Connect with us

Sem categoria

Mototurismo – Conheça Carrancas em Minas Gerais

Carrancas com media de 4 mil habitantes, está localizada na rota do comercio do Ouro, conhecida como Estrada Real, no antigo caminho entre Ouro Preto(MG) e Paraty (RJ). Nos trechos da Estrada Real, existem sinalizadores com história , assim nos permite entender mais sobre o famoso caminho.

O nome de Carrancas se deu por conta de duas grandes rochas que foram escavadas por garimpeiros.

Publicado

em

 A Cidade das cachoeiras, com a tranquilidade do sertão

 

 A cidade que já serviu de cenário para filmes e novelas, ainda não tão conhecida no ecoturismo do Brasil,   mantém suas características naturais, cidade típica mineira, tranquila e aconchegante.

A Cidade

Carrancas com media de 4 mil habitantes, está localizada na rota do comercio do Ouro, conhecida como Estrada Real, no antigo caminho entre Ouro Preto(MG) e Paraty (RJ). Nos trechos da Estrada Real, existem sinalizadores com história , assim nos permite entender mais sobre o famoso caminho.

O nome de Carrancas se deu por conta de duas grandes rochas que foram escavadas por garimpeiros, de longe essas rochas lembram duas caras, por isso o nome da cidade. Uma das mais importantes fontes de renda do município é a pecuária de corte e leite, também são produtores de cachaça, café, cana, eucalipto, milho, queijo, mandioca, feijão, arroz e artesanato.

Em Carrancas existem media de setenta cachoeiras, e seis delas são as mais visitadas, possui sete poços, três grutas e dois escorregadores naturais.

Bom demais da conta

 Pra chegar nesta encantadora cidade, parti da capital de São Paulo, montada em uma Kawasaki Versys 650cc , segui pela Rodovia Fernão Dias. Os primeiros 100 kms estava bem movimentado, depois deles a estrada ficou tranquila, com pouco fluxo de carro e caminhão, o verde das montanhas começaram a aparecer, cheio de curvas e verde, assim deixou a viagem mais prazerosa.

Numa tocada só, pilotei até a cidade de Lavras- MG , depois mais 48kms até a cidade de Itutinga, entrei na cidade e lá tive que perguntar o sentido para Carrancas, pois as placas sumiram de vista. Rapidamente me orientaram e lá estava eu, a partir dai foram mais 27 km. Esses últimos quilômetros foram o trecho mais bonito da viagem, estrada linda e diferente, enormes montanhas de pedras beirando a estrada e ainda tive a alegria de presenciar o Por do sol.  Foram o total de  470 quilômetros de estrada, me senti segura e confortável com a moto escolhida, mas claro,  cheguei um pouco cansada e como já estava anoitecendo , fui direto para o Chalé da Pousada relaxar.

A aventura

Acordei cedo , tomei um maravilhoso café da manhã para recarregar as energias , montei na moto com meu kit caminhada por debaixo do equipamento. Levando água, barrinhas de cereais e protetor solar. Parti para a Agência de Turismo “ Carrancas Eco Aventura” ao encontro da Guia Erika Santos. E lá fomos nos para a estrada de terra , no meio do sertão , passando por fazendas em um cenário bucólico, sentido as lindas cachoeiras.

Cachoeira da Fumaça  e véu da noiva foram as primeiras a serem visitadas,  depois caminhamos ate a Pedra do Índio.  De lá, seguimos até a cachoeira da Zilda,  cachoeira da esmeralda , poços da Vargem Grande, cachoeira dos índios e por fim as pinturas rupestres.  Essas pinturas, sao autênticas, pintadas nas rochas em vermelho, especialistas dizem que foram feitas cerca de 3.500 anos atrás. Divertido ficar tentando achar o significado das formas pintadas.  “Viajei” um pouco por ali e escolhi uma cachoeira para dar um mergulho, mesmo com um lindo dia de sol fazia frio. Com um pouco de coragem desafiei a baixa temperatura da água e posso dizer; valeu muito a pena, foi perfeito para revigorar e relaxar.

Também fiquei encantnda com a vegetação, Erika me apresentou uma tal de planta carnívora chamada Drozera, “Vermelha Achatada”, essa crescem formato de roseta e  não possui caule. Sempre bom conhecer uma vegetação diferente.  Terminei o roteiro feliz  e claro, com muita fome. Então vamos para próxima parada?

