Connect with us

Sem categoria

Pilotando sua empresa – por Pietro Paladini

Nesses 16 anos como empresário, alguns fatores marcantes contribuíram para o amadurecimento de minha gestão: posso citar o casamento, pois gerir uma relação não é algo simples como todos sabemos; os dois MBAs que fiz logo após terminar minha formação em Ciências da Computação, um de Gestão Empresarial e Marketing e outro de Gestão Estratégica de Factorings, pois a troca de experiências profissionais…

Publicado

em

Nesses 16 anos como empresário, alguns fatores marcantes contribuíram para o amadurecimento de minha gestão: posso citar o casamento, pois gerir uma relação não é algo simples como todos sabemos; os dois MBAs que fiz logo após terminar minha formação em Ciências da Computação, um de Gestão Empresarial e Marketing e outro de Gestão Estratégica de Factorings, pois a troca de experiências profissionais geram mais conhecimento que muita teoria; a paternidade, já que educar crianças é algo que acrescenta muito em nosso dia a dia profissional: ser mais paciente, tolerante, comedido e outras virtudes; e o motociclismo, minha outra grande paixão. Esse será o foco desse artigo, em que descreverei com mais detalhes como apliquei os ensinamentos que conquistei nos anos de empresário e com o que aprendi nesses seis anos em duas rodas. O difícil é saber quem ajudou mais um ao outro, ser o empresário ao motociclista ou o motociclista ao empresário… Por várias vezes fiz mentalmente essa analogia entre o que estava vivenciando em duas rodas e a gestão da minha empresa, fui anotando tudo para um dia escrever algo mais elaborado e, enfim, acho que chegou a hora.

Se você não gosta de moto, continue lendo, pois certamente gosta de sua empresa, deve gostar de viajar, mesmo que de carro.

Revendo meu material do MBA de Gestão Empresarial e Marketing feito no IBES em 2003, na disciplina de Gestão Estratégica do Dr. Edgar J. C. Menezes encontrei essa frase: Fazer Estratégia significa definir o ONDE se quer ir e o COMO chegar até lá. Será que tem tudo a ver com o Motociclismo esse negócio de Empresas?

Organizar uma viagem grande de mototurismo é mais ou menos como abrir uma nova empresa, ou prefiro dizer: criar um novo produto para nossa empresa. A pré-viagem exige, igualmente, um planejamento detalhado, algo como um plano de negócios dentro de um planejamento estratégico. Na jornada, entram todos os conhecimentos de gestão, monitorando, avaliando, alterando metas, compartilhando e ajustando tudo que não estiver dentro do planejamento inicial. Por fim, depois de retornar, vem a fase de avaliação e análises, onde surgem as melhorias para a próxima empreitada.

Lembrete: Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. Em um modelo simplista, os principais planejamentos a serem analisados para um novo negócio ou produto são: O empreendimento, os profissionais, metas e objetivos, a análise de mercado, o plano operacional, o plano financeiro e a avaliação estratégica.

Seguem minhas analogias

O Empreendimento, Metas e Objetivos – roteiro – Viajar de moto é diferente de outras viagens, pois o roteiro é tudo: o destino é apenas o ponto de início do retorno, o meio da viagem. Normalmente, todos os dias temos destinos e novidades para se ver e aproveitar, e isso excita, impulsiona, não nos deixa cair na mesmice, na acomodação. Elaborar o roteiro exige muita atenção, pois temos que pensar em vários pontos como tempo disponível, estradas, hotéis, altitudes, clima e outros fatores.
O roteiro tem que atender a expectativa de todos que vão participar dele: paisagens, culturas, e gastronomia são alguns indicadores. Viajar mais quilômetros por dia ou ficar mais tempo em cada parada? Isso depende do objetivo que o grupo deseja com a viagem. Quando se pensa em criar um novo produto ou ramo de negócio um dos pontos principais é a meta e o objetivo, o que se quer, quem é o público-alvo; tudo isso tem que ser previamente analisado, para não se criar algo que vai atender apenas a expectativa e necessidade do empreendedor. Muitas vezes se cria algo pensando em retorno a curto prazo, e o mercado entende isso como algo de longo prazo. Logo, imagina-se algo que é de extrema necessidade ao usuário, mas ele entende como algo mais apenas. Isso infelizmente é bastante comum e deve ser previsto.

