Connect with us

Lançamentos

Testei o novo Scooter NMAX 160 ABS 2021 – Totalmente novo!!!

Teste do novo scooter Nmax 160 abs 2021, o scooter esta totalmente novo.

Publicado

em

nova scooter yamaha nmax 160 abs 2021

 

E já posso adiantar que surpreendeu!

Por Eliana Malizia

Fotos Stephan Solon

O NMAX 160 ABS 2021 chega totalmente novo, com design MAX Series moderno e sofisticado e outras tantas evoluções. Segue sendo o mais potente e seguro scooter da categoria, com a maior garantia do mercado, de 4 anos, mas agora ganhou itens que o tornam mais completo, como: Smart Key, sistema Start & Stop inteligente, tomada 12v, painel 100% digital, conjunto óptico e lanterna em LED, sistema de pisca-alerta, tanque de combustível maior, amortecedores traseiros recalibrados e mais espaço para apoio dos pés do condutor.

Design – Inspirado no visual MAX Series, combina modernidade e sofisticação, além de ressaltar as linhas esportivas presentes no formato aerodinâmico da carenagem lateral, no para-brisa mais alto e envolvente, no arrojado conjunto óptico e lanterna em LED, e até mesmo no assento remodelado.

Faróis e lanternas – O novo conjunto óptico do NMAX 160 ABS traz um novo design e maior eficiência, com tecnologia em LED. O desenho da lanterna traseira bipartida em LED segue o conceito MAX Series. Além disso, as luzes de seta ganharam sistema de pisca-alerta. Estes diferenciais colaboram nas ultrapassagens e cruzamentos, e dão mais segurança na pilotagem noturna.

 

Painel de instrumentos – O painel de instrumentos que equipa o novo NMAX 160 ABS é multifuncional e 100% digital, com um design renovado que inspira modernidade e facilita a visualização. Seu display está maior e com melhor distribuição das indicações. Além disso, a iluminação é em LED e a lente tem um acabamento especial que elimina reflexos, contribuindo para a ótima visibilidade.

Completo, ele possui hodômetro total e dois hodômetros parciais, relógio, computador de bordo que indica o consumo instantâneo de combustível, nível de carga da bateria, temperatura do motor e indicador V-BELT de troca da correia do CVT (Continuosly Variable Transmission), entre outros.

A nova geração do NMAX trouxe consigo indicadores inéditos, como indicador de temperatura do motor, indicador de modo Stop & Start, indicador de chave de presença e indicador VVA, que ao acender, informa ao piloto que o sistema VVA está em ação, entregando melhor performance. Essa indicação pode ser desativada no painel sem influenciar o funcionamento do VVA. O Nmax 160 é o único scooter do mercado que oferece este sistema.

Outra novidade é o acesso às funções do painel. Na nova geração, tudo é feito através de um botão na parte de traz do punho esquerdo, ao toque de um dedo, sem a necessidade de retirar as mãos do guidão. Pontos a favor da comodidade e principalmente da segurança.

Smart Key – Para aproveitar as emoções de pilotar o novo NMAX 160 ABS não é preciso de chave mecânica. Basta portar a Smart Key para acionar funções como partida elétrica, acesso ao porta capacete, tanque de combustível e bloqueio do guidão, trazendo maior comodidade e segurança ao piloto.

Stop & Start – Na segunda geração do modelo, o motor ganhou o sistema Stop & Start, que identifica quando o veículo para e automaticamente desliga o motor, reduzindo o consumo de combustível e emissão de poluentes. O motor volta a funcionar com baixo nível de ruído e vibração, quando o condutor gira a manopla do acelerador levemente, e o scooter volta a se mover.

Além de ser o sistema que desliga o motor em menor tempo 1,5 segundos, é o melhor sistema da categoria, capaz de proporcionar partidas mais rápidas e sem alterar a vida útil da bateria.

Esse sistema pode ser ativado ou desativado de acordo com a vontade do piloto, através de um botão no punho.

Assento amplo – O assento do NMAX 160 ABS está remodelado, com formato mais anatômico e mais longo, com 826.5 mm de comprimento. Para o passageiro, o assento duplo traseiro mais elevado em relação ao piloto, proporciona além de melhor acomodação para as pernas, uma maior visibilidade para quem vai atrás.

