Connect with us

Sem categoria

Mototurismo – Conheça Carrancas em Minas Gerais

Carrancas com media de 4 mil habitantes, está localizada na rota do comercio do Ouro, conhecida como Estrada Real, no antigo caminho entre Ouro Preto(MG) e Paraty (RJ). Nos trechos da Estrada Real, existem sinalizadores com história , assim nos permite entender mais sobre o famoso caminho.

O nome de Carrancas se deu por conta de duas grandes rochas que foram escavadas por garimpeiros.

Publicado

em

 A Cidade das cachoeiras, com a tranquilidade do sertão

 

 A cidade que já serviu de cenário para filmes e novelas, ainda não tão conhecida no ecoturismo do Brasil,   mantém suas características naturais, cidade típica mineira, tranquila e aconchegante.

A Cidade

Carrancas com media de 4 mil habitantes, está localizada na rota do comercio do Ouro, conhecida como Estrada Real, no antigo caminho entre Ouro Preto(MG) e Paraty (RJ). Nos trechos da Estrada Real, existem sinalizadores com história , assim nos permite entender mais sobre o famoso caminho.

O nome de Carrancas se deu por conta de duas grandes rochas que foram escavadas por garimpeiros, de longe essas rochas lembram duas caras, por isso o nome da cidade. Uma das mais importantes fontes de renda do município é a pecuária de corte e leite, também são produtores de cachaça, café, cana, eucalipto, milho, queijo, mandioca, feijão, arroz e artesanato.

Em Carrancas existem media de setenta cachoeiras, e seis delas são as mais visitadas, possui sete poços, três grutas e dois escorregadores naturais.

Bom demais da conta

 Pra chegar nesta encantadora cidade, parti da capital de São Paulo, montada em uma Kawasaki Versys 650cc , segui pela Rodovia Fernão Dias. Os primeiros 100 kms estava bem movimentado, depois deles a estrada ficou tranquila, com pouco fluxo de carro e caminhão, o verde das montanhas começaram a aparecer, cheio de curvas e verde, assim deixou a viagem mais prazerosa.

Numa tocada só, pilotei até a cidade de Lavras- MG , depois mais 48kms até a cidade de Itutinga, entrei na cidade e lá tive que perguntar o sentido para Carrancas, pois as placas sumiram de vista. Rapidamente me orientaram e lá estava eu, a partir dai foram mais 27 km. Esses últimos quilômetros foram o trecho mais bonito da viagem, estrada linda e diferente, enormes montanhas de pedras beirando a estrada e ainda tive a alegria de presenciar o Por do sol.  Foram o total de  470 quilômetros de estrada, me senti segura e confortável com a moto escolhida, mas claro,  cheguei um pouco cansada e como já estava anoitecendo , fui direto para o Chalé da Pousada relaxar.

A aventura

Acordei cedo , tomei um maravilhoso café da manhã para recarregar as energias , montei na moto com meu kit caminhada por debaixo do equipamento. Levando água, barrinhas de cereais e protetor solar. Parti para a Agência de Turismo “ Carrancas Eco Aventura” ao encontro da Guia Erika Santos. E lá fomos nos para a estrada de terra , no meio do sertão , passando por fazendas em um cenário bucólico, sentido as lindas cachoeiras.

Cachoeira da Fumaça  e véu da noiva foram as primeiras a serem visitadas,  depois caminhamos ate a Pedra do Índio.  De lá, seguimos até a cachoeira da Zilda,  cachoeira da esmeralda , poços da Vargem Grande, cachoeira dos índios e por fim as pinturas rupestres.  Essas pinturas, sao autênticas, pintadas nas rochas em vermelho, especialistas dizem que foram feitas cerca de 3.500 anos atrás. Divertido ficar tentando achar o significado das formas pintadas.  “Viajei” um pouco por ali e escolhi uma cachoeira para dar um mergulho, mesmo com um lindo dia de sol fazia frio. Com um pouco de coragem desafiei a baixa temperatura da água e posso dizer; valeu muito a pena, foi perfeito para revigorar e relaxar.

Também fiquei encantnda com a vegetação, Erika me apresentou uma tal de planta carnívora chamada Drozera, “Vermelha Achatada”, essa crescem formato de roseta e  não possui caule. Sempre bom conhecer uma vegetação diferente.  Terminei o roteiro feliz  e claro, com muita fome. Então vamos para próxima parada?

