Acompanhe-nos!

Trips

MotoTurismo: Visconde de Mauá – Com um cenário bucólico a Vila possui o apelido de “joia rara da Mantiqueira”.

Publicado

em:

Texto: Eliana Malizia

Mais uma super viagem de moto incrível, desta vez o destino, Visconde de Mauá, pilotando a Harley-Davidson Heritage Classic (2018). Conheci vilas pitorescas, restaurantes requintados, curti música ao vivo, comprei artesanatos, visitei o museu das duas rodas, tomei banho de cachoeira e… ah, não vou contar tudo…. Quer saber mais?

A Harley-Davidson Heritage Classic, foi perfeita para esta viagem, banco super confortável, ótima ciclística, deliciosa para fazer curvas, para-brisa para proteger e segurar o vento, motor milwaukee-eight 107,  com bastante torque, sem vibrações, alforjes vedados com bastante espaço. Enfim, tão confortável que a vontade foi estender o roteiro desta trip!

Onde se esconde Visconde?


Visconde esta escondida na Serra da Mantiqueira ( 1.300 metros de atitude), bem na divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, Visconde de Mauá é um dos mais concorridos redutos de inverno do Sudeste. Mas eu indico ir fora de época, pra curtir mais o local, sem ter que competir lugar pra sentar em restaurante e aproveitar as atrações com mais privacidade.


A região de Visconde de Mauá é dividida em três vilas: Visconde de Mauá, a porta de entrada, Maringá, a mais agitada, reunindo lojas descoladas e a alameda gastronômica e Maromba, com bares mais descolados.


Estrada pra quem gosta de curvas


Sim, a estradinha que me levou até a Visconde é divertida pacas , ao menos para mim que adora trajetos sinuosos. A estrada não é mais como anos atrás, cheio de buracos…. hoje está em ótima condição, porém alguns trechos bem estreitos e de chão liso. Então nada de acelerar forte, pilotei com todo cuidado, devagar, curtindo a natureza.

Na serra, você verá uma placa indicando “voo livre”, pode entrar, em poucos metros você estará em um ponto bem alto, com uma vista maravilhosa.

Chegando na Vila

Imagina aquele lugar rústico, descolado longe de tudo, perdido no meio da serra…imaginou? Sim, ele  existe! O sorrisão logo apareceu no meu rosto, assim que coloquei os pés, ou melhor, as rodas em Visconde.
Como cheguei quase a noite, aproveitei para curtir  as mordomias da pousada Maua Brasil e recarregar energia para o dia seguinte.


Cachoeira do Escorrega

Despertei às 9h da manhã, com direito a um café da manhã de rainha, logo percebi que meu dia seria pra lá de maravilhoso e assim foi, a primeira aventura foi na cachoeira do escorrega. A cachoeira esta localizada na vila da Maromba,  3 km acima do vilarejo, fui de Harley, lembrando que, a estrada é de terra batida, e alguns trechos com pequenos buracos. Mas, como estou acostumada em pilotar motos custom na terra, foi fácil. Porém, se não quer colocar tua moto na terra, da pra ir caminhando ou então pode contratar serviços das agências de turismo da região, só não deixa de conhecer as Cachoeiras e as atrações de Visconde. A cachoeira do Escorrega é considerada o cartão postal de Visconde de Mauá, praticamente um tobogã natural, que foi esculpido pelas águas do rio após uma forte tempestade em 1966.

Do lado tem um boteco chamado Biroska, bem descolado, perfeito para um suco, um petisco e curtir um ROCK clássico, que esta sempre tocando ali.

Voltando para Vila, parei a moto frente uma garagem apenas pra pensar onde estacionar  a moto.
O dono da casa chegou “brigando”, mas que nada, a bronca era uma brincadeira, ele contou que deixar a moto frente a casa dele, seria um favor. Luiz, o nome dele,  me contou que tem por 20 anos  uma jaqueta da Harley, e que ter uma Harley-Davidson era o sonho da vida dele. Bom, depois do relato dele, claro, deixei a moto estacionada ali mesmo.

Estradinhas de terra, fez parte do roteiro.

De volta ao passado
 
 Não imaginava encontrar um lugar com assuntos mecânicos meio a natureza serrana. Refiro-me ao Museu Duas Rodas, o primeiro e único do gênero do país. Com o maior acervo de motocicletas, bicicletas e ciclomotores antigos do Brasil. O acervo é formado por mais de 90 peças restauradas, entre motos e bicicletas. Há modelos infantis, esportivos, agrícolas, militares, de competição, de carga. Destaca-se a motocicleta raríssima: a alemã Wanderer, fabricada em 1902; e a belga FN, de 1909 e um dos primeiros modelos industrializados do mundo.