Os Profissionais – parceiros – Nada fácil, como em nossas empresas, que se faz necessário decidir corretamente quem serão seus sócios, colaboradores, parceiros e até os clientes. Numa viagem de moto, essa questão é tão importante quanto. Serão muitos dias compartilhando as alegrias, os problemas, os espaços. Importante saber qual a aptidão de cada companheiro, suas limitações físicas e emocionais, e como gerenciar isso. Nada diferente do nosso dia a dia na empresa, não é mesmo?
Exceto que na empresa não dormimos no mesmo quarto, com o cara roncando ao lado. O maior problema geralmente é no final da viagem, quando todos já estão mais cansados e ansiosos para voltar para casa. Veja, essa situação é muito similar no mundo empresarial: depois de alguns anos de empresa, algumas pessoas começam a se estressar por motivos pequenos, por vícios adquiridos ao longo dos anos. Como mudar isso? Bom, manda ele virar motociclista… Ou tem que se criar um novo desafio, algo que estimule o profissional a se aventurar por um novo caminho na empresa, enxergar novos rumos.

Leia o artigo completo de Pietro Paladini

http://pietropaladini.blogspot.com.br/2013/06/pilotando-sua-empresa.html

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

  • E aqui estou....em Paraty. 
Pra chegar ...vim pilotando os novos modelos 650cc da Royal Enfield. Modelos que prometem surpreender, e muito.
Embora as duas bicilindricas ( twins) sejam semelhantes, a Continental GT é uma café Racer e agradará mais os pilotos que preferem motos mais esportivas, e a Interceptor é uma roadster que remete um modelo mais histórico, e sim, posição de pilotagem mais confortável. 
Resumindo....tá afins de uma moto classica, bonita, e que responde muito bem....tanto na estrada quanto no dia a dia?  As Twins foram foram feitas pra tu! 
Preços?
Interceptor a partir de R$24.990 e Continental GT a partir de R$25.990. 
#RoyalEnfieldTwins #Interceptor650 #continentalGT650 #RoyalEnfield #PureMotorcycling #RoyalEnfieldBR #RoyalEnfieldBrasil #motopurismo #lifestyle #aventura #adventure #mototerapia #lifestyle #acelerada #ParatyRj #Paraty
  • A Ducati do Brasil anunciou hoje o programa Ever Red. Único no Brasil com extensão de garantia original de fábrica  de até 36 meses, e mais, válido para motos zero KM e usadas, sem limite de quilometragem. Show hein!! #Ducati #DucatiBrasil #EverRed #Mosnter #DucatiMonster #Monster797
  • Sobre aquelas imagens que esqueci de publicar......Palestrando no @salao2rodas junto com @marianaromerorp . “Trabalhe não só pela sobrevivência, mas também para ser lembrado pelo seu diferencial e competência!" #EnsinarÉviver #AmoMeuTrabalho #InfluenciaPositiva #autoresponsabilidade #segurança #acelerada #lifestyle #salao2rodas
  • Cola no site Acelerada.com.br e saiba tudo sobre o REFLEX™ DEFENSIVE RIDER SYSTEM (RDRS), a nova tecnologia da Harley-Davidson nos modelos Touring e CVO (2020). #Harley-Davidson #harleydavidson #h-d #harleydavidsondobrasil #acelerada #aceleradas #lifestyle #adventure #aventura #RDRS
  • E olha aí eu de Jeep Wrangler ....esse é pra subir paredes!!!!
O Motorzão é de quatro cilindros 2.0 turbo de 272 cv , 16 válvulas e 400 NM de torque (40,7 mkgf). Conta agora com estrutura de alumínio que permitiu uma redução de 90 Kg no peso total. É possível retirar as portas e capota do carro, o que o deixa ainda mais leve.
Câmbio: Automático de 8 marchas, tração 4X4
Direção: Eletro-hidráulica
Suspensão: Eixo rígido com barra estabilizadora (diant.) e (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.), c/ ABS
