Connect with us

Sem categoria

Mototurismo – Conheça Carrancas em Minas Gerais

Carrancas com media de 4 mil habitantes, está localizada na rota do comercio do Ouro, conhecida como Estrada Real, no antigo caminho entre Ouro Preto(MG) e Paraty (RJ). Nos trechos da Estrada Real, existem sinalizadores com história , assim nos permite entender mais sobre o famoso caminho.

O nome de Carrancas se deu por conta de duas grandes rochas que foram escavadas por garimpeiros.

Published

on

 A Cidade das cachoeiras, com a tranquilidade do sertão

 

 A cidade que já serviu de cenário para filmes e novelas, ainda não tão conhecida no ecoturismo do Brasil,   mantém suas características naturais, cidade típica mineira, tranquila e aconchegante.

A Cidade

Carrancas com media de 4 mil habitantes, está localizada na rota do comercio do Ouro, conhecida como Estrada Real, no antigo caminho entre Ouro Preto(MG) e Paraty (RJ). Nos trechos da Estrada Real, existem sinalizadores com história , assim nos permite entender mais sobre o famoso caminho.

O nome de Carrancas se deu por conta de duas grandes rochas que foram escavadas por garimpeiros, de longe essas rochas lembram duas caras, por isso o nome da cidade. Uma das mais importantes fontes de renda do município é a pecuária de corte e leite, também são produtores de cachaça, café, cana, eucalipto, milho, queijo, mandioca, feijão, arroz e artesanato.

Em Carrancas existem media de setenta cachoeiras, e seis delas são as mais visitadas, possui sete poços, três grutas e dois escorregadores naturais.

Bom demais da conta

 Pra chegar nesta encantadora cidade, parti da capital de São Paulo, montada em uma Kawasaki Versys 650cc , segui pela Rodovia Fernão Dias. Os primeiros 100 kms estava bem movimentado, depois deles a estrada ficou tranquila, com pouco fluxo de carro e caminhão, o verde das montanhas começaram a aparecer, cheio de curvas e verde, assim deixou a viagem mais prazerosa.

Numa tocada só, pilotei até a cidade de Lavras- MG , depois mais 48kms até a cidade de Itutinga, entrei na cidade e lá tive que perguntar o sentido para Carrancas, pois as placas sumiram de vista. Rapidamente me orientaram e lá estava eu, a partir dai foram mais 27 km. Esses últimos quilômetros foram o trecho mais bonito da viagem, estrada linda e diferente, enormes montanhas de pedras beirando a estrada e ainda tive a alegria de presenciar o Por do sol.  Foram o total de  470 quilômetros de estrada, me senti segura e confortável com a moto escolhida, mas claro,  cheguei um pouco cansada e como já estava anoitecendo , fui direto para o Chalé da Pousada relaxar.

A aventura

Acordei cedo , tomei um maravilhoso café da manhã para recarregar as energias , montei na moto com meu kit caminhada por debaixo do equipamento. Levando água, barrinhas de cereais e protetor solar. Parti para a Agência de Turismo “ Carrancas Eco Aventura” ao encontro da Guia Erika Santos. E lá fomos nos para a estrada de terra , no meio do sertão , passando por fazendas em um cenário bucólico, sentido as lindas cachoeiras.

Cachoeira da Fumaça  e véu da noiva foram as primeiras a serem visitadas,  depois caminhamos ate a Pedra do Índio.  De lá, seguimos até a cachoeira da Zilda,  cachoeira da esmeralda , poços da Vargem Grande, cachoeira dos índios e por fim as pinturas rupestres.  Essas pinturas, sao autênticas, pintadas nas rochas em vermelho, especialistas dizem que foram feitas cerca de 3.500 anos atrás. Divertido ficar tentando achar o significado das formas pintadas.  “Viajei” um pouco por ali e escolhi uma cachoeira para dar um mergulho, mesmo com um lindo dia de sol fazia frio. Com um pouco de coragem desafiei a baixa temperatura da água e posso dizer; valeu muito a pena, foi perfeito para revigorar e relaxar.

Também fiquei encantnda com a vegetação, Erika me apresentou uma tal de planta carnívora chamada Drozera, “Vermelha Achatada”, essa crescem formato de roseta e  não possui caule. Sempre bom conhecer uma vegetação diferente.  Terminei o roteiro feliz  e claro, com muita fome. Então vamos para próxima parada?

Hora da comidinha mineira sem Misère

Depois das aventuras, parti para outra parte boa da viagem; desfrutar a comidinha mineira. De comidinha não tem nada! Comida deliciosa e sem “misère”. O restaurante escolhido foi o Massaroca, situado no centro da cidade em um grande casarão antigo. Um prato serve duas pessoas ou até três. Optei por um mix típico mineiro ( Tutu de feijão, creme de abóbora, ovo frito, linguiça , arroz com ervas , mandioca frita e torresmos bem crocantes ), por 60 reais.  Sem dúvidas foi a melhor comida mineira que já provei, garanto. De lá dei um pulo na Sorveteria Gut Gut e para fazer a digestão, uma caminhada no centrinho, com a parada básica na Igreja Matriz. Chamada Nossa Senhora da  Conceição das Carrancas, toda feita em Quartzito, construída na metade do  século XVIII.  Sob o assoalho foram enterrados muitos dos primeiros habitantes da cidade, foi um costume comum na época.