Pra chegar até o Museu da vila da Maringá, atravesse a ponte da Gávea, dobre a direita novamente. Após 1 km você encontrará um mirante, e mais  2 km chegara na estrada que leva a cachoeira do Alcantilado, o museu esta bem do lado. Fique atento, pesquise saber se o museu está aberto antes de ir, o dono quem toma conta , muitas  vezes  não está na cidade, por isso, o museu não é aberto.

Aproveitei claro,  para conhecer mais uma cachoeira, a tão falada cachoeira do Alcantilado. São 1500 metros pela mata com pássaros, borboletas e nove pontos de atrações entre cachoeiras, poços e piscinas naturais. A caminhada de um quilômetro e meio por trilha passa por nove quedas d água, corredeiras e piscinas naturais.  Lindo demais! Aproveitei pra meditar, relaxar, agradecer por estar fazendo mais uma viagem tão bacana.

 

Mais tarde bateu a fome, sendo assim, mais um bom motivo pra voltar a vila e se deliciar com a riqueza gastronômica de Mauá. Nas Vilas você encontra bares com musicas ao vivo e na alameda gastronômica restaurantes sofisticados.  

Estradas e lugares bonitos, por todo canto de Visconde

Domingo na Cachoeira da Santa Clara
 
Domingo pra mim, geralmente é o dia da despedida, dia de  voltar pra Sampa. Por isso, acordei bem cedo para aproveitar o tempo me restava. Primeira aventura do dia foi a trilha até a cachoeira da santa clara. O vale da Santa Clara tem sua entrada a 300m antes da vila da Maromba, basta atravessar a ponte de madeira que você já está no vale da Santa Clara. A cachoeira da Santa Clara é uma das cachoeiras mais altas e conhecidas da região de Visconde de Mauá, com 50 metros de queda forma um grande lago, perfeito para um mergulho.

Outras opções no vale da Santa Clara que devem entrar no roteiro são o Santuário e os “trutários”: o Truta Rosa foi o lugar escolhido pra almoçar e posso afirmar que foi a melhor truta que provei na minha vida.

Tchau Tchau

A despedida sempre é triste, mas parar pra comprar artesanatos e lembrancinhas do local é sempre muito bom. Foi o que fiz antes de me despedir de Visconde de Mauá. Não conhece? Não deixe de ir, curtir a  cachoeira do escorrega, se deliciar com a comida da região, comprar artesanatos, saborear o melhor café da manhã da sua vida, sentir cheiro de mato, aproveitar a simplicidade ou optar por um pouco de luxo, você que escolhe, agora é sua vez! Escolha, uma viagem romântica ou reúna os amigos e vá conhecer Visconde, com certeza será uma viagem inesquecível!
 –
Onde comer

Restaurante Pé de Pinhão, prove o famoso  feijão amigo ( caldo de feijão preto) e o croquete de pinhão com geleia de Damasco e pimenta.

Rosmarino na estrada da Maromba entre as vilas de Maringá e Mauá.
Casebre, na vila de Maringá, é um mix de bar, pizzaria e loja de conveniência.
Truta rosa restaurante,  no Vale da Santa Clara.

Não deixe de ir

  • Antes de chegar na Vila, vale uma parada em Penedo, almoçar no Restaurante Fritz e paradinha na cachoeira de Deus.

 

  • Museu Duas Rodas ponto de parada obrigatório para quem gosta das Motocicletas Clássicas.
    WWW.museuduasrodas.com.br

Onde ficar

Em Visconde, existem pousadas para todos os gostos e bolsos, mas optei ficar numa pousada mais charmosa e requintada.
Mauá Brasil – hotelaria e gastronomia
Pousada está localizada em um dos mais elevados pontos de Visconde de Mauá, na Serra da Mantiqueira. A pousada é um espetáculo, um dos lugares mais bonitos que me hospedei.

Estrada Mauá-Rio Preto, Km 4 – Visconde de Mauá / RJ
Telefones: (34) 3387 2077
 (24)33872373
 (24)99146961
www.mauabrasil.com.br

Como chegar em Visconde

 O principal acesso para a região de Visconde de Mauá é pela Rodovia Nova Dutra (BR-116) no km 311, entre as cidades de Itatiaia e Resende, tanto para quem vem de SP, quanto para quem vem do RJ. Optei pegar a Rodovia Ayrton Senna, e depois a Dutra – saída no km 311 é a mesma saída para Penedo. Possui placas  sinalizando. Fácil chegar.