Hora da comidinha mineira sem Misère

Depois das aventuras, parti para outra parte boa da viagem; desfrutar a comidinha mineira. De comidinha não tem nada! Comida deliciosa e sem “misère”. O restaurante escolhido foi o Massaroca, situado no centro da cidade em um grande casarão antigo. Um prato serve duas pessoas ou até três. Optei por um mix típico mineiro ( Tutu de feijão, creme de abóbora, ovo frito, linguiça , arroz com ervas , mandioca frita e torresmos bem crocantes ), por 60 reais.  Sem dúvidas foi a melhor comida mineira que já provei, garanto. De lá dei um pulo na Sorveteria Gut Gut e para fazer a digestão, uma caminhada no centrinho, com a parada básica na Igreja Matriz. Chamada Nossa Senhora da  Conceição das Carrancas, toda feita em Quartzito, construída na metade do  século XVIII.  Sob o assoalho foram enterrados muitos dos primeiros habitantes da cidade, foi um costume comum na época.

A despedida

Depois de tantas visitas, hora de curtir o Chalé da Pousada Mahayana, colocar os pés pra cima, acender  a lareira, curtir uma hidro quentinha, tomar um bom vinho e olhar para o céu estrelado. A despedida foi um um momento mágico, de encher os olhos o espetáculo de estrelas cadentes que pude observar.

 No dia seguinte, despertei cedo e parti feliz com uma viagem.

Onde comer

– Restaurante Massaroca;

Rua Elson Teixeira de Andrade 11 – Centro

Telefone (35)9930-3348

Onde Ficar

 

– Pousada Mahayana

Chalés charmosos e aconchegantes no alto da Serra – no seu topo, vista para o campo, 1.200 m de altitude com vista exuberante.

Estrada Carrancas/itutinga,  Km 20  (5 km do centro da cidade). Possui pequeno trecho de terra em bom estado.

Telefone: (35) 9155-3464

 e mail: atendimento@navinet.com.br

Como chegar

 

Para quem sai de São Paulo, existem duas opções:

A primeira é pela  Rodovia Fernão Dias (BR381) até Lavras, de lá entrar em Itutinga. ( a mais usada).

Outra é seguir pela BR116 até a cidade de Cruzeiro. Quase chegando a Cruzeiro, pegar as indicações para Pouso Alto ou Circuito das Águas (Caxambu, São Lourenço, Lambari e Cambuquira). Passar por Pouso Alto, Caxambu, Cruzília e Minduri. De Minduri a Carrancas são 44 quilômetros por estrada de terra.

Agência de Turismo de Aventura

Caso não queira colocar sua moto na terra, fique tranquilo, a agência te leva aos passeios de carro e faz um pacote de visitação conforme a sua vontade. A agência também oferece esportes de Aventura.

Rua Coronel Rosendo, 635 – Centro

Telefone VIVO (35) 9900-5838 / TIM (35) 9143

e-mail: ecocarrancas@gmail.com

Site: http://www.carrancaseco.com.br/

Vale lembrar

– Maioria do comércio de Carrancas não aceita cartão, leve dinheiro e cheque.

– A cachoeira Véu da Noiva, embora seja linda, não é apropriada para banho.