Pneus: 255/70 R18
Dimensões
Compr.: 4,78 m
Largura: 1,87 m
Altura: 1,85 m
Entre-eixos: 3,00 m
Tanque: 81 litros
Porta-malas: 548 litros (fabricante)
Peso: 1.987 kg
Preço: Um pouco mais de 250k, que tal????? #IssoÉJeep #jeepexperience #jeepbrasil #jeepnation #jeep #wranglersahara #jeepwrangler #offroad #trilha #4x4 #lifestyle ##aventura #acelerada #adventure #offroad #offroad4x4
  • Mais um grande ano, mais um ano que me virei nos 30 e fiz MIL coisas....
Varias viagens  incríveis de Harley-Davidson. Testes em diferentes motos... realizei ações com Honda, Triumph, Ducati, H-D. Visitei a fábrica da triumph em Manaus, participei dos eventos de lançamentos da Honda, Kawasaki, Royal, BMW e Yamaha, que são sempre divertidos! E mais, mais uma vez participei do Tour Interativo Crosser ....foi uma baita aventura pilotando a Yamaha Crosser 150cc de Sampa até São Miguel das Missões RS. ..no trajeto, passei pelas estradas mais bonitas do Brasil. Mais um ano, que...no mês de outubro  levamos mulheres com câncer na garupa....emocionante!!! Palestrei em dois momentos, uma para as funcionárias Yamaha Brasil em Guarulhos e outra no Salão Duas Rodas .
Este ano rolou novos projetos, como o @_aceleradas_ Lifestyle e o projeto “Tira o Olho do Celular”, que tem como objetivo alertar sobre o erro em usar celular enquanto dirige. E mais, tudo isso fiz e conquistei barriguda ...é...foram 9 meses deste ano... grávida ... e por conta disso, tive minha maior e melhor conquista, a chegada da preciosa Bel...agora tenho minha familia completa. Obrigada clientes e parceiros pela confiança de sempre!!! FELIZ ANO NOVOOOO , valeuuuu @axxisbymt @mtcapacetes @tuttomoto @evoke @goprobr @duasrodasbr @valledamidia @galvaa.comunicacao @smartfit @use.corse @kvraco @replay @monsterenergy @oboticario @usemotolovers @usebandana @littleboysbar @redredbikers @webmotors @johnniewash @vansbrasil @itubaina @harleydavidsondobrasil @triumphbr @ducatibrasil @yamahabrasil @hondamotosbr @bmwmotorradbr @kawasakibrasiloficial @royalenfieldbr @jeepdobrasil ......E valeu galera ( leitores e seguidores), por acompanharem minhas aventuras e testes rides. Ano que vem tem mais e mais!!!🤘🤘🤘🤘🤘
  • Rolé de Harley-Davidson Road Glide Special, em Votorantim e Piedade. Roteiro completo no site ACELERADA.com.br #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #roadglide #roadglidespecial #acelerada #publicidade #lifestyle #rap #mototerapia #mototrip #mototurismo #mulheresdeharley #mulheresmotociclistas #testride #viagem
  • Apaixonada pela H-D Road Glide Special. Estilosa, confortável, fácil de pilotar e com muiiiito torque. Motorzão 114. Agora para o ano 2020 ela vem com muitas novidades em relação a tecnologia. Controle de tração uma delas! Agora além de apaixonante, oferece ainda mais segurança! #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #roadglide #roadglidespecial #acelerada #publicidade #lifestyle #rap #mototerapia #mototrip #mototurismo #mulheresdeharley #mulheresmotociclistas #testride #viagemperfeita #goprobr #goprobrasil #goprobr
  • Ainda dá tempo de fazer uma bate e volta antes das festas. Que tal um role até  Votorantim e almoço em um restaurante dentro de um Vagão de trem, pertinho de Sampa! Todo roteiro lá no site acelerada.com.br #harleydavidson #harleydavidsondobrasil #roadglide #roadglidespecial #acelerada #publicidade #lifestyle #rap #mototerapia #mototrip #mototurismo #mulheresdeharley #mulheresmotociclistas #testride #viagem #turismo #turistando

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com