 

 

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Instagram

  • Ela chegou!!!! Honda CB 1000R
- motor de quatro cilindros de 145 cv de potência máxima, que aliado a uma relação das três primeiras marchas mais curtas, faz a CB 1000R ser mais rápida no 0-130 km/h que a poderosa CBR 1000RR Fireblade.#cb1000r #cb #caferacer #caferacerbrasil
  • A Honda apresentou para a imprensa na pista Cross Ville em Itajaí Santa Catarina, a nova CRF250F! 
Motor monocilindro 4T OHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, alimentado pelo sistema PGM-FI. A potência máxima de 22,2 cv surge a 7.500 rpm, e torque máximo, de 2,28 kgf.m, a 6.000 rpm. 
A CRF 250F será disponibilizada em versão única na cor vermelha e tem preço público sugerido de R$ 14.990,00 - ( a partir de novembro)  #crf250f #hondamotos #offroad #trilha #motocross
  • Yamaha MT-07 - 2019 - Motor bicilíndrico em linha, com 689cc. Possui dois comandos e oito válvulas no cabeçote. Arrefecido a líquido e alimentado por sistema de injeção eletrônica - potência máxima de 74,8 cv a 9.000 rpm - motor conta com a tecnologia Crossplane, a mesma utilizada na M1 do multicampeão de MotoGP, Valentino Rossi. Foto by H.B. #mt07 #yamahamoto #masteroftorque #darksideofjapan
  • Tão esperado, ele chegou... o novo SUV Citroën C4 Cactus. Leia tudo sobre este modelo lá no site acelerada.com.br #citroencactus #citroenc4cactus #c4cactus #testdrive #avaliacao #primeirasimpressoes #4rodas #carro #instacarro #offroad #onroad #acelerada #novosuvcitroënc4cactus @citroenbrasil
  • Tão esperado, ele chegou... o novo SUV Citroën C4 Cactus. Leia tudo sobre este modelo lá no site acelerada.com.br #citroencactus #citroenc4cactus #c4cactus #testdrive #avaliacao #primeirasimpressoes #4rodas #carro #instacarro #offroad #onroad #acelerada #novosuvcitroënc4cactus #DeusAbencoeEsteRole
  • Quer ganhar este capacete Axxis by MT?
Tá fácil! Curta está foto oficial! Siga @acelerada.com.br 
@capacetesmtaxxis - Marque 3 amigos nos comentários.  E espere o sorteio! Data: 26 Outubro 
Pode participar quantas vezes quiser!
  • Mulheres motociclistas RESERVEM DIA 21 de outubro!! Pelo segundo ano consecutivo o Johnnie Wash organiza um tributo à força das mulheres que lutam e que lutaram contra o câncer de mama. Vamos levar mulheres câncer na garupa, quem topa? Inscrição no e-mail julianamedrano@gmail.com  #jwapoia #acdc #ladiesridein #acelerada #capacetesmt #axxis #cancerdemama #outrubrocorderosa
  • O segredo da felicidade é a liberdade e o segredo da liberdade, é sempre viver com VERDADES! #usemotolovers #bonnevillet120 #bonnevillet120black #t120black #triumphbr #triumphbrasil #triumphbonneville #motosclassicas #bikersclassic #girlsbiker #mulheresmotociclistas Foto @alenevesfoto
  • O que seria da minha vida sem moto?  Não seria a mesma coisa.  Não teria o mesmo tempo.
Não seria tão feliz.
Não sentiria o perfume do vento! Eliana Malizia

Siga-me!

Facebook

Mais Notícias

Lançamentos3 dias ago

A rainha das estradas chegou – Saiba tudo sobre a Honda GL 1800 Gold Wing 2019

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemail Completamente reprojetada, a nova Honda GL 1800 Gold Wing está mais compacta, leve e potente. Dotada da mais...

Lançamentos3 dias ago

CONHEÇA TODOS LANÇAMENTOS HARLEY-DAVIDSON DO BRASIL – 2019

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailNovo modelo Sportster, uma Softail mais versátil e dinâmica, uma agressiva Power Cruiser e as linhas Touring e CVO™...

Última notícia4 dias ago

Mulheres motociclistas levarão na garupa pacientes com câncer

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemail Para este ano, o Johnnie Wash amplia o passeio sob duas rodas e promove um tributo à força...

Lançamentos4 dias ago

Testei: Novo Citroën C4 Cactus x

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailMuitos esperavam o grande lançamento da Citroën, o C4 Cactus x, que finalmente chegou no Brasil, e testei em...

Lançamentos5 dias ago

Com vocês, a NOVA YAMAHA MT-07 ABS 2019

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailAinda mais atraente, a nova MT-07 ABS 2019 chega ao Brasil, no estilo The Dark Side of Japan. Que...

Última notícia2 semanas ago

“The Queens” e “Le Gent’s” marcam presença no DGR em São Paulo

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailTexto Eliana Malizia Fotos Renê Paciullo e Eliana Malizia – – Desta vez os grupos “The Queens” ( grupo...