A despedida

Depois de tantas visitas, hora de curtir o Chalé da Pousada Mahayana, colocar os pés pra cima, acender  a lareira, curtir uma hidro quentinha, tomar um bom vinho e olhar para o céu estrelado. A despedida foi um um momento mágico, de encher os olhos o espetáculo de estrelas cadentes que pude observar.

 No dia seguinte, despertei cedo e parti feliz com uma viagem.

Onde comer

– Restaurante Massaroca;

Rua Elson Teixeira de Andrade 11 – Centro

Telefone (35)9930-3348

Onde Ficar

 

– Pousada Mahayana

Chalés charmosos e aconchegantes no alto da Serra – no seu topo, vista para o campo, 1.200 m de altitude com vista exuberante.

Estrada Carrancas/itutinga,  Km 20  (5 km do centro da cidade). Possui pequeno trecho de terra em bom estado.

Telefone: (35) 9155-3464

 e mail: atendimento@navinet.com.br

Como chegar

 

Para quem sai de São Paulo, existem duas opções:

A primeira é pela  Rodovia Fernão Dias (BR381) até Lavras, de lá entrar em Itutinga. ( a mais usada).

Outra é seguir pela BR116 até a cidade de Cruzeiro. Quase chegando a Cruzeiro, pegar as indicações para Pouso Alto ou Circuito das Águas (Caxambu, São Lourenço, Lambari e Cambuquira). Passar por Pouso Alto, Caxambu, Cruzília e Minduri. De Minduri a Carrancas são 44 quilômetros por estrada de terra.

Agência de Turismo de Aventura

Caso não queira colocar sua moto na terra, fique tranquilo, a agência te leva aos passeios de carro e faz um pacote de visitação conforme a sua vontade. A agência também oferece esportes de Aventura.

Rua Coronel Rosendo, 635 – Centro

Telefone VIVO (35) 9900-5838 / TIM (35) 9143

e-mail: ecocarrancas@gmail.com

Site: http://www.carrancaseco.com.br/

Vale lembrar

– Maioria do comércio de Carrancas não aceita cartão, leve dinheiro e cheque.

– A cachoeira Véu da Noiva, embora seja linda, não é apropriada para banho.

Continue Reading

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • Mais uma parada, mas agora vale a pena ficar uns dias! Pirenópolis! Pequena cidade do interior de Goiás, tombada como Patrimônio Nacional #harleydavidsondobrasil #harleydavidson #roadglide #roadglideultra #lifestyle #turismo #mototurismo #turistando #mototerapia #naestrada #onroad #adventure #aventura #mulheresmotociclistas #pordosol #sunset #acelerada #AceleradaParaSerFeliz
  • Mais uma super viagem, desta vez com a Harley-Davidson Road Glide Ultra. Serão quase 3.000km ( ida e volta). Primeira acelerada foi até Uberaba - MG. Agora já estou em Goiás. Mas.... QUAL SERÁ O DESTINO FINAL? #harleydavidsondobrasil #harleydavidson #roadglide #roadglideultra #lifestyle #turismo #mototurismo #turistando #mototerapia #naestrada #onroad #adventure #aventura #mulheresmotociclistas #pordosol #sunset #acelerada #AceleradaParaSerFeliz
  • Matéria lá no site acelerada.com.br, tudo sobre a @harleydavidsondobrasil  Sportster Iron 1200. Magrela lindaaa! #sportster1200 #sportstergram #iron1200 #harleydavidsondobrasil #harley #custom #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #custom #goprobr #testride
  • TESTEI:  Honda CB 1000R , o primeiro modelo da família Neo Sports Café no Brasil. 
Fora do Brasil já existem as 650cc e 300cc. Logo mais matéria no ar!
  • Sobre ser mulher Motociclista...Quer assistir o Vídeo Completo? Disponível  no YouTube ( Acelerada Site) e aqui no instagram (IGTV) - vídeo feito por @agenciablackpepper #mulhermotociclista #lifestyle #estilodevida #naestrada #onroad #aventura #adventure #hondamotos #honda #hondacb650F #cb650f #motonaked #testride #testrider
  • Quer ver o Vídeo Completo? Quer saber mais sobre a Honda Cb650F? Logo mais!!!! Vídeo by @agenciablackpepper #mulhermotociclista #lifestyle #estilodevida #naestrada #onroad #aventura #adventure #hondamotos #honda #hondacb650F #cb650f #motonaked #testride #testrider
  • Muitas vezes não é fácil vencer a preguiça, mas a força de vontade tem efeitos mágicos! Quem supera, vence! Mais um dia de treininho! Foto @simonplestenjak #SemMoleza #Treino #Musculacao #Lifestyle #Estilodevida #bemestar #viverbem #qualidadedevida #smartfit
  • Hoje foi capa do site www.uol.com.br, uma matéria com minha participação, falando sobre a importância da atividade física, principalmente para nós Motociclistas! Postura, força, equilíbrio, condicionamento, precisamos disso tudo, mais ainda os “motoviajantes” né? Colam lá pra ler! Foto by @simonplestenjak #uol #canaluol #smartfit #bike #lifestyle #estilodevida #vidasaudavel
  • Muito bacana as parcerias que estão surgindo junto à minha campanha #TiraOOlhoDoCelular! Uma campanha de alerta contra o uso do celular enquanto dirige! Obrigada @theonebrindes pelos chaveiros! #tiraoolhodocelular

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com