA MOTO”? Sem duvida alguma , meu maior desafio nestes meus 20 anos de experiência,  foi a trilha para chegar no Cânion Espraiado em Urubici. 
Uma trilha de apenas 12km. Difícil , nível Hard!! A trilha me parecia mais um enduro e tão exaustiva que parecia não ter fim, parei , cai, levantei, chorei, pensei em desistir, levantei de novo. Neste meio tempo, aparece @jorge.negretti e @ricardomartins274 do meu lado falando bem alto, “ cara, tá muito escorregadio e com muita pedra pontuda , tá muito difícil de subir”. Bom, se os TOPS PROFISSAS estavam achando difícil , imagina eu? Logo em seguida um colega nosso desistiu da trilha ... poutz! Fiquei mais tensa! Eu, única  mulher ali, e pra mim não fazia diferença alguma , não teria problema algum em desistir , mostrar que fiquei exausta e ir para o carro de apoio. Não tenho este orgulho, mas....tentar até o final é da minha personalidade, não gosto de deixar nada pela metade. Porém, eu tinha um grande SEGREDO ali, guardado só comigo, e não podia contar e nem desabafar com ninguém. Eu estava grávida de uns 40 dias, e não havia contado pra ninguém do grupo. Eu fiquei sabendo um dia antes da viagem, e não podia deixar a yamaha na mão. Parti para a viagem animada, mas confesso que um pouco insegura, eu carregava meu bebezinho. 
Pra quem não sabe, as primeiras semanas de gestação a gente se sente mais cansada e com muito sono. Na verdade eu não me sentia grávida e muito menos mãe , mas eu sabia ali que eu estava sim grávida! 
Eu não sei da onde tirei tanta força pra aguentar a trilha toda! Havia chovido, tinha muita lama, e sei que muitos motociclistas que tentaram seguir/subir até o Cânion, caíram, desistiram, quebraram a moto... poucos conseguem subir! Mas fui até o fim...com o incentivo dos meninos, com a minha força de vontade , e claro, a  Xtz Crosser facilitou a vida, mesmo com pneus não apropriados para uma trilha HARD, a moto é leve ...e isso ajudou muito! Ah, e no próximo post contarei mais sobre o Cânion Espraiado. Que este post sirva como motivação para todos aqueles que não acreditam em si mesmo! 💪
  • Atravessar um RIO , cheio de pedras “extremamente” 
escorregadias, e de moto? Oi? Pensei que fosse pegadinha, mas quando soube que não era, confesso que ADOREI o desafio e clarooooo fiquei super empolgada!!! Sem duvidas uma das melhores  partes da viagem! A 40 km de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o Parque Estadual do Tainhas abriga o curioso ‘Passo do S’. Um lajeado natural do rio Tainhas, onde o nível da água é mais baixo e por isso é possível atravessar de carro ou moto. E lá fui eu, de Yamaha Crosser!!!!
A experiência é conhecida como ‘Travessia do Passo do S’ , ah e não posso esquecer de contar - em poucos metros , o Rio vira uma queda de 20 metros de altura, é mole? Não! Mas foi lindo lindo lindo! Amanhã conto sobre a parte da viagem que senti muito medo, tremi, chorei e pensei em desistir... 😉🤪#passodoS #cambaradosul
  • Quem aí já fez uma grande aventura com uma moto de baixa cilindrada? Está semana publicarei dicas para quem quer viajar com suas “motinhos”! Está minha Trip foi Punk é Maravilhosa - varias serras sinuosas, atravessamos rio ( Fotos e vídeos na próxima postagem), fizemos uma trilha HARD no Cânion Espraiado ...total de mais de 2000 km, tudo isso aí com segurança e sucesso, pilotando uma YAMAHA CROSSER 150cc! Quem encara? Foto @idario.cafe #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Vamos viajar sentados no sofá de casa? ASSISTAM a WEBSERIE Tour Interativo CROSSER no canal da @yamahabrasil no YOUTUBE! Foi uma das minhas MAIORES AVENTURAS!  #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Uma vez um “indivíduo” comentou em uma das minhas postagens, o seguinte ... “ você mostra que pilota moto grande, mas se derrubar a moto vai precisar pedir ajuda para um homem né? ”. Eu até agora não entendi o pq do questionamento e mais, qual seria o problema de ter que pedir ajuda para um homem? Aliás, quantos homens aí já precisou de uma força depois de derrubar a moto? Isso só me faz lembrar que já precisei de ajuda sim pra levantar uma moto e foi uma mulher  que me ajudou a levantar ! Só pra constar e lembrar!!! #RespeitaAsMinas #Aceleradas
  • Vídeo/Teaser acelerando a Gold Wing, matéria completa no site www.ACELERADA.com.br
  • A moto é pesada para pilotar? Você não tem medo de cair? Ela não é mais difícil de controlar? Aos medrosos de plantão, já logo aviso… “pilotar a Gold Wing Tour é muito mais fácil do que você imagina”…quer saber tudo? Visite o site www.acelerada.com.br #hondamotos #motoremaza #goldwing #hondagoldwingtour #hondagl1800goldwing #hondagl1800 #hondeiros #hondabrasil #honda #testride #mulheresmotociclistas #mulheresdehonda #testride #acelerada #lifestyle #aventura #adventure #mulheresdeatitudes #empoderadas #onroad #naestrada 
_

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com