Trips1 mês ago

MotoTurismo: Visconde de Mauá – Com um cenário bucólico a Vila possui o apelido de “joia rara da Mantiqueira”.

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailTexto: Eliana Malizia – Mais uma super viagem de moto incrível, desta vez o destino, Visconde de Mauá, pilotando...

Última notícia1 mês ago

Família Yamaha “MT”, qual a mais gostei? MT-09, MT-07 ou MT-03?

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemail Fotos: Gustavo Epifanio – Já havia pilotado, os modelos Yamaha MT, inclusive já havia publicado tudo sobre os...

Última notícia2 meses ago

Minha homenagem aos 115 Anos de HARLEY-DAVIDSON

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailPor Eliana Malizia – Durante esta semana que passou (29/08 – 2/09), foi comemorado o aniversário de 115 anos...

Última notícia2 meses ago

THE QUEENS – A experiência INESQUECÍVEL para MULHERES MOTOCICLISTAS

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailPor Eliana Malizia – The Queens, o primeiro “Experience Rider” voltado para mulheres motociclistas, aconteceu no mês de Agosto....

Última notícia2 meses ago

A Harley-Davidson Deluxe chamada FRIDA

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailPor Eliana Malizia – Minha visita ao Brasil Motorcycle Show ( BMS) que aconteceu neste mês ( Agosto) em...

Última notícia2 meses ago

Veja a galeria de imagens do Brasil Motorcycle Show (BMS), que rolou em Curitiba

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailSão muitos os eventos de motos pelo MUNDO, entre eles o mais famosos; Sturgis Motorcycle que acontece nos EUA,...

Esporte e Ação2 meses ago

Test Ride KAWASAKI NINJA 400

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailA Ninja 400 chegou, e de cara se destaca pela relação peso x potência, já que ficou 4 kg...

Moto & Saúde2 meses ago

Além de aliviar, Pilates pode prevenir dores nas costas

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailAs dores nas costas, na maioria das vezes, não são provocadas por uma condição médica, mas sim por maus...

Moto & Saúde3 meses ago

Tempo Seco x Exercícios Físicos – Quais os cuidados?

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailQuais os cuidados para evitar queda de rendimento durante os treinos – O tempo seco pode afetar diretamente a...

Última notícia3 meses ago

A GRANDE DESCIDA, conhece este passeio?

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemail  Por Belle Ribeiro No último domingo participei do evento A Grande Descida, um passeio anual que tem como...

Lançamentos3 meses ago

DUCATI DO BRASIL ABRE PRÉ-VENDA DA NOVA SUPERSPORT S

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemail A nova Ducati Supersport S começa a ser comercializada no Brasil com pré venda a partir do dia...

Última notícia3 meses ago

Chef Fogaça, embaixador da Triumph no Brasil, recebe uma New Tiger 1200 XCa

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailA parceria da Triumph Motorcycles com o chef Henrique Fogaça, proprietário do restaurante Sal Gastronomia e dos bares Cão...

outras viagens3 meses ago

Dica de viagem: Amparo de Road King Special

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemail Texto Eliana Malizia Foto: Eliana malizia e Stephan Solon @stephanSolon – Tchau Sampa! À 153 m da Capital...

Última notícia3 meses ago

5 Coisas que você não sabia sobre a tatuagem

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailQuando as tatuagens surgiram, qual a sua origem e maiores tradições? Fato é que a existência das tatuagens é...

Teste Moto4 meses ago

Eu testei: Royal Enfield Classic 500

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailAntes de conhecer, e até mesmo, fazer um Test Ride nos modelos Royal Enfield, é importante conhecer e entender...

Última notícia4 meses ago

Você sabe o que significa SOLITUDE?

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailPor Eliana Malizia Você sabe o que é SOLITUDE?  Não. não tem nada a ver com solidão… – –...

Última notícia4 meses ago

Triumph Scrambler é eleita a melhor motocicleta clássica do Brasil no prêmio “Moto de Ouro”

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailFotos: Gustavo Epifanio    A Triumph Street Scrambler, que pertence à linha de motocicletas clássicas da marca inglesa, foi...

Últimas notícias4 meses ago

Dicas para ser um bom GARUPA

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailPor Eliana Malizia – – Você tem um amigo garupa, uma namorada, ou um  parente que pega carona com...

Testes e lançamentos4 meses ago

Acelerei as novas motos da Indian: Scout, Scout Bobber e Chieftain Dark Horse

Compartilhe com:FacebookGoogle+TwitterLinkedinPinterestemailTexto Eliana Malizia Fotos  Gustavo Epifanio. – Convidada da Indian Motorcycle Brasil, fui acelerar os 3 novos modelos de...

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com