Hora da comidinha mineira sem Misère

Depois das aventuras, parti para outra parte boa da viagem; desfrutar a comidinha mineira. De comidinha não tem nada! Comida deliciosa e sem “misère”. O restaurante escolhido foi o Massaroca, situado no centro da cidade em um grande casarão antigo. Um prato serve duas pessoas ou até três. Optei por um mix típico mineiro ( Tutu de feijão, creme de abóbora, ovo frito, linguiça , arroz com ervas , mandioca frita e torresmos bem crocantes ), por 60 reais.  Sem dúvidas foi a melhor comida mineira que já provei, garanto. De lá dei um pulo na Sorveteria Gut Gut e para fazer a digestão, uma caminhada no centrinho, com a parada básica na Igreja Matriz. Chamada Nossa Senhora da  Conceição das Carrancas, toda feita em Quartzito, construída na metade do  século XVIII.  Sob o assoalho foram enterrados muitos dos primeiros habitantes da cidade, foi um costume comum na época.

A despedida

Depois de tantas visitas, hora de curtir o Chalé da Pousada Mahayana, colocar os pés pra cima, acender  a lareira, curtir uma hidro quentinha, tomar um bom vinho e olhar para o céu estrelado. A despedida foi um um momento mágico, de encher os olhos o espetáculo de estrelas cadentes que pude observar.

 No dia seguinte, despertei cedo e parti feliz com uma viagem.

Onde comer

– Restaurante Massaroca;

Rua Elson Teixeira de Andrade 11 – Centro

Telefone (35)9930-3348

Onde Ficar

 

– Pousada Mahayana

Chalés charmosos e aconchegantes no alto da Serra – no seu topo, vista para o campo, 1.200 m de altitude com vista exuberante.

Estrada Carrancas/itutinga,  Km 20  (5 km do centro da cidade). Possui pequeno trecho de terra em bom estado.

Telefone: (35) 9155-3464

 e mail: atendimento@navinet.com.br

Como chegar

 

Para quem sai de São Paulo, existem duas opções:

A primeira é pela  Rodovia Fernão Dias (BR381) até Lavras, de lá entrar em Itutinga. ( a mais usada).

Outra é seguir pela BR116 até a cidade de Cruzeiro. Quase chegando a Cruzeiro, pegar as indicações para Pouso Alto ou Circuito das Águas (Caxambu, São Lourenço, Lambari e Cambuquira). Passar por Pouso Alto, Caxambu, Cruzília e Minduri. De Minduri a Carrancas são 44 quilômetros por estrada de terra.

Agência de Turismo de Aventura

Caso não queira colocar sua moto na terra, fique tranquilo, a agência te leva aos passeios de carro e faz um pacote de visitação conforme a sua vontade. A agência também oferece esportes de Aventura.

Rua Coronel Rosendo, 635 – Centro

Telefone VIVO (35) 9900-5838 / TIM (35) 9143

e-mail: ecocarrancas@gmail.com

Site: http://www.carrancaseco.com.br/

Vale lembrar

– Maioria do comércio de Carrancas não aceita cartão, leve dinheiro e cheque.

– A cachoeira Véu da Noiva, embora seja linda, não é apropriada para banho.

