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Teste Harley Davidson Sportster XL 1200 CA

O modelo Sportster XL 1200 representa o espírito esportivo da Harley-Davidson, com motor Evolution, muito conhecido como Blockhead, esse propulsor de dois cilindros em “V” e 1.200 cm³, remete à força e durabilidade. Disponível em duas edições limitadas e customizadas de fábrica: XL 1200CA e XL 1200CB. As duas versões, batizadas de Sportster 1200 Custom Limited…

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Teste Harley Davidson, a Sportster XL 1200 CA, a custom com motor Evolution® de 1200cm³ – Texto e fotos: Eliana Malizia

O modelo Sportster XL 1200 representa o espírito esportivo da Harley-Davidson, com motor Evolution, muito conhecido como Blockhead, esse propulsor de dois cilindros em “V” e 1.200 cm³, remete à força e durabilidade.

Disponível em duas edições limitadas e customizadas de fábrica: XL 1200CA e XL 1200CB. As duas versões, batizadas de Sportster 1200 Custom Limited, receberam pintura diferenciada e a versão que foi testada nessa material, foi a “CA”.

 

Postura

Postura confortável e relaxada, banco macio e com apoio para lombar. A posição de pilotagem é mais sentada, quase semelhante a posição de um carro, de cara me senti pronta para encarar a estrada. No transito fui surpreendida, o guidão um pouco mais baixo e reto, ajuda muito durante as manobras no meio dos veículos, além disso, ele é curto e passa tranquilamente entre os carros e o melhor de tudo com o torque de uma 1200cc, ou seja, com motor ligeiro; pois é possível atingir a velocidade de 80 km/h de primeira marcha.

A amplitude entre o guidão e o banco, faz com que os braços ficam bem estendidos. Mas se você se educar, conseguirá facilmente deixar os cotovelos levemente flexionados e isso ajudará muito no comando de direção, outro ponto que gostei muito é que esses comandos respondem muito rápido. Agora, se deixar os braços totalmente estendidos, talvez você não sinta essa agilidade toda, então fica a super dica, “cotovelos levemente flexionados”, sempre. Para ter uma referência de envergadura versos (X) posicionamento, minha estatura é 1,70m.

O guidão também  esterça bastante, então as manobras ficam ainda mais fáceis. Para fazer curvas, perfeita, possível deitar bem a moto e fazer curvas bem fechadas usando facilmente a técnica do contra esterço. Ela entra ligeira na curva!

Apesar de seu sistema de refrigeração ser a ar, o calor do motor não incomodou durante a pilotagem e senti a temperatura quente do motor apenas com a moto parada no farol.

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Motor?

Por falar em motor, a custom CA, tem o mesmo motor da Sportster XL 1200, um bicilindro em “V” de 1.200 cm³, com  torque que atinge 9,8 kgfm a 3.750 rpm.

Colocando o motor para rodar  em altos giros, com a média de 120 km/h a moto respondeu muito bem, mas acredito que se passar deste limite, a viagem será cansativa, o vento no peito começará a incomodar. O que resolveria; um para-brisa. Mas particularmente não acho que combine com o estilo da moto.

 O painel é tradicional espartano, com hodômetro, velocímetro, luzes de advertência e  conta-giros.

O consumo foi 16 km/l, com autonomia de um pouco menos de 300 km, lembrando que o tanque possui capacidade para 17 litros de combustível.

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Suspensão e freio?

Em ruas emburacadas, ela não é a moto apropriada, mas fora isso, responde muitíssimo bem. As suspensões são macias e curtas , perfeita para ruas em boas condições e claro, perfeita para estradas! Os freios receberam o sistema ABS de série, o que dá mais segurança ao motociclista.

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Mas sobre a XL 1200 CA

A versão XL 1200CA faz uma homenagem às corridas americanas de Stockcar.  A CA, possui a pintura em dois tons; laranja e marrom escuro, que parece ser preto. Uma prova da versão CA, ser mais esportiva é o seu guidão, reto conhecido como  drag-bar.

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Finalizando

Para criar esta versão CA, a Harley usou como base a Sportster XL 1200 Custom, que equipada com o motor Evolution, vibra menos que o Twin Cam, que é o motor usado nos modelos maiores. A CA me impressionou com o torque rápido em baixas rotações e com a resposta do comando de direção, tanto nas curvas como no transito entre os carros, a moto foi  ligeira e com a vantagem do guidão curto, a moto se encaixou perfeitamente ao meu estilo de pilotagem.

Considero então, a  XL 1200 CA , uma perfeita  opção para o motociclista que busca uma Harley-Davidson, robusta, com bastante estilo, para uso na cidade meio o transito e para fazer viagens de curtas e médias distâncias.

Preço, a partir de R$36.900,00

 

Especificações Técnicas

XL 1200CA Sportster® 1200 Custom Limited

Dimensões

Comprimento (mm)

2.225

Altura do assento (mm)1

710

Ângulo do cáster (o)/ Trail (mm)

30/107

Capacidade do tanque (litros)

17

Peso seco (kg)

255

Motorização

Motor

Evolution®, refrigerado a ar

Cilindrada (cm3)

1.202

Diâmetro x Curso (mm)

88,9 x 96,8

Torque2

9,8 kgf.m a 3.750 rpm

Transmissão

5 velocidades

Transmissão primária

Corrente, relação 38/57

Rodas3/Pneus

Dianteira

Preta, 5 raios de liga de alumínio de 16″ – 130/90B16 72H

Traseira

Preta, 5 raios de liga de alumínio de 16″ – 150/80B16 77H

Freios a disco

Pistão duplo na dianteira e na traseira

Opções de cor:

Amber Whiskey / Vivid Black

 

1 – A medida reflete a altura do assento com a motocicleta sem carga.

2 – Os valores apresentados são nominais. A performance pode variar de acordo com País e região.

3 – Itens de série e opcionais podem variar de acordo com País e região.

?4 – A disponibilidade das cores pode variar de concessionária para concessionária e está sujeita a mudanças sem aviso prévio. Podem existir variações entre as cores descritas e as do produto final.

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