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • O MEU LADO GARUPA!!!! Arraste para o lado para ver a postagem que tá rolando “ garupa é para as fracas? ”. Mas que pensamento pequeno hein? Não sei quem criou este post e nem quero saber... mas fica uma reflexão. Garupas também são motociclistas, são formadores de opinião ( muitas delas  escolhem a moto que o parceiro ou parceira irá comprar). Escolhem o destino, ajudam no percurso, no aviso de um radar. Garupa tem que saber ser garupa e ajuda muiiiito na hora da pilotagem, principalmente nas estradas off. Sem contar que ser garupa também é uma delicia, a gente pode viajar coladinho, aproveitar e olhar mais para os lados e curtir ainda mais a paisagem, beeeem mais que o piloto. Eu sempre incentivo a garupa aprender a pilotar moto , mas se ela não quer , támbem está lindo, porque ser garupa é maravilhoso, o motociclismo é um universo incrível e fraco é quem vê defeito onde não tem, fraco é achar que viajar juntinho de casal é ruim...aí ai ai... deve ser dor de cotovelo ....sabe de nadaaaaa!!! Até eu que amooooooo pilotar, adorooooo ser garupa pra ficar coladinho no maridonnnnn! Galera lokaaaa minha gentemmmm, larga os rótulos e bora pegar estrada...seja como for, de CG, de GS, no piloto, na garupa... seja como for...! Parabéns @filhasdoventoedaliberdade pela postagem!
  • Aposto que muitos proprietários da Harley-Davidson Fat-Boy nao sabe sobre alguma das histórias e lendas sobre o nome da moto.  E aí?
Por que o nome Fat Boy? Primeira versão mais contada é que foi dado este nome por causa das suas dimensões e do ronco “gordo” do motor V-twin. Mas existe uma outra versão ....Bom, todo mundo sabe que nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, foi lançado pelos Estados Unidos duas  bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, mas que poucos sabem é que as duas bombas se chamavam Fat Man e Little Boy, e foram lançadas por dois bombardeiros Boeing B-29 – batizados Enola Gay e Bock’s Car. 
E muitos acreditam que  a Fat Boy recebeu este nome em “homenagem” às duas bombas e foi apresentada na cor prata com detalhe amarelos por causa dos aviões ( que tinham estás cores). Tanta coincidência...faz bastante sentindo, mas pelo que pesquisei, acredito que seja uma grande Lenda.
  • Quem aí também adora as coisas mais simples de uma viagem? Como...parar em uma beira de estrada, tomar um caldo de cana ( sem ligar para as calorias), sentir o vento, e não pensar em mais nada... ooooohhhh vidãoooo!! Ok que estou de motão, Harley-Davidson Fat Boy, motorzão 114.... mas muita gente aí sabe que dá pra fazer viagens com motos de baixa cilindrada, basta ter o espírito de aventura na veia e claro, a moto revisada e bem cuidada...a viagem não precisa ser longa, a moto não precisa ser grande, e a parada não precisa ser no melhor restaurante.... alias, nem em restaurante precisa ser...te com pouca grana, leva um lanchinho e seja feliz...fica a dica! E você ? O que mais gosta de fazer nas paradas? Cafezinho? Almoçar? Apreciar paisagem? Conhecer um ponto turístico? Bater papo com Namo? Com amigo?
  • Lá vem mais uma super dica de viagem pra vocês...vou contar só um pedacinho do texto que logo logo estará em destaque no site. “Manhã de sábado, peguei a Rodovia Presidente Castelo branco sentido  Boituva/Iperó....
Entrando em Iperó logo segui uma estradinha simpática cheio de paineiras na beira da estrada e barracas de pastel e caldo de cana. Como maioria dos restaurantes estavam fechados, opa, garanti meu almoço ( ou melhor...meio café, meio almoço...ainda era 11h), fui de coxinha e caldo de cana mesmo. Neste sábado fazia muito, mas muito calor....aproveite para curtir a rede que tinha em uma das paineiras e fiquei por ali curtindo o ventinho e admirando a bela estrada e a super Fat....só pensando no meu destino principal... Ipanema...”. uhuuu... conto logo mais....
  • A pergunta agora vai para vocês... me contam aí a diferença do motor 107 para o motor 114? Qual você prefere?  107 é o suficiente pra você?
  • E qual é a moto da Trip? Ela é grande e forte, mas está um pouco escondidinha...em segundo plano na paisagem.Hehe! Amanhã começo a postar mais uma dica de viagem.... sabiam que Sampa tem Ipanema? #publicidade #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #acelerada #aceleradas #harleylifestyle #harleyaddicts #aceleradadeharley #mulheresmotociclistas #mulheresdeharley #harleystyle #mototurismo #mototerapia #dicadeviagem #viagem #turismo #turistando #viajaréviver #motoévida #apaixonadosporharley #apaixonadospormotos #onroad #harleysdesampa #harleysdeminas #harleysdesantos #harleysdosertao #harley #fatboy #softailfatboy #harleydavidsonfatboy
  • Feliz aniversário!! Hoje, dia 12 de outubro, Bel faz seu primeiro ano! ♥️ #felizdiadascriancas #aceleradinha #bel #felizaniversario #1ano #primeiroano #primeiroaniversario #luadebel
  • Instagram Image
  • Avaliei o novo APP JEEP TRILHAS. E....galeraaaaaaa, é o aplicativo que faltava!! São muitas opções de destinos para TODOS carros 4x2 e 4x4 ( não só para clientes Jeep). Ah.... ( e olha que vai servir pra motociclista também hihi). Hoje foi avisado online para a imprensa especializada. Mas tive o privilégio de ser convidada para testar o aplicativo ( na prática e na lamaaaa....clarooooo) antes mesmo de lançarem na midia! Uhuuu!!!! Matéria completa no site! #jeeptrilhas #jeepéjeep #appjeeptrilhas #trilheiros #jeepbrasil #jeepnation #mulherestrilheiras #mulheresaovolante #mulheresjeepeiras #4x4 #mundooffroad #offroad #mulheresoffroad #saianaestrada #jeepcompass #jeepcompasslimited #diesel #4x4diesels #suv #suvlife #naestrada #viagem #turistando #salesopolis #salesopolisadventure #nascentetiete

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com