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • O que vocês acharam das novas 650cc da Royal Enfield? Te matéria no site Acelerada.com.br, e conto tudo sobre elas , Interceptor 650 e Continental GT 650. 
#RoyalEnfieldTwins #Interceptor650 #continentalGT650 #RoyalEnfield #PureMotorcycling #RoyalEnfieldBR #RoyalEnfieldBrasil #motopurismo #lifestyle #aventura #adventure #mototerapia #lifestyle #acelerada #ParatyRj #Paraty
  • E aqui estou....em Paraty. 
Pra chegar ...vim pilotando os novos modelos 650cc da Royal Enfield. Modelos que prometem surpreender, e muito.
Embora as duas bicilindricas ( twins) sejam semelhantes, a Continental GT é uma café Racer e agradará mais os pilotos que preferem motos mais esportivas, e a Interceptor é uma roadster que remete um modelo mais histórico, e sim, posição de pilotagem mais confortável. 
Resumindo....tá afins de uma moto classica, bonita, e que responde muito bem....tanto na estrada quanto no dia a dia?  As Twins foram foram feitas pra tu! 
Preços?
Interceptor a partir de R$24.990 e Continental GT a partir de R$25.990. 
#RoyalEnfieldTwins #Interceptor650 #continentalGT650 #RoyalEnfield #PureMotorcycling #RoyalEnfieldBR #RoyalEnfieldBrasil #motopurismo #lifestyle #aventura #adventure #mototerapia #lifestyle #acelerada #ParatyRj #Paraty
  • A Ducati do Brasil anunciou hoje o programa Ever Red. Único no Brasil com extensão de garantia original de fábrica  de até 36 meses, e mais, válido para motos zero KM e usadas, sem limite de quilometragem. Show hein!! #Ducati #DucatiBrasil #EverRed #Mosnter #DucatiMonster #Monster797
  • Sobre aquelas imagens que esqueci de publicar......Palestrando no @salao2rodas junto com @marianaromerorp . “Trabalhe não só pela sobrevivência, mas também para ser lembrado pelo seu diferencial e competência!" #EnsinarÉviver #AmoMeuTrabalho #InfluenciaPositiva #autoresponsabilidade #segurança #acelerada #lifestyle #salao2rodas
  • Cola no site Acelerada.com.br e saiba tudo sobre o REFLEX™ DEFENSIVE RIDER SYSTEM (RDRS), a nova tecnologia da Harley-Davidson nos modelos Touring e CVO (2020). #Harley-Davidson #harleydavidson #h-d #harleydavidsondobrasil #acelerada #aceleradas #lifestyle #adventure #aventura #RDRS
  • E olha aí eu de Jeep Wrangler ....esse é pra subir paredes!!!!
O Motorzão é de quatro cilindros 2.0 turbo de 272 cv , 16 válvulas e 400 NM de torque (40,7 mkgf). Conta agora com estrutura de alumínio que permitiu uma redução de 90 Kg no peso total. É possível retirar as portas e capota do carro, o que o deixa ainda mais leve.
Câmbio: Automático de 8 marchas, tração 4X4
Direção: Eletro-hidráulica
Suspensão: Eixo rígido com barra estabilizadora (diant.) e (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.), c/ ABS
Pneus: 255/70 R18
Dimensões
Compr.: 4,78 m
Largura: 1,87 m
Altura: 1,85 m
Entre-eixos: 3,00 m
Tanque: 81 litros
Porta-malas: 548 litros (fabricante)
Peso: 1.987 kg
Preço: Um pouco mais de 250k, que tal????? #IssoÉJeep #jeepexperience #jeepbrasil #jeepnation #jeep #wranglersahara #jeepwrangler #offroad #trilha #4x4 #lifestyle ##aventura #acelerada #adventure #offroad #offroad4x4
  • Mais um grande ano, mais um ano que me virei nos 30 e fiz MIL coisas....
Varias viagens  incríveis de Harley-Davidson. Testes em diferentes motos... realizei ações com Honda, Triumph, Ducati, H-D. Visitei a fábrica da triumph em Manaus, participei dos eventos de lançamentos da Honda, Kawasaki, Royal, BMW e Yamaha, que são sempre divertidos! E mais, mais uma vez participei do Tour Interativo Crosser ....foi uma baita aventura pilotando a Yamaha Crosser 150cc de Sampa até São Miguel das Missões RS. ..no trajeto, passei pelas estradas mais bonitas do Brasil. Mais um ano, que...no mês de outubro  levamos mulheres com câncer na garupa....emocionante!!! Palestrei em dois momentos, uma para as funcionárias Yamaha Brasil em Guarulhos e outra no Salão Duas Rodas .
Este ano rolou novos projetos, como o @_aceleradas_ Lifestyle e o projeto “Tira o Olho do Celular”, que tem como objetivo alertar sobre o erro em usar celular enquanto dirige. E mais, tudo isso fiz e conquistei barriguda ...é...foram 9 meses deste ano... grávida ... e por conta disso, tive minha maior e melhor conquista, a chegada da preciosa Bel...agora tenho minha familia completa. Obrigada clientes e parceiros pela confiança de sempre!!! FELIZ ANO NOVOOOO , valeuuuu @axxisbymt @mtcapacetes @tuttomoto @evoke @goprobr @duasrodasbr @valledamidia @galvaa.comunicacao @smartfit @use.corse @kvraco @replay @monsterenergy @oboticario @usemotolovers @usebandana @littleboysbar @redredbikers @webmotors @johnniewash @vansbrasil @itubaina @harleydavidsondobrasil @triumphbr @ducatibrasil @yamahabrasil @hondamotosbr @bmwmotorradbr @kawasakibrasiloficial @royalenfieldbr @jeepdobrasil ......E valeu galera ( leitores e seguidores), por acompanharem minhas aventuras e testes rides. Ano que vem tem mais e mais!!!🤘🤘🤘🤘🤘
  • Rolé de Harley-Davidson Road Glide Special, em Votorantim e Piedade. Roteiro completo no site ACELERADA.com.br #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #roadglide #roadglidespecial #acelerada #publicidade #lifestyle #rap #mototerapia #mototrip #mototurismo #mulheresdeharley #mulheresmotociclistas #testride #viagem
  • Apaixonada pela H-D Road Glide Special. Estilosa, confortável, fácil de pilotar e com muiiiito torque. Motorzão 114. Agora para o ano 2020 ela vem com muitas novidades em relação a tecnologia. Controle de tração uma delas! Agora além de apaixonante, oferece ainda mais segurança! #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #roadglide #roadglidespecial #acelerada #publicidade #lifestyle #rap #mototerapia #mototrip #mototurismo #mulheresdeharley #mulheresmotociclistas #testride #viagemperfeita #goprobr #goprobrasil #goprobr

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com