Porta-capacete – Sob o assento há um útil compartimento de armazenamento com capacidade de 25 litros, capaz de abrigar um capacete integral tamanho grande e outros pequenos pertences. Sua abertura passa a ser feita através de um botão junto à chave seletora que liga o scooter. O compartimento se tranca automaticamente com o distanciamento da Smart Key. Diminuiu um pouco, nada que interfere, continua cabendo um capacete fechado e alguns pequenos pertences. Por que diminuiu? Porque aumentou o tanque. Conta mais em seguida…

Porta objetos e tomada 12V – O novo NMAX 160 ABS está mais prático. Conta agora com dois porta-objetos de fácil acesso capazes de acomodar documentos, carteira ou um smartphone, que inclusive pode ser carregado através de uma tomada 12V localizada dentro do porta-objetos do lado esquerdo.

Apoio para os pés – Trazendo mais conforto ao piloto, o novo NMAX 160 ABS teve sua plataforma para os pés ampliada. Graças ao novo chassi, o túnel entre as pernas está mais estreito, consequentemente oferecendo uma plataforma 5mm mais larga para apoio dos pés. De 103,8mm, da geração anterior, passou para 107,8mm.

Motor – O moderno motor que equipa o NMAX sempre foi considerado uma de suas maiores virtudes. Ele oferece um ótimo desempenho e garante maior agilidade com respostas rápidas, baixo consumo, muita robustez e confiabilidade. Na segunda geração do modelo, ele é totalmente novo, inúmeros componentes foram revistos, como cilindro, cabeçote, pistão, válvulas, biela, virabrequim e até mesmo a carcaça.

Autonomia média durante o teste foi de 42km/l, mas é possível fazer melhor autonomia, já que para este teste aceleramos bastante, e pegamos muita subida.

Destaca-se o fato de que mesmo antes das mudanças sofridas, ele já era o mais potente de sua categoria, gerando a potência máxima de 15,1cv a 8.000 rpm. No novo NMAX 160 ABS a potência máxima é ainda maior, subiu para 15,4cv a 8.000 rpm, garantindo a melhor relação peso/potência da categoria, com 8,5kg/cv. Já o torque máximo, que era de 1,5 kgf a 6.000 rpm passou para 1,4 a 6.500 rpm.

Deu pra sentir a diferença na melhora do torque na saída e em media, ficou nítida a mudança, mas não testei com garupa….acho um ponto importante para ser testado. Tenho um bom parâmetro porque eu ja tive Nmax por 2 anos, então fato, força e melhora na suspensão, ficaram claros para mim.

A grade que envolve o radiador ganhou novo desenho que privilegia a fluidez com que o ar passa por ela. Além disso, no cabeçote foram adicionados dutos de passagem de água próximos a saída de escapamento permitindo a redução na temperatura da câmara de combustão, tornando assim mais eficiente a queima da mistura ar/combustível, consequentemente melhorando a eficiência do motor e sua durabilidade.

Embora não seja uma novidade no NMAX, uma inovação técnica que merece destaque é o sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável das 2 válvulas de admissão, o primeiro deste tipo a ser utilizado em um scooter. Com esse sistema é possível ter um ótimo torque em baixa e respostas contundentes em alta rotação, determinando o momento de abertura e fechamento das válvulas conforme a rotação do motor e a carga. Dessa forma é possível ter duas características diferentes no mesmo scooter. É graças ao VVA que o NMAX 160 ABS arranca e retoma como nenhum outro em sua categoria.

A tecnologia de materiais empregados em sua construção do motor do novo NMAX é a mesma utilizada nos modelos Neo 125, YZF-R3 e MT03; com cilindro deslocado que minimiza as perdas por atrito entre o pistão e a parede do cilindro, e a tecnologia DiASil no cilindro, que melhora a dissipação de calor gerado pela queima da mistura ar/combustível, proporcionando melhor eficiência e durabilidade.

Tanque – O tanque de combustível teve capacidade ampliada em 7%, aumentando de 6,6 litros para 7,1 litros de gasolina, representando uma autonomia média, sem a reserva, de cerca de 250 km. Ele também ganhou uma nova tampa cuja abertura é igual à do assento, funciona através de um simples toque no botão junto à chave seletora que liga o scooter. Quando o novo NMAX 160 ABS está desligado, a tampa fica travada, impedindo sua abertura. Seu posicionamento na parte inferior do scooter contribui para que a centralização de massas fique concentrado na parte de baixo, privilegiando a agilidade.

Chassi – O chassi do NMAX tem novo desenho e está mais rígido, proporcionando maior estabilidade. Nele há grandes avanços tecnológicos como a aplicação de tubos leves e mais resistentes que contribuem na distribuição das forças físicas equilibrando a rigidez de todo o chassi.

 

Seu formato é um dos grandes responsáveis por transmitir a sensação de controle e direção ao condutor, e graças as alterações sofridas nas barras superiores, que ficam escondidas junto ao bocal do tanque, agora o novo NMAX 160 ABS oferece mais espaço para apoio dos pés.

Além disso, o acoplamento de seu motor no chassi é feito por um suporte “link” fixado por coxins de borracha, minimizando as vibrações que são sentidas nas acelerações, o que na prática resulta em maior conforto e segurança.

O equilíbrio encontrado na rigidez do chassi resulta na entrega de estabilidade e precisão nas trajetórias, permitindo com que o piloto faça mudanças rápidas de direção no tráfego com maior agilidade e firmeza, transmitindo maior sensação de segurança.

 Suspensões recalibradas – Lembra que falei sobre a melhora ? Então….Parte da sensação de conforto e equilíbrio na condução se dá em função do conjunto de suspensões do novo NMAX 160 ABS. Os amortecedores traseiros têm o curso de 90mm e receberam nova calibragem visando melhor controle das oscilações causadas pelas irregularidades do piso e maior conforto. Já o garfo dianteiro, com curso de 100mm, passa a contar com uma calibragem que também privilegia o conforto, mas claro, sem prejudicar a estabilidade e firmeza na condução.

Pilotamos em chão de paralelepípedo para sentir pra valer a nova suspensão, me agradou e senti a melhora.

Novas Rodas – As rodas ganharam novo design e estão ainda mais leves (dianteira -530g | Traseira -710g ) Elas são fundidas em liga de alumínio, têm 13 polegadas diâmetro e são calçadas com pneus sem câmara (110/70 na dianteira e 130/70 na traseira), garantindo maior área de contato com o solo, resultando em maior aderência.

Freios ABS nas duas rodas – Seja qual for o tipo de veículo, segurança nunca é demais. Neste quesito o NMAX 160 ABS também é surpreendente. Ele foi o primeiro scooter de seu segmento com sistema de freio antitravamento (ABS) nas duas rodas como item de série. Os discos de freio dianteiro e traseiro tem 230 milímetros de diâmetro, o que proporciona potência e progressividade na frenagem.

Cores e Preço – O novo NMAX 160 ABS terá três versões de cores: o azul metálico (Navy Blue), o preto fosco (Midnight Black) e o branco (Sports White), e chegará à rede de concessionárias da Yamaha na primeira quinzena de dezembro ao preço público sugerido de R$ 14.990 + frete.

Garantia de 4 anos e Revisão Preço Fixo – Além de um veículo inteligente, versátil e divertido, o novo NMAX 160 ABS é um bom negócio. Além de contar com a Revisão Preço Fixo Yamaha em que o cliente sabe exatamente quanto pagará nas revisões periódicas, permitindo controle, economia, transparência e valorização do modelo, o modelo é o único de sua categoria com garantia de 4 anos de fábrica. Com ela, o consumidor que já conhece e admira a durabilidade do NMAX 160 ABS, confia ainda mais no modelo e na qualidade das motocicletas Yamaha, a fabricante de origem japonesa que foi a primeira a produzir motos no Brasil e que este ano celebra 50 anos de história no país.

 

Continue Lendo

Pesquisar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar nos conteúdos
Pesquisar nos posts
Pesquisar nas páginas

PARCEIROS

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

Facebook

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-me!

Mais Acessados

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com