Connect with us

outras viagens

Dica para dia dos namorados: Um amor de viagem rumo a São Francisco Xavier

São Xico (é assim que São Francisco Xavier é apelidada) é tão incrível que se eu fosse resumir toda a minha viagem em apenas uma palavra, seria: ESPETÁCULO! O lugar é realmente lindo, em todos os sentidos. Suba na minha garupa e se liga nas dicas…

Publicado

em

 

Você tem o mês inteiro de junho para programar uma superviagem de fim de semana com o seu love. Lembre-se: viajar é sair da rotina, é recarregar a energia, é se curtir, curtir o amor e, claro, fortalecê-lo.

Por Eliana Malizia

Fotos: Cibele Sayuri

O Dia dos Namorados está chegando e nada, nada melhor do que pegar a estrada com uma companhia agradável na garupa. E esta foi a minha ideia, quando peguei a Harley-Davidson Fat Boy Special 2017. Parti de São Paulo em busca de um lugar romântico, charmoso e cheio de atrações, e que fosse atraente para eles e elas.

Escolhi o lugar certo! São Francisco Xavier fica a 155 km de São Paulo, a 77 km de Campos do Jordão, e a 57 km de São José dos Campos. Pertinho para quem mora na capital – é uma dica boa, até mesmo para um bate e volta.

São Xico (é assim que São Francisco Xavier é apelidada) é tão incrível que se eu fosse resumir toda a minha viagem em apenas uma palavra, seria: ESPETÁCULO! O lugar é realmente lindo, em todos os sentidos. Suba na minha garupa e se liga nas dicas…

eliana malizia

Parti de Sampa as 4h30 da manhã, para ver o nascer do sol na estrada

Rumo à São Xico

Antes de chegar à São Xico, passa-se pela cidade de Monteiro Lobato. Lá, você faz uma parada obrigatória no Sítio do Pica Pau Amarelo, onde o escritor José Bento Monteiro Lobato morou. Dá para visitar todos os cômodos da Fazenda, conferir objetos, livros, bonecos e muitas lembranças dos personagens. De quebra, ainda vale ficar um bom tempo apreciando a Cachoeira que inspirou Lobato a escrever sobre o “Reino das Águas Claras”. Para chegar no Sítio, basta seguir as placas logo que você entra na Cidade. São 8km de estradinha estreita e sinuosa.

sitio do pica pau

mulher motociclista

Serra deliciosa para chegar no Sítio

 

mulher de moto

Cachorrada feliz com a minha chegada no Sitio

Saindo de Monteiro Lobato, segui para São Xico por mais 18 km na estrada estreita, sinuosa e com um lindo visual. Já na estrada, dá para sentir o clima do interior: você verá vacas, bois e cavalos por todo canto. A montanha de fundo já traz a sensação de sossego e, opa, de romance!

Onde ficar

Ao chegar em São Francisco Xavier, fui direto para a pousada Portal do Equilibrium. Foi uma ótima escolha! Me senti no paraíso, praticamente em cima das nuvens. Em meio às montanhas, com extrema tranquilidade e ótimas opções de lazer, para aventureiros de todos os gostos.

A comida é deliciosa, café da manhã com todos pães feitos lá na pousada mesmo, a paisagem? nem se fala, é linda; sem contar que tem esportes radicais, bem-estar e uma hospedagem bem confortável.

E a piscina com borda infinita com vista para a montanha? Você não tem ideia!  Imagine tomar café da manhã vendo as nuvens abaixo de você? Já sentiu a sensação de estar no céu? Vai lá e verá que não estou exagerando!

sao francisco xavier

GetFileAttachment-27

eliana malizia

Você pode se hospedar no Portal, ou optar por apenas passar o dia. Lá, pratiquei tirolesa, rapel, andei a cavalo e caminhei nas trilhas. A pousada é tão aconchegante que não dá vontade de sair dali. Mas faça esse esforço e vá, sim, conhecer os restaurantes bacanas no centrinho da cidade. Eu indico três deles: o Allegro Restaurante e O Quintal, ambos com pratos bem elaborados e carta de cerveja extensa, e ainda o Neo Armazém, que também é superdescolado e moderno, ótimo para beliscar petiscos, queijos especiais, tomar um chocolate quente, ou até mesmo uma cerveja artesanal.

Desvendando SFX

Escondida na Serra da Mantiqueira, São Francisco Xavier é ainda um destino que muitos desconhecem. Quando se fala em campo, logo vem à cabeça as cidades de Campos do Jordão e Monte Verde. Mas, desta vez, se esqueça um pouco delas: São Francisco é especial, é mais reservada, e tem a sua elegância.

 –

O Distrito de São Francisco é considerado uma área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que vincula o uso e a ocupação do solo, ao bem-estar da população e à preservação ambiental.

A vila está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km, por asfalto, de São José dos Campos, mantendo ainda a característica de um pequeno povoado do interior. Destaque ainda para a cuidadosa manutenção das tradições locais como, por exemplo, o artesanato típico da região e as festas religiosas que sempre atraem um número expressivo de pessoas.

SFX

portal do equilibrium

 

Cachoeiras: visita obrigatória

 

A Cachoeira Pedro Davi é a mais visitada e próxima do centro de São Xico. Possui belas quedas e até uma pidicina natural para banho. Por uma estradinha de terra bem batida, dá para ir tranquilo de Harlão, sem medo.

Já as Cachoeiras do Pouso do Rochedo são sete quedas d’água; e chega-se a elas também por trilhas ( caminhando) de fácil acesso. Ótimo para queimar algumas calorias. Assim tu fica em forma para seu amor!

cachoeira mulher de moto

Namorar, se aventurar, passear…

São Francisco Xavier é uma boa opção para os amantes da natureza e da aventura. São muitas montanhas com picos altos e visuais de encher os olhos, além de muitas opções de esportes radicais e lugares românticos.

Despedida

Não foi fácil deixar São Xico. Fiquei tão apaixonada pelo lugar…

Mas o que me animou foi saber que a volta seria pilotando a Fat Boy que tanto adoro. Peguei a estrada de volta com a alma leve, levando mudas de alecrim e de manjericão para deixar um pouco mais “verde” a vida tão cinza e louca de São Paulo.

mulheres de moto

Pela estrada

Uma  diquinha esperta: quem for partir de São Paulo, o acesso pode, sim, ser feito pela Dutra. Porém, não caia neste erro! Escolha a Rodovia Ayrton Senna e, depois, a Carvalho Pinto. Chegando a São José dos Campos, atravesse a cidade em direção à Zona Norte/Santana para acessar a Estrada Velha de Campos do Jordão, SP-50.

Enfim, vá de carro, de motocicleta, helicóptero, com ou sem namorada(o), mas vá conhecer São Xico!! O lugar é garantia de diversão, relax e ótimas lembranças!

Endereços:

Sítio do Pica Pau Amarelo

Endereço: Estrada do Livro, km 8 (Bairro do Pica Pau), 8 km

Portal do Equilibrium

Travessa Estrada do Cateto, 700

www.portaldoequilibrium.com.br/

Allegro Restaurante

Rua XV de Novembro, 427

www.allegrorestaurante.com.br

O Quintal Restaurante

Rua Ezequiel Alves Graciano, 125

Neo Armazém

Rua XV de Novembro, 102

 

 

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Em tempos de Pandemia, não podemos esquecer “também”, dos #MotoEntregadores !!! Deixe vofe também seu bilhetinho de agradecimento para um moto entregador! Eles merecem! Meu bilhetinho de hoje foi.... Olá 
Moto entregador , como vai?
Obrigada por trazer o remédio até a minha casa!
Obrigada por trabalhar dia e noite para nos atender mesmo em tempos de guerra contra coronavírus!
Lhe deixo um simples presente, um par de luvas, para sua segurança, afinal, nós também nos preocupamos com você! 
Tenha um
Bom dia! 
Um abraço de “longe”, Eliana Malizia #motoentregador #motofretista #motoboy #ObgMotoEntregador #corona #coronavirusbrazil #coronavírusbrasil #coronovirusbrazil #pandemia  #covid_19 #covid19
  • Vamos aproveitar a quarentena e estudar algumas técnicas OFF ROAD para curtir seu próximo role de moto com mais segurança e confiança?  Hoje vamos falar sobre a POSTURA CORRETA! 
Então vamos lá, e quem tiver mais dicas, escreva pra nós! - Os braços devem estar sempre semi-arqueados para controlar melhor a moto e absorver melhor o impacto. - Tronco posicionado à frente.
- Ponta dos pés na pedaleira e joelhos pressionando levemente o tanque, para aliviar a força dos braços. - Olhar sempre para frente. - Quando pilotar em pé, mantenha os joelhos semi-flexionados para melhor absorção do impacto. E nesta postura, o ideal é projetar o tronco ainda mais para frente.
Ah e no vídeo, sou eu, numa Trip, de Yamaha Crosser aprendendo muito com os FERAS  @jorge.negretti @wellingtongarcia21 e @ricardomartins274
  • Quantas vezes me perguntaram “Eliana, QUAL FOI SEU MAIOR DESAFIO EM CIMA DE UMA MOTO”? Sem duvida alguma , meu maior desafio nestes meus 20 anos de experiência,  foi a trilha para chegar no Cânion Espraiado em Urubici. 
Uma trilha de apenas 12km. Difícil , nível Hard!! A trilha me parecia mais um enduro e tão exaustiva que parecia não ter fim, parei , cai, levantei, chorei, pensei em desistir, levantei de novo. Neste meio tempo, aparece @jorge.negretti e @ricardomartins274 do meu lado falando bem alto, “ cara, tá muito escorregadio e com muita pedra pontuda , tá muito difícil de subir”. Bom, se os TOPS PROFISSAS estavam achando difícil , imagina eu? Logo em seguida um colega nosso desistiu da trilha ... poutz! Fiquei mais tensa! Eu, única  mulher ali, e pra mim não fazia diferença alguma , não teria problema algum em desistir , mostrar que fiquei exausta e ir para o carro de apoio. Não tenho este orgulho, mas....tentar até o final é da minha personalidade, não gosto de deixar nada pela metade. Porém, eu tinha um grande SEGREDO ali, guardado só comigo, e não podia contar e nem desabafar com ninguém. Eu estava grávida de uns 40 dias, e não havia contado pra ninguém do grupo. Eu fiquei sabendo um dia antes da viagem, e não podia deixar a yamaha na mão. Parti para a viagem animada, mas confesso que um pouco insegura, eu carregava meu bebezinho. 
Pra quem não sabe, as primeiras semanas de gestação a gente se sente mais cansada e com muito sono. Na verdade eu não me sentia grávida e muito menos mãe , mas eu sabia ali que eu estava sim grávida! 
Eu não sei da onde tirei tanta força pra aguentar a trilha toda! Havia chovido, tinha muita lama, e sei que muitos motociclistas que tentaram seguir/subir até o Cânion, caíram, desistiram, quebraram a moto... poucos conseguem subir! Mas fui até o fim...com o incentivo dos meninos, com a minha força de vontade , e claro, a  Xtz Crosser facilitou a vida, mesmo com pneus não apropriados para uma trilha HARD, a moto é leve ...e isso ajudou muito! Ah, e no próximo post contarei mais sobre o Cânion Espraiado. Que este post sirva como motivação para todos aqueles que não acreditam em si mesmo! 💪
  • Atravessar um RIO , cheio de pedras “extremamente” 
escorregadias, e de moto? Oi? Pensei que fosse pegadinha, mas quando soube que não era, confesso que ADOREI o desafio e clarooooo fiquei super empolgada!!! Sem duvidas uma das melhores  partes da viagem! A 40 km de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o Parque Estadual do Tainhas abriga o curioso ‘Passo do S’. Um lajeado natural do rio Tainhas, onde o nível da água é mais baixo e por isso é possível atravessar de carro ou moto. E lá fui eu, de Yamaha Crosser!!!!
A experiência é conhecida como ‘Travessia do Passo do S’ , ah e não posso esquecer de contar - em poucos metros , o Rio vira uma queda de 20 metros de altura, é mole? Não! Mas foi lindo lindo lindo! Amanhã conto sobre a parte da viagem que senti muito medo, tremi, chorei e pensei em desistir... 😉🤪#passodoS #cambaradosul
  • Quem aí já fez uma grande aventura com uma moto de baixa cilindrada? Está semana publicarei dicas para quem quer viajar com suas “motinhos”! Está minha Trip foi Punk é Maravilhosa - varias serras sinuosas, atravessamos rio ( Fotos e vídeos na próxima postagem), fizemos uma trilha HARD no Cânion Espraiado ...total de mais de 2000 km, tudo isso aí com segurança e sucesso, pilotando uma YAMAHA CROSSER 150cc! Quem encara? Foto @idario.cafe #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Vamos viajar sentados no sofá de casa? ASSISTAM a WEBSERIE Tour Interativo CROSSER no canal da @yamahabrasil no YOUTUBE! Foi uma das minhas MAIORES AVENTURAS!  #tourdacrosser2019 #TourDaCrosser #TourInterativoCrosser #xtzcrosser #crosser150 #yamahacrosser #onroad #ofroad #foradeestrada #AceleradaParaSerFeliz #Acelerada #Lifestyle #MotoTerapia #mulheresmotociclistas #testride #serradocorvobranco #aceleradas #mulheresaceleradas
  • Uma vez um “indivíduo” comentou em uma das minhas postagens, o seguinte ... “ você mostra que pilota moto grande, mas se derrubar a moto vai precisar pedir ajuda para um homem né? ”. Eu até agora não entendi o pq do questionamento e mais, qual seria o problema de ter que pedir ajuda para um homem? Aliás, quantos homens aí já precisou de uma força depois de derrubar a moto? Isso só me faz lembrar que já precisei de ajuda sim pra levantar uma moto e foi uma mulher  que me ajudou a levantar ! Só pra constar e lembrar!!! #RespeitaAsMinas #Aceleradas
  • Vídeo/Teaser acelerando a Gold Wing, matéria completa no site www.ACELERADA.com.br
  • A moto é pesada para pilotar? Você não tem medo de cair? Ela não é mais difícil de controlar? Aos medrosos de plantão, já logo aviso… “pilotar a Gold Wing Tour é muito mais fácil do que você imagina”…quer saber tudo? Visite o site www.acelerada.com.br #hondamotos #motoremaza #goldwing #hondagoldwingtour #hondagl1800goldwing #hondagl1800 #hondeiros #hondabrasil #honda #testride #mulheresmotociclistas #mulheresdehonda #testride #acelerada #lifestyle #aventura #adventure #mulheresdeatitudes #empoderadas #onroad #naestrada